sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Ser Feliz


Você pode ter defeitos, ser ansioso, e viver alguma vez irritado, mas não esqueça que a sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode impedir que vá em declínio. Muitos lhe apreciam, lhe admiram e o amam. Gostaria que lembrasse que Ser Feliz não é ter um céu sem tempestade, uma estrada sem acidentes, trabalho sem cansaço, relações sem decepções.

Ser Feliz é achar a força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor na discórdia.

Ser Feliz não é só apreciar o sorriso, mas também refletir sobre a tristeza. Não é só celebrar os sucessos, mas aprender lições dos fracassos. Não é só sentir-se feliz com os aplausos, mas ser feliz no anonimato.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões, períodos de crise.

Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista para aqueles que conseguem viajar para dentro de si mesmo.

Ser feliz é parar de sentir-se vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas conseguir achar um oásis no fundo da nossa alma. É agradecer a Deus por cada manhã, pelo milagre da vida.

Ser feliz, não é ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si. É ter coragem de ouvir um "não". É sentir-se seguro ao receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, mimar os pais, viver momentos poéticos com os amigos, mesmo quando nos magoam.

Ser feliz é deixar viver a criatura que vive em cada um de nós, livre, alegre e simples. É ter maturidade para poder dizer: "errei". É ter a coragem de dizer:"perdão". É ter a sensibilidade para dizer: "eu preciso de você". É ter a capacidade de dizer: "te amo". Que a tua vida se torne um jardim de oportunidades para ser feliz... Que nas suas primaveras seja amante da alegria. Que nos seus invernos seja amante da sabedoria. E que quando errar , recomece tudo do início. Pois somente assim será apaixonado pela vida.

Descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Utilizar as perdas para treinar a paciência. Usar os erros para esculpir a serenidade. Utilizar a dor para lapidar o prazer. Utilizar os obstáculos para abrir janelas de inteligência. Nunca desista.... Nunca renuncie às pessoas que lhes ama. Nunca renuncie à felicidade, pois a vida é um espetáculo incrível.

Por Augusto Cury

Amor, Luz e Paz

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Psicoterapia "Breve"



Psicoterapia Breve: 
recurso eficiente e econômico

Psicoterapia é um processo de tratamento para problemas de ordem emocional ou mental que, utiliza-se de abordagens psicológicas, propiciando condições favoráveis para o autoconhecimento, facilitando a compreensão de possíveis influências do meio na determinação de problemas e conflitos emocionais. É um procedimento de base científica, que visa ajudar a pessoa a captar recursos internos e externos para solucionar problemas ou enfrentá-los de forma adequada e sadia. Nesse processo que se estabelece na relação entre cliente e Terapeuta, o cliente tem oportunidade de desenvolver uma real percepção de si mesmo, de seus comportamentos, atitudes, pensamentos e sentimentos. É a oportunidade que a pessoa tem de identificar e reconhecer seus defeitos, qualidades e potencialidades e aprender a utilizá-los a seu favor. Nem sempre as pessoas conseguem fazer essa auto-observação e sofrem por desconhecer as razões pelas quais agem desta ou daquela maneira.

A Psicoterapia busca fornecer condições para que a pessoa, dentro de seu próprio referencial (e não do terapeuta), apreenda suas reais características de personalidade, potencialidades, dons, talentos, capacidades, preferências, qualidades e limitações e as direcione de forma construtiva.

A Psicoterapia tem hoje, seu uso difundido e conta com várias linhas de abordagens diferentes. As mais difundidas são as de base Psicanalítica, que surgiram com trabalhos de Sigmund Freud, na virada do século XIX para século XX, com vários seguidores e dissidentes como Adler, Melaine Klein, Bion, Lacan e outras, também difundidas no Brasil como o Psicodrama, Psicologia Analítica de Jung, Análise Existencial, com vários representantes, entre eles Psiquiatras e Psicoterapeutas.

Algumas "Psicoterapias Breves", já foram testadas dentro de um modelo empírico, entre elas, a Terapia Interpessoal e a Terapia Cognitivo-comportamental, estas última muito difundidas na Europa.

A vida moderna e o poder aquisitivo das pessoas demandam por serviços cada vez mais eficientes e em tempo reduzido para resolução de problemas de qualquer natureza. Limitações econômicas e pouca disponibilidade de tempo são fatores que interferem de forma decisiva na hora de buscar ajuda Psicoterápica. A perda de valores vitais, a constante cobrança e exigências em termos de realização humana, o baixo poder aquisitivo e alto custo de tratamentos especializados, têm restringido certas práticas médicas e psicológicas a poucos privilegiados.

Adaptações técnicas às atuais condições do mundo Pós- Moderno, carecem cada vez mais de especialistas nesta área, com conhecimentos profundos e consciência social.

O grande desafio do século XXI, é a procura de soluções de problemas e conflitos pessoais e sociais de forma adequada, eficiente, rápida e econômica. A Psicoterapia Breve, é um desses recursos, pois visa atingir os problemas emocionais mais prementes que possam ser solucionados em curto prazo. Sua eficácia depende, sobretudo, da motivação do cliente e sua disposição em mudar. Esta é a chave para se obter resultados positivos satisfatórios nesta abordagem.

Psicoterapia Breve, é um modelo de Terapia, com objetivos específicos. Apesar do termo “breve” remeter à ideia de tratamento de curta duração, esse tipo de Terapia possui outras características, entre elas, a do estabelecimento de um foco, ou seja, suas ações são voltadas para as queixas principais (motivos da procura), estando centrada na superação de sintomas e vivências atuais e para a solução de conflitos que se configuram como prioridades para o cliente. Outra característica é que por conta da emergência/urgência e/ou importância do problema focal, há maior atividade do Terapeuta (intervenção mais ativa), exigindo do Terapeuta a capacidade de associar o rigor da técnica ao referencial teórico. Trata-se de técnica, com características próprias e não simplesmente encurtamento do processo Psicoterápico. Envolve o uso de técnicas focais e a vivência de “experiências emocionais corretivas”, exigindo treino e experiência específica por parte do Terapeuta.

Por “experiência emocional corretiva”, se entende a possibilidade do cliente reviver situações traumáticas do passado, sentimentos reprimidos, agora experimentados na relação com o Terapeuta, num contexto de segurança, aceitação e ausência de censura. A partir desta interação, o cliente pode chegar à reformulação, reparação ou superação de seus conflitos.

Cabe ao Terapeuta o acompanhamento e avaliação da evolução do processo e, em casos de necessidade de aprofundamento, seja por insuficiência de domínio das tensões ou por opção do cliente em dar continuidade ao processo de autoconhecimento, a reformulação das bases de atendimento e o preparo do cliente para etapas consecutivas.

Amor, Luz e Paz

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Mude o que te incomoda


O que eu realizei na minha vida? 
O que devo concentrar na realização? 
O que eu dei aos meus filhos? 
Meu marido? 
O mundo? 

O que estou impedindo?

Eu sou feliz? 
Estou ajudando os outros 
a encontrar a felicidade? 

Estou cuidando de mim mesmo? 
Estou cuidando dos outros? 
Eu dou o suficiente? 
Eu dou muito? 
O que posso aprender? 
O que posso ensinar? 
Em que caminho estou? 
Em que caminho eu quero estar?

Amor, Luz e Paz

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Paz na mente

Paz na mente vem com o entendimento 
de que eu sou uma pessoa pacífica, 
um ser de luz imortal 
e possuidor de muitas qualidades divinas intrínsecas. 
Eu sou abençoado com virtudes pessoais e força, 
que eu uso para alcançar minhas metas. 
Então, 
que eu seja pacifico em todas as circunstâncias. 
Paz na mente funciona muito bem 
quando estou diante de alguém rude 
ou quando os fatos não são como gostaria que fossem. 
Paz na mente, ou silêncio, 
previne a escalada do conflito. 
E traz a consciência do meu valor 
em ser capaz de ter sentimentos puros e bons votos para todos.

BK Anjali Prasad, 
World peace through self-empowerment, 
The World Renewal, December 2003

Brahma Kumaris - São Paulo - Brasil

Namastê


Autoestima


Amar a si mesmo é essencial. 
Para chegar a esse estado de autoestima precisamos, 
às vezes, de pessoas com enorme paciência. 
Pessoas que ignoram nossa violência 
e continuam a afirmar nossa força de caráter. 
Não aquelas pessoas gentis que resolvem nossos problemas, 
mas aquelas cujo foco se dirige ao que há de belo em nós. 
Tais pessoas podem ser chamadas de Anjos, 
pois acalmam nossas mentes 
e nos deixam mais receptivos para uma conexão com Deus.

Anthea Church

Brahma Kumaris - São Paulo - Brasil

Namastê


x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.