O consumo excessivo de sódio está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais e outras doenças, que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil.
A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal, porém, os brasileiros atualmente consomem mais do que o dobro desta quantidade. É importante ressaltar que o sódio não está presente apenas no sal de cozinha.
Reduza o sal:
O sódio é um dos elementos encontrados no sal de cozinha (cloreto de sódio), mas está presente também em grande parte dos alimentos, inclusive nas bebidas, como refirgerantes e sucos industrializados, e nos doces, já que esse mineral participa da composição de conservantes (nitratos e nitritos), adoçantes (ciclamato e sacarina sódica), fermentos (bicarbonato de sódio) e realçadores de sabor (glutamato monossódico). Por apresentar riscos à saúde, o consumo de sódio deve ser reduzido.
O sal invisível:
Aprenda a ler os rótulos:
O mesmo vale para os itens presentes na tabela nutricional. No caso do sódio, identifique se o alimento apresenta quantidade de sódio inferior a 400mg em 100g do alimento.
Os alimentos que apresentam mais do que 400mg do mineral, são ricos em sódio, portanto, prejudiciais à saúde. Atente-se também aos conservantes, adoçantes, fermentos e realçadores de sabor e opte por produtos que possuem pouca quantidade desses aditivos.
Bençãos à todos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços