quinta-feira, 14 de março de 2019

Como a Terapia Holística pode te ajudar


O que é Terapia Holística?

A Terapia Holística segue os princípios do holismo (holus; do grego “inteiro” ou “todo”), que visa equilibrar doenças através de uma análise interna. Essa Terapia acredita que os fatores físicos, mentais, espirituais e emocionais, integram um sistema que quando está desequilibrado pode nos afetar de forma direta, causando doenças inesperadas.

Todo ser humano costuma dar prioridade apenas aos sintomas físicos do corpo, ignorando todo o restante, mas através dessa Terapia, somos capazes de compreender, que quando todos os elementos do nosso sistema estão em desarmonia, acabamos adoecendo. Todo tipo de doença que nos acomete surge quando perdemos a fé em nós mesmos.

Nosso corpo e nossa mente estão conectados, ou seja, não basta apenas curarmos os sintomas, precisamos encontrar e curar a causa dele. O objetivo dessa Terapia é exatamente este: estimular no ser humano a capacidade de despertar sua própria consciência.

Benefícios da Terapia Holística

Dentro da Terapia Holística, existem vários métodos que podem ser utilizados, tais como:
Reiki;
Acupuntura;
Florais;
Cristaloterapia;
Reflexologia;
Fitoterapia; 
Barra de Access;
dentre outros.

Para definir qual seria o tratamento mais adequado pra você, o Terapeuta irá fazer uma avaliação sobre seus aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais. O Holismo nos determina como seres individuais, então nem sempre o que é bom para uma pessoa, será bom para outra.

A profissão de Terapeuta Holístico é reconhecida e regulamentada pelo Conselho de Auto Regulamentação de Terapia Holística (CRT).

Essas técnicas podem nos ajudar no alívio de dores no corpo, estresse físico ou emocional, combate a depressão e ansiedade, combate a medos e traumas, insônia, TPM, tensão excessiva e, além de tudo isso, ela pode nos proporcionar mais harmonia, autocontrole, autoestima, autoconfiança e clarear nossa mente para que estejamos em equilíbrio com nosso “eu interior”.

Desta forma, podemos entender que, além da medicina tradicional, temos outras técnicas que podem nos ajudar no combate de doenças e que são importantes para nos manter em equilíbrio e harmonia.

A Terapeuta indica que você procure o método que mais lhe agradar. São técnicas milenares e, com certeza, alguma delas será perfeita para você.

Amor, Luz e Paz

quarta-feira, 13 de março de 2019

Florais de Bach

Dr. Edward Bach que, por sua sensibilidade e dedicação, deixou ao mundo sua contribuição de valor inestimável – Os Remédios Florais de Bach.

Problemas de saúde frequentemente têm suas origens na mente; sentimentos que foram persistentemente reprimidos irão emergir, primeiro, como conflitos mentais e, depois, como doença física.

O Dr. Edward Bach, um médico inglês, depois de atuar como bacteriologista num hospital de Londres e de obter êxito profissional com suas vacinas orais, resolveu morar numa floresta de Gales, na Grã-Bretanha. Desanimado com a medicina ortodoxa, lá descobriu que tinha uma sensibilidade tal que lhe permitia sentir as energias transmitidas pelas flores apenas tocando-as ou colocando na boca as gotas que o orvalho deixava sobre elas.

Entre 1930 e 1934, o Dr. Bach identificou 38 flores silvestres capazes de anular sentimentos negativos e escreveu os fundamentos da sua nova medicina.

Verificou na prática a eficácia dos medicamentos florais e compreendeu a grande ajuda que poderiam dar à humanidade doente. O Dr. Bach dizia que “o medicamento deve atuar sobre as causas e não sobre os efeitos, corrigindo o desequilíbrio emocional no campo energético”. Estes remédios atuam sobre a desarmonia profunda do paciente e, assim fazendo, formam a base para a recuperação dos sintomas físicos.

A terapia das flores age no plano mais sutil da pessoa; seu efeito, reconhecido em 1976 pela Organização Mundial da Saúde, se constitui de grande ajuda à humanidade nestes momentos de transição, auxiliando a harmonização dos corpos (etérico, emocional e mental) e facilitando o livre fluxo das energias superiores através da personalidade.

