sábado, 11 de março de 2017

Autoconhecimento * Terapia Sagrada


Todos nós, buscamos algum caminho que nos conduza ao entendimento sobre os mistérios da vida e de nossa existência.

Ao olharmos ao nosso redor, podemos nos deslumbrar com a perfeição da natureza e do funcionamento de todas as formas de vida. Observando tudo isto, surgem-nos questionamentos primordiais:

Quem somos nós? 

De onde viemos? 
Porque estamos aqui? 
Quem criou tudo isso?

A partir destes questionamentos, buscamos um sentido para nossa vida. Independente do caminho trilhado por cada um, nesta jornada de Autoconhecimento e Desenvolvimento, o objetivo deveria sempre nos levar a Amar e Respeitar tudo que existe neste Universo.

Cada pessoa possui uma missão que o fará desenvolver- se como um Ser Humano Integral. Justamente, na cristalização desta missão que encontramos a oportunidade de nos conhecermos, transformarmo-nos e nos tornarmos pessoas melhores.

Alguns procuram este sentido através da religião, outros na filosofia, na ciência, em diversos caminhos que desenvolvem nossa capacidade de Transcender, de Sentir e Trabalhar nossa Espiritualidade com mais consciência.

Seja qual for o caminho escolhido, que irá te despertar para consciência de vida, o que realmente importa é se irá te transformar em um ser humano melhor, se irá desenvolver sua capacidade de amar, de criar, de respeitar, de se relacionar, de acordar todos os dias e SENTIR GRATIDÃO por sua existência. 



Amor, Luz e Paz

13 Conselhos de Buda para momentos difíceis


Sidarta Gautama, o Buda, nos deixou um legado de grande Sabedoria. Entre tantas Pérolas, separo 13 conselhos deixados para aqueles que vivem momentos difíceis. Existe, segundo Buda, uma forma de viver esses momentos de uma maneira mais tranquila e o segredo tem a ver com Atitude:



1) AS COISAS SÃO O QUE SÃO
A nossa resistência às coisas é a principal causa do nosso sofrimento. Este acontece quando resistimos às coisas como elas são. Se não se pode fazer nada, relaxe. Não lute contra a correnteza, aceite ou então se consuma em seu sofrimento.


2) SE VOCÊ ACHA QUE TEM UM PROBLEMA, 
VOCÊ TEM UM PROBLEMA
Repare que tudo é olhado através de uma perspectiva. Em um determinado momento as coisas parecem difíceis, no outro não. Sabendo disso, caso tenha uma dificuldade escolha entendê-la como um desafio, uma oportunidade de aprendizado. Se enxergá-la como um problema, essa dificuldade será certamente um problema.

3) A MUDANÇA COMEÇA EM VOCÊ MESMO
Seu mundo exterior é um reflexo do seu mundo interior. Temos o hábito de achar que tudo ficará bem, quando as circunstâncias mudarem. A grande verdade, no entanto, é que as circunstâncias só mudarão quando essa mudança ocorrer em nosso interior.

4) NÃO EXISTE APRENDIZADO MAIOR DO QUE FALHAR
O fracasso não existe! Entenda isso! Todas as pessoas de sucesso já falharam diversas vezes. Aproveite suas falhas como um grande aprendizado. Se fizer isso, na próxima vez estará mais perto do sucesso. A falha é sempre uma lição de aprendizado.

5) SE ALGO NÃO ACONTECE COMO O PLANEJADO, 
SIGNIFICA QUE O MELHOR ACONTECEU
Tudo acontece de forma perfeita, até quando dá errado. Muitas vezes, quando olhamos para trás, percebemos que aquilo que consideramos errado, na verdade foi o melhor que podia ter acontecido. No entanto, quando dá certo, certamente estamos alinhados com nosso propósito de vida. O universo sempre trabalha a nosso favor.


6) APRECIE O PRESENTE
Nós só temos o momento presente! Portanto não o deixe passar perdendo tempo com o passado. Valorize seu momento presente pois ele é único e importante. É a partir dele que cria sua vida futura.

7) DEIXE O DESEJO DE LADO
A maioria das pessoas vive a vida guiada pelos desejos. Isso é extremamente perigoso, um desejo não satisfeito transforma-se em uma grande frustração. Frustação desencadeia uma energia negativa muito forte e retrai seu crescimento. Procure entender que tudo o que precisa vai chegar até você se cultivar sua felicidade incondicional. Pratique uma mente isolada, só assim suas emoções permanecerão felizes ou neutras.

