sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Corpo e Mente


Sua saúde depende da integração do seu corpo e da mente


Nosso corpo é um termômetro muito sensível ao que se passa no nosso universo emocional.

A cada dia surgem mais evidências de que corpo e mente estão tão estreitamente ligados, que aquilo que afeta um,  afeta também, o outro.

O modo como pensamos e agimos e mais nossas escolhas determinam o modo como vivemos, se vamos ter saúde ou não.

Reprimir  sentimentos e emoções,  não colocar limites, não respeitar  o diálogo interior, suas intuições, não se permitir relaxar, esses comportamentos tem um preço e chega uma hora em que tudo vem a tona em forma de distúrbios.

Emoções desequilibradas podem desencadear a liberação de substâncias químicas na corrente sanguínea como por exemplo cortisol e adrenalina, que se estiverem em excesso podem alterar sua pressão arterial, aumentar a ansiedade e gerar muita tensão pelo corpo todo.

Para mudar sua vida você deve optar por assumir a responsabilidade por sua atitude e fazer o possível para que suas escolham sejam saudáveis.

Vamos imaginar que estamos vendo um filme de terror, sentimos medo e em seguida ficamos nervosos ao mesmo tempo o corpo começa a se manifestar com um peso no estômago, um arrepio na espinha.  O corpo reage a essas imagens pesadas que percebeu através da percepção sensorial da visão e audição, reage produzindo uma emoção - o medo, e em seguida aparece a sensação física do peso no estômago e o arrepio.

O ideal é que nosso metabolismo funcione em um ritmo estável,  tanto o funcionamento físico quanto o psíquico.
Pesquisas  recentes mostram com a descoberta dos neuropeptídios e seus receptores, essa integração corpo/mente. É como se uma célula conversasse com outra, mostrando que a mente e o corpo estão totalmente interligados e como as emoções afetam o funcionamento do metabolismo.

Quantas vezes ouvimos a frase: Saúde começa na mente.

Então o doente não está passando pela doença por acaso, ele é o autor da doença.

Quando enfrentamos uma situação estressante nossas emoções ficam confusas, a preocupação toma conta, o nervosismo aparece e o corpo reage imediatamente a cabeça dói, a digestão fica lenta, a respiração mais rápida, sudorese, tremores.
Tudo que pensamos é transmitido às nossas células, glândulas, órgãos que reagem de acordo com esse padrão, a transferência para o corpo do que deveria ser elaborado na mente.

Há pessoas que se destroem remoendo ódio, raivas, ciúmes doentio, sentimentos  de vingança, e tanto outros... pesquisam que mostram que 90% das pessoas que desenvolvem um câncer são atormentadas pela culpa e pelas mágoas.

A saúde e a doença são resultados do estilo de vida que cada um leva, a maneira de ver os problemas, de respeitar horários do funcionamento do corpo, de se relacionar, de pensar, e uma das mudanças mais simples está relacionada a alimentação, essa você pode começar a partir de agora.

O açúcar é um dos alimentos que mais afetam  nossa mente e nosso humor, existe  um termo hoje o “sugar blues” que quer dizer depressão por açúcar, o consumo elevado pode provocar uma alteração no seu humor e levar a momentos de tristeza.  Se você está num quadro de depressão observe a quantidade de açúcar que você vem consumindo.

O preparador físico Nuno Cobra afirma que um dos piores alimentos para o nosso organismo é a batata frita, um excesso de fritura que sobrecarregará nosso fígado.

O café é outro vilão quando consumido em grandes quantidades pode dificultar a absorção do Zinco, ele é o principal protetor do nosso sistema imunológico, poderoso antioxidante ajuda a combater infecções virais como as gripes, herpes e nas crises de sinusite ele favorece a desinflamação das mucosas. O estresse também influencia, ele faz a pessoa perder muito Zinco, reduzindo as defesas o organismo.

São pequenas mudanças que fazemos e  vemos o metabolismo funcionando em um ritmo mais saudável. Lembre-se que as mudanças só são possíveis no momento presente, é no presente que podemos desfrutar a vida, planejar nossas metas, exercitar nossa criatividade e nosso poder de realização.

O grande filósofo Aristóteles dizia o que fazemos não muda nossa vida. A verdadeira mudança vem do que fazemos repetidamente.
 (Por:Adriana Splendore)
 
Fraternos Abraços 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.