quinta-feira, 7 de março de 2019

Gratidão

Obrigada às oportunidades 
de trabalho, 
conquistas, 
sucesso 
e evolução que se abrem 
diante de mim diariamente.

Amor, Luz e Paz


segunda-feira, 4 de março de 2019

Arteterapia "Terapêutica"



ARTETERAPIA

A Arteterapia nada mais é, do que uma disciplina híbrida, cujas bases residem nas mais variadas formas de Arte e também da psicológica.


Veja como a prática traz inúmeros benefícios para sua saúde física, emocional, mental e espiritual

Sim. Pode e é!

Muito se fala, atualmente, sobre os benefícios da Arteterapia para o bem-estar, para o relaxamento, para a concentração e para o “tratamento” adicional de vários males que nos afligem, tais como: ansiedade, depressão, síndrome do pânico, etc.

Médicos receitam atividades esportivas há muito tempo, citando os benefícios para a saúde e vida longa.

Contudo, recentemente, percebo o grande número de pessoas que procuram artes manuais em geral – indicadas por médicos dos mais variados, como psiquiatras, geriatras, clínicos gerais, terapeutas e outros. E estes também ressaltam as significativas mudanças na saúde e nos tratamentos para diversos males nos quais os medicamentos não podem “trazer a cura” sozinhos.

Gosto de reparar que sempre mencionam na “receita”, os ganhos que as atividades manuais/artesanais proporcionam na vida diária dos “pacientes”, independentemente da idade.

Em minha experiência como Psicoterapeuta, reparo tudo isso há mais de 10 anos, observando minhas clientes, e percebo a necessidade da Arteterapia " o estar com a mente ocupada". Como Psicoterapeuta, estarei agregando essa Terapia brevemente. Para ajudar o desenvolvimento humano. Creio que nas aulas artísticas as clientes se sentirão: renovadas, alegres, enriquecidas com as conversas (terapêuticas, sim) que trocam, comentando aspectos pessoais, familiares, dores, alegrias, desafios, expectativas... e tudo se dará de forma espontânea e bastante proveitosa para todos.

Como observo e valorizo, sempre busquei, em minha jornada, incentivar trocas e vivências, tendo como norte estudos e experiências que vivi, em minhas buscas e pesquisas pessoais.

Vejo com alegria que, hoje, tudo isso vem ganhando notoriedade.

Torço e luto para que isso também torne a Arteterapia , um trabalho de saúde, que traz embutido em seu potencial criativo e criador de novas possibilidades de viver com mais contentamento, satisfação, tranquilidade e bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.

E com o Arteterapia, 
em nosso caminho criativo 
e buscador do Equilíbrio Emocional!

Atualmente, além do Consultório; dedico-me ao projeto ARTEtERAPIA – conjunto de atividades, exposições e cursos nos quais desenvolve e facilita o potencial criativo e o bem-estar para participantes de todas as idades. E mais, dá para ganhar um dinheiro extra, para quem está em busca de uma profissão ou complementar renda pessoal e/ou familiar.

É o Espaço Holístico Fernanda Tomaz, 
em busca de aprimorar seu trabalho, 
para suprir as necessidades humanas!

Fernanda Tomaz
psicoterapeuta

Tenho rugas...


Tenho rugas...
Olhei para o espelho e descobri que tinha muitas rugas, em volta dos olhos, na boca, na testa.
Eu tenho rugas porque eu tive amigos... e nós rimos, mas tanto, até às lágrimas.
Eu tenho rugas porque conheci o amor que me fez espremer os olhos de alegria.
Eu tenho rugas porque tive filhos e fiquei preocupada com eles desde a concepção, mas também porque sorri para todas as suas novas descobertas e porque passei muitas noites em claro....

Tenho rugas porque eu também chorei...
Chorei pelas pessoas que amei e que foram embora, por pouco tempo ou para sempre, sabendo ou sem saber o porquê.

Tenho rugas porque passei horas sem dormir para observar os projetos que correram bem... mas também para cuidar a febre das crianças, para ler um livro ou fazer amor.

Vi lugares lindos, novos, que me fizeram abrir a boca espantada e ver os lugares antigos, antigos, que me fizeram chorar.

Dentro de cada sulco no meu rosto e no meu corpo, se esconde a minha história... se escondem as emoções que vivi... a minha beleza mais íntima.

E se apagar isso, apago a mim mesma.
Cada ruga é uma anedota da minha vida, uma batida do meu coração, o álbum de fotos das minhas memórias mais importantes!
AD
Fraternais Abraços


domingo, 3 de março de 2019

Conduza o "Barco"...


O navio não afunda pela água que está ao seu redor. 

O que pode afundar um navio é a água que invade o seu interior. 

Portanto, não importam as coisas que estão acontecendo ao seu redor, em torno da sua vida. 

O que importa é você não permitir que, o que está acontecendo invada o seu interior e te coloque pra baixo e faça com que sua vida naufrague. 

Conduza o “Barco” da sua vida com Coragem, Determinação, Força e Fé em Deus e serás sempre um vencedor.

Abraços Fraternais
x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.