8) COMPREENDA SEUS MEDOS E SEJA GRATO POR ELES
O medo é o contrário do amor, é quem mais atrapalha sua evolução caso não saiba entendê-lo. No entanto ele é importante na medida em que fornece uma grande oportunidade de aprendizado. Quando enfrenta e vence o medo, se torna mais forte e confiante. Superar seus medos requer prática, o medo é apenas uma ilusão e, acima de tudo, é opcional.

9) EXPERIMENTE ALEGRIA
Existem pessoas que se divertem com tudo o que lhes acontece. Mesmo na pior situação, riem de si mesmas. São pessoas felizes que enxergam crescimento em tudo. Essas pessoas aprenderam que é importante focar na alegria e não nas dificuldades. O resultado é que atraem muito mais situações felizes do que tristes.


10) NUNCA SE COMPAREM COM OS OUTROS
Você é único, veio aqui com uma missão só sua. E ela é tão importante quanto a de qualquer outra pessoa. Mesmo assim se não conseguir evitar comparações, compare com quem tem menos que você. Isso é uma ótima estratégia para perceber que tem sempre muito mais do que precisa para ser feliz.

11) VOCÊ NÃO É UMA VÍTIMA
Você é sempre o criador de suas experiências! Tudo o que lhe acontece foi atraído por você mesmo e extremamente necessário pra seu aprendizado. Quando algo que considera desagradável acontecer com você, agradeça e pergunte: “Por que será que atraí isso para minha vida?”, “O que preciso aprender com essa experiência?”.

12) TUDO MUDA
Isso também vai passar; palavras de Chico Xavier. Tudo nessa vida é dinâmico, tudo muda em um segundo. Portanto, não fique se lamentando. Caso não saiba o que fazer, não faça nada. O universo não para de mudar, crescer e se expandir, sendo assim espere, por que tudo vai passar.

13) TUDO É POSSÍVEL
Milagres acontecem todos os dias, e nós mesmos é que somos responsáveis por eles. Confie e acredite nisso. Na medida em que conseguir sua mudança de consciência, encontrará em você o poder de realizar milagres. É tempo de mudar e entender sua importância, a possibilidade que você tem de mudar o mundo. Acredite!

Esse texto foi baseado na obra “13 things to remember when life gets rough“ “13 coisas para lembrar quando a vida fica difícil”. Roberto Legey.


Namastê / Namaskar

sexta-feira, 10 de março de 2017

Motivação...Auto-Motivação...


MOTIVAÇÃO
Palavra muito utilizada por profissionais, empresas e especialistas. Geralmente tudo no mundo gira em torno da motivação.

“Preciso de motivação para ir ao trabalho.” 

“Preciso de motivação para ir a academia.” 

“Preciso de motivação para estudar.” 

E por ai vai…

Mas afinal, será que você precisa de Motivação ou de Auto-Motivação?

Vamos entender a diferença entre as duas:

Motivação:
Motivo + Ação, ou seja, o indivíduo precisa de um motivo para fazer uma ação.

Auto-motivação:
é a capacidade de motivar a si mesmo, para encontrar uma razão e a força necessária para fazer alguma coisa, sem a necessidade de serem influenciados a fazê-lo por outra pessoa.

No nosso dia a dia, é importante nós termos um pouco de cada coisa, primeiramente vem a motivação, ela pode vir de várias formas, através de um elogio, de um prêmio, de um aumento salarial, de um novo desafio, de uma meta pessoal, ou seja, de coisas positivas que irão nos impulsionar a buscar aquele resultado, mas notem que na motivação você precisa de um fator externo, precisa de um auxílio, de um impulso.

Certo, mas ai você se pergunta, então qual o problema da motivação, ela é ótima, nos faz querer melhorar, correr atrás dos nossos objetivos, sim, isso é verdade, porém o maior problema da motivação é que ela dura pouco tempo. Por exemplo, um aumento salarial, no momento em que você o recebe você fica extremamente motivado, feliz, faz novos planos, porém ele vai durar o tempo suficiente até você se acostumar com ele financeiramente, ou seja, a partir do momento em que esse aumento já fizer parte da sua rotina, a sua motivação terá acabado e logo você irá precisar de outra.

