Não bastassem todos os benefícios que a banana oferece – rica em fibras, ferro, potássio e proteínas, e em triptofano, substância que auxilia no bom humor e no controle da compulsão por doces –, a fruta ainda é superprática de ser consumida. Não precisa lavar, cortar, descascar com faca, e é fácil de carregar para qualquer lugar – levar para a academia ou para o trabalho, por exemplo. Aqui reunimos seis tipos para você escolher a que mais combina com seu paladar e turbinar a saúde.

Banana-prata
Ela tem a polpa menos doce que a da banana-nanica e uma textura mais consistente, por isso também é indicada para fritar, pois não se desintegra com o calor. Sua durabilidade é maior se comparada aos outros tipos, e é uma boa opção para os lanches entre as refeições.
1 unidade = 89 calorias, 22,8 g de carboidratos, 1,3 g de proteínas,
0,3 g de gorduras, 370,0 mg de potássio

Banana-da-terra
Típica da Região Norte do país, ela tem a textura mais firme, por isso geralmente é consumida frita, já que não desmancha com o calor, ou mesmo usada como acompanhamento de pratos salgados, como na farofa. Depois de cozida, o sabor é mais adocicado.
1 unidade = 105 calorias, 26,6 g de carboidratos,
2,2 g de proteínas, 0,2 g de gorduras, 376 mg de potássio

Banana-maçã
Este tipo está relacionado ao fator de diminuição do trânsito intestinal, ou seja, não é recomendado para pessoas com problemas de intestino preso. Isso porque ela é rica em amido, que ajuda a dificultar a ida ao banheiro.
1 unidade = 114 calorias,
26,4 g de carboidratos,
1,4 g de proteínas,
0,3 g de gorduras,
123,7 mg de potássio

Banana-nanica
Ao contrário do nome, de pequeno este tipo não tem nada – a fruta é uma das maiores em tamanho, comprida e arcada. Tem polpa bem doce, aroma acentuado e textura macia – por isso é mais sensível, o que a leva a amadurecer mais rápido.
1 unidade = 95 calorias,
22 g de carboidratos, 1,3 g de proteínas, 0,2 g de gorduras, 333,4 mg de potássio

Banana-ouro
De cor amarelada, tem o gosto mais adocicado, com textura consistente, e é a menor de todas as bananas, o que justifica seu formato cilíndrico.
1 unidade = 159 calorias, 36,8 g de carboidratos,
2,4 g de proteínas,
0,2 g de gorduras,
143,9 mg de potássio

BANANA PARA…

… quem malha
A fruta é um alimento rico em carboidratos, que fornecem energia ao organismo, e contém potássio, mineral importante para o bom funcionamento dos músculos. “Na banana, a vitamina B6 é encontrada em boa quantidade e está ligada ao gasto energético, auxiliando a manutenção da velocidade do metabolismo e evitando a perda de massa muscular”, diz a nutricionista Érica de Souza, do hospital Albert Einstein.


… quem tem problema cardíaco
Por ser rica em potássio – mineral que participa da contração muscular – a fruta contribui para o bom funcionamento do coração e para o fluxo sanguíneo, prevenindo doenças cardiovasculares. Segundo Heloisa Guarita, nutricionista da RG Nutri, o alimento ainda pode ajudar no controle da hipertensão arterial repondo o potássio perdido na urina devido ao uso de diuréticos.

… quem deseja parar de fumar
Parece milagre, mas a fruta pode contribuir para acabar com o vício. A banana contém as vitaminas B6 e B12, que ajudam a eliminar os efeitos da nicotina no organismo, reduzindo a ansiedade – que indiretamente ajuda
a diminuir o vício – e promovendo a sensação de bem-estar. Você mais calmo e tranquilo não vai precisar de uma válvula de escape (o cigarro) para compensar a tensão.

… quem está de dieta
Por ser rica em fibras, a inclusão da banana na dieta ajuda a mantê-lo saciado por mais tempo. Além disso, é uma fruta de baixo índice glicêmico, que não apresenta quantidade exagerada de calorias e contém vitamina B6, substância indiretamente ligada ao controle de apetite – ela estimula a síntese de serotonina, o neurotransmissor responsável pelo
bem-estar e redução da ansiedade.

… quem vive sob estresse
“A banana contém triptofano, um nutriente envolvido na produção da serotonina, substância responsável pelo bom humor e por melhorar a atividade cerebral e o sono”, explica a nutricionista Érica de Souza, do hospital Albert Einstein (leia mais na pág. 107). Comer qualquer tipo dessa fruta entre as refeições ainda ajuda a manter os níveis elevados
de açúcar no sangue, combatendo o cansaço.

