quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Alimentos bons para o fígado

É importante comer alimentos bons para o fígado, pois entre as diversas funções desse órgão está a de desintoxicar o organismo. Ao longo do dia, acabamos consumindo muitas toxinas, mas através da alimentação podemos reforçar as atividades desempenhadas pelo fígado.

Frutas cítricas, maçã e abacate, além de vegetais como cenoura, beterraba e até mesmo o chá verde, possuem componentes que ajudam o órgão à metabolizar as toxinas e ainda evitam os danos causados por elas no corpo.

Alimentos para o fígado

Maçã, tomate, repolho e azeite de oliva são alguns dos alimentos que fazem bem para o fígado. Mas não são só esses! Tudo o que nós comemos e bebemos influencia diretamente na nossa saúde, e com o fígado, órgão responsável por fazer a faxina no organismo, não é diferente.

Por esse motivo, é importante manter uma alimentação rica em substâncias antioxidantes e que agem como um detox natural, melhorando o funcionamento do órgão. Confira a seguir os 10 melhores alimentos para manter a saúde do fígado!

Maçã
(Foto: depositphotos)

A maçã faz bem para o fígado devido a dois fatores. O primeiro é a grande quantidade de fibras solúveis, que agem diretamente sobre a redução da gordura acumulada no fígado.

Isso acontece porque essas substâncias agem em conjunto com os ácidos biliares, diminuindo a absorção de gordura pelo órgão e favorecendo a eliminação dela através das fezes.

Outro motivo pelo qual a maçã é uma aliada do fígado se deve à presença de substâncias antioxidantes. Em especial os compostos fenólicos, que protegem o órgão contra os danos causados pelos radicais livres.

Essas são substâncias produzidas durante a oxidação das células, mas que causam diversos problemas para o fígado e podem acarretar no desenvolvimento de diversas doenças degenerativas. 

Tomate
(Foto: depositphotos)

O tomate auxilia na produção e metabolização da glutationa, molécula considerada “a mãe” de todos os antioxidantes e que possui ação desintoxicante sobre o fígado.

Isso faz com que o consumo de tomate, preferencialmente cru, contribua para o aumento da glutationa. Além de estimular o crescimento de outros tipos de antioxidantes poderosos no organismo, como o licopeno e carotenoides.

Desse modo, o fruto ajuda a proteger o órgão contra os danos causados pelas toxinas ingeridas ao longo do dia, pelos radicais livres e por outros elementos externos.

Esses benefícios foram comprovados em um estudo publicado em 2011. Inclusive, nessa pesquisa foi evidenciado o efeito positivo do fruto contra os danos causados pela ação do carbono tetra-clorídrico, uma substância que simula os efeitos nocivos do vírus causador da hepatite.

Espinafre

Outro excelente alimento para quem busca ingerir a glutationa naturalmente é o espinafre. A hortaliça possui grandes quantidades do antioxidante, por isso é parte essencial do processo de limpeza do fígado.

Ainda por cima, ele é rico em vitaminas como K, A, C e E, com as três últimas agindo como antioxidantes no organismo. Dessa maneira, o espinafre deve estar na dieta de qualquer pessoa que deseja cuidar melhor do fígado.


(Foto: depositphotos)

Espinafre é rico em vitaminas como K, A, C e E

Mas atenção, a hortaliça apresenta grandes quantidades de oxalato, substância que dificulta a absorção de diversos minerais e que pode até mesmo causar pedras nos rins. Portanto, não se deve consumir as folhas cruas em excesso.
 
Frutas cítricas

As frutas cítricas como laranja e limão também apresentam muitas vantagens no cuidado com o fígado. Isso porque, elas possuem a capacidade de aumentar a produção de um sérum protetor, que reveste o órgão e evita danos.

Ao mesmo tempo, os compostos fitoquímicos dessas frutas diminuem os níveis de bilirrubina, uma substância que é excretada pela urina e que em grandes quantidades indica problemas no fígado.

(Foto: depositphotos)

Limão e laranja são algumas das frutas cítricas que auxiliam o fígado

Por fim, os óleos essenciais encontrados nas cascas das frutas cítricas possuem ainda a capacidade de diminuir a absorção do colesterol. A longo prazo, isso evita o acúmulo de gordura nos tecidos. 

Cenoura

As cenouras são ricas nos chamados compostos carotenoides, em especial o betacaroteno e o retinol, componentes da vitamina A que atuam como poderosos antioxidantes no organismo.


(Foto: depositphotos)

A presença de vitamina A na cenoura confere à essa verdura propriedades antioxidantes

Isso foi descoberto em testes feitos utilizando carbono tetra-clorídrico, onde se descobriu que os compostos fitoquímicos da cenoura foram capazes de prevenir a maior parte dos danos causados por fatores externos, como vírus e álcool.

Beterraba

A beterraba, além de possuir altos níveis de carotenoides, também é rica em uma substância chamada betalaína, que dá o tom vermelho da raiz. Outras substâncias benéficas presentes nessa raiz são os compostos fenólicos.

Todos esses importantes antioxidantes protegem o fígado contra os danos causados pela ingestão de alguns tipos medicamentos e álcool, por exemplo.


(Foto: depositphotos)

A beterraba é antioxidante e por isso age protegendo o fígado

Ao mesmo tempo, a raiz também aumenta os níveis de glutationa, enquanto diminui os níveis de outros elementos perigosos para o bom funcionamento do órgão. Um exemplo disso é o caso da xantina oxidase, que produz ácido úrico e, em excesso, pode causar danos sérios no fígado e nos rins. 

Repolho

O repolho, especialmente o branco, é rico em substâncias chamadas isotiocianatos. Esses são poderosos compostos antioxidantes produzidos a partir dos glucosinolatos, que estão presentes em grandes quantidades no vegetal e são os responsáveis pelo sabor meio picante do mesmo.

No organismo, os isotiocianatos possuem a capacidade de estimular a produção da bile. Desse modo, ajuda a evitar um problema chamado colestase, que é quando o corpo não produz bile o suficiente e o fígado não consegue metabolizar a gordura.


(Foto: depositphotos)

O repolho, principalmente o branco, ajuda a estimular a produção da bile

Para completar a lista de benefícios do vegetal, podemos citar os compostos fitoquímicos do repolho. Esses elementos também inibem a produção de enzimas causadoras de lesões e possuem ação anti-necrose sobre as células hepáticas. 

Azeite de oliva

Optar pelo azeite de oliva na preparação dos alimentos também é um hábito que faz bem para o fígado. Isso acontece, principalmente, devido à grande quantidade de antioxidantes encontrados no produto.

Ainda por cima, o azeite de oliva é rico em gorduras boas, é anti-inflamatório, libera substâncias que protegem o órgão e tem função anti-esteatótica. Ou seja, ajuda a prevenir o acúmulo de gordura no fígado.

Desse modo, o órgão em questão consegue metabolizar apenas o que é necessário para a manutenção do organismo. 


(Foto: depositphotos)

Além de antioxidante, o azeite de oliva é também um poderoso anti-inflamatório 

Chá verde

O chá verde é usado há milhares de anos e conhecido em todo mundo devido aos seus efeitos medicinais. A boa notícia para os amantes de uma xícara de chá, é que esse tipo também é extremamente benéfico para o fígado.

Isso acontece devido a presença de catequinas, que são compostos fenólicos e poderosos antioxidantes. Quando ingeridas, elas têm o poder de inibir os danos causados pelo vírus causador da hepatite C.

Além de parar o processo de necrose, que é a morte das células, e prevenir a fibrose hepática durante a recuperação da doença. 


(Foto: depositphotos)

As catequinas são as substâncias responsáveis pelos benefícios do chá verde para o fígado 

Abacate

O último alimento da lista é o abacate. O fruto é rico em compostos fitoquímicos antioxidantes conhecidos como fenólicos e flavonoides, que ajudam a prevenir os danos causados pela ingestão de substâncias tóxicas para o fígado, e a reduzir os riscos de desenvolver alguma doença.

Além disso, o abacate estimula o funcionamento do fígado, fazendo com que as funções hepáticas sejam executadas em sua totalidade. Garantindo assim a saúde de todo o corpo.


(Foto: depositphotos)

O abacate possui antioxidantes capazes de proteger o fígado contra doenças 

Hábitos que ajudam a prevenir doenças

Você viu neste artigo 10 alimentos bons para o fígado, que quando consumidos regularmente podem ajudar a prevenir diversos tipos de doenças que costumam afetar o órgão.

No entanto, não adianta apenas passar a consumir todos os alimentos citados e não promover uma mudança total nos hábitos de vida. Veja a seguir as recomendações do Ministério da Saúde de hábitos que ajudam a deixar o fígado mais saudável:

Evite o consumo de álcool, pois ele causa danos às células e sobrecarrega o fígado, que precisa trabalhar mais para se livrar das toxinas.

Evite a automedicação, já que alguns medicamentos são hepatotóxicos. Ou seja, causam sérios danos ao fígado.

Mantenha uma dieta saudável, rica em alimentos naturais.

Mantenha o peso, pois o excesso de gordura corporal faz pressão sobre o órgão.

Pratique exercícios físicos com frequência.

Evite ingerir muitos carboidratos e aumente o consumo de fibras.

Afinal, quais são as funções do fígado?

O fígado possui diversas funções, dentre as quais estão: metabolizar e armazenar diversos nutrientes ingeridos através dos alimentos, formar a bile, que é um líquido que age como um detergente, quebrar as partículas de gordura e, ainda trabalhar na coagulação sanguínea.

Além disso, o órgão também é considerado uma glândula exócrina e endócrina. Ou seja, libera secreções e outras substâncias no sangue e no sistema linfático.

Para completar a sua importância para o organismo, ele é repleto de macrófagos fagocitários. Esses são um tipo de célula de defesa do organismo que possui a capacidade de rastrear e engolir microrganismos danosos para a saúde. Portanto, também exerce um importante papel no sistema imune.

Tudo isso faz dele um dos maiores órgãos do corpo humano e o maior da cavidade abdominal, além de ser considerado a maior glândula do corpo humano. O fígado saudável de uma pessoa adulta representa 2% do peso total dela, costumando pesar cerca de 1,5 kg.


Gratidão pela visita!

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Arranjo para trazer boas energias para sua casa


Ponha o arranjo na entrada da casa

Ingredientes:
1 pote de vidro;
2 kg de sal grosso;
7 pauzinhos de canela;
7 punhados de grãos de café;
7 punhados de pimenta-malagueta;
7 anis estrelado;
3 cabeças de alho;
7 pimentas vermelhas;
1 pedra de ametista.

O sal grosso elimina as energias negativas, a cor vermelha das pimentas funciona contra o mau-olhado, o café traz energia positiva, prosperidade e dinheiro, o número 7, o anis assim como a ametista representa transmutação de energia transformando-a em positiva, a canela em pau é sinônimo de prosperidade e fartura, o alho é indicado para afastar a energia negativa, a inveja e o mau-olhado.

E o mais importante, comece melhorando as energias dentro de você.

Cultive bons pensamentos, livre-se dos ressentimentos, perdoe, pense positivo e não se queixe da vida, pois colhemos sempre o que plantamos e apesar da frase clichê, coisas boas sempre retornam coisas boas.

Namastê
x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.