A motivação pode ser comparada à um doce, você sempre precisa comer após o almoço para ficar feliz e motivado.

É nesse momento, que entre a auto-motivação, ela é como se fosse sua dieta, ela é a sua força de vontade, o seu real empenho em querer fazer sem ajuda de fatores externos.

Algumas dicas para você se Auto-Motivar:

1) MUDE SEU MODO DE PENSAR:

Quando você começa a pensar de forma positiva, automaticamente você começa a ter ações positivas, e tudo parece começar a dar certo, isso faz com que você tenha resultados esperados e floresça a sua automotivação.


2) ENCARE A AUTOMOTIVAÇÃO COMO UM DESAFIO:

Lembre-se que ser automotivado é para poucos, portanto esse já será o seu diferencial, você tendo um diferencial já começará a ser visto com outros olhos pelas pessoas ao seu redor e consequentemente atrairá coisas positivas.

3) NÃO ESPERE NADA EXTERNO:

Quando você se auto motiva, não pode esperar contribuições positivas externas, caso você as receba, ótimo, caso não, isso não pode ser um motivo para se desmotivar.


4) ACEITE QUE VOCÊ TEM DEFEITOS:

Aceitar suas falhas e seus defeitos é um grande passo para os acertos, foque nas suas qualidades que você as vezes desconhece e aprenda com os erros para minimizá-los. Quando se acerta mais do que erra isso causa uma satisfação, principal acompanhante da motivação.


5) FAÇA O QUE GOSTA:

Claro que não podemos fazer o que gostamos o tempo todo, mas procure nas pequenas coisas do dia a dia fazer algumas das quais sente prazer, se sentir bem e feliz é uma realização, o que contribui para que você sempre faça melhor.


Comece com uma motivação, mas continue com a auto-motivação, caso contrário sua vida será repleta de insatisfação e frustrações e provavelmente muitas das metas que você planejou, nem sairão do papel.

“Acredite em si próprio! 
Você é Capaz! 

Amorosamente,
Fernanda Tomaz

Psicoterapia Holística


As pessoas são Diferentes, por isso é feita uma abordagem sob medida, focada na solução dos problemas e na utilização de tudo que o paciente traz, inclusive a resistência a sua própria melhora.

O ser humano é resultado de sua história: 

nascemos totalmente espontâneos e criativos e, para que possamos viver em sociedade, somos moldados, podados, recebendo modelos sociais todo o tempo.

Fazer Terapia é uma busca de si mesmo, uma busca intensa e profunda. É um método de Autoconhecimento que Visa Ajudar as pessoas a responder mais adequadamente aos seus Comportamentos e Emoções.

Existe uma força poderosa dentro de nós que nos impele a evolução, a maturidade e a independência, mas muitas vezes nos deparamos com dificuldades na vida que nos impedem de seguir essa enorme força da natureza. Por outro lado, há um preconceito social quanto a pedir ajuda a um profissional: as pessoas ficam com medo de serem vistas como fracas e incapazes de tomar conta da própria vida. Por isso, tornou-se comum pedir ajuda a um amigo, ao padre, ao parente, ou até mesmo a um desconhecido.

A pessoa que faz Terapia é perfeitamente Capacitada para Descobrir Seus Próprios Caminhos de Ajuda. O que ela percebe, ao procurar um Profissional, é que desta maneira o processo se torna mais Ativo: passamos a Compreender nossa história, a Perceber e Entender a nossa Responsabilidade naquilo que nos acontece e passamos a enxergar onde contribuímos, mesmo sem perceber, para nossas dificuldades.

"O principal objetivo da Terapia 
não é transportar o cliente 
para um impossível estado de felicidade, 
mas, sim de ajudá-lo adquirir firmeza 
e paciência diante do sofrimento. 
A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor."
Carl Gustav Jung

UMA PSICOTERAPIA "BREVE"

Amorosamente,
Fernanda Tomaz

Pensamentos do dia


Lembre-se que você é um ser muito especial 
e que ninguém pode desempenhar o seu papel 
melhor do que você próprio.


O maior presente que eu posso dar 
a outro ser humano 
é ver o "ser" dentro da vestimenta humana. 
Quando vejo o "ser vivo" cheio de qualidades e virtudes, 
eu reforço uma verdade 
muito mais profunda do que o corpo físico. 
Que hoje eu preste atenção nas qualidades 
de cada pessoa que eu encontro, 
em vez de olhar para a sua forma física.


Já que os nossos olhos têm de ver algo, 
que sejam as qualidades dos outros. 
Se temos de os fechar, 
que seja em relação às suas fraquezas.

Brahma Kumaris Portugal - Lisboa

Namastê / Namaskar


quinta-feira, 9 de março de 2017

Os 10 Mandamentos do Otimismo


1- Hoje é o dia mais importante de sua vida
Não o sobrecarregue com lembranças dolorosas do ontem,
nem com temores covardes do amanhã.
Viva o dia de hoje com entusiasmo e harmonia.

2- Construa você mesmo sua vida.
Não permita que opiniões 
e erros alheios o conduzam ao fracasso.

3- Irradie amor, carinho e simpatia.
Não guarde seus tesouros espirituais,
pois, quanto mais alegria e amor espalhares, mais feliz será.

4- Não espere pelos outros.
Tua grande fonte de energia está em ti mesmo,
se souberes utilizá-la verás quanto já és próspero e forte.

5- Seja pontual, sincero e exigente consigo mesmo.
Quem não disciplina, desperdiça tesouros de energia física e mental,
acabando por destruir-se, 
lembre-se que o tempo deve ser usado com sabedoria.

6- Cuide de teu corpo e de tua mente, conservando ambos sadios.
Como os males de um se refletirão no outro, 
os dois merecem, por igual, teu cuidado.
Alimente sua mente,
com pensamentos positivos 
e saudáveis para que seja refletido em teu corpo.

7- Tenha paciência.
Jamais duvide da continuidade da vida 
e de que a vitória pertence 
aos que sabem esperar o momento certo para agir.
Não tenha pressa, tudo tem seu tempo.

8- Fuja da extravagância e do desperdício.
Os dois são próprios dos desequilibrados,
e o equilíbrio na vida é um bem inestimável.

9- Faça diariamente uma avaliação de tua vida.
Veja o que realmente deve dar importância,
se não estás desperdiçando seu tempo com coisas inúteis 
como preconceitos e ressentimentos,
pois tudo gira em torno da paz e harmonia.

10- Ao tomar uma decisão consciente e livre,
jamais te afaste dela.
Seja seguro em suas decisões.
Saber querer é a base para vencer.
Com otimismo tudo se resolve!

Amor, Luz e Paz

Facilidade


Há medida que crescemos espiritualmente, 
vamos abandonando o hábito de nos preocuparmos, 
que tem apenas um resultado: 
fazer-nos sentir tensos e despedaçados. 
Quando deixo de me aborrecer com as coisas que não controlo 
e passo a focar-me em criar pensamentos otimistas, 
a minha vida começa a fluir na direção certa. 
Abordar a vida com tal leveza e facilidade, 
torna-me capaz de seguir melhor o meu caminho.


quarta-feira, 8 de março de 2017

08 de Março * Dia Internacional da MULHER!


Dia da Mulher, entenda o que exatamente é comemorado nesse dia

Esse dia é um dia lembrando as conquistas e lutas das Mulheres, esses fatos ocorreram principalmente nos Estados Unidos e Europa, as Mulheres lutaram por melhores direitos trabalhistas, políticos e direitos sociais, tudo isso começou no século XIX e se estenderam até o século XX. Em 1857, no dia 8 de Março Trabalhadoras fizeram uma greve para melhores direitos trabalhistas em uma indústria têxtil, isso ocorreu em Nova Iorque, policiais reprimiram esse movimento com violência contra as mulheres, em 1908 Trabalhadoras de um comercio fizeram uma manifestação para relembrar o movimento de 1857, elas exigiam Voto Feminino e o fim do trabalho infantil, como em 1857, a policia reprimiu as Mulheres com violência.

No dia 25 de Março de 1911, 145 Trabalhadores, na sua grande maioria mulheres, estavam em uma fabrica de tecidos trabalhando em qualidade precária, toda a fabrica pegou fogo e todos morreram, desde desse dia teve mudanças nas leis trabalhistas e de segurança para os norte-americanos.

Mas, somente em 1910 ficou decidido na conferência da Dinamarca, que o dia 8 de Março seria comemorado “O Dia Internacional da Mulher”, isso foi em homenagem aos movimentos de luta das Mulheres e como forma de apoio em luta ao direito de voto, porem, somente em 1975, que a ONU (Organização das Nações Unidas) começou a comemorar o dia 8 de Março.




Dia Internacional da Mulher, objetivo da data

Essa data não tem apenas o intuito de comemorar, ela vem para poder Melhorar o Papel da Mulher na Sociedade, em muitos países nessa data realizavam-se conferências, falando dos direitos das Mulheres, muito foi conquistado desde então, mas ainda a muito que fazer para melhorar, ainda podemos ver Mulheres que ganham menos que os homens, na mesma profissão, violência masculina contra as Mulheres, jornadas de trabalho excessivo, enfim a muito o que lutar ainda a Favor dos Direitos das Mulheres.

GLORIFICADAS SOMOS TODAS NÓS MULHERES!

SEM A NOSSA SABEDORIA, O QUE SERIA DO RESTANTE DA HUMANIDADE!

SOMOS O EQUILÍBRIO DO MUNDO!

Beijos e Abraços Fraternais 
Fernanda Tomaz

Pensamentos do dia


Nunca devemos esquecer que tudo o que fazemos nas nossas vidas, 
estamos na verdade a fazer para nós próprios.


Hoje eu ficarei bem, aconteça o que acontecer. 
Não vou preocupar-me com nada. 
Permanecerei leve e despreocupado.


Coopere com os outros, 
ensine cooperação, 
inspire cooperação 
e passará a considerar o seu local de trabalho, 
como um espaço para aprender, 
e para o seu desenvolvimento pessoal. 
A sua motivação deixará de ser apenas a de ganhar um salário, 
mas também a de aprender lições importantes.


Tomar decisões precisas, 
significa tomar decisões corretas e benevolentes, 
isto é, que tragam benefício para todos. 
Para tomar uma decisão precisa, necessitamos de: 
1. Tempo para refletir 
2. Entender o poder das nossas decisões. 
Questione, analise, entenda, e então decida.


A paz termina, 
quando você se deixa envolver 
emocionalmente numa situação. 
A prática de ser um observador neutro, 
ajuda-o a permanecer estável e calmo. 
É a melhor maneira de tomar decisões, 
sejam quais forem as circunstâncias.

Brahma Kumaris Portugal - Lisboa

Namastê / Namaskar

  

O que é Psicoterapia?


A Psicoterapia é um diálogo que acontece entre o Psicoterapeuta e a Pessoa atendida, com intenção de compreender e resolver as dificuldades que a pessoa está atravessando, promovendo seu Bem-Estar Psíquico.

Cada pessoa procura a Psicoterapia com expectativas diferentes e cada Terapeuta trabalha de uma maneira específica. Alguns buscam Terapia para resolver uma dificuldade, outros para se conhecer melhor, para compreender seu perfil profissional, tirar dúvidas, se desenvolver enquanto pessoa, etc.

As pessoas Não São Iguais entre si, cada pessoa possui uma maneira de encarar a vida e buscar se desenvolver. Do mesmo modo, existem diferentes teorias para a compreensão do ser humano e de sua relação com seus Sentimentos, Pensamentos e Ações. Cada teoria possui uma maneira peculiar de conceber as pessoas e de como trabalhar com suas necessidades.

Para escolher um Terapeuta, é importante conhecer sua Integridade e se identificar com a abordagem teórica e com a maneira de conduzir o processo Terapêutico. É uma escolha muito pessoal, portanto é preciso que a pessoa se sinta bem com a maneira como cada um trabalha. Conheça uma breve descrição da principal abordagem utilizada na Psicoterapia:

PSICANÁLISE
Criada por Sigmund Freud, compreende que Nossos Sentimentos e Ações são Regidos pelo nosso Inconsciente, e que estão Relacionados com Nossos Desejos Reprimidos. Atua com a Análise de Traumas e Desejos Inconscientes por meio da Associação Livre de Palavras e de Ideias.

Abraços Fraternais

segunda-feira, 6 de março de 2017

Oração do Merecimento


Sou Merecedor. 
Mereço tudo o que é bom. 
Não uma parte, 
não um pouquinho, 
mas tudo o que é bom.

Agora me afasto 
de todos os Pensamentos negativos, restritivos.

Liberto e deixo ir todas as minhas limitações.

Em minha mente, Sou Livre.

Agora me transporto para um novo espaço de consciência, 
onde estou disposto a me ver de maneira diferente.