A banana contém triptofano, nutriente envolvido na produção de serotonina, substância que ajuda a melhorar a atividade cerebral, o sono e o bom humor

Se ligue nessa!
Apesar dos diversos benefícios, a banana pode colocá-lo em situações embaraçosas – algumas pessoas manifestam sintomas de indigestão ou produzem gases ao consumir a fruta. Se for o seu caso, a nutricionista Lenycia Neri, da Nutri4Life Consultoria em Nutrição, em São Paulo, aconselha a consumir o alimento mais maduro, quando as fibras causam menos efeito gastrointestinal.

O lanche da seleção de vôlei!
Os jogadores da Seleção Brasileira de Vôlei Masculina consomem diariamente boa quantidade da fruta para encarar os treinos. “Não só a banana, mas frutas em geral, verduras e legumes são carboidratos ricos em vitaminas, minerais e fibras, que são excelentes fornecedores de energia e reguladores do metabolismo, principalmente para atletas de alto rendimento. Os alimentos ricos em potássio como a banana auxiliam a evitar o surgimento de cãibras”, explica José Inácio Salles, preparador físico da Seleção. Sabendo que a fruta ajuda a recuperar o gasto energético perdido durante os treinos, o jogador Dante Amaral consome de quatro a cinco bananas por dia, não só quando está treinando, mas também quando está em casa. “É um hábito que foi adquirido sem nenhum esforço, já que sempre gostei da fruta, mesmo antes de ser um atleta. Mas, claro, depois disso passei a consumir ainda mais por conta da atividade”, diz o ponteiro, de 31 anos, da Seleção. Segundo José Inácio, a quantidade de bananas ingeridas por dia está vinculada à necessidade individual dos jogadores. “Alimentos ricos em carboidratos possuem a função de ampliar o estoque de glicogênio muscular e repor as reservas gastas durante treinos e jogos”, explica.

Sobremesa rápida
Banana assada com canela Se você estiver com vontade de doces, mas controlando a dieta, insira no cardápio uma banana assada com canela. É fácil, rápido e prático de fazer: corte a fruta ao meio no sentido do comprimento. Coloque em um prato, salpique canela em pó e leve ao micro-ondas por um minuto. Consuma quente.

A casca da banana é rica em fibras, que garantem o bom funcionamento do intestino e reduzem os níveis de colesterol do organismo

Vitamina pré e pós-treino
Quando a banana começar a amadurecer demais, corte, coloque em um recipiente e congele. Antes de malhar, retire do freezer e bata no liquidificador com um copo de leite. Ela estará escuras pela ação enzimática, mas os nutrientes são preservados. A vitamina vai dar mais energia para treinar, e a ingestão de proteína (vinda do leite) pré-treino já vai disponibilizando os aminoácidos para recuperação muscular. “Algumas pessoas podem se sentir pesadas com esse shake antes de malhar. Nesse caso, também vale beber depois do exercício, já que o carboidrato e o leite, respectivamente, ajudam a recuperar o glicogênio muscular e favorecem o ganho de massa magra”, explica Lenycia Neri, nutricionista da Nutri4Life Consultoria em Nutrição, em São Paulo.

Pão doce de casca de banana
A casca da banana tem propriedades benéficas à saúde, como a fibra, que, além de proporcionar um bom funcionamento do intestino, ajuda a reduzir os níveis de colesterol do organismo.

Ingredientes
6 bananas com casca
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
30 g de fermento fresco
½ xícara (chá) de óleo
1 ovo
½ pitada de sal
½ kg de farinha de trigo

Modo de preparo
Bata as cascas de banana e a água no liquidificador. Acrescente o leite, o óleo, o ovo e o fermento, e bata mais um pouco. Junte a farinha, o sal e o açúcar em uma vasilha e misture com a massa batida no liquidificador. Por último, acrescente à massa as bananas cortadas em rodelas. Em seguida, unte a forma com manteiga e farinha e despeje a massa. Deixe a massa descansando, fora do forno (que já deve estar preaquecido em temperatura média) para crescer, até dobrar de volume.

Purê de banana
É uma excelente escolha de acompanhamento para qualquer refeição. Cai bem, principalmente, com pratos à base de frutos do mar e peixes . O leve sabor adocicado surpreende e traz um toque exótico à culinária, uma opção diferente ao purê tradicional.

Ingredientes
3 bananas-nanicas
2 bananas-prata
Suco de 1 limão
½ colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de cebola picada
1 colher (chá) de gengibre fresco picado bem fino
¼ de xícara (chá) de água

Modo de preparo
Corte as bananas em rodelas e reserve em uma tigela com o suco do limão.
Enquanto isso, coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo. Quando começar a derreter, acrescente a cebola e o gengibre. Refogue por dois minutos ou até que os ingredientes estejam dourados e soltando água. Acrescente as bananas e a água. Tampe e deixe cozinhar por cinco minutos. Depois, desligue o fogo, deixe esfriar um pouco, bata tudo no liquidificador e estará pronto para servir.

Matéria publicada na Revista Men’s Health de abril de 2012.

Namastê