A recomendação do Ministério da Saúde é consumir três porções diárias de lácteos, e o iogurte é uma boa forma de completar a cota. Prático, ele pode ser misturado a frutas e grãos para um café da manhã completo, saudável e rico em nutrientes.
Em cada 100 g de iogurte há cerca de 120 mg de cálcio, um nutriente que exerce papel fundamental na saúde dos ossos. A ingestão de uma porção de iogurte natural por dia garante 29% da recomendação diária de cálcio.
Por conter proteínas de alto valor biológico, ele possibilita que o organismo utilize aminoácidos em todas as funções que utilizam proteínas, como formação de membranas celulares, produção de enzimas, hormônios, anticorpos, crescimento e manutenção de tecidos. O alimento é rico em cálcio e beneficia os ossos.
O alimento por conter probióticos, microrganismos vivos que trazem benefícios à saúde, se consumidos em quantidades adequadas. Eles são capazes de equilibrar a microbiota intestinal, aumentando a concentração de bactérias benéficas.
No iogurte, a lactose (açúcar do leite) é parcialmente fermentada pelas bactérias, o que reduz seu teor no alimento. Por isso, ele pode ser uma alternativa para a ingestão de cálcio por quem tem intolerância à lactose.
O consumo regular de produtos lácteos auxilia na prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).
Sua textura semissólida combinada ao alto teor de proteína provoca a sensação de saciedade.
Começar o dia com iogurte no café da manhã ajuda a completar o consumo diário de três porções de lácteos na alimentação, que é recomendado pelo Ministério da Saúde.
O iogurte tem alta densidade nutricional e apresenta um equilíbrio entre a quantidade de nutrientes e de calorias. Sendo assim, o alimento contribui para suprir as necessidades diárias de macro e micronutrientes sem oferecer muitas calorias.
Gratidão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços