Mostrando postagens com marcador saude e bem estar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador saude e bem estar. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Terapia Holística: equilíbrio entre corpo, mente e espírito



Equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual. É o que buscam as terapias holísticas. Algumas técnicas: acupuntura, florais, cromoterapia, terapia com cristais, fitoterapia, reflexologia, Reiki… A lista é enorme, assim como os seus benefícios.

As terapias holísticas seguem os princípios do holismo, que em grego significa inteiro, todo, ou seja, tratar como um todo e não de forma fragmentada. Na prática, a abordagem holística acredita que os elementos físico, emocional, mental e espiritual de cada um de nós formam um sistema único.

Assim, as terapias holísticas buscam tratar cada pessoa em todo o seu contexto, concentrando-se não apenas nas doenças e nos seus sintomas, mas também no que causa esse desequilíbrio, que pode estar relacionado aos elementos mental, espiritual e emocional.

Muitas dessas terapias utilizam os cristais em suas técnicas. A cromoterapia, o Reiki e a Cristalopuntura, por exemplo, utilizam diferentes tipos de pedras e cristais com o objetivo de potencializar seus resultados e ajudar a combater o males, sejam eles físicos, mentais ou espirituais.

Uma das técnicas mais recentes que utiliza cristais é a Litoterapia. Seu principal objetivo é harmonizar os campos energético dos seres vivos, sejam eles seres humanos, plantas ou animais. Nessa terapia, os cristais são fundamentais, já que os componentes minerais dos cristais e a sua estrutura molecular são capazes de reorganizar nossa estrutura molecular e trabalhar nossas deficiências energéticas, promovendo um equilíbrio, energização e desbloqueio das energias.

Apesar de nova, a Litoterapia é uma mistura de diversas técnicas antigas como o uso das pedras para massagem (massagem Amma do Japão); técnicas chinesas usando os pontos do corpo (shiatsu e acupuntura); uso de pedras como instrumentos de massagem do corpo (medicina ayurvédica da Índia); e chromoterapia (uso de cores para acalmar o corpo e o espírito).

Outro detalhe importante do uso de cristais, é que a maior parte dessas terapias tem como foco trabalhar nossos Chakras. Cada chakra tem um cristal correspondente para manter seu equilíbrio. Assim, cristais específicos, quando aplicados nesse chakra, direcionam suas energias a este ponto promovendo o desbloqueio das forças e restabelecendo sua força vital.

Os poderes dos cristais, vão muito além de afastar as más energias

Fernanda Tomaz
psicoterapeuta

12 99774-8863


 




quinta-feira, 6 de maio de 2021

Oração para a Paz Interior



Reitere estas verdades durante dez ou 15 minutos em voz alta e você descobrirá que suas vibrações espirituais benéficas permeiam todo o seu ser, e penetram em seu subconsciente, neutralizando e apagando todo o comportamento negativo de medo, aflição e depressão.

ORAÇÃO
Minha mente é a mente de Deus, 
e o rio de paz de Deus satura minha alma e meu coração. 
O amor benéfico de Deus enche minha mente e meu coração. 
Estou calmo, sereno, tranquilo, descontraído, e à vontade. 
Deus no núcleo de mim mesmo faz cessar os ventos do medo 
e as vagas da depressão, e eu estou em paz.

Amor, Luz e Paz

domingo, 31 de maio de 2020

Benefícios do alecrim

O chá de Alecrim ajuda a combater depressão, 
estresse, estimula o bom humor 
e melhora a memória

Usado desde a Idade Média, o chá de Alecrim é uma bebida bastante consumida e que traz diversos tipos de benefícios para a saúde.

A erva era um dos segredos de rejuvenescimento, da rainha Elizabeth da Hungria, que recebeu a indicação do chá de Alecrim de um Monge, que também prometia saúde e alegria para quem o consumisse.

Nessa época, o chá de Alecrim era bastante utilizado para combater tristeza, especialmente em casos mais severos, como a depressão.

Para que serve o chá de Alecrim?

O Alecrim é uma erva expectorante e estimulante, ajudando a controlar problemas como tosse, gripe (principalmente as acompanhadas de catarro), crises de asma e outras doenças respiratórias.

Trata pressão alta

A erva também possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, beneficiando diretamente pessoas que soforem de hipertensão.

Melhora a memória

Um estudo aponta que devido a presença do ácido carnósico, que tem propriedades neuro-protetoras e ajuda na redução de tóxicos que poluem o cérebro, o alecrim aumenta a capacidade da memória e pode prevenir doença de Alzheimer.

Estimula o bom humor

E esse ácido não é responsável apenas pelo estímulo da memória. O mesmo estudo provou que o cheiro exalado pelo planta, é uma excelente forma de manter o bom humor.

Combate o stress

Muito indicado para quem sofre de estafa mental, o alecrim é capaz de relaxar e acalmar os nervos, pois aumenta o fluxo sanguíneo, tem propriedades antioxidantes para o sistema nervoso e traz benefícios para o cérebro.

Ajuda a digestão

A bebida feita a partir da erva tem propriedades sudoríferas e é digestivo, ajudando nos sintomas de má digestão. O chá de alecrim também é uma excelente forma natural de limpar o fígado.

Emagrece

A ingestão do chá de alecrim ajuda a eliminar excessos de líquido do corpo, pois possui ação diurética. Também contribui para tratar ansiedade, evitando que o individuo busque consolo na comida. O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece ajuda a emagrecer de forma saudável.

Alivia a enxaqueca

Conhecida no mundo da medicina alternativa há séculos devido à essa função, a erva é um popular tratamento natural para quem deseja acabar com as dores provocadas pela enxaqueca. Para esse fim, basta ferver um pouco de alecrim, colocar em uma tigela e inalar o vapor por cerca de 10 minutos.

Auxilia a menstruação

Além de facilitar e estimular a menstruação, o chá de alecrim também possui propriedades capazes de combater as cólicas menstruais.

Alivia dores reumáticas e contusões

As compressas feitas com o alecrim ou a massagem com o óleo essencial da erva é capaz de aliviar dores do reumatismo e a tratar entorses e contusões.

Reduz gases

Devido a ação carminativa da bebida, doses diárias de chá de alecrim conseguem reduzir os gases intestinais.

Combate problemas bucais

Mau hálito, aftas, estomatites e gengivites podem ser combatidos a partir do bochecho feito com a tintura diluída em água.

Alecrim para o cabelo e pele

O óleo de alecrim é utilizado para fortificar o couro cabeludo, serve como um anti-caspa e combate a queda de cabelo. Faça a infusão com 30 gramas de folhas desidratadas de alecrim e um litro de água. Deixe a mistura repousando por 24hrs e depois utilize a receita para enxaguar os cabelos, logo após o uso do shampoo. O mesmo óleo também pode ser aplicado na pele para ajudar a prevenir rugas, manchas, acnes, dermatites, celulite e estrias.

Chá de Alecrim

Ingredientes:

-1 xícara de folhas secas de alecrim;
– Meio litro de água.

Preparo:

Deixe a água ferver e adicione as folhas dentro da panela. Depois de fervida, desligue o fogo e deixe o recipiente abafado por cerca de 15 minutos. O indicado é tomar três xícaras de chá por dia entre as refeições.

Contra-indicação do chá de Alecrim

O chá ou tintura de alecrim, devem ser evitados por mulheres que estão grávidas ou em processo de amamentação. Menores de 12 anos, prostáticos, pessoas com diarreia, gastroenterites e/ou histórico de convulsões, também devem evitar o consumo da erva. Caso a essência de alecrim seja usada em excesso, pode haver irritações na pele ou no couro cabeludo. A ingestão em dosagens exageradas do chá de alecrim, também pode provocar irritações gastrointestinais e nefrite.

Fraternos Abraços

domingo, 12 de abril de 2020

Ciúmes

"Nos ciúmes existe mais amor-próprio 
do que verdadeiro amor."  

Rochefoucauld

Pesquisadores implantaram, em determinada região do cérebro de ratos, eletrodos que produziam sensações de prazer quando estimulados. Os ratos descobriram que podiam aumentar a intensidade do prazer ao apoiar os eletrodos em uma barra. 

A sensação de prazer era tão intensa que eles logo abandonaram todas as outras atividades, inclusive a alimentação e o sexo. A busca dessa sensação transformou-se em uma sede insaciável, uma necessidade incontrolável, e os ratos pressionaram a barra até caírem mortos de exaustão.

Quando pensamos em nós mesmos como possuidores de pessoas, o desejo de controlá-los e os consequentes sentimentos de traição podem ser especialmente fortes. Nós tendemos a vigia-los cuidadosamente o tempo todo para ver o que eles estão fazendo ou podem estar fazendo.


Esta vigilância nascida da ansiedade cria muita tensão. Se pensarmos que possuímos alguém, se “temos” eles, nós botamos um “nós” e “eles”. Isso por si só é uma fonte de separação. Nós realmente criamos um abismo entre o possuidor e o possuído. 

Quanto mais sentimos separação entre nós e eles, mais vamos tentar controlá-los. Tornamo-nos mais preocupados com a nossa capacidade de segurarmos eles do que com apreciar o nosso contato com eles.
Por Sharon Salzberg 

Gratidão

sábado, 11 de abril de 2020

Aceitar...


Aquele que não aceita parar é sinal que não aceita olhar-se.

Se você não for capaz de assumir a responsabilidade de todos os seus atos, você ainda não é adulto.

Não aceite nunca viver o menor instante sem saber porquê você o está vivendo e sem ter decidido como você irá vivê-lo.

Refletir sobre a própria vida é tomar posse dela.

Enquanto você não tiver aceitado seus limites de verdade, nada poderá construir de sólido.

O autêntico humilde nada teme.

Não deseje viver a vida do outro; ela não está à sua altura.

Não se incomode com a opinião dos outros; saiba ser você mesmo.

Por Michel Quoist


quarta-feira, 8 de abril de 2020

Iogurte no café da manhã

Ricetta Yogurt fatto in casa | Donna Moderna

Altamente nutritivo, o iogurte é um aliado da saúde, bem-estar e emagrecimento. Apesar de ser uma excelente fonte de cálcio, seu teor de lactose é reduzido, o que o torna uma opção viável para muitas das pessoas que apresentam intolerância à lactose. Além disso, o alimento é de fácil digestão e ajuda no aporte de minerais e vitaminas.

A recomendação do Ministério da Saúde é consumir três porções diárias de lácteos, e o iogurte é uma boa forma de completar a cota. Prático, ele pode ser misturado a frutas e grãos para um café da manhã completo, saudável e rico em nutrientes.

Em cada 100 g de iogurte há cerca de 120 mg de cálcio, um nutriente que exerce papel fundamental na saúde dos ossos. A ingestão de uma porção de iogurte natural por dia garante 29% da recomendação diária de cálcio.

Por conter proteínas de alto valor biológico, ele possibilita que o organismo utilize aminoácidos em todas as funções que utilizam proteínas, como formação de membranas celulares, produção de enzimas, hormônios, anticorpos, crescimento e manutenção de tecidos. O alimento é rico em cálcio e beneficia os ossos.

O alimento por conter probióticos, microrganismos vivos que trazem benefícios à saúde, se consumidos em quantidades adequadas. Eles são capazes de equilibrar a microbiota intestinal, aumentando a concentração de bactérias benéficas.

No iogurte, a lactose (açúcar do leite) é parcialmente fermentada pelas bactérias, o que reduz seu teor no alimento. Por isso, ele pode ser uma alternativa para a ingestão de cálcio por quem tem intolerância à lactose.

O consumo regular de produtos lácteos auxilia na prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

Sua textura semissólida combinada ao alto teor de proteína provoca a sensação de saciedade.

Começar o dia com iogurte no café da manhã ajuda a completar o consumo diário de três porções de lácteos na alimentação, que é recomendado pelo Ministério da Saúde.

O iogurte tem alta densidade nutricional e apresenta um equilíbrio entre a quantidade de nutrientes e de calorias. Sendo assim, o alimento contribui para suprir as necessidades diárias de macro e micronutrientes sem oferecer muitas calorias.

Gratidão

terça-feira, 7 de abril de 2020

Oração para arrumar emprego com urgência



Jesus, abre-me uma porta!

Senhor, atende este clamor que brota do mais íntimo do meu coração: abre-me uma porta! Só Tu sabes e conheces, Jesus, o momento de dificuldade pelo qual eu (diga aqui seu nome) e toda a minha família estamos passando por causa do desemprego.

Tu sabes também, Senhor, com quanta esperança eu me aproximo de Ti para pedir que vás à minha frente, abrindo uma porta e preparando um emprego, para que eu possa, através de um trabalho digno, dar à minha família "o pão de cada dia.

Por que tu és, ó meu Deus,minha esperança! Peço ainda que me concedas todo ânimo, confiança, destemor e fortaleza para sair de minha casa em busca desse trabalho, na certeza de que Tuas mãos, estendidas em meu favor, baterão nas portas antes de mim, preparando a minha entrada num emprego segundo a Tua vontade.

Confiando inteiramente na Tua Palavra que diz "Batei e abrir-se-á, ao que bater se lhe abrirá", já agradeço, de todo o meu coração, porque acredito que “a Deus nenhuma coisa é impossível.”

Reze várias vezes por dia e, principalmente antes de sair para procurar um emprego:
Jesus Misericordioso, abre-me uma porta e concede-me esta graça!

Oração de Chico Xavier

 Um Alento Aos Amigos e Irmãos 
Que Estão Desempregados
Creia, tenha Fé, não desanime!
BOA SORTE!
Fernanda Tomaz

terça-feira, 31 de março de 2020

20 Mantras Matinais


1 - Hoje, vou escolher a felicidade.

2 - Eu sou o suficiente. 

3 - Hoje, vou impactar positivamente o dia de alguém. 

4 - Hoje, aceitarei o que é, em vez de se ressentir o que não é. 

5 - Apenas estar vivo é uma coisa maravilhosa. 

6 - Que eu possa ser feliz. 
Que eu seja saudável. 
Que eu seja criativo. 
Que eu fique à vontade. 

7 - Eu sou grato por tudo o que tenho. 

8 - Hoje, vou respirar fundo e ir devagar. 

9 - Fazer o meu melhor é o suficiente. 

10 - Inspire alegria e força, expire sabedoria e paz. 

11 - Eu escolho acreditar em abundância, 
e aceitar essa crença como a minha realidade. 

12 - A vida é curta. Vamos fazer acontecer. 

13 - Seja mais forte do que suas desculpas. 

14 - Eu estou satisfeito. Eu sou destemido. 

15 - As coisas que me fazem diferente 
são as coisas que me fazem, eu. 

16 - Concentre-se em como você quer se sentir, 
não no que você deseja alcançar. 

17 - Eu honro o meu espírito e confio nas minhas vibrações. 

18 - Não adie a alegria. 

19 - Tudo o que eu estou procurando já está dentro de mim. 

20 - Eu serei grato por este dia. 

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Ansiedade



Ansiedade é uma emoção natural do ser humano e todos nós a sentimos em determinadas circunstâncias. No entanto, o excesso de medo ou nervosismo, pode atrapalhar uma pessoa em sua casa, trabalho ou escola, e é quando podemos dizer que há um transtorno de ansiedade. Estas pessoas devem buscar ajuda.

O transtorno de ansiedade mais comum, é o Transtorno de Ansiedade Generalizada. Mas isso é só um nome, o que a pessoa sente pode variar muito: enquanto algumas trabalham bem, mas evitam novas responsabilidades, outras mal conseguem ficar em um trabalho, não dormem direito e têm dificuldade para cuidar de si mesmas. Sintomas físicos também podem surgir como dores musculares, de cabeça ou tonturas.

A ansiedade possui outras formas. Em um ataque de pânico, em um curto período de tempo as pessoas sentem falta de ar, coração acelerado, suor e até dor no peito, alguns acham até estar tendo um ataque cardíaco. O Transtorno Obsessivo-Compulsivo, é marcado por medos irracionais recorrentes que levam a repetição obsessiva e desnecessária de comportamentos, como lavar as mãos ou checar fechaduras de portas. Um outro tipo é o Transtorno de Estresse Pós-Traumático, em que a lembrança de um trauma passado causa a ansiedade.

O tratamento para transtornos de ansiedade inclui Psicoterapia ou medicação, ou os dois. Na Psicoterapia a pessoa aprende a identificar o que está trazendo à tona sua ansiedade, além de aprender técnicas para reduzir suas sensações ansiogênicas.

Transtornos de ansiedade podem ser resolvidos com tratamento. Um tratamento eficaz deixa a pessoa livre dos sintomas e com um melhor controle sobre suas respostas emocionais e psicológicas.


segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Fim dos problemas


Precisamos acabar com os problemas 
tão logo eles nascem. 
Dessa forma não poderá haver 
expansão dos problemas. 
Se terminarmos com eles 
instantaneamente, 
a prole dos problemas não poderá surgir. 
Há prole quando um traço 
de algo permanece. 
Se terminarmos mesmo 
com o resquício sutil do problema, 
de onde a prole viria? 
Este é o momento para fazermos
 o controle de natalidade dos problemas.

Brahma Kumaris - São Paulo - Brasil

Namastê

 

domingo, 3 de novembro de 2019

A importância de Orar pelos antepassados

"O amor e a gratidão 
são os sentimentos que melhor captam
 as vibrações curativas da Vida..."

A Prática da Gratidão é uma prática de Amor a Deus e oferenda em reconhecimento pelas infinitas dádivas, d´Ele recebidas. Dentro todas essas dádivas, não há dúvidas de que a mais importante é a Vida, e é a essa Vida que reverenciamos, uns nos outros, através do ato de viver.

Essa vida não tem começo nem fim, não morre nem desaparece, essa Vida é Deus, e é, por si, a única Existência.

Nossa manifestação neste plano tem origem num solo mais profundo, e transpassa o nascimento de nossos pais. Nossos avós, bisavós... Enfim, todos os nossos antepassados são os grandes responsáveis por essa oportunidade que ora nos é dada a viver.

Oração aos Antepassados
Por Bert Hellinger

Gratidão queridos pais, avós e demais ancestrais por terem tecido o meu caminho, imensa gratidão pela imensidão dos seus sonhos que, de alguma forma, são hoje a minha realidade.

A partir deste ponto e com muito amor, dou luz à tristeza que houve nas gerações passadas, dou luz à raiva, às partidas prematuras, aos nomes não ditos, aos destinos trágicos.

Dou luz à flecha que cortou caminhos e tornou a calçada mais fácil para nós.

Dou luz à alegria, às histórias repetidas várias vezes.

Dou luz ao não dito e aos segredos de família.

Dou luz às histórias de violência e ruptura entre casais, pais e filhos e entre irmãos e que seja o tempo e o amor que volte a unir.

Dou luz a todas as memórias de limitação e pobreza, a todas as crenças desestruturantes e negativas que permeiem o meu sistema familiar.

Aqui e agora semeio uma nova esperança, alegria, união, prosperidade, entrega, equilíbrio, ousadia, fé, força, superação, amor, amor e amor.

Que todas as gerações passadas e futuras sejam agora, neste instante cobertas com um arco-íris de luzes que curem e restaurem o corpo, a alma e todos os relacionamentos.

Que a força e a bênção de cada geração alcance sempre e inunde a geração seguinte.

Assim seja
Assim, é.


sábado, 31 de agosto de 2019

Percepção da alma


A percepção de ser uma alma, 
livre da influência limitada do corpo, 
afeta nosso pensar. 
Quando vejo a mim 
e os outros como almas, 
eu sentirei uma afinidade 
espiritual em relação a eles, 
mesmo quando sou consciente 
de que eles são diferentes de mim 
em muitos aspectos. 
Conexões entre almas são coloridas 
pelas qualidades inatas da alma: 
amor, paz, verdade e pureza. 
Quando vejo os outros 
como meus irmãos espirituais, 
filhos de um Deus, 
eu verei com compaixão 
e entendimento, 
além de seus papéis e erros. 
Por outro lado, 
se eu me prendo na consciência física 
e me identifico com os rótulos como, 
raça, nacionalidade, religião, gênero, 
eu julgarei os outros pelos mesmos rótulos. 
Eu sentirei afinidade pelas pessoas 
que vestem os mesmos rótulos que eu 
e tratarei as que vestem 
outros rótulos com indiferença, 
desconfiança e mesmo hostilidade.

Brahma Kumaris - São Paulo - Brasil

Namastê


quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Benefícios do Limão


Propriedades do Limão

O limão é rico em fibras alimentares, dispõe de baixa caloria e tem ação antioxidante. Contém sais minerais, tais como: o fósforo, o ferro, o potássio e o cálcio. Uma alternativa para melhor aproveitar as propriedades dessa fruta é utilizar fatias de limão para saborear a água. Deve-se cortar o limão em fatias e colocá-lo imerso em água morna. Afinal, a água morna vai potencializar o efeito da vitamina C, que é encontrada em grande quantidade na casca do limão. Depois, basta colocar na geladeira e resfriar a composição.


Benefícios da Água com Limão

Os benefícios da água com limão são inúmeros, dentre os quais está a melhora da digestão. O limão possui efeito desintoxicante, que colabora com a retirada de toxinas que prejudicam o funcionamento gastrointestinal. O limão é ácido, então consegue auxiliar no processo de digestão dos alimentos e ajuda o fígado a quebrar gorduras.

O limão ajuda na desintoxicação do organismo e, também, estimula o sistema imunológico a produzir mais células de defesa. Portanto, a função do limão no organismo é a remoção das placas gordurosas das artérias e a ajuda no combate a gripes, infecções no trato respiratório, dores na garganta e má digestão. O limão também possui ação anti-inflamatória e colabora na regeneração da pele.

Limão em jejum

Beber o suco do limão pela manhã e em jejum, ajuda a fortalecer o estômago e também facilita a eliminação das toxinas que estão acumuladas nas paredes do intestino.

Abraços Fraternais

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Benefícios do Coco

O coco é um fruto funcional: 
todos os seus derivados têm importantes ações 
que contribuem para a saúde do nosso corpo.

Rico em nutrientes como cálcio, 
magnésio, vitamina C, vitamina E e outros.



Benefícios do coco
Possui antioxidantes 
(agem contra radicais livres);
Relaxa nervos e músculos;
Baixa a pressão arterial;
Controla o açúcar no sangue;
Produz um perfil lipídico saudável 
(HDL e LDL);
Aumenta a imunidade;
Reduz a inflamação de articulações;
Auxilia no emagrecimento.

Todas as frutas oferecem benefícios para a saúde, mas o superalimentos, como o coco, são raríssimos. O coco tem a capacidade de fortalecer diversas partes de seu organismo, promovendo saúde e qualidade de vida. 

Fraternos Abraços

domingo, 18 de agosto de 2019

Sal de Ervas



INGREDIENTES:


1 colher (sopa) de alecrim; 
1 colher (sopa) de salsinha; 
1 colher (sopa) de manjericão; 
1 colher (sopa) de orégano; 
1/2 xícara (chá) de sal light. 