Terapia com os Florais de Bach

1. Em todo ser humano existe uma alma que é o seu Eu Superior, uma centelha Divina que habita dentro e ao redor de nós, sendo invencível e imortal. Nossa alma dirige e governa nossa vida e, tanto quanto consentimos, sempre nos guia, nos protege e nos anima, vigilante e bondosa, para que possamos extrair o máximo proveito das coisas.

2. Somos personalidades com a missão de obter todo o conhecimento e toda a experiência que podem ser adquiridos ao longo da existência terrena; de desenvolver virtudes de que carecemos, de extinguir tudo o que é defeituoso em nós e, assim avançar em direção à perfeição de nossas naturezas.

3. A curta passagem por esta terra, que conhecemos como vida, não é mais que um breve instante no curso da nossa evolução. Nossas almas, que são nosso ser real, são imortais e os corpos dos quais temos consciência são transitórios, como instrumentos que usamos para criar uma obra de arte.

4. Unidade de todas as coisas. O Criador de tudo o que existe é o Amor e tudo aquilo de que temos consciência é, em seu infinito número de formas, manifestação desse Amor. É como se o Criador fosse um grande e brilhante sol de bondade e amor, de cujo centro um infinito número de raios se lança em todas as direções, e que nós e todas as coisas somos partículas ao fim desses raios, emitidas para que possam adquirir experiência e conhecimento, para , no final, retornar ao grande centro. Mesmo parecendo que cada raio é separado e distinto dos outros, na realidade ele faz parte do grande Sol que existe no centro. A separação é impossível, pois, tão logo um raio de luz seja destacado de sua fonte, ele deixa de existir. Apesar de cada raio ter a sua individualidade, ele faz parte do grande centro gerador de forças. Assim, qualquer ação contra nós próprios ou contra uma outra pessoa afeta o conjunto porque, causando imperfeição numa parte, isso se reflete no todo, do qual toda partícula deve chegar finalmente à perfeição.

Assim, podem ocorrer dois erros básicos:
1) a dissociação entre nossas Almas e nossas personalidades e
2) a crueldade ou falta para com os outros.

A percepção de onde estamos cometendo um erro e o esforço sincero para corrigi-lo nos levarão a uma vida de alegria e paz, como também à saúde.

A doença é, em si mesma, benéfica, e tem por objetivo conduzir a personalidade de volta à Divina Vontade da Alma; dessa forma, podemos ver que ela é evitável e remediável, pois, se pudéssemos perceber por nós mesmos os erros que estamos cometendo e corrigi-los através de recursos mentais e espirituais, não haveria necessidade de passar pelas severas lições do sofrimento. Cada oportunidade nos é proporcionada pelo Divino Poder para corrigir nossos caminhos antes que, como um último recurso, a dor e o sofrimento tenham de ser aplicados. A compreensão e a correção de nossos erros reduzirão o alcance da doença e nos levarão de volta saúde. O conhecimento do propósito da Alma e a aceitação desse conhecimento implica o alívio do sofrimento e da enfermidade terrenos, e nos deixa livres para que possamos seguir o curso da nossa evolução com alegria e felicidade.

Terapia com Florais de Bach na prática

Para fazer a formula, reúno as flores apropriadas para proporcionar o equilíbrio necessário, frente às queixas do cliente. Faço a pergunta: o quê lhe incomoda mais e que sentimentos têm aflorado com frequência? Seleciono as principais desarmonias que dominam o quadro, para encontrar o remédio adequado. À medida em que esses padrões negativos vão sendo eliminados, outros podem surgir e o trabalho continua. Os Florais de Bach atuam da superfície para a profundidade.

Essa terapia traz, ao cliente, a oportunidade de se observar, tomar consciência de suas atitudes, compreendendo as causas das doenças e se trabalhar no sentido de transmutar a energia negativa em positiva, removendo os bloqueios emocionais e mentais em sua raiz, sendo assim a chave para a verdadeira cura interior.

Amor, Luz e Paz


terça-feira, 12 de março de 2019

Sobre os Chakras


A palavra “Chakra” vem do Sânscrito e significa “roda de luz”, "roda da lei", "roda da vida". São pontos de energia de diferentes vibrações, representando diferentes aspectos do corpo, da alma e do espírito. Simbolizam a lei da Natureza, estando em constante movimento. Eles estão localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano.

