sexta-feira, 10 de julho de 2020

Holística

Terapia Holística | Viveda

A Holística faz referência ao termo “holismo”, sendo este uma corrente que estuda fenômenos levando em consideração as diversas interações que ocorrem em um determinado episódio.

Essa tendência pondera que a soma de todos os componentes de um sistema não conseguem demonstrar tudo o que significa esse sistema por inteiro, afirmando que há muitas outras coisas envolvidas.

Ou seja, a corrente alega que um sistema não pode ser estudado apenas a partir das componentes. Apenas para você entender de maneira mais simples: um quebra cabeça montado não pode ser entendido apenas pelas suas peças.

Dessa maneira, a perspectiva do holismo dá ênfase que devemos considerar e dar a importância para o “todo” como algo que vai além da soma de todas as seus componentes.

Abordagem holística

A abordagem holística relaciona o “todo” com todos os segmentos, de maneira que haja uma constante interação entre o sistema. Dessa maneira, cada evento está conectado com o “todo”, mesmo sendo realizado por uma “parte”.

Ou seja, cada acontecimento isolado interfere no sistema e o “todo” fica comprometido. Os episódios criam uma nova sinergia, proporcionando novas relações e ocasiões.

Pensamento holístico


O conceito da Holística não é nada recente. Muito pelo contrário, vem sendo discutido por diversos pensadores ao decorrer da história do mundo. O termo foi nomeado pelo filósofo Augusto Comte no século XIX.

Comte foi importantíssimo. Foi o precursor da importância de estudar o conjunto, que é a melhor maneira de entender sobre um sistema, sendo esse conceito aplicado para a existência humana.

Nicholas A. Christakis também é um nome que deve ser levantado aqui. Segundo ele, o pensamento cartesiano não é suficiente para estudar a divisão de um sistema (ou matéria).

Metodologia holística
Sobre a metodologia, o pensamento holístico dá prioridade à perspectiva de ensino não dividida, fragmentada. Ela preza por um ensino onde as interações entre todas as áreas sejam evidenciadas.

Ou seja, essa metodologia prioriza um ensino multidisciplinar e interdisciplinar. Expor aos alunos que as coisas não funcionam separadamente, mas sim, que elas se completam para formar tudo o que vemos hoje em dia.

Essa abordagem vai à contramão do plano pedagógico e da apresentação das disciplinas da grande maioria do ensino (não apenas no Brasil, mas no mundo todo).

Visão holística da saúde

A visão Holística na saúde também não é um conceito recente, mas nos últimos anos essa corrente foi ganhando mais força e reconhecimento (tanto dos profissionais quanto dos clientes).

Esse conceito explicita a necessidade de analisar o cliente com uma visão global, considerando suas mais diversas particularidades. Essa tarefa não é simples, exigindo do profissional muito estudo e dedicação.

É papel do profissional da saúde orientar o cliente, explicar a ele o máximo que puder (de maneira que ele realmente entenda) e tentar ao máximo entendê-lo integralmente.

Terapia holística


Especificando mais ainda o conceito do holismo na medicina, temos as formas de terapia que seguem essa teoria. Aqui as doenças são tratadas de uma maneira global, pois tudo está conectado.

O objetivo do tratamento é melhorar a qualidade de vida do cliente, dar suporte à saúde física e mental. Esse tipo de terapia tem o poder de tratar problemas relacionados ao medo, ansiedade, insônia, bloqueios energéticos…

Há diversos tratamentos dentro da terapia holística, incluindo florais, acupuntura, terapia com cristais, reflexologia, fitoterapia, reiki, chakras etc.

A melhor maneira para descobrir qual desses tratamentos pode ser o mais adequado para determinado caso é consultando um terapeuta holístico. Cada indivíduo é único e uma análise particular desse ser feita.

A holística é, sem dúvida alguma, um conceito interessantíssimo e devemos considerá-lo nos mais variados casos do nosso dia a dia. Tente ver o mundo, as pessoas e a matéria em si com outra perspectiva.

Amor, Luz e Paz

Musicas para Refletir (LEIA A DESCRIÇÃO DO VÍDEO!)

Música para Energia Positiva: Felicidade, Autoestima, Boas Energias, Be...

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Livre sua casa de energias negativas

Dicas para livrar sua casa de energias negativas e presenças estranhas

Precisamos cuidar de nossas casas assim como cuidamos de nós mesmos, pois assim como nós elas também podem ser alvo de energias negativas e também presenças estranhas. 

Quando nossas casas são contaminadas por energias negativas, existe muito conflitos entre os familiares, e também são muito comuns vidros e aparelhos quebrados, além de outros problemas. Os pesadelos e insônia também são frequentes. Já as presenças estranhas podem demorar mais para serem notadas. 

O primeiro sinal costuma ser a presença de ruídos de fontes desconhecidas e visões de sombras. Nossos animais, como cachorros e gatos podem nos ajudar a identificar esses padrões negativos através de seu comportamento. Se eles ficam muito chateados, agitados ou se comportam de maneira estranha, pode ser que exista algo negativo em sua casa, que precisa ser eliminado. 

Dicas que ajudam na purificação do seu lar:

-Limpar o chão com água e vinagre 
O vinagre desfaz as cargas negativas de energia nos ambientes, por isso é essencial na limpeza da casa. Também recomenda-se fazer a limpeza da direita para a esquerda, começando nos ambientes mais distantes da entrada até chegar à porta. 

- Faça uma limpeza energética com fumaça 
Uma limpeza de energias com a fumaça é indispensável para purificar o lar, principalmente quando feita com ervas, sálvia e até mesmo incenso. Se combinar fumaça e vinagre, a limpeza fica ainda mais poderosa. 

- Água benta nos cantos de sua casa 
As energias negativas costumam se acumular principalmente nos cantos de casa, é por isso que devemos sempre manter esses ambientes limpos e purificados. Água benta é sempre uma boa opção para os cantos. 

- Sal para proteção contra estranhas presenças 
Você provavelmente já deve ter visto em algum lugar círculos de sal como proteção contra estranhas presenças. Isso é comum porque o sal tem propriedades de limpeza e também de proteção contra espíritos e outros tipos de presença maligna. O sal deve ser colocado nos lugares em que as presenças malignas são sentidas com mais força, e com as janelas abertas para que possam sair de sua casa. 

- Colocar amuletos em sua casa 
Os amuletos são objetos que trazem proteção e sorte para nossas vidas. Quando os colocamos em nossas casas, especialmente nas portas e janelas, podemos afastar as energias e presenças negativas. Existem muitos amuletos à disposição, e você pode escolher aquele que mais se encaixa com você e os desafios que você enfrenta em sua vida atualmente. Entre os mais populares estão as estrelas de 5 pontas e os elefantes. 

- Plantas protetoras 
As plantas, além de trazerem mais luz, vida e alegria para nossas casas, também nos protegem contra energias negativas. A ruta é uma das mais comuns, e é usada desde os tempos antigos para proteção e também por suas propriedades medicinais. A ruta masculina deve ser colocada à esquerda da porta da frente da casa. Já a fêmea, deve ficar à direita da porta de entrada. Se você preferir, pode escolher outra planta que se encaixe mais com seu ambiente. 

- Trocar os móveis de lugar 
Quando os móveis ficam muitos anos no mesmo lugar, principalmente quando são grandes e pesados, podem acumular más energias ao seu redor. Por isso é fundamental trocá-los de lugar vez ou outra.

Amor, Luz e Paz

terça-feira, 7 de julho de 2020

Reiki - Métodos


O Reiki é uma técnica muito utilizada para canalizar as energias pessoais e do Universo, através de cognitivos das mãos para o receptor. Hoje possuímos diversos tipos e metodologias de Reiki, e é impossível listar absolutamente todos. Por isso separo os mais praticados e conhecidos.

O que é Reiki?
Resumidamente, é uma técnica de Espiritualidade que se baseia na Energia Vital Universal. A palavra Reiki significa “atmosfera misteriosa” e é a combinação de dois caracteres japoneses: rei que significa “divino” e ki que significa ” energia vital”.