Estou decidido a criar novos pensamentos 
Sobre mim mesmo e minha vida.

Meu modo de pensar torna-se uma nova experiência.

Eu agora sei e afirmo que sou uno 
com o Poder de Prosperidade do Universo.

Assim,prospero de inúmeras maneiras.

Está diante de mim a totalidade das possibilidades.

Mereço vida, uma boa vida.

Mereço amor, uma abundância de amor.

Mereço boa saúde.

Mereço viver com conforto e prosperar.

Mereço alegria e felicidade.

Mereço a liberdade de ser tudo o que posso ser.

Mereço mais do que isso. 
Mereço tudo o que é bom.

O Universo está mais do que disposto 
a manifestar minhas novas crenças.

Aceito essa vida abundante com alegria, 
prazer e gratidão, pois eu sou merecedor.

Eu a aceito;sei que é verdadeira.

Sou grato a Deus por todas as bênçãos que recebo.

Sou merecedor. 
Mereço tudo o que é bom. 
Não uma parte, 
não um pouquinho, 
mas tudo o que é bom.

Bênçãos à Todos

Meu Procedimento Terapêutico


O Ser Humano é um Todo Integrado, Indivisível, que interage com todas as coisas existentes. Qualquer Desarmonia entre o ser e seu meio gera Desequilíbrio e Desorganização nos níveis físico, emocional, mental, espiritual e energético.

O Espaço Holístico COISAS D'ALMA visa a Reflexão, Autoconhecimento do ser através das técnicas terapêuticas por acreditar que nada adianta receber Energias Sutis que promovam Equilíbrio Emocional, conhecer seu propósito de vida através das ciências milenares e sem a Reforma íntima do ser, para que ele próprio busque entendimento de seus potenciais equilibrantes e divinos e como se REalinhar com o seu Eu Superior, e construir sua caminhada de luz.

O Acolhimento aos clientes que veem em busca de Auxílio em meu consultório é feito com uma Anamnese inicial para direcionamento de um tratamento ou um conjunto de tratamento específico para cada caso.

É um trabalho Terapêutico com base na Terapia Holística e Psicanálise. Onde é Elaborado de acordo com a necessidade da(o) cliente. Será previsto caso a caso. Analiso o Ser Integral e Avalio as questões psíquicas, emocionais, mentais, físicas, espirituais e energéticas a partir do que se apresenta no momento da consulta, vinculando as Técnicas Holísticas: Acupuntura, Florais, Fitoterapia, Reiki; dentre outras, e Psicanálise como principal bagagem e ferramentas de quem somos.

É um trabalho individual para REequilíbrio dos corpos sutis, emocional, espiritual e físico através do uso Terapêutico, como instrumento de Autoconhecimento e Despertar do Propósito de Vida, promovendo tomada de consciência de repetições de condutas e atos vividos e experenciados, tanto como aprendizado ou não, potencializando nossas Qualidades e Dificuldades Comportamentais.




O campo de ação da Psicanálise situa-se na fala, onde o Inconsciente se manifesta, através de atos falhos, esquecimentos, chistes (aqui no sentido referências e/ou palavras espirituosas) e de relatos de sonhos, pesadelos, enfim; naqueles fenômenos que Freud nomeia como "formações do inconsciente". A isto se refere o aforismo (poucas palavras) Freudiano "o Inconsciente é estruturado como uma Linguagem".


"Ainda não inventaram nenhum medicamento 
tão eficaz como são algumas palavras boas."
Freud



Fernanda Tomaz

Bateria



“A bateria do carro descarrega 
quando o carro não é ligado regularmente. 
O mesmo acontece com a alma. 
Se eu não me volto para dentro, 
se não fico silencioso 
e se não me refresco,
fico descarregado. 
Me sinto cansado. 
Se continuo a olhar para os outros; 
se fico descontente com algo; 
minha bateria também descarrega. 
Para não descarregar, 
eu tenho que aprender a ser sempre contente. 
Como? 
Quando me lembro de Deus, 
eu me recarrego 
e o mundo todo se beneficia.”

Brahma Kumaris Brasil

Namastê / Namaskar









domingo, 5 de março de 2017

Chás detox



Há muitos chás que podem ajudar na perda de peso e se forem combinados com uma dieta de emagrecimento e a prática de exercício físico, obtém-se melhores resultados, porque os chás só por si não fazem milagres. Os seguintes chás ajudam a queimar gorduras, facilitam a digestão, desintoxicam, aceleram o metabolismo e calmam a ansiedade.


Chá de cavalinha 

A cavalinha é uma erva com efeitos diuréticos e muito rica em minerais – cálcio, ferro, potássio, magnésio, sódio e silício. Sendo por isso muito usada para fortalecer as unhas e os cabelos. Quando tomado em chá, a cavalinha ajuda a eliminar as substâncias tóxicas e evita a formação de gordura

Ferva ½ litro de água, retire do lume, adicione 2 colheres de sopa de cavalinha picada, tape e deixe em infusão durante 10 minutos. Coe e tome 3 chávenas ao dia.

Chá de Carqueja

O chá de carqueja tem propriedades depurativas e diuréticas, ajuda no emagrecimento, limpando as impurezas do organismo, o que contribui para o seu bom funcionamento, serve também para facilitar a digestão.

Para preparar uma chávena, deixe a água ferver, apague e adicione uma colher de chá de carqueja, tape durante 5 minutos. Tome 3 chávenas por dia.

Chá de alcachofra

A alcachofra é uma planta com muitos ingredientes adelgaçantes. O seu ingrediente principal, a cinarina é benéfico no controle de peso. É diurético, o que faz aumentar o volume da urina, eliminando líquidos. É desintoxicante e depurativo, o que ajuda a eliminar toxinas. O chá é preparado com folhas 
frescas, cerca de 30 g para 1 litro de água. Deixe ferver durantes 10 minutos. Tome várias vezes por dia.


Chá verde

O chá verde tem muitos substâncias benéficas para a saúde geral do corpo, sobretudo poderosos antioxidantes. No que toca ao emagrecimento, estimula o corpo a queimar gorduras, é termogênico, o que ajuda na perda de peso.

Aqueça 1 litro de água sem deixar ferver. Desligue e acrescente 2 colheres de sopa de chá verde. Tape por 5 minutos. Beba 4 a 5 chávenas por dia.

Recomendações

Não deve adoçar os chás com açúcar, porque acrescentaria calorias. Se não gosta do sabor natural do chá utilize um adoçante natural como a stévia. Não beba sempre o mesmo chá por mais de 30 dias seguidos, o excesso pode ser prejudicial.

Apesar destes chás poderem ajudar no processo de emagrecimento, estão contra indicados a grávidas, lactantes e pessoas com problemas de saúde, que antes primeiro, devem consultar com o médico.

Não se esqueça de ter uma alimentação saudável, equilibrada e pouco calórica acompanhada da prática de uma atividade física, só assim vai ver os resultados da perda de peso mais rápido.


Maus tratos sutis


Os Maus-Tratos Sutis causam Dor, Insegurança e Baixa Autoestima, por isso não devemos permiti-los. Proteste se houver algo que lhe faz mal, ainda que seu interlocutor se incomode. Se você não entender, precisa de empatia e da Inteligência Emocional necessária para Estabelecer Relações Saudáveis.

Na hora de falar em maus-tratos, imediatamente pensamos no tipo de violência física ou psicológica que uma pessoa exerce sobre a sua vítima. No entanto, existem outros tipos de maus-tratos “sutis”, dos quais, em algumas ocasiões, não temos tanta consciência e que, aos poucos, acabam por nos destruir por dentro.


São ataques encobertos aos quais não costumamos Reagir porque a agressão não é tão direta, ou pode até ser que a intenção não seja de causar dano. No entanto, por ser constante, eles vão destruindo nossa Autoestima e a Confiança que temos em nós mesmos. Cuidado, pois não estamos falando somente dos maus-tratos sutis que nosso companheiro ou companheira pode exercer; às vezes, até nossos próprios familiares podem praticá-los.

Como reconhecê-los e como se defender deles

Como se exercem os chamados “maus-tratos sutis”?

Para compreender a dimensão dos maus-tratos sutis, falaremos sobre alguns exemplos que serão facilmente reconhecíveis. Pensemos em uma menina que, desde muito pequena, fizeram acreditar que é desastrada. Toda vez que algo caía das mãos dela, seus pais chamavam a sua atenção; quando ela quebrava algo sem querer, eles justificavam a situação falando de como ela sempre fora muito desastrada.

Na medida em que ela vai crescendo, seus pais usam essa forma desajeitada e avoada para justificar as provas nas quais ela não vai bem, e à sua incapacidade de fazer amigos. Seus pais a amam, não há dúvida disso, e claramente não a estão maltratando fisicamente. No entanto, ao longo de sua vida, eles a fizeram acreditar que é uma pessoa “incapaz e desajeitada”. São maus-tratos sutis criaram nela uma grande insegurança e uma baixa autoestima.

Vejamos outro exemplo. Temos um parceiro que costuma usar muito a ironia em seu dia a dia. São comuns os comentários brincalhões através dos quais ele tenta fazer os outros rirem, sem perceber que, com suas frases, está nos machucando. Ele nunca parece levar nada a sério, e ironiza qualquer coisa: o que você faz, como se veste, como se expressa. São pequenas coisas que ele pode fazer sem ter má intenção, mas no entanto lhe causam dor e, portanto, trata-se de uma situação de maus-tratos encobertos.

É importante saber que este tipo de comportamento é muito comum em nossa realidade, e que é muito difícil reagir diante deles, devido a tanta sutileza. São coisas pequenas que, ao se converterem em persistentes, acabam nos ferindo, até o ponto em que nos tornamos completamente indefesos. Temos que aprender a reconhecê-los.
Como me defender perante maus-tratos “sutis”


Você deve ter consciência de que as palavras podem machucar tanto quanto uma agressão física. As feridas internas são tão dolorosas quanto um golpe.

Não importa o quanto o comentário for inofensivo, ou a inocência de uma determinada ironia. Não permita que isso aconteça. Diga o que pensa em voz alta e expresse-se claramente, explicando que essas palavras machucam você e que não devem ser repetidas novamente.

Estabeleça limites em sua vida, barreira que os demais não devem ultrapassar. Se as ironias sobre a sua pessoa o incomodarem, não as permita. Se falarem algo sobre você que não for verdade, defenda-se. Se há pessoas que sempre se dedicam a fazer pequenos comentários sobre essas características, talvez seja o momento de se manter afastado delas. As pessoas tóxicas somente nos causam sofrimento, e para viver com insegurança ou infelicidade, não vale a pena conviver com elas.

O principal problema dos maus-tratos sutis é que as outras pessoas não veem problema nenhum em suas palavras e ações. Elas não o reconhecem. O que para eles é uma brincadeira, para nós é uma clara ofensa. Se não reagirmos, se deixarmos passar um dia e o outro também, chegará um momento em que o nível de maus-tratos será muito maior.

Os maus-tratos podem ser exercidos por nossos pais, mães, irmãos, parceiros ou até por colegas de trabalho. Pessoas que dizem que nos amam e respeitam, mas não se equivoque. É fundamental que você defenda sempre a sua própria integridade e sua autoestima, e que diferencie muito bem o que é respeito do que é ofensa. Há pessoas que pensam que a confiança cotidiana lhes dá licença para brincar conosco, para ironizar, e inclusive para faltar com o respeito. Não permita isso nunca. Coloque em evidência tudo que lhe incomodar. Impeça que causem mal, e se não gostarem de sua reação, não se preocupe, pois quem não entender que você se sentiu ferido não tem empatia, e portanto não possui a inteligência emocional necessária para estabelecer reações saudáveis.


Por Ligia Schincariol

Fraternos Abraços

Pensamentos do dia


Ser um observador desapegado, 
à medida que as cenas da vida passam, 
irá permitir-lhe entender os segredos que elas escondem.


Q uando as tempestades vierem, 
resguarde-se até que as nuvens negras passem. 
Só quando a calma se instalar 
será possível dar respostas ao que está a acontecer.


O SEU MELHOR
 Aquilo que você faz, 
é naquilo que você se torna. 
Cada ação que desempenha fica gravada em si, na alma. 
São estas impressões que moldam o seu caráter e o seu destino.
 Ao entender este princípio, 
passará a dar o seu melhor em tudo o que faz.


C ENTRADO
 Permanecer centrado num autorrespeito elevado, 
irá ajudá-lo a permanecer imperturbável 
na sua interação com os outros e com as situações.


C ORAÇÃO DE UMA BORBOLETA
  "... a lagarta tem o coração de uma borboleta!" 
... se soubermos, 
dentro dos nossos corações, 
aquilo em que nos queremos tornar, 
então definitivamente nos tornaremos assim.

Brahma Kumaris Portugal

Fraternos Abraços


x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.