sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Frutas e seus benefícios


Principais beneficios dos Frutos

Os Frutos

Os frutos diferem dos legumes e das hortaliças pelo agrado com que se comem crus; constituem saborosas sobremesas e alegram merendas.
Em geral, são mais calóricos do que hortaliças e legumes porque contêm mais açúcares. Açúcares de absorção medianamente rápida, que conferem aos frutos maduros a faculdade de restaurarem as forças perdidas, de forma saudável e expedita.
Mesmo assim, os frutos são uma fonte relativamente modesta de energia porque a maioria contém apenas 8% a 10% de hidratos de carbono. Bananas, uvas, figos doces e diospiros maduros, quase o dobro. Melão, melancia, framboesas e morangos, cerca de metade.
A doçura dos frutos guarda alguma relação com a sua riqueza global de açúcares; no entanto, depende sobretudo do tipo de açúcares (a frutose, por exemplo, é muito mais edulcorante do que a glicose ou do que o açúcar comum) e da presença de outras substâncias adoçantes. Daí que, no caso da melancia ou de morangos bem doces, a concentração de hidratos de carbono nunca ultrapassa 4%.
São ricos em vitaminas; a C abunda sobretudo nos quivis, citrinos e morangos; o caroteno, mais nos frutos de polpa corada: o complexo B aparece um pouco em todos.

As várias classes de nutrimentos, nomeadamente complantix, concentram-se nas cascas dos frutos mas não é seguro consumi-las por causa do uso intempestivo e abusivo de pesticidas de contacto. Se os frutos estão bichados ou se há certeza de que provêm de um pomar onde os tratamentos cumpriram os prazos de segurança, então coma-se tudo.
Os pesticidas, além de tóxicos, podem provocar mal-estar abdominal e diarreia. Fruta verde também pode ser causa de cólicas abdominais e de diarreia. Fruta madura é sempre mais fácil de digerir, melhor tolerada e mais rica.
Para facilitar a digestão e não ter gases importa mastigar muito bem toda a fruta, aliás como tudo o que se come e bebe. No entanto, certas variedades de maçãs, bananas e figos são quase sempre flatulentes; por isso, pessoas mais sensíveis e desportivas podem ter vantagem em comer fruta batida. Os batidos são sempre nutricionalmente mais ricos do que os sumos; a preparação destes, por centrifugação ou por espremedura, desaproveita a ganga fibrosa; ora é nesta que abunda complantix e se fixa parte apreciável de vitaminas e minerais. De realçar a abundância de pectina na camada branca da casca da laranja e dos outros citrinos. O consumo regular de sumos e refrigerantes, no lugar de fruta inteira ou de batidos frescos, empobrece significativamente a alimentação quanto a vitaminas, minerais, antioxidante, fibras tenras e gelificáveis.
Devemos rejeitar sempre as partes tocadas dos frutos, tal como as partes meladas e pegajosas de hortaliças e legumes. Quase sempre estão impregnadas de bolores e de germes perniciosos.
Cozer e assar desfalca os frutos em nutrimentos porque estes são oxidados pelo calor ou transferidos para a calda. Preferir maçãs assadas ou cozidas e pêras em calda empobrece a alimentação; quem os usa com regularidade por causa de mal-estar abdominal bem fará em adoptar purés de frutos.

Não é habitual entre nós consumir regularmente frutos secos, sejam ameixas, pêras, alperces ou passas de uvas. Só os figos secos gozam de certa popularidade. Todos estes alimentos perdem muita água e vitamina C durante a secagem mas são fornecedores concentrados de complantix, minerais e hidratos de carbono. Gozam do favor das guloseimas com a vantagem de, ao contrário destas, serem naturais e nutricionalmente interessantes. Ajudam a defecar e a regularizar o intestino de fracos comedores de produtos hortícolas e frutas, sobretudo quando se tem o bom hábito de beber liquídos em abundância. Entram, em combinação com cereais precozinhados e sementes, na construção do muesli, mistura que ganha certo prestígio no primeiro almoço e nas merendas.
Um tipo especial de «frutos secos», de facto, não o são; são sementes: nozes, amêndoas, avelãs, pistados, etc. Destacados fornecedores de proteínas, complantix e gorduras insaturadas, podem e devem ser consumidos regularmente, embora com moderação.
O valor calórico dos frutos secos é elevado, em virtude da concentração dos açúcares naturais dos frutos frescos de onde derivam. Com 40% a 70% de hidratos de carbono, fornecem entre 200 a 300 kcal por cada 100 gramas.
O valor calórico das sementes é mais elevado ainda: 580 a 650 kcal por cada 100 gramas, em resultado dos altos teores de proteínas e, sobretudo, de gorduras: 40% a 63%.

(fontes:Vida de Qualidade)

Fraternos Abraços

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Bom humor nas dificulddes


por Fernanda Tomaz - fernandatomaz@psicoterapeutas.com.br

Na vida,é normal passarmos por dificuldades,pois estamos aqui para aprendermos a superá-las,usando nossa inteligência.Muitas vezes somos nós que criamos as dificuldades por nossa invigilância,mas ainda assim,não nos desesperemos jamais,procurando manter o bom humor.O bom humor nos torna receptivos as soluções,que estão sempre muito próximas de nós.Mantendo o bom humor,nossa mente mantém-se relaxada,dando-nos as condições para resolvermos e ultrapassarmos as dificuldades e obstáculos que surgem.No grau evolutivo em que nos encontramos,ainda enfrentaremos obstáculos e adversidades,e ficar de mau humor não trará a solução,pois o nervosismo,a tensão e a falta de confiança só tornarão as coisas mais difíceis para nós.Com o bom humor,uma situação aparentemente desagradável pode tornar-se engraçada para nós,levando-nos ao riso,tornando tudo mais leve e sem muita importância.Tiremos assim,uma lição das contrariedades e adversidades,com a certeza de que tudo é passageiro,e que somente o bem e a alegria são eternos em nossa vida.

(fontes:www.gotasdepaz.com.br)

Reflexão:

Reconhecendo o REAL valor das coisas.
Em que fase é altamente propícia para você harmonizar sua vida!!!
(explore suas qualidades).
Tenho um bom senso do valor das coisas!!!
Sobretudo do meu própio valor pessoal!!!
Eu me permito atrair pessoas,fatos... necessárias para minha vida existêncial!!!
Momento delicado.
O momento envolve a necessidade de introspecção reflexiva.


Luz,Amor e Paz

Reflexão! Orgulho e Egoísmo


por Fernanda Tomaz - fernandatomaz@psicoterapeutas.com.br

É um fato sabido que as duas maiores chagas da humanidade são o orgulho e o egoismo.São os grandes obstáculos,os maiores desafios que cada um de nós tem que enfrentar,se é que realmente queremos nos despojar de tanta imperfeição.

Sabemos que não estamos neste planeta por acaso.É o lugar que nos cabe no nosso atual estágio evolutivo.Nós nos merecemos mutuamente,a terra e nós!Mas,estamos bem!Somos felizes!Não nos entristecem as guerras,o ódio irracional,a inveja,a violência generalizada,a miséria,o orgulho desvairado e o egoísmo arraigado!Enche-se de lágrimas nossos olhos e batem mais forte os nossos corações,quando vemos imagens de dor e desespero com que a tv nos brinda,constantemente,no nosso dia a dia!Não nos sentimos um pouquinho envergonhados da nossa mesa farta e dos lençóis macios,quando sabemos que existem milhares,talvez milhões,de crianças e velhos que estão sós,tendo por leito o chão duro,por teto as estrelas,por lençol o frio cortante e,por alimento,o que conseguem de raras mãos caridosas e de latas de lixo!

Se sentimos uma pontinha de vergonha,se choramos e nos enternecemos com tanta dor,é um sintoma de que progredimos alguma coisa.Mas,se a despeito da vergonha e da emoção,não fazemos o que nos é possível,dentro de nossas limitações,para ajudar aos menos favorecidos,então,só nos restará nos escondermos,pois a vergonha será tanta que não teremos coragem de olhar nem para nós mesmos.

Será que estamos tão doentes!As terríveis chagas já nos dominaram tanto,que estamos cegos e surdos as lamentações que envolvem nosso planeta!Será que nossos olhos estão cerrados a dor alheia e abertos,bem abertos,para que contemplamos extasiados a mulher do próximo ou a queda dos nossos inimigos!

Será que nossos ouvidos estão vedados ao pranto de uma mãe que não tem como alimentar seu filho!Mas estão abertos,bem abertos,para ouvir elogios a nossa fortuna,nosso carro ou a nossa casa bem construída!

Será esta a atitude que "Deus" ,nosso "Pai",espera de nós!Não,este não seria o nosso "Deus".O nosso quer que cresçamos por nós mesmos,por nosso mérito,e isso só conseguiremos quando,vendo,,ouvindo e,principalmente agindo,descermos de um pseudo pedestal de superioridade,onde nos colocamos,e nos juntamos aos nossos irmãos de luta.

Mas,afinal,em que somos superiores!Dinheiro!Posição social!É,talvez sejamos,"Hoje"!Mas,e ontem,o que fomos!E amanhã,o que seremos!

É meus irmãos.Se hoje somos ricos de bens materiais,com certeza,somos também milionários de orgulho e de egoísmo e tremendamente pobres de humildade,amor e caridade.

Aliás,somos tão pobres de amor que,após 2 mil anos,ainda não conseguimos fazer o que o Mestre Jesus nos ensinou:"Amar aos nossos inimigos"!Ora,não aprendemos amar nem nossos amigos...

Entretanto,quero fazer uma resalva.Existe o orgulho justificado,onde a real sastifação não está em superar nunguém,mas a si mesmo.De derrotar as própias inclinações viciadas,os desvios morais que nos enegrecem o perispírito.Isto,sim,é motivo de orgulho,de alegria pela vitória alcançada.

E,se vencermos,não precisamos propagar aos quatro cantos do mundo.Não precisamos de arautos para tornar nossas vitórias conhecidas.Não raras vezes,o silêncio majestoso do exemplo soa mais alto que o barulho ensurdecedor de uma imposição,flagrantemente forçada.

Porque será que complicamos tanto a nossa evolução!Somos tão superiores que podemos caluniar,em vez de consolar!De ouvir os aplausos que massageiam nosso ego,em vez de ouvir a voz da consciência!De agredir e não amparar!De tirar e não repartir!

Aonde nos levará este orgulho louco e vão!Por quantas reencarnações aindao teremos por companheiro!Quando o sufocaremos de amor!

E o egoísmo doentio e perveso!Quando vamos aniquilá-lo com a caridade!

As armas estão ao nosso alcance:combatamos o orgulho com a humildade e o egoísmo com a caridade!Juntos,liderados pelo amor,estaremos livres de tão indesejáveis companhias.

De que nos adianta a biblioteca repleta de livros espíritas,cérebro brilhante,voz suave e palavras doces,se temos o coração opaco e amargo!

Por fim,concito todos nós a nos lembrarmos de que a terra será melhor quando nos conscientizarmos de que uma grande felicidade nasce das pequenas renúncias de cada um. Assim seja!!!

(extraido do livro*Lágrimas De Um Louco *Agnaldo Cardoso)

Luz,Amor e Paz

TOC*Transtorno Obsessivo Compulsivo


O transtorno obsessivo compulsivo caracteriza-se por dois tipos de manifestações:as obsessões ou idéias obsessivas e as compulsões ou rituais compulsivos.
As obsessões são idéias ou imagens que vem à mente do indivíduo independente de sua vontade repetidamente.
Embora a pessoa saiba que são idéias suas,sem sentido,não conseguem evitar de pensalas.São idéias relacionadas a religião,duvidas,sexo,contaminação,etc.
As compulsões são atos ou rituais que o indivíduo se vê obrigado a executar para aliviar ou evitar as obsessões.Se a pessoa não executa o ato compulsivo,ela fica muito ansiosa.
Compulsões frequentes são lavar as mãos,verificar se a porta está trancada ou se a válvula do gás está fechada,contar ou falar silenciosamente.Tanto as obsessões como as compulsões,ocupam uma boa parte do tempo da pessoa,prejudicando o seu cotidiano.
Muitos portadores de TOC apresentam também outros transtornos,como fobia social, depressão,pânico,alcoolismo e drogas.
Alguns transtornos mentais como a tricotilomania (arrancar pelos ou cabelos),o distúrbio dimórfico do corpo (idéia fixa de que há um pequeno defeito no corpo) e a síndrome de tourette (síndrome dos tics) parecem estar relacionados ao TOC.

Para Freud,os pensamentos obsessivos e os rituais compulsivos (neurose obsessiva compulsiva),surgem como resposta inconsciente a determinados desejos que levam a um estado de ansiedade.Por mais desconfortáveis que sejam os sintomas da obsessão e da compulsão,eles seriam menos incômodos do que enfrentar conscientemente as razões do tormento psíquico.

O tratamento envolve a junção de medicamentos (psiquiátricos) e psicoterapia.

Cuide-se,VOCÊ é seu maior patrimônio!
Declarar-se enfêrmo psíquico não é vergonhoso,ao contrário,é um Ato De Amor Própio!
Amorosamente,
Fernanda Tomaz

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O Tempo


O tempo é como o vento,
Sopra e passa em um momento;
Passa para mim, para ti, para todos;
Ah o tempo...
Ninguém pode comprá-lo, detê-lo ou guardá-lo...
Podemos sim aproveitá-lo;
Vamos viver cada segundo, com amor e carinho,
Dando valor real a cada minutinho;
Vamos olhar em volta e sentir o vento;
Vamos olhar o tempo e nos olhar no vento;
No vento das horas passa o tempo,e,
Quando acordamos, onde estamos
Estamos aonde o vento e o tempo nos trouxeram;
E onde o nosso coração nos guiou, nesse mesmo tempo,
nesse mesmo vento.
Vamos amar mais, viver mais, sentir mais o vento e o tempo
.
E sermos felizes enquanto estamos no caminho,
enquanto estamos no vento, enquanto é tempo.
Fiquem em paz!
(fontes:Gotas De Paz)


Namastê

Reflexão

Se sua vida não é feliz, então, saiba que você está vivendo da maneira errada.
O sofrimento é o critério de se estar errado; e a felicidade é o critério de se estar certo - não há nenhum outro critério.


Se você é positivo, então, nada é negativo para você.
Se você for negativo, então, tudo será negativo para você.
Você é a fonte de tudo o que existe à sua volta; você é o criador de seu próprio mundo.


Mohan Chandra Rajneesh*Osho

Namastê

Contentamento

Contentamento é um dos maiores poderes espirituais.
Com contentamento fico livre de estar sempre precisando ou querendo algo.
Fico livre da insatisfação.
Quando estou contente internamente, o que acontece fora já não me abala mais.
Fico mais estável diante dos dramas da vida.
Quando tenho esse poder posso ajudar os outros a passarem facilmente pelos desafios da vida.
Hoje vou praticar o contentamento e dizer para mim mesmo:
Eu já tenho tudo que preciso! Eu sou pleno!
Brahma Kumaris

Namastê


terça-feira, 14 de agosto de 2012

2012 - Uma Conspiração Espiritual

Cor *Verde e seu significado


VERDE

Prosperidade, Sorte, Fertilidade.
É a cor mais tranqüila para os olhos, sendo a cor da vida, do novo
e do crescimento.

O Verde é muito usado nos hospitais com base na crença de que esta cor ajuda o processo de recuperação da saúde.

Decoração:
É uma cor muito usada tanto da decoração como na pintura, dependendo do gosto. No chão, nos lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos complementa madeira e jardins.

Cromoterapia:
É a cor que nos leva a natureza. Traz força equilibrada e progresso mental e corporal. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Também significa esperança e satisfação. É a cor da saúde.

Feng Shui:
É uma cor neutra que representa o elemento madeira no Feng Shui. Muito cuidado em usar a cor verde em locais que predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente explosivo. Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas com problemas de saúde, o verde é um ótimo remédio.

Abraços Fraternos

Prece a Kuan Yin


ORAÇÃO E CONSAGRAÇÃO DA ÁGUA

Medita-se por alguns minutos, buscando conexão com nossa querida Deusa. Em seguida fazemos uma oração pessoal, que pode ser de agradecimentos, pedidos ou somente uma comunicação silenciosa, e então inicia-se a consagração de água.

Pega-se com as duas mãos uma taça contendo água potável, elevando-a e falando:


Amada Kuan Yin

Abençoe esta água com todo o seu amor e bondade,

Que ela seja útil para levar tua salvação

A todos os seres, conforme tua vontade.

Que através do teu poder, esta água possa torna-se

o Sagrado Elixir Libertador.

Salve Kuan Yin Pusa!

Que o manto de tua compaixão e misericórdia

cubram todos os seres da Terra.

Que esta água purificadora limpe corpos e almas.

Que tua chama queime as impurezas dos três mundos.

Ofereço minhas respeitosas reverências a Kuan Yin P'usa,

a quem adoro e a quem servirei eternamente!

Peço que meu coração seja consolado pela Senhora!!!

Namastê

Alimentos que dão energia


Açaí:

Esse poderoso energético é ainda mais eficiente quando servido com mel e granola, o que ajuda a melhorar a disposição. Além disso, mantém a imunidade em alta, afastando possíveis doenças. Essa fruta pode ser consumida também com sorvete, vitaminas e sucos.

Chocolate amargo:
Além de possuir substâncias que auxiliam na dilatação dos vasos sanguíneos, o que facilita a passagem do sangue, ele colabora na prática de exercícios que necessitam de força. Ele pode ser utilizado na preparação de bolos e mousses ou ser consumido em barra.

Banana:
Essa fruta ajuda na prevenção da hipertensão arterial e de cãibras. É rica em vitaminas, minerais e fibras, que ajudam a manter a disposição. Por isso, é um item indispensável em uma salada de frutas ou vitamina.

Café:
Ele tem um ótimo poder estimulante. Além disso, pesquisas apontam que algumas de suas substâncias podem ajudar na prevenção de demências e Alzheimer.

Luz,Amor e Paz

Música para Relaxamento e Meditação

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Atitude


Crie bons pensamentos de manhã. Sustente-os durante o dia. E, à noite, acabe com pensamentos negativos, entregando-os a Deus. Quando você tem essa atenção em sua agenda diária, mudança definitivamente acontece. Tudo depende da sua atitude. Quando há profunda realização e vontade de mudar, Deus ajuda no que você precisa. Não deixe esse desejo enfraquecer. Seja o que você fizer, faça com amor e com o coração. Assim sua vida se tornará muito elevada.”

Dadi Nirmal Shanta

domingo, 12 de agosto de 2012

Redução de açucar

Como reduzir açúcar na alimentação

Os alimentos com açúcar dão-nos uma sensação de bem estar e são muito saborosos, mas devem ser ingeridos de forma equilibrada. O açúcar quando ingerido de forma exagerada pode danificar os dentes (cárie dentária), eliminando da nossa dieta alimentar nutrientes saudáveis e importantes para o nosso corpo. Para que isto não aconteça existe algumas coisas que pode fazer para reduzir açúcar na sua alimentação:

■ Saiba quais são os produtos que costuma comer que possuem maior porção de açúcar, ponha-os de parte e coma-os de forma esporádica.

■ Ao fazer compras inspeccione os rótulos dos alimentos de modo a verificar se o que diz no rótulo corresponde à realidade, pois alguns alimentos que compramos pensamos que não contém açúcar, mas ele está lá. Se comprar produtos ricos em açúcar, evite comprar aqueles que possuam adoçantes ricos em calorias como calda de milho e frutose.

■ De manhã em vez de comer cereais com açúcar, opte por cereais ricos em fibras sem adoçantes ou então junte-lhe uma colher de mel. A fruta fresca adicionada aos cereais também pode ser uma boa opção.

■ Substitua as bebidas e refrigerantes com muito açúcar por água gaseificada, sumos naturais sem adoçantes ou simplesmente água.

■ Evite comer fruta enlatada ou fruta seca. A fruta fresca contém muito menos açúcar e é mais rica em vitaminas.

■ Coma bolos e sobremesas somente em ocasiões especiais.

■ Confeccione em casa os seus molhos, sobremesas, bolachas, bolos e tartes. Desta maneira será mais fácil reduzir a quantidade de açúcar. Pode usar baunilha e canela, para dar aroma às suas sobremesas. Substitua o glace para cobrir bolos por açúcar em pó.

■ Ao beber chá ou café adicione menos açúcar.

■ Não compre chocolates e outro tipos de guloseimas para comer em casa.

■ Não recompense as crianças com doces e peça aos seus familiares e amigos que respeitem a sua vontade.

(fontes:Vida de Qualidade)

Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.