sexta-feira, 3 de maio de 2019

Corpo, Mente e Espírito – A Tríade Fundamental do Bem-estar Pessoal






É fato que o ser humano prima pelo bem-estar. Quem não gosta de estar em paz consigo mesmo, com a tranquilidade de deitar a cabeça no travesseiro sem preocupações, ter uma noite de sono agradável e acordar descansado para iniciar um novo dia?
Mas isso só é possível se você estiver em harmonia consigo mesmo, respeitando o tripé fundamental do seu Ser, para não bambear e cair.

Falaremos sobre cada um desses pilares de sustentação do bem-estar, a fim de que você esteja mais consciente se algum deles está enfraquecido na sua vida e necessita de maior atenção. Essa tríade está interligada e o desequilíbrio de uma delas certamente afetará as outras duas.

CORPO
Nosso corpo é o veículo físico de manifestação do Espírito. Através dele, podemos interagir com o mundo físico na 3ª dimensão, que é a Terra, lugar onde vivenciamos as experiências necessárias para os nossos atuais aprendizados.

Você já deve ter ouvido a expressão “o corpo fala”. De fato, seu corpo fala com você a todo instante, especialmente quando algo não vai bem. O ser humano é um organismo complexo, subdividido em células, tecidos, órgãos e sistemas. Quando sentimos dor, ou desconfortos de ordem física, recebemos do corpo um sinal de alerta para identificarmos o que fizemos ou estamos fazendo de errado.

É sua a responsabilidade de cuidar do seu veículo físico, dando a ele a manutenção que necessita para funcionar adequadamente, através de uma alimentação saudável, hidratação adequada (bebendo água essencialmente), e exercitando-o. Nosso corpo foi criado para mover-se e não para ficar parado. Por isso, é essencial trabalharmos o movimento, com caminhadas, alongamentos, trabalhando a flexibilidade e resistência. Fortalecer os músculos é muito importante, pois impede, inclusive, que forcemos as articulações. Suas juntas agradecem! Percebe que, ao cuidamos de nosso corpo de maneira está saudável, diminuímos as chances de adquirirmos doenças, sem falar que proporcionamos a nós mesmos um desenvolvimento com maior força, resistência e longevidade? Quem não quer ter uma velhice com o corpo saudável e resistente?

Particularmente gosto muito do livro Linguagem do Corpo, da autora Cristina Cairo. Ela aborda de maneira muito direta as somatizações, apontando a causa mental. Normalmente essa causa está relacionada à maneira como conduzimos a nossa vida, seja nos boicotando, sendo controladores demais, não sabendo nos expressar, ou não sendo flexíveis, ou reprimindo demais nossos sentimentos etc.

São várias as possíveis causas das somatizações. Obviamente livros e artigos não esgotarão o assunto, pois cada caso é único e seria necessária uma avaliação individual para identificarmos as origens dos desequilíbrios energéticos do corpo que podem causar uma reação no físico de cada pessoa. Somos um grande e complexo condomínio espiritual. Isso significa que devemos sempre levar em consideração também as influências de nossas experiências passadas, registradas em nossa mente espiritual. Portanto, estamos também sujeitos a esses ajustes cármicos e necessidades de aprendizado, cuja ação pode incidir diretamente em nosso corpo físico, dependendo do caso.

Portanto, preste atenção nos sinais que o seu corpo lhe dá e oriente-se com um Terapeuta, ou mesmo através de literatura disponível sobre os possíveis significados desses desajustes, de modo que você consiga entender o processo pelo qual você está passando, e fazer o possível para buscar o equilíbrio.

MENTE
A mente representa a sua consciência e a sua vontade. Através da mente nós pensamos e fazemos escolhas a cada instante de nossa existência. É impossível não fazer escolhas. Decidir não escolher também é uma escolha. As escolhas são necessárias, pois representam o nosso livre-arbítrio e a capacidade que temos de aprender e, assim, evoluir.

