No entanto, qualquer pessoa pode estar sujeita aos populares transtornos mentais.
E por que não buscamos ajuda para tratar as causas da ansiedade? “a depressão é o último estágio da dor humana”. Nesse sentido, a vida é repleta de momentos doloridos, e a tristeza faz arte da condição humana. Mas, quando é que o estar triste se transforma em doença?
A depressão é um problema de saúde pública, a qual se distingue da tristeza pela sua duração e pela intensidade dos seus sinais. Ela vem, geralmente, da associação de alguma experiência do dia a dia ligado a sensações de sofrimento psíquico e físico, atrapalhando a vítima em suas atividades cotidianas e afetando diretamente suas relações humanas.
As causas podem ser as mais diversas: estresse, irrealização profissional, desastres naturais, perdas. Por esse motivo, de forma análoga, Freud dizia que:
“Cada pessoa é um abismo.
Dá vertigem olhar dentro delas."
Sendo assim, podemos concluir que os transtornos mentais afetam de forma diferente em cada indivíduo.
O número de pessoas que procuram tratamento é muito baixo – muitos de nós ainda relacionam o fato de buscar apoio de uma psicoterapeuta ou psiquiatra com a emissão de um “atestado de loucura”, o que representa um problema cultural por parte da sociedade brasileira.
Para alguns, a depressão é só uma tristeza efêmera. A ansiedade é vista como algo corriqueiro e comum. Se você já ouviu ou pensou sobre algo parecido, é melhor entender que pode se tratar de um problema de saúde.
O que estamos tratando aqui é o espelho da alma, o qual precisa de orientação especializada e profissional.
Amor, Luz e Paz