segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Quando a mente está na intenção de descobrir


 
Quando a pessoa fica cônscia no nível consciente,também começa a descobrir a inveja,as lutas,os desejos,os motivos,as angústias que se encontram nos níveis mais profundos da consciência. 
 
Quando a mente está na intenção de descobrir todo o processo de si mesma,então cada incidente, cada reação se torna um meio de descobrir,de conhecer a si mesmo. 
 
Isso requer paciente vigilância – que não é a vigilância de uma mente que está constantemente lutando,que está aprendendo como ser vigilante. 
 
Então você verá que as horas de sono são tão importantes quando as horas acordado,porque a vida é então um processo total. 
 
Enquanto você não conhecer a si mesmo,o medo continuará e todas as ilusões que o ego cria vão florescer. 
 
O autoconhecimento,assim,não é um processo para ser lido ou para se especular a respeito,ele tem que ser descoberto por cada um de momento a momento,de modo que a mente se torne extraordinariamente alerta. 
 
Nesse estado de alerta existe certa quietude,uma conscientização passiva em que não há desejo de ser ou não ser,e em que existe um surpreendente sentido de liberdade. 
 
Pode ser apenas por um minuto,um segundo – é suficiente. 
 
Essa liberdade não está na memória;ela é uma coisa viva,mas a mente,tendo provado,a reduz a memória e então quer mais daquilo. 
 
Estar consciente da totalidade deste processo só é possível por meio do autoconhecimento,e o autoconhecimento surge de momento a momento quando olhamos nosso discurso,nossos gestos, o modo como falamos,e os motivos ocultos que são de repente revelados. 
 
Só então é possível libertar-se do medo. 
 
Enquanto houver medo,não existe amor. 
 
O medo obscurece nosso ser e esse medo não pode ser afastado por nenhuma oração,por nenhum ideal ou atividade. 
 
A causa do medo é o “eu”,o “eu” que é tão complexo em seus desejos,anseios,buscas. 
 
A mente tem que compreender todo esse processo,e a compreensão dele só chega quando há vigilância sem escolha.
Krishnamurti
 
(JKOnline)
 
Fraternos Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.