Alguns clarividentes conseguem enxergar cada um desses pontos, com sua forma e cor específica. Através da Radiestesia e outras formas de tratamentos alternativos, pôde-se constatar que a maioria das doenças são decorrentes do desequilíbrio dos Chakras ou da entrada de energia negativa nesses pontos vitais.

Os Chakras Harmonizados, são o equilíbrio entre as polaridades Yin (feminino, frio e úmido) e Yang (masculino, quente e seco). O esquema dos Sete Chakras é o mais usado nas terapias alternativas. Entretanto, existem inúmeros outros Chakras menores, atuando num esquema dinâmico de intercâmbio energético.

Sua função é de receber e transmitir energia para as áreas afetadas do corpo físico, trazendo o equilíbrio. Trabalhando com os Chakras, é possível unir todos os aspectos de nossas vidas, incluindo os aspectos físicos, materias, espirituais, sexuais e etc.

Os Chakras são centros de conjunção de energias que circulam ao longo de uma espécie de "sistema nervoso subtil" que se chama Nadis. É por eles que circula a energia vital: PRANA

Os Chakras criam-se no ponto de intersecção dos Nadis. É nestes centros de força que se encontram o plano terrestre e o plano cósmico. Apresentam-se sob a forma de um cone (funil) e a raiz dos sete Chakras principais está conectada ao canal central (o canal Sushumna), com uma parte nas costas, que recebe a energia, e a parte da frente, que a emite. 

Quando se trata um Chakra desperta-se a Kundalini (energia que temos na coluna). É através destes centros de energia que os seres humanos recebem e transmitem. Os Chakras alimentam o corpo físico e todos os corpos subtis, alimentam-se de tudo o que, no Universo, é energia.

Todos os nossos estados de consciência são condicionados pelo estado Energético dos nossos Chakras.

No corpo físico, encontra-se Sete Chakras principais, sendo três mestres e quatro maiores. Sabemos que existe trezentos Chakras menores espalhados pelo corpo físico. Também há muitos Chakras que se encontram fora do corpo. Quando todos os Chakras estão abertos e balanceados, a energia nos permite comunicar com os espíritos do Universo.

Os Chakras são divididos em:
Os três Chakras localizados na cabeça 
e na região da garganta, 
são governados pela razão.

Os Chakras que estão localizados na frente do corpo, 
são governados pela emoção.

Os Chakras que estão localizados na parte de trás do corpo, 
são governados pelo desejo.

Cada Chakra está associado com uma das sete cores do arco-íris.


segunda-feira, 11 de março de 2019

Teoria da Personalidade


Conhecido como o “Pai da Psicanálise”, Sigmund Freud é um dos autores mais amados e odiados do século XIX e XX. A sua obra continua a ser alvo de debates controversos, ao mesmo tempo que serve de grande influência para a Psicoterapia contemporânea.

Freud também é conhecido por ser autor de profundas reflexões sobre a condição humana.


Teorias de Freud 
sobre a personalidade: 
Estrutura Básica

Na teoria Freudiana, a mente humana está estruturada em duas partes principais: a mente consciente e inconsciente


mente consciente inclui todas as coisas que estão conscientes ou podem facilmente levar à consciência. 

mente inconsciente, por outro lado, inclui todas as coisas de fora da nossa consciência – todos os desejos, esperanças e memórias que se encontram fora da consciência, ainda continuam a influenciar o comportamento. 

Freud comparou a mente para um iceberg. A ponta do iceberg que é realmente visível acima da água, representa apenas uma pequena porção da mente, enquanto a enorme extensão de gelo escondido debaixo da água, representa o inconsciente, muito maior.


Teoria freudiana da personalidade: 
Id, Ego e Superego

Além desses dois componentes principais da mente, a teoria Freudiana também divide a personalidade do ser humano em três componentes principais: o id, ego e superego. 

O ID na teoria de Freud, é a parte mais primitiva de personalidade que é a fonte de todos os nossos impulsos mais básicos. Esta parte da personalidade é totalmente inconsciente e serve como fonte de toda a energia libidinal. 

O ego na teoria de Freud, é o componente da personalidade que é acusado de lidar com a realidade e ajuda a garantir que as exigências do id são satisfeitas de maneira que sejam realistas, seguras e socialmente aceitáveis. 

O superego na teoria Freudiana, é a parte da personalidade que mantém todas as normas morais internalizadas e padrões que adquirimos de nossos pais, família e sociedade em geral.


Fraternos Abraços
x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.