PREPARO:
Adicione todos os ingredientes (exceto o sal) no liquidificador e bata até que fique uma pasta. Conserve em um recipiente de vidro tampado na geladeira. Pode utilizar outras variedades de ervas frescas ou desidratadas e outros tipos de sal.

Abraços Fraternais 

terça-feira, 18 de junho de 2019

Sentimentos Reprimidos


O mau humor é a ponta do iceberg, que esconde sob as águas (o inconsciente) os verdadeiros sentimentos que o alimentam.

A raiz da palavra Humor vem do latim, HUMOR e significa “líquido, fluído”. Humor, portanto, em todos os níveis de percepção, é alguma coisa que flui semelhante à própria água. A água que em muitas culturas simboliza o movimento de forças inconscientes, que gradualmente se desenvolve em características básicas do ser humano. Expressam-se no corpo, nas disposições e relações emocionais, em qualidades de sentimentos, de mente e de espírito.

Por outro lado, o mau humor é um estado, por vezes, incontrolável que nos tira de um equilíbrio habitual. Como outros estados desconfortáveis, o mau humor se instala sem ser chamado ou anunciado. Extremamente incômodo, age como um detonador que faz explodir situações, que nos tira a tranquilidade, e nos faz girar num círculo que se fecha em si mesmo. O mau humor isola e se alimenta da sua própria emoção.

Mas, quais são os sentimentos 
que alimentam o Mau Humor?

Os nossos sentimentos reprimidos e ocultos. Socialmente somos treinados a não manifestar determinados tipos de emoções, porque são “feias” e inadequadas, ou são motivadas pelo pecado, ou ainda, não são condizentes com uma sociedade hedonista, altamente performática, tipificada e produtiva.

As nossas emoções reprimidas são facilmente projetadas em algum personagem do momento, sejam em quadrinhos, filmes, seriados ou novelas. Quem não se lembra do personagem Félix, da novela Amor à Vida? De persona cruel e desprezível passou a ser o queridinho de muitos, tanto que, o autor precisou rever o trágico final do protagonista para um final feliz. Senão, seria linchado em praça pública ou massacrado pela mídia por não atender os anseios populares.

Isto porque, geralmente, os odiados e os execrados despertam como aconteceu com Felix, uma compadecida simpatia. Com eles facilmente nos identificamos nas nossas frustrações cotidianas. Aquelas, que sequer podemos admiti-las, quanto mais demonstrá-las. Por isso, as vivenciamos projetivamente através destes personagens. Eles podem viver por nós.

No filme Divertida Mente da Pixar & Disney há cinco “personagens/sentimentos” que habitam a cabecinha da garotinha Hayley, de 11 anos de idade: a Alegria, a Tristeza, o Medo, a Raiva e a Nojinho. No filme a tentativa da Alegria em manter a Tristeza longe, circunscrita a um espaço pequeno, chama a atenção. Ela não pode se manifestar, pois é a Alegria que comanda a sala de controle. É algo que muitos de nós fazemos no nosso dia a dia, não é mesmo? Na sociedade hedonista não há lugar para tristeza, incertezas, medos e dúvidas.

A alegria, a assertividade e a pró-atividade precisam estar no comando. Mas, a tristeza, assim como as outras emoções básicas, mas escondidas por nós, tem suas importantes funções na constituição do indivíduo, porque apontam na direção de alguns caminhos. Uma pequena reflexão nos mostrará claramente que o senso de humor sempre nasce de um senso de proporção, tanto de conexão com o mundo interno quanto externo, ou ainda, dos “bons” e “maus” sentimentos, se assim podemos dividir didaticamente. O segredo do sucesso esta na composição da trama e na tessitura correta dos sentimentos. E o risco do fracasso está na identificação unilateral e passiva de um dos lados.

Félix, de Amor à Vida, é um mal-humorado cínico e sarcástico que tenta esconder os medos e frustrações através de humor ácido, bravatas e estouros de autoritarismo. Na verdade, ele quer cumprir o mito de felicidade e sucesso tão importantes em nossa época.

A “personalidade difícil” , vem justamente por falhar em obter os componentes que garantam o cumprimento deste intento. Porque a certeza de ser feliz, deveria vir da segurança do dinheiro, do prestígio, do poder, da posição de comando, da autoafirmação, do desejo de ser querido, admirado e do carisma em atrair as pessoas a sua volta.

Eis então, que surge o MAU HUMOR em toda a sua glória para camuflar a insegurança, a agressividade, a frustração, a inveja e toda a sorte de “maus” sentimentos, que reprimidos, são soterrados nos recônditos de nosso inconsciente e se manifestam sombriamente através de atos ou atitudes mal humoradas.

Eu sempre brinco com os meus clientes dizendo que ninguém está no planeta para fazer vestibular para Santo. Portanto, seja HUMANO! Comece por validar os seus sentimentos, honestamente. Reconheça-os. Saiba de onde ele vem. É importante compreender-se melhor.

“Conhece-te a ti mesmo” é um antiquíssimo provérbio que mostra a sabedoria de olhar para si, em primeiro lugar. Admitir o que você sente abertamente é o primeiro passo lidar e entender este mal estar. Um espírito de sabedoria, pode vir à nossa ajuda forçando-nos a retirar a concentração unilateral de um ponto de vista pequeno, limitada, que o mau humor encobre.

A Psicoterapia é o lugar ideal para a busca do Autoconhecimento. Ela tem os instrumentos necessários para você se conectar com os pensamentos e sentimentos sombriamente escondidos e renegados. Não sofra eternamente por algo que pode ser tratado e compreendido. Procure ajuda especializada.

“O senso de humor é um verdadeiro 
atributo divino do homem, 
que por si só, lhe permite 
manter sua alma em liberdade." 
C.G. Jung

Abraços Fraternais

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Sintomas de Transtorno de Ansiedade


É normal ficar ansioso ou agitado de vez em quando – falar em público ou problemas financeiros, podem deixar algumas pessoas ansiosas. Mas, para alguns, a ansiedade se torna frequente, ou tão forte, que começa a dominar o dia a dia da pessoa.

Como faço para descobrir se cruzei a linha de um transtorno? Digamos que não seja fácil. A ansiedade surge de diversas formas diferentes – como ataques de pânico, fobia e ansiedade social – e a distinção de um diagnóstico oficial e uma ansiedade “normal”, nem sempre é muito clara.

Se você sentir qualquer sintoma regularmente, procure um médico e uma Psicoterapeuta.


Preocupação em excesso

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) – o tipo mais amplo de ansiedade – têm como marca o fato da pessoa se preocupar demais com coisas cotidianas, grandes e pequenas. Mas o que é “demais”?

No caso da TAG, significa ter pensamentos ansiosos persistentes durante seis ou mais meses. Além disso, a ansiedade é tão ruim que interfere no cotidiano e é acompanhada de uma enorme fadiga.

Ter ansiedade às vezes não te torna um ansioso. O problema é quando a ansiedade começa a afetar todos os aspectos da sua vida, te impedindo de viver.


Insônia

A dificuldade em pegar no sono ou permanecer dormindo está associada a uma gama de condições de saúde, tanto psicológicas quanto físicas. E, claro, não é nada incomum sofrer com antecipação por causa de uma entrevista de emprego ou uma importante disputa por uma promoção na empresa.

Mas, se você se encontra cronicamente acordado, preocupado ou agitado – sobre problemas específicos (dinheiro) ou nada particular – pode ser um sinal de que você tem transtorno de ansiedade. Segundo estudos, metade de todas as pessoas com TAG sofrem com problemas para dormir.

Outro importante detalhe: Se você acorda sentindo-se agitado, sua mente está acelerada e você não consegue se acalmar, a ansiedade também está em ação.


Medos irracionais

Algumas ansiedades não podem ser consideradas generalizadas, pois elas estão ligadas a situações ou coisas específicas – como animais, voos, multidões. Se o medo se torna esmagador, desproporcional e disruptivo em relação ao risco real envolvido, é um sinal de que você está tendo fobias, um tipo de transtorno de ansiedade.

Tensão muscular

A tensão muscular é realmente constante e consiste em apertar a mandíbula, enrolar os punhos ou flexionar o músculo por todo corpo. Exercícios regulares podem ajudar a manter a tensão muscular sob controle, mas a tensão pode aumentar se ocorre algum evento que não foi previsto. O fato de você ficar inquieto aumenta o nervosismo e consequentemente aumenta sua ansiedade.


Problemas digestivos

A ansiedade pode começar na mente, mas muitas vezes se manifesta em sintomas físicos, como indigestão, cólicas, inchaço, gases e até mesmo diarreia.

Autoconsciência

Transtorno de ansiedade nem sempre envolve falar pra uma multidão ou ser o centro das atenções. Na maioria dos casos, a ansiedade é provocada por situações do cotidiano, como conversar com amigos em uma festa, comer ou beber na frente de pessoas, fazer uma viagem rápida, dirigir. Nessas situações, as pessoas com ansiedade costumam imaginar que os olhos estão todos voltados à elas.

Pânico

Ataques de pânico podem ser aterrorizantes: imagine uma sensação súbita de medo e desespero que pode durar vários minutos, acompanhados por sintomas físicos assustadores, como problemas respiratórios, batimentos cardíacos, formigamento ou dor no corpo, suor, fraqueza ou tontura, dor no peito, dor no estômago e sensação de calor ou frio.

Nem todo mundo que tem um ataque de pânico tem transtorno de ansiedade, mas as pessoas que experimentam repetidamente podem ser diagnosticadas com transtorno de pânico. Pessoas com transtorno de pânico vivem com medo de quando, onde e por que o próximo ataque pode acontecer, e tendem a evitar lugares onde ocorreram ataques passados.

Perfeccionismo

A mentalidade mimada e obsessiva conhecida como perfeccionismo anda de mãos dadas com o transtorno de ansiedade. Se você está constantemente julgando a si mesmo ou tem muita ansiedade antecipada sobre cometer erros ou ficar aquém de seus padrões, então provavelmente tem um distúrbio de ansiedade.

O perfeccionismo é especialmente comum no Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Insegurança

Persistente dúvida sobre si mesmo. Em geral essa dúvida pode ser sobre a própria sexualidade ou sobre relacionamentos próximos, como por exemplo, “Será que meu marido me ama?”. Esses “ataques duvidosos”, são muito comuns quando uma pergunta não pode ser respondida.

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Sopa para limpar o organismo

Cinco poderosos alimentos anti-inflamatórios e desintoxicantes: alecrim, cebola, gengibre, açafrão-da-terra e inhame.

O alecrim tem os potentes antioxidantes ácido rosmarínico, carnosol e ácido carnósico.

Eles atuam combatendo e prevenindo inflamações.

A cebola é outro poderoso anti-inflamatório, além de ser ótima para “afinar” o sangue.

O gengibre é mais um ótimo anti-inflamatório natural, além de acelerar o metabolismo.

O açafrão-da-terra tem também seus agentes anti-inflamatórios e, inclusive, é considerado, por pesquisas científicas, um alimento anticâncer.

E o inhame, com reconhecida fama de excelente purificador do sangue, é mais um a enriquecer a sopa.

Por toda essas virtudes, esta sopa é ótima para compor o cardápio de qualquer pessoa, inclusive dos que querem emagrecer e alcançar saúde com a dose certa de calorias.


Ingredientes:

1 xícara de abóbora picada; 

3 inhames pequenos;

1 cenoura picada;

1 tomate picado;

1 cebola picada;

2 dentes de alho;

1 colher sopa cheia de gengibre ralado;

1 colher sopa de azeite extra virgem;

1 colher chá de açafrão-da-terra;

1 ramo de alecrim;

Sal marinho a gosto.

Preparo:

Refogar a cebola e alho no azeite até murchar.

Acrescentar a cenoura, tomate, inhame e abóbora e refogue mais um pouco.

Coloque água e deixe ferver até amolecer.

Bata no liquidificador e leve de novo ao fogo para engrossar um pouco.

Ponha o açafrão, o gengibre, o alecrim e o sal.

Sirva em seguida.

Para uma desintoxicação, tome esta sopa no almoço e jantar por três dias.

Gratidão

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Sim, ansiedade dói



Dói quando seu coração acelera, a ponto de faltar ar nos seus pulmões.

Dói quando seu emocional está descontrolado, mais você tem que aguentar firme pra não te acharem a "louca".

Dói quando seu estômago vira do avesso, porque seu corpo pede por um segundo de paz.

Dói quando você realmente tá cansada de sentir todos os dias a mesma coisa e nem com remédios você se acalma.

Dói quando sua pele arrepia, porque sentiu mais uma palpitação no coração.

Dói quando pés e mãos estão gelados e ao mesmo tempo suando.

Dói quando memórias e hipóteses de coisas ruins vem na sua mente.

Dói quando vem cobranças e mais cobranças de você mesma.

Dói porque tudo é questão de desespero, porque você sente tudo a flor da pele.

Dói quando seu coração acelera, a ponto de ficar cansada. Dói porque até sua gengiva fica dolorida.

Dói quando você luta com seu próprio emocional pra poder dormir, por conta de um ocorrido.

Dói porque você tenta aliviar balançando as pernas ou simplesmente criando calos nas mãos de tanto trabalhar.

Dói porque você simplesmente nunca tem descanso.

Dói quando seu corpo quer apenas um minuto de paz, mas sempre está em constante cobranças e medos.

Ansiedade faz seu corpo todo sentir dores.

E por mais que tente explicar o que realmente é essa tal "frescura", nunca vou conseguir colocar em palavras o que é ter ansiedade e viver com isso, literalmente todas as horas da sua vida.

Psicoterapia Holística 
Tratamento para o corpo, 
mente e espírito

Amor, Luz e Paz

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.