Nossos aprendizados se consolidam quando interagimos com o mundo. E o modo como reagiremos frente às experiências que tivermos é que mostrará o quanto nossa mente é capaz de ser resiliente, ou seja, de refletir sobre a situação até o ponto de entendê-la, sem se abalar.

Neste contexto, o corpo humano pode tornar-se um catalisador, um fio terra, de drenagens energéticas provenientes dos desajustes da mente. Ou seja, se não conseguimos resolver uma questão que abala nossos pensamentos, a probabilidade, ou tendência, de somatizarmos essa situação é muito grande, como já vimos. A somatização é o sinal que o corpo envia para nos avisar que não estamos conseguindo lidar bem com alguma situação em nossa vida. Trata-se, portanto, de um processo mental, e levará maior ou menor tempo para uma somatização ocorrer, conforme a intensidade do foco dos nossos pensamentos nessa mesma questão.

A meditação é uma prática fundamental para serenar os pensamentos e acalmar a mente. Através da meditação conseguimos nos conectar com nossa essência, nosso Eu Superior, ou Eu Espírito, puro e sábio, centelha divina, para receber as intuições que nos permitirão trilhar nossa jornada com maior segurança e sabedoria. Através de uma mente tranquila e confiante, é possível estabelecer equilíbrio das emoções e restabelecer o bom funcionamento do nosso corpo, enviando a ele sinais sinápticos de que tudo está em ordem. A meditação é um grande preventivo das somatizações. Mente sã, corpo são.

ESPÍRITO
Nosso espírito é o ser puro e divino. O Espírito nos conduz pela jornada do aprendizado, proporcionando-nos tudo aquilo que necessitamos para evoluirmos. Durante o processo de expansão da mente do Criador, nós, como projeções da divindade aqui na Terra, passamos por experiências inúmeras que nos conduzem à sabedoria. E a prática da espiritualidade nos permite discernirmos nossas ações para a tomada de decisão com maior consciência das suas consequências.

Ao adotarmos práticas espirituais a fim de nos sintonizarmos com nosso Espírito, entramos em contato com a nossa essência, e permitirmos ser quem nós verdadeiramente somos, seres divinos e criadores da própria realidade. Através do Espírito, conseguimos entender de que forma escolher mais sabiamente durante a nossa jornada na Terra para cumprimos a nossa missão individual com sucesso.

Durante nossa jornada, o Espírito, que já passou por tantas e tantas experiências e as mantém em registro, simplesmente sabe aquilo que precisamos aprender. O Espírito é, essencialmente, amor divino e não nos poupará de aprendizados duros, ou sofridos, se apenas desta maneira conseguirmos aprender uma lição. Pois o Espírito sabe que é eterno e que muito ainda irá experienciar pela frente. Portanto, entende também que a lição só é aprendida quando é vivenciada e que não mais precisaremos desta ou daquela lição quando as escolhas que fizermos relacionadas a elas não prejudicarem a nós mesmos e aos outros.

Ao desenvolvermos nossa espiritualidade, permitimos nos conectar com o mundo de uma maneira empática, entendendo que o resultado de nossas ações afeta a tudo e a todos. E, ao entendermos, mais cedo ou mais tarde, que tudo, absolutamente tudo, está conectado e o que verdadeiramente importa é o amor compartilhado entre todos os seres para a convivência em harmonia, então estaremos no caminho correto e os aprendizados ocorrerão de forma mais harmônica em nossa vida. Pois é a nossa mente quem acredita e sofre por acreditar que o aprendizado deve ocorrer na dor, não o Espírito. Este, a todo instante nos intui e nos conduz ao aprendizado no amor.

Corpo, Mente e Espírito estão interligados, conectados e necessitam um do outro para expandir em experiência e sabedoria. Através do corpo, o espírito pode manifestar a mente e as emoções, para interagir com o mundo e com outras mentes em expansão, todas em conjunto por um único objetivo, crescer no amor e conviver em harmonia, ajudando uns aos outros a viverem e lembrarem de quem realmente são: seres divinos, capazes de criar uma realidade de luz e paz para si mesmos e para o mundo inteiro.


Fernanda Tomaz
Abraços Fraternais

quarta-feira, 1 de maio de 2019

01 / 05 - Dia Do Trabalhador


Parabéns A Todos Os Guerreiros E Guerreiras Que, 
Faça Chuva Ou Faça Sol, 
Se Levantam Diariamente 
Em Busca De Um Futuro Melhor!
FELIZ DIA DO TRABALHADOR!





Ciatalgia / Inflamação no Nervo Ciático


Ciatalgia é a dor provocada pela irritação de uma ou mais raízes nervosas da coluna lombar, irradiando-se pelo membro inferior, geralmente com um trajeto bem definido. A dor no nervo ciático é caracterizada por uma sensação de queimação, fisgadas, dormência e falta de sensibilidade; é uma dor desesperadora e insuportável para quem sente, ocorrendo no local da lesão ou na região que o nervo percorre.

Na Síndrome do Piriforme, a dor pode chegar ao joelho ou parte posterior da panturrilha, já que o nervo ciático se divide em Tibial que atravessa a panturrilha e vai até a sola do pé ou na parte lateral do joelho provocado pelo nervo Fibular Comum.

A dor ciática acomete homens e mulheres em todas as idades, no entanto, é mais comum dos 30 anos aos 40 anos, faixa etária na qual excessos como sobrecarga de exercícios e de peso, são mais freqüentes. Com o avanço da idade, é ainda mais fácil adquirir uma dor ciática, que pode ter como principal causa a hérnia de disco, geralmente decorrente de processo traumático como um mau jeito; mas as dores também podem ocorrer devido a inflamações no próprio nervo por compressões da musculatura como o espasmo do músculo Piriforme ou trauma direto sobre o nervo, produzido por exemplo por uma injeção mal aplicada ou mesmo uma metástase cancerígena.

O nervo ciático é formado por raízes nervosas que nascem na medula espinhal região lombar e se unem na altura da região glútea formando um nervo calibroso, que segue seu trajeto na parte posterior da coxa, emitindo ramificações à semelhança de uma rede elétrica. Pelo tipo de dor e pela zona que ela atinge podemos determinar qual a raiz nervosa lesionada.

O nervo Ciático leva enervação para toda a musculatura dos membros inferiores, sendo responsável pela sensibilidade, flexibilidade e força da região lombar, nádegas, pernas e pés. Assim, a dor causada por ele atinge uma grande extensão do corpo.

Na região do quadril o nervo ciático passa internamente pelo músculo Piriforme e lateralmente pelos músculos Obturador Interno e os Gêmeos Inferior e Superior. Quando o músculo Piriforme encontra-se em espasmo muscular, ele por sua vez comprime o nervo ciático produzindo dor, por isso o nome da patologia de Síndrome do Piriforme.

Ciclistas, triatletas e corredores apresentam esse tipo de patologia porque o Músculo Piriforme encontra-se encurtado levando a uma compressão do nervo. A posição na bicicleta e o tipo de corrida (ex.: treinos de subida) são alguns dos fatores.

Pessoas sedentárias também podem apresentar compressão do Nervo ciático pelo Músculo Piriforme, quando se encontram muitas horas sentadas, fazem caminhadas sem preparar o músculo com alongamentos antes e depois da atividade, donas de casa ao realizarem suas tarefas como varrer, passar pano no chão, passar roupas , pessoas que permanecem muito tempo em pé sem intercalar o peso sob as pernas; motoristas de ônibus ou até mesmo pessoas que dirigem várias horas podem ter contratura de Piriforme.

Quando a dor começa a se manifestar, o ideal é que o indivíduo procure um Ortopedista, que através de exames como radiografia, tomografia e ressonância magnética, vai se certificar sobre qual é causa dessa dor e, desse modo, indicar o tratamento correto

Tratamento Holístico:
A Acupuntura é utilizada para alívio da dor e relaxamento muscular em clientes que desenvolveram Ciatalgia, esta técnica da Medicina Tradicional Chinesa utiliza, Moxabustão e Ventosaterapia, além de massagem chinesa nos pontos álgicos liberando endorfinas e desestagnando os Meridianos dos músculos envolvidos.


terça-feira, 30 de abril de 2019

Sobre os Chakras


A palavra “Chakra” vem do Sânscrito e significa “roda de luz”, "roda da lei", "roda da vida". São pontos de energia de diferentes vibrações, representando diferentes aspectos do corpo, da alma e do espírito. Simbolizam a lei da Natureza, estando em constante movimento. Eles estão localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano.

Alguns clarividentes conseguem enxergar cada um desses pontos, com sua forma e cor específica. Através da Radiestesia e outras formas de tratamentos alternativos, pôde-se constatar que a maioria das doenças são decorrentes do desequilíbrio dos Chakras ou da entrada de energia negativa nesses pontos vitais.

Os Chakras Harmonizados, são o equilíbrio entre as polaridades Yin (feminino, frio e úmido) e Yang (masculino, quente e seco). O esquema dos Sete Chakras é o mais usado nas terapias alternativas. Entretanto, existem inúmeros outros Chakras menores, atuando num esquema dinâmico de intercâmbio energético.

Sua função é de receber e transmitir energia para as áreas afetadas do corpo físico, trazendo o equilíbrio. Trabalhando com os Chakras, é possível unir todos os aspectos de nossas vidas, incluindo os aspectos físicos, materias, espirituais, sexuais e etc.

Os Chakras são centros de conjunção de energias que circulam ao longo de uma espécie de "sistema nervoso subtil" que se chama Nadis. É por eles que circula a energia vital: PRANA

Os Chakras criam-se no ponto de intersecção dos Nadis. É nestes centros de força que se encontram o plano terrestre e o plano cósmico. Apresentam-se sob a forma de um cone (funil) e a raiz dos sete Chakras principais está conectada ao canal central (o canal Sushumna), com uma parte nas costas, que recebe a energia, e a parte da frente, que a emite.

Quando se trata um Chakra desperta-se a Kundalini (energia que temos na coluna). É através destes centros de energia que os seres humanos recebem e transmitem. Os Chakras alimentam o corpo físico e todos os corpos subtis, alimentam-se de tudo o que, no Universo, é energia.

Todos os nossos estados de consciência são condicionados pelo estado Energético dos nossos Chakras.

No corpo físico, encontra-se Sete Chakras principais, sendo três mestres e quatro maiores. Sabemos que existe trezentos Chakras menores espalhados pelo corpo físico. Também há muitos Chakras que se encontram fora do corpo. Quando todos os Chakras estão abertos e balanceados, a energia nos permite comunicar com os espíritos do Universo.

Os Chakras são divididos em:
Os três Chakras localizados na cabeça
e na região da garganta,
são governados pela razão.

Os Chakras que estão localizados na frente do corpo, são governados pela emoção.

Os Chakras que estão localizados na parte de trás do corpo, são governados pelo desejo.

Cada Chakra está associado com uma das sete cores do arco-íris.

Namastê

segunda-feira, 29 de abril de 2019

A Psicanálise


Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana, desenvolvido por Sigmund Freud, médico que se formou em 1881, trabalhou no Hospital Geral de Viena e teve contato com o neurologista francês Jean Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose.

Sigmund Freud, o Pai da Psicanálise, médico neurologista austríaco, propôs este método para a compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente, abrangendo três áreas:

um método de investigação do psiquismo 
e seu funcionamento;

um sistema teórico sobre a vivência 
e o comportamento humano;

um método de tratamento caracterizado 
pela aplicação da técnica da Associação Livre.

Essencialmente é uma teoria da personalidade e um procedimento de Psicoterapia; a Psicanálise influenciou muitas outras correntes de pensamento e disciplinas das ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.

Psicanálise refere-se à forma de Psicoterapia baseada nas teorias oriundas do trabalho de Sigmund Freud; Psicanálise é, assim, um termo mais específico, sendo uma entre muitas outras formas de Psicoterapia.

Por que a Psicanálise?

A Psicanálise se difere de algumas Terapias que tem como objetivo “eliminar o mal pela raiz”, como se diz em linguagem popular. Acredita-se que há muitos sofrimentos que não cessam simplesmente com uma amputação do mal, como se o mal tivesse uma causa apenas externa, como se fosse diretamente provocado por alguém ou algo que nos faz mal.

Tratar apenas das manifestações sintomáticas, seria como tentar resolver o vazamento de uma represa colocando o dedo no furo de onde escapa a água. Um dia, isso vai dar as caras novamente, em um outro lugar ou a partir de uma outra situação apresentada em nossas vidas. Ao contrário de uma eliminação, de uma solução instantânea, a Psicanálise convida seus clientes a se confrontarem com a sua própria dor.

Acredita-se, assim como Freud acreditava, que todos temos responsabilidade frente ao rumo que tomamos em nossa vida. Ao contrário de vítimas dos acontecimentos, de receptores passivos de um certo saber – seja médico, psicológico ou o que for -, os sujeitos são convocados pela Clínica Psicanalítica a serem partes integrantes do próprio tratamento.


Florais de Bach


Os Florais de Bach são um Sistema Floral, descoberto entre os anos 1920 e 1930 pelo Dr. Edward Bach, que pesquisou por anos como preparar remédios a partir de plantas, extraindo seus óleos e essências, bem como quais as propriedades de cura de cada um.

Bach acreditava que, assim como nas demais Terapias Holísticas, a cura do plano emocional influi diretamente nos demais níveis de nossas vidas, trazendo reflexos no corpo e na saúde. O uso dos Florais traria então um maior equilíbrio entre mente e corpo, auxiliando a pessoa a encontrar o seu estado de Saúde e de Bem-estar Natural.

O sistema Floral é composto por 38 remédios, cada qual associado a uma Emoção Humana e que, ao utilizá-lo, ajudaria a pessoa a superar essa dificuldade. O uso de Florais, diferentemente do que estamos acostumados em ver quando falamos de tratamentos, que é o enfoque nos sistemas e sintomas físicos, estão sempre associados a emoções, e consequentemente a como elas se manifestam no corpo.

Indicações

São muitos os males do dia a dia: estresse, medo, depressão, ansiedade, cansaço mental, desespero, pânico, culpa, fadiga, tristeza, solidão, insegurança, ciúmes, indecisão, mágoas, insônia, etc, e as suas causas são também as mais variadas. A boa notícia é que os Florais são indicados no tratamento de todos esses males; com a vantagem de que não há contraindicações, podendo ser usado por crianças e até animais.

Assim como as demais Terapias Holísticas e outras formas de medicina natural, os Florais de Bach têm efeito no tratamento dos sintomas, e não da doença em si. Eles atuam direta e especificamente na condição emocional da pessoa, e como isso varia de um para outro, é bem comum que pessoas com a mesma queixa possam se beneficiar de Florais diferentes. As indicações são únicas e personalizadas, por isso essa diferença.

A administração dos Florais portanto não é de suprimir atitudes negativas, mas sim transformá-las em positivas, estimulando o melhor de cada um, liberando o seu sistema físico e mental para operar no seu melhor, livrando-se do que não faz bem. Outro ponto importante sobre os Florais, é que não é preciso estar doente ou com algum problema para se beneficiar deles. Os Florais auxiliam no dia a dia para combater até mesmo dias mais cansativos, ou trazer mais energia em tempos mais corridos. A ideia do uso dos Florais, é sempre trazer o melhor de cada um, muitas vezes até mesmo antes que os sintomas físicos apareçam.


Fraternos Abraços
x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.