É preciso viver o momento presente,que é o único que está em nossas mãos,o único em que podemos SER FELIZES.
O passado já não existe;deixemo-lo 'a misericórdia infinita.O futuro ainda não existe;confiemo-lo a providência paternal.
Façamos do PRESENTE um momento EFICIENTE e FELIZ.
Não será eficiente se diferirmos sempre a AÇÃO,pois "repetindo sempre amanhã,perde-se a vida".
Tampouco será feliz se não o forem os PENSAMENTOS.
O presente com pensamentos ALEGRES é um caminho PRAZEIROSO,(apesar das sarças e espinhos),que leva 'a felicidade,mas passando entre dois abismos:o passado e o futuro.
Quem,pela tristeza,saudades,ressentimentos e escrúpulos cai no "passdo" ou se abate pela preocupação com o "porvir",deixa de avançar rumo 'a SUA FELICIDADE.
É preciso viver o "PRESENTE" com unidade de PENSAMENTO,AÇÃO e CONCENTRAÇÃO MENTAL,dão eficiência e alegria.
Quem tem,ao mesmo tempo,muitas coisas em que pensar ou que fazer,se encontrará nervoso,agitado,angustiado,mas não feliz.
Sobretudo,(e isto dará também unidade) é preciso viver o MOMENTO ATUAL com PLENITUDE de SATISFAÇÃO,de PAZ e de ALEGRIA.
Quando o presente não nos dá esta plenitude (como acontece com o prazer,a riqueza e o poder,pois satisfazem apenas as aspirações menos nobres),fica então a tendência e a capacidade de suspirar pelo passado (saudade) ou de (sonhar) no futuro.
Estes ocuparão a MENTE e nos roubarão a felicidade na medida em que o permitir a "POBREZA" do presente,que ainda não tenha conseguido absorver todo nosso INTERESSE e toda nossa ATENÇÃO.
Mas se o presente for crescendo em riqueza de VALORES até satisfazer nossas mais nobres aspirações,então a CONSCIÊNCIA se esgota toda,dando-se conta e gozando da REALIDADE atual, que lhe enche sem que lhe ocorra sequer PEDIR COISA ALGUMA AO PASSADO OU AO FUTURO,nem deixe lugar para pensar neles.
Momentos desta plenitude são experimentados pelo místico,alheado dos sentidos;numa inspiração poética ou num concêrto musical;num descobrimento ou clarividência científica;num AMOR SINCERO e PURO,em fazer feliz ao próximo...
Estes momentos cheios perdem sua plenitude e especialmente sua duração se não se basearem em VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA.
A vida presente é o tesouro possuído,e a vida futura,o tesouro esperado, iminente,requerido para fazer-nos felizes.
Por ela podemos assenhorar-nos do mundo das cores,das formas e dos sons;do mundo da AMIZADE e da sociedade;da ciência,da beleza e do AMOR.
Temos que viver a beleza,deixando que as cores,as formas e os sons entrem até nossa mente e impressionem nossa AFETIVIDADE.Para isso é preciso recebê-los com plena CONSCIÊNCIA.
É preciso viver a BONDADE ATIVA,amando e fazendo felizes os outros,viver a BONDADE PASSIVA,sentindo o amor e a bondade dos outros.
É preciso VIVER A VERDADE e,quanto maiores e mais transcendentais conhecimentos forem por nós adqueridos e com menor fadiga,maior SATISFAÇÃO INTELECTIVA teremos.
Finalmente,nós,que ACREDITAMOS NA VIDA,temos de VIVER,ATIVAR e AUMENTAR a vida no AMOR,que nos diviniza e nos torna capazes de REALIZAÇÕES e de FELICIDADES sobre-humanas.
(fontes:Controle Cerebral e Emocional,Narciso Irala)
A TODOS QUE CRÊEM NA VIDA DEDICO MINHA ENERGIA
COISAS D'ALMA
nosso eu interior
Fernanda Tomaz