Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2010

CONTROLE DE SENTIMENTOS E EMOÇÕES

Vida Afetiva de Sentimentos e Emoções*Personalidade*Fobias*Obsessões*Angústias*Preocupações*Tristezas
*Felicidade Falsa e Verdadeira*Conceito de Felicidade

Na Vida volitiva de DESEJOS e DECISÕES,são poucas as personalidades com normas fixas a seguir.Poucos são os caracteres que SABEM encarar a VIDA e SUPERAR suas dificuldades.
Pelo contrário,a cada passo encontramos pessoas sem Princípios,sem força de Vontade,Adultos e até mesmo Jovens derrotados até o suicidio.
Ou antes,é uma multiplicidade de IMPULSOS INCOERENTES ou de DESEJOS IMODERADOS,procedentes das exitações externas ou do instinto desenfreado,que ELIMINAM a decisão deliberada governada pela RAZÃO.
Tudo isto produz INDECISÃO,ABULIA,INCONSTÂNCIA e DESÂNIMO,a tal ponto que o "EU CONSCIENTE SUPERIOR" deixa de EXERCER o controle sobre o "EU INFERIOR e INCONSCIENTE",e a VONTADE perde as rédeas para dirigir nosso MUNDO PSÍQUICO.
Vida agitada e ruidosa,divertida se quiserem,mas triste,vazia,sem proveito,atormentada,anárquica.
Vida em que não se sabe DESCANÇAR SOSSEGADAMENTE,nem TRABALHAR eficientemente,nem QUERER deveras,nem DOMINAR OS SENTIMENTOS e o INSTINTO SEXUAL.
Vida,enfim,em que não se sabe SER ÍNTIMAMENTE FELIZ,mas na qual se ENCOBRE a TRISTEZA e o VAZIO sob um montão de diversões e passatempos.

CONCEITO DE FELICIDADE:Na fachada do palácio da PSEUDOFELICIDADE ou da fortuna aparente,apresentam-se-nos prazeres,riquezas,diversões...Não está ali a FELICIDADE.
Do interior saem estas vozes:"Vazio,Intranquilidade,Fastio".A RIQUEZA NÃO SATISFAZ;não trouxe PAZ a 80 milionários que num só ano,se suicidaram nos Estados Unidos.
O mesmo se diga do PRAZER CONFUNDIDO com a FELICIDADE.Muitos entregam-se ao vício,mas encontram abjeção,enfado,enfermidades,remorso,morte prematura.
Tampouco nos SATISFAZEM as DIVERSÕES IMODERADAS.
Quanto jovens sentem o vazio de sua Vida sem ideal!Deveriam preenchê-lo com a SATISFAÇÃO do dever cumprido,mas se contentam com entulhar este vácuo com acúmulo de diversões,ou tentam DISFARÇÁ-LO com o RISO chocarreiro e a agitação DESENFREADA.
NUNCA SERÃO FELIZES POR ESSE CAMINHO.
A VERDADEIRA FELICIDADE é uma "senhora" NOBRE,ALTRUÍSTA,TRANQUILA e RECOLHIDA,que mora no INTERIOR DO CASTELO DA "ALMA",CONHECENDO,AUMENTANDO e SABOREANDO seus tesouros.
Assoma com frequência ao EXTERIOR pelas janelas do rosto,enganalada de sorriso,veste fulgurante do SER RACIONAL.
A FELICIDADE SE OCULTA QUANDO A BUSCAMOS COM EGOÍSMO!!!
Ela vem a nós,quando sem olhar para nós,nos abraçamos com o que há de mais nobre:O DEVER,a VIRTUDE,o BEM do PRÓXIMO(aqueles que estão ao nosso lado no cotidiano do dia a dia).
Os ACONTECIMENTOS quase não a afetam.Pois,se os INSENSATOS tiram destes DESESPERO e TRISTEZA,os SÁBIOS, ao contrário,PAZ e ALEGRIA.
A "ALMA" feliz descobre na ESSÊNCIA de cada SER ou ACONTECIMENTO aquilo que lhes dá UNIDADE e VALOR:O FIM NOBILÍSSIMO DE AJUDAR-NOS!!!
Nesta descrição distinguimos a FELICIDADE ÍNTIMA,TRANQUILA e PROFUNDA do homem,na SATISFAÇÃO perfeita das suas tendências mais nobres,da outra superficial,ruidosa e vil que não merece o nome de felicidade.
Há três mecanismos PSÍQUICOS:o PENSAR,o QUERER e o SENTIR,e expomos seus complementos FISIOLÓGICOS na EXPRESSÃO EXTERNA DO SORRISO.
A felicidade é nobre.Não há VERDADEIRA FELICIDADE no vício,nas coisas baixas ou no prazer ilícito.Após uma SATISFAÇÃO MOMENTÂNEA,de uma tendência parcial e baixa,segue-se um vazio e uma amargura persistente.As ÂNSIAS ÍNTIMAS de grandeza verdadeira,como a moral,se vêem inibidas ou contrariadas.
A felicidade tampouco se baseia em riquezas,prazeres ou poder que aliviam temporalmente só tendências menos nobres,porém não oferecem a CONSCIÊNCIA uma REALIDADE que SATISFAÇA.
Quem aspirou por 1.000,ao conseguí-lo suspira por 10.000 e logo por 100.000.A SATISFAÇÃO que ia recebendo foi superficial e passageira,ficando vazio o EXTRATO mais profundo da "ALMA".
A felicidade é ALTRUÍSTA.Ela joga as escondidas.Quando procuramos satisfazer nossos própios CAPRICHOS sentimos um profundo vazio.
Quando nos AUTOCONHECEMOS,uma plenitude de SATISFAÇÃO enche nosso SER.A felicidade é tranquila e recolhida.Não há na agitação e na desordem.Só se encontra no que há de mais íntimo no SER RACIONAL.
Consiste numa SATISFAÇÃO INTERIOR e fundamenta-se em PAZ IMPERTUBÁVEL,que absorve todos os PENSAMENTOS e DESEJOS.
A felicidade não é causada pelos acontecimentos,pois de um mesmo fato uns sentem RESIGNAÇÃO,PAZ e ALEGRIA,e outros desespero e tristeza.
A "senhora" do castelo vive CONHECENDO,AUMENTANDO e SABOREANDO seus tesouros.

Três mecanismos ou fatores PSÍQUICOS da Felicidade:
1.0 Fator:Mental ou de Pensamentos-pelo qual Conhecemos e Pensamos no grande Bem Possuido ou Assegurado e nos meios de Aumentâ-lo.

2.0 Fator:Volitivo-Executivo-que Possui,Conserva e Aumenta este tesouro,pelo AMOR,pela VONTADE e AÇÃO.

3.0 Fator:Afetivo-Emotivo-que o Sente e Saboreia.


REFLEXÃO:
Reconhecendo o REAL valor das coisas,em que fase é altamente propícia para você HARMONIZAR sua Vida!!!(explore suas qualidades)
Tenho um BOM SENSO do valor das coisas!!!Sobretudo do meu PRÓPIO valor pessoal!!!
Eu me PERMITO atrair pessoas necessárias para minha Vida EXISTÊNCIAL!!!E UNIR-ME as pessoas certas!!!

MOMENTO DELICADO!!!O MOMENTO ENVOLVE A NECESSIDADE DE INTROSPECÇÃO REFLEXIVA.

"Busque clarear o sentido da Vida."

COISAS D'ALMA-nosso eu interior
Fernanda Tomaz-psicoterapêuta
Fraternos Abraços



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços