sábado, 31 de agosto de 2019

Percepção da alma


A percepção de ser uma alma, 
livre da influência limitada do corpo, 
afeta nosso pensar. 
Quando vejo a mim 
e os outros como almas, 
eu sentirei uma afinidade 
espiritual em relação a eles, 
mesmo quando sou consciente 
de que eles são diferentes de mim 
em muitos aspectos. 
Conexões entre almas são coloridas 
pelas qualidades inatas da alma: 
amor, paz, verdade e pureza. 
Quando vejo os outros 
como meus irmãos espirituais, 
filhos de um Deus, 
eu verei com compaixão 
e entendimento, 
além de seus papéis e erros. 
Por outro lado, 
se eu me prendo na consciência física 
e me identifico com os rótulos como, 
raça, nacionalidade, religião, gênero, 
eu julgarei os outros pelos mesmos rótulos. 
Eu sentirei afinidade pelas pessoas 
que vestem os mesmos rótulos que eu 
e tratarei as que vestem 
outros rótulos com indiferença, 
desconfiança e mesmo hostilidade.

Brahma Kumaris - São Paulo - Brasil

Namastê


sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Autoconhecimento



Conhecer nossas capacidades e limitações, 
nossas emoções e necessidades 
e a forma como nos relacionamos, 
é essencial para que tenhamos saúde.


O autoconhecimento é um dos principais fatores para o nosso crescimento pessoal. Quando conhecemos a nós mesmos, aumentamos as nossas chances de afastar sentimentos e emoções negativas.


O conhecimento é, cada vez mais, um pré-requisito para que nossas vidas pessoal e profissional tenham movimento, sucesso ou melhores resultados. Seja o conhecimento individual (autoconhecimento) ou conhecimento de áreas específicas para aplicarmos em nosso trabalho. Com isso, o medo de falhar, o receio de não conseguir ou a raiva por não alcançar os resultados que queremos fica também mais presente em nosso dia a dia. Esses sentimentos negativos fazem com que o conhecimento pareça algo complicado ou “para poucos”.

Tão intrigante quanto isso, o autoconhecimento parece ainda mais distante. Estamos sempre enxergando fora de nós o que queremos conquistar: sucesso, fama, dinheiro, felicidade, amor, estabilidade, etc. Agimos como se tudo isso estivesse longe; como se exigisse um tempo e um esforço grandes demais, o que nos faz esquecer de olhar para dentro e refletir sobre nossas vidas.

Autoconhecimento significa estar consciente de quem você é na essência. Descobrir no mais profundo e verdadeiro Eu quais são suas características principais, que fazem você agir da forma que age, ser quem você é, ou ter os resultados que você tem.

Ao falar de autoconhecimento, é indispensável falarmos também de “consciência”. A consciência é o que faz o ser humano poder observar e interagir com tudo o que existe dentro e fora de si. A partir da consciência, é possível tirar suas conclusões próprias e verdadeiras do que é melhor e pior para sua vida, não tendo tanta influência de sentimentos negativos, como o medo, a raiva, o orgulho ou qualquer um que possa prejudicá-lo.

A importância de expandir a consciência

Portanto, para termos mais autoconhecimento em nossas vidas, temos que trabalhar nossa consciência. Ter ciência ou estar ciente de cada vez mais coisas que acontecem dentro e fora de nós, sejam pensamentos, emoções, sentimentos, ações ou o que falamos. Dar esse primeiro passo de trabalhar a consciência será a chave para os ensinamentos que passarei neste artigo. A decisão de escrever sobre autoconhecimento foi exatamente porque foi (e ainda é) a melhor prática que já fiz na vida para melhorar meus resultados e conseguir tudo o que quero para mim.

“A verdadeira profissão do homem 
é encontrar seu caminho para si mesmo” 
Hermann Hesse

Fraternos Abraços

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Fitoterapia

A Fitoterapia é a utilização de plantas medicinais, que visa no tratamento coadjuvante de outras Terapias, antigamente era vista como algo “místico”, mas atualmente existem comprovações científicas que mostram a ação eficaz destas plantas.

As plantas medicinais constituem os primeiros recursos terapêuticos conhecidos pela humanidade.

O conhecimento sobre o uso medicinal das plantas, vem sendo transmitido de geração em geração durante milênios.

Atualmente, o número de pesquisas científicas sobre a comprovação do potencial Terapêutico e da toxicidade de nossa flora, vem aumentando e confirmando o seu uso popular tradicional.

A diferença entre a Fitoterapia chinesa e a tradicional, é que a visão da chinesa está relacionada com a teoria da medicina chinesa, e sua aplicação é feita através da verificação dos desequilíbrios, utilizando a classificação das síndromes (Vento, calor, frio, umidade e secura).

Já a Fitoterapia tradicional trabalha diretamente nos sinais e sintomas.


Abraços Fraternais

domingo, 25 de agosto de 2019

Psicoterapia "breve"


Psicoterapia Breve: 
recurso eficiente e econômico


Psicoterapia é um processo de tratamento para problemas de ordem emocional ou mental que, utiliza-se de abordagens psicológicas, propiciando condições favoráveis para o autoconhecimento, facilitando a compreensão de possíveis influências do meio na determinação de problemas e conflitos emocionais. É um procedimento de base científica, que visa ajudar a pessoa a captar recursos internos e externos para solucionar problemas ou enfrentá-los de forma adequada e sadia. Nesse processo que se estabelece na relação entre cliente e Terapeuta, o cliente tem oportunidade de desenvolver uma real percepção de si mesmo, de seus comportamentos, atitudes, pensamentos e sentimentos. É a oportunidade que a pessoa tem de identificar e reconhecer seus defeitos, qualidades e potencialidades e aprender a utilizá-los a seu favor. Nem sempre as pessoas conseguem fazer essa auto-observação e sofrem por desconhecer as razões pelas quais agem desta ou daquela maneira.

A Psicoterapia busca fornecer condições para que a pessoa, dentro de seu próprio referencial (e não do terapeuta), apreenda suas reais características de personalidade, potencialidades, dons, talentos, capacidades, preferências, qualidades e limitações e as direcione de forma construtiva.

A Psicoterapia tem hoje, seu uso difundido e conta com várias linhas de abordagens diferentes. As mais difundidas são as de base Psicanalítica, que surgiram com trabalhos de Sigmund Freud, na virada do século XIX para século XX, com vários seguidores e dissidentes como Adler, Melaine Klein, Bion, Lacan e outras, também difundidas no Brasil como o Psicodrama, Psicologia Analítica de Jung, Análise Existencial, com vários representantes, entre eles Psiquiatras e Psicoterapeutas.

Algumas "Psicoterapias Breves", já foram testadas dentro de um modelo empírico, entre elas, a Terapia Interpessoal e a Terapia Cognitivo-comportamental, estas última muito difundidas na Europa.

A vida moderna e o poder aquisitivo das pessoas demandam por serviços cada vez mais eficientes e em tempo reduzido para resolução de problemas de qualquer natureza. Limitações econômicas e pouca disponibilidade de tempo são fatores que interferem de forma decisiva na hora de buscar ajuda Psicoterápica. A perda de valores vitais, a constante cobrança e exigências em termos de realização humana, o baixo poder aquisitivo e alto custo de tratamentos especializados, têm restringido certas práticas médicas e psicológicas a poucos privilegiados.

Adaptações técnicas às atuais condições do mundo Pós- Moderno, carecem cada vez mais de especialistas nesta área, com conhecimentos profundos e consciência social.

O grande desafio do século XXI, é a procura de soluções de problemas e conflitos pessoais e sociais de forma adequada, eficiente, rápida e econômica. A Psicoterapia Breve, é um desses recursos, pois visa atingir os problemas emocionais mais prementes que possam ser solucionados em curto prazo. Sua eficácia depende, sobretudo, da motivação do cliente e sua disposição em mudar. Esta é a chave para se obter resultados positivos satisfatórios nesta abordagem.

Psicoterapia Breve, é um modelo de Terapia, com objetivos específicos. Apesar do termo “breve” remeter à ideia de tratamento de curta duração, esse tipo de Terapia possui outras características, entre elas, a do estabelecimento de um foco, ou seja, suas ações são voltadas para as queixas principais (motivos da procura), estando centrada na superação de sintomas e vivências atuais e para a solução de conflitos que se configuram como prioridades para o cliente. Outra característica é que por conta da emergência/urgência e/ou importância do problema focal, há maior atividade do Terapeuta (intervenção mais ativa), exigindo do Terapeuta a capacidade de associar o rigor da técnica ao referencial teórico. Trata-se de técnica, com características próprias e não simplesmente encurtamento do processo Psicoterápico. Envolve o uso de técnicas focais e a vivência de “experiências emocionais corretivas”, exigindo treino e experiência específica por parte do Terapeuta.

Por “experiência emocional corretiva”, se entende a possibilidade do cliente reviver situações traumáticas do passado, sentimentos reprimidos, agora experimentados na relação com o Terapeuta, num contexto de segurança, aceitação e ausência de censura. A partir desta interação, o cliente pode chegar à reformulação, reparação ou superação de seus conflitos.

Cabe ao Terapeuta o acompanhamento e avaliação da evolução do processo e, em casos de necessidade de aprofundamento, seja por insuficiência de domínio das tensões ou por opção do cliente em dar continuidade ao processo de autoconhecimento, a reformulação das bases de atendimento e o preparo do cliente para etapas consecutivas.


Amor, Luz e Paz
x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.