Portanto, ela foca em canalizar a energia através de seus centros superiores cognitivos, irradiando-a pelas mãos da Terapeuta até o receptor. Segundo os conceitos do Reiki, esta forma de Energia é inesgotável e qualquer pessoa pode recebê-la por meio de um processo de sintonização realizado por um mestre de Reiki.

Benefícios do Reiki
Harmonização e reposição energética;
Recuperação da saúde física e mental;
Redução de estresse;
Ajuda espiritual;
Desperta o poder que habita dentro de nós;
Potencializa as energias positivas;
Transformação de energias nocivas.

Tipos de Reiki

Reiki Usui
Esse nome foi dado em homenagem ao seu descobridor e desenvolvedor, Mikao Usui. A energia Reiki Usui é um processo de encontro de duas energias: Energia Universal e a nossa energia física. Ocorre depois da sintonização ou iniciação, feita por um Mestre habilitado. Neste processo as técnicas desenvolvidas pelo Mikao Usui, são trabalhadas com maior imposição, caracterizando o estilo diferenciado do Reiki.

Reiki Essencial
Surgiu por meio de estudos da Mestre Takata, sobre as técnicas de Usui e o seu método de vida.

Esse tipo de Terapia não é sistematizada como as demais, sendo assim se configura como uma modalidade mais intuitiva e que perde muito dos conceitos tradicionais japoneses. Devido à esta modificação, as características culturais e as crenças pessoais estabelecem uma maior participação nesse tipo de tratamento espiritual.

Reiki Tibetano
Este Reiki é integrado à própria medicina tibetana, ele permite uma maior conexão entre o pessoal em seu total, ou seja, sua mente, espírito e físico. A conexão estabelecida entre pessoa-Universo é muito profunda, pois a essência dessa técnica está em seu estudo milenar dos benefícios da natureza ao ser humano.

Reiki Xamânico
Todos os tipos de Reiki utilizam as energias do cliente e do Universo, de forma que o Terapeuta se torna um canal de passagem que equilibrará essas vibrações, e finalmente estabelecerá os níveis necessários para manter a harmonia do corpo, mente e espírito de quem é tratado.

A sua singularidade está no embasamento da técnica, que teve origem na sabedoria indígena e que faz essa transmissão de cura através de conceitos diferenciados dos moldes Orientais. As características mais diferentes são os usos de ferramentas que auxiliam na conexão com a energia da natureza, podendo ser elas: ervas medicinais, defumações, pedras e cristais terapêuticos e instrumentos sonoros como tambores e chocalhos.

Reiki Karuna
O próprio significado da palavra que deriva do sânscrito já nos diz tudo: ato que diminui o sofrimento alheio. Ou seja, esse tipo de Reiki é uma forma de estabelecer o amor Universal, desejando aos outros o que esperamos para nós mesmos.

A pessoa que domina esse tipo de tratamento precisa de uma sabedoria mais expandida, de forma a entender e desejar um benefício do coletivo e consequentemente de curar o que faz o próximo se sentir mal.

Outro ponto interessante é a crença de que todos nós e o mundo estamos conectados, transmitindo energias uns aos outros, e nesse ambiente temos Seres Iluminados que só agem em benefício ao próximo. Através do Karuna, essa energia pura oriunda desses Seres de Luz, é distribuída para quem tem necessidade de suporte naquele momento, e como benefício àquele que pratica a técnica, também receberá iluminação desse lado abençoado.

Além dessas técnicas que citei acima e que são consideradas as mais conhecidas, temos também os Reikis: Osho, Estelar, Plus, Crístico, Rainbow, Raiku, entre outras tantas Terapias Alternativas.

Seja qual for o tipo de tratamento recebido, o Reiki possui somente uma finalidade: ser o canal de transmissão de Energias entre uma pessoa e o Universo e assim poder beneficiar um outro alguém com uma técnica que proporciona harmonia e a cura de diversos males, sejam eles físicos, espirituais ou mentais.

Amor, Luz e Paz
x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.