O chá de Alecrim ajuda a combater depressão,
estresse, estimula o bom humor
e melhora a memória
Usado desde a Idade Média, o chá de Alecrim é uma bebida bastante consumida e que traz diversos tipos de benefícios para a saúde.
A erva era um dos segredos de rejuvenescimento, da rainha Elizabeth da Hungria, que recebeu a indicação do chá de Alecrim de um Monge, que também prometia saúde e alegria para quem o consumisse.
Nessa época, o chá de Alecrim era bastante utilizado para combater tristeza, especialmente em casos mais severos, como a depressão.
Para que serve o chá de Alecrim?
O Alecrim é uma erva expectorante e estimulante, ajudando a controlar problemas como tosse, gripe (principalmente as acompanhadas de catarro), crises de asma e outras doenças respiratórias.
Trata pressão alta
A erva também possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, beneficiando diretamente pessoas que soforem de hipertensão.
Melhora a memória
Um estudo aponta que devido a presença do ácido carnósico, que tem propriedades neuro-protetoras e ajuda na redução de tóxicos que poluem o cérebro, o alecrim aumenta a capacidade da memória e pode prevenir doença de Alzheimer.
Estimula o bom humor
E esse ácido não é responsável apenas pelo estímulo da memória. O mesmo estudo provou que o cheiro exalado pelo planta, é uma excelente forma de manter o bom humor.
Combate o stress
Muito indicado para quem sofre de estafa mental, o alecrim é capaz de relaxar e acalmar os nervos, pois aumenta o fluxo sanguíneo, tem propriedades antioxidantes para o sistema nervoso e traz benefícios para o cérebro.
Ajuda a digestão
A bebida feita a partir da erva tem propriedades sudoríferas e é digestivo, ajudando nos sintomas de má digestão. O chá de alecrim também é uma excelente forma natural de limpar o fígado.
Emagrece
A ingestão do chá de alecrim ajuda a eliminar excessos de líquido do corpo, pois possui ação diurética. Também contribui para tratar ansiedade, evitando que o individuo busque consolo na comida. O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece ajuda a emagrecer de forma saudável.
Alivia a enxaqueca
Conhecida no mundo da medicina alternativa há séculos devido à essa função, a erva é um popular tratamento natural para quem deseja acabar com as dores provocadas pela enxaqueca. Para esse fim, basta ferver um pouco de alecrim, colocar em uma tigela e inalar o vapor por cerca de 10 minutos.
Auxilia a menstruação
Além de facilitar e estimular a menstruação, o chá de alecrim também possui propriedades capazes de combater as cólicas menstruais.
Alivia dores reumáticas e contusões
As compressas feitas com o alecrim ou a massagem com o óleo essencial da erva é capaz de aliviar dores do reumatismo e a tratar entorses e contusões.
Reduz gases
Devido a ação carminativa da bebida, doses diárias de chá de alecrim conseguem reduzir os gases intestinais.
Combate problemas bucais
Mau hálito, aftas, estomatites e gengivites podem ser combatidos a partir do bochecho feito com a tintura diluída em água.
Alecrim para o cabelo e pele
O óleo de alecrim é utilizado para fortificar o couro cabeludo, serve como um anti-caspa e combate a queda de cabelo. Faça a infusão com 30 gramas de folhas desidratadas de alecrim e um litro de água. Deixe a mistura repousando por 24hrs e depois utilize a receita para enxaguar os cabelos, logo após o uso do shampoo. O mesmo óleo também pode ser aplicado na pele para ajudar a prevenir rugas, manchas, acnes, dermatites, celulite e estrias.
Chá
de Alecrim
Ingredientes:
-1 xícara de folhas secas de alecrim;
– Meio litro de água.
Preparo:
Deixe a água ferver e adicione as folhas dentro da panela. Depois de fervida, desligue o fogo e deixe o recipiente abafado por cerca de 15 minutos. O indicado é tomar três xícaras de chá por dia entre as refeições.
Contra-indicação do chá de Alecrim
O chá ou tintura de alecrim, devem ser evitados por mulheres que estão grávidas ou em processo de amamentação. Menores de 12 anos, prostáticos, pessoas com diarreia, gastroenterites e/ou histórico de convulsões, também devem evitar o consumo da erva. Caso a essência de alecrim seja usada em excesso, pode haver irritações na pele ou no couro cabeludo. A ingestão em dosagens exageradas do chá de alecrim, também pode provocar irritações gastrointestinais e nefrite.
Fraternos Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços