sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Mudanças...



Emocionalmente, eu estou em processo de mudança, em transição do ser que fui para ser eu, mais capaz de discernir, menos impulsiva, mais racional e menos emotiva.

Depois de 54 anos sendo açoitada pelas circunstâncias da vida, chegou o momento de fazer alguma coisa, uma reviravolta se impunha.


Para quem me conheceu antes, para quem me conhece agora e , para quem comigo vai passar a conhecer, eu apenas posso dizer que a minha essência se está a aprimorar.


Agradeço tudo de bem que recebi, lamento todo o mal que causei.
Sou um ser humano e, cometo erros. Jamais prometi ser perfeita. Jamais o serei!!


Apenas um ser humano em busca de si mesma! 


Sou verdadeiramente grata !!!

Sou feita do que a vida trouxe e também levou, do que o coração relevou e também perdoou.


Assim como eu amo, eu também me afasto. Assim como eu não quero, eu também aceito, se vier com verdade.


Ninguém está livre de um dia ruim, de notícias impactantes e situações que não se explicam. 


Eu sei que é o acaso trabalhando, o universo conspirando e a vontade de Deus agindo.

Não gosto de importunar ninguém. Não tive uma vida fácil, nem tranquila e nem serena.


Mas tive competência para aprender a me libertar de tantos monstros que se ocupavam do meu coração dentro de uma época em que muita coisa aconteceu sequencialmente.


Eu não sou um bicho de sete cabeças, não sou alguém que plaina fora do ar, fora do próprio tempo, fora da realidade que se mostra frente a frente.


Eu entendo bem as consequências das atitudes, mas não me condeno por ter tido a sorte de certas libertações, dentro das frustrações emocionais que vivi.


Não posso culpar todas as pessoas que atravessaram meu caminho, porque muitas delas chegaram na hora que foi preciso e me trouxeram grandes ensinamentos, dentro de uma aura de amor, outras dentro da aura de dor.


Aprendi a me enxergar mais e ao mesmo tempo parei de complicar o meu caminho, o meu coração que muito se abalou, mas que sobreviveu a tantos ataques do tempo.


Procurei guarida em Deus, procurei viver por mim e pelos que transitam ao meu redor, pois são as escolhas da alma, são os relatos de uma vida onde percorri sustentei e cheguei aonde foi preciso.


Não gosto de ser perseguida por coisas que não fiz, nem de ser a crueldade em pessoa por coisas que também não desejei a ninguém.


Eu aprendi a escancarar os sentimentos de forma única, íntegra e honesta, mas também aprendi a recolher cada pedaço meu ao longo desse trajeto cheio de solavancos e questionamentos, sem tomar posse, sem impedir que pessoas seguissem seu destino.


Assim como eu amo, eu também me afasto, assim como eu não quero eu também aceito se vier com verdade. 


Mas não atormento, não instigo e não provoco nada de ruim.

A lei da sobrevivência está em aceitar as alterações do tempo, suas inconstâncias e tudo que for para aprendizado interior.


Ninguém está livre de um dia ruim, de notícias impactantes e situações que não se explicam. Eu sei que é o acaso trabalhando, o universo conspirando e a vontade de Deus agindo.


Esse tempo, que eu sei que reside aqui, é para que eu possa conduzir com respeito a minha própria vida, sem me aprisionar e sem que eu crie dependência emocional de ninguém, por mais que eu deseje, por mais que aqui dentro eu ainda busque aquilo que sinto que falta.


Sou feita do que a vida trouxe e também levou, do que o coração relevou e também perdoou.


Só não me obriguem a nada, não me digam o que preciso fazer. Chega um tempo em que brincar de casinha já não é tão engraçado, que viver de amor unilateral é incômodo e que juntar as coisas e mudar de paisagem, é como respirar outro ar mais limpo.


Minha consciência trabalha assim, meus encontros com o eu vão além do que dizem ou pensam a meu respeito.


Porque eu respeito a vida de cada um e o que fazem de si mesmos (as). Só não venham comprimir meu ar.


Preciso de espaço, de silêncio, de jeito.


A cada um, suas obras. 

A solução está dentro do que muitas vezes complicamos e não cedemos.

Dentro de cada um há muito mais a se descobrir.


É por isso que vivo de menos lamento.


Por todo mal que fiz, peço perdão. 


A todo amor que recebi minha eterna gratidão.

Sil Guidorizzi

Amor, Luz e Paz

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Aconselhamento Terapêutico


Sim, Eu Posso! Automotivação é o ato de motivar a si mesmo, provocada por estímulos internos. A pessoa é o que é, pois encontra motivos dentro de si para alcançar seus objetivos, age de acordo com o que tem que ser feito. Alguém automotivado não espera acontecer, corre atrás do que quer.

Encare a Automotivação como um desafio!

Lembre-se que ser Automotivado é para poucos, portanto esse já será o seu diferencial, você tendo um diferencial já começará a ser visto com outros olhos pelas pessoas ao seu redor e consequentemente atrairá coisas positivas.

Mude o seu modo de pensar

Quando você começa a pensar de forma positiva, automaticamente você começa a ter ações positivas, e tudo parece começar a dar certo, isso faz com que você tenha resultados esperados e floresça a sua Automotivação.


Não espere nada externo

Quando você se Automotiva, não pode esperar contribuições positivas externas, caso você as receba, ótimo, caso não, isso não pode ser um motivo para se desmotivar.


Aceite que você tem defeitos

Aceitar suas falhas e seus defeitos é um grande passo para os acertos, foque nas suas qualidades que você as vezes desconhece e aprenda com os erros para minimizá-los. Quando se acerta mais do que erra isso causa uma satisfação, principal acompanhante da motivação.


Acredite em você!

Comece com uma Motivação, mas continue com a Automotivação, caso contrário sua vida será repleta de insatisfação e frustrações e provavelmente muitas das metas que você planejou, nem sairão do papel.


Faça o que você gosta

Claro que não podemos fazer o que gostamos o tempo todo, mas procure nas pequenas coisas do dia a dia, fazer algumas das quais sente prazer, se sentir bem e feliz é uma realização, o que contribui para que você sempre faça melhor.


Acredite, você é genial!

“Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar em você.”


Fernanda Tomaz
psicoterapeuta

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Fitoterapia - Plantas Medicinais


 

Fitoterapia é a ciência que estuda as plantas medicinais e o uso das mesmas no tratamento de doenças. A palavra "fitoterapia" vem dos termos gregos therapeia = tratamento + phyton = vegetal e significa "terapia pelas plantas". É uma das mais antigas práticas Terapêuticas usadas pelo Homem.



 

Plantas Medicinais são aquelas que possuem características que ajudam no tratamento de doenças ou que melhorem as condições de saúde das pessoas. Descoberta Foram os índios que descobriram a capacidade medicinal destas plantas. Os europeus, quando chegaram ao Brasil, aprenderam muito com os indígenas. Os pajés das tribos indígenas são os grandes conhecedores das ervas e plantas medicinais. A medicina chinesa também utiliza muito estas plantas no tratamento de doenças.

Fraternos Abraços

Reflexão


Toda manhã, pense quando você acorda:
EU estou vivo,
EU tenho uma preciosa vida humana,
EU não vou desperdiçá-la.
EU vou usar todas as minhas energias 
para me desenvolver,
para expandir o meu coração para os outros,
para alcançar a iluminação 
para o benefício de todos os seres.
EU não vou ficar com raiva,
Ou pensar mal de outros.
Vou beneficiar os outros,
tanto quanto eu posso.

Dalai Lama

Experiencie a vida de todas as formas possíveis,
em todas as dimensões - bom/mau, doce/amargo, luz/escuridão,verão/inverno.
Experimente todas as dualidades.
Não tenha medo da experiência,
porque quanto mais experiência você tiver,
mais maduro você se torna. 

Mohan Chandra Rajneesh * Osho


A verdadeira motivação vem de realização,
desenvolvimento pessoal, 
satisfação no trabalho e reconhecimento.

Frederick Herzberg


Mera mudança não é crescimento. 
Crescimento é a síntese de mudança e continuidade, 
e onde não há continuidade não há crescimento.

C.S. Lewis


Fraternos Abraços

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Dependência Emocional


Não é fácil controlar sentimentos e pensamentos, mas a inteligência nos possibilita filtrar os positivos e liberar os negativos, buscando assim o equilíbrio emocional.

Como se libertar da dependência emocional:
Entender que o fato de se libertar da dependência emocional, ou da necessidade de aprovação dos outros, não significa deixar de reconhecer a importância dessas pessoas em nossa vida.

Não significa deixar de sermos gratos. 

Não significa deixar de amar ou respeitar.

Não significa desprezar.

Essa atitude de nos libertar da necessidade de aprovação, é um processo interno, que precisamos exercitar para expandir nossa consciência, e entender que tudo continua como antes ( sentimentos e comportamentos), mas a nossa postura mental é transformada.

Esse processo nos liberta do apego e principalmente do sentimento de culpa, que são os responsáveis pela necessidade de aprovação dos outros em nossa vida, nos tornando dependentes emocionalmente.

5 formas para se tornar 
menos dependente emocional
Sendo ou não um transtorno mental, exigindo ou não um tratamento mais especializado, as dicas a seguir podem ajudar qualquer um a ser menos dependente e também a diminuir o sofrimento causado pela dependência.
1) Consciência da dependência emocional

A consciência da dependência emocional é o primeiro passo para começar a superar os sentimentos. Sem ter consciência do que está acontecendo, tudo vai continuar como está e o sofrimento tenderá a continuar. Ao passo que se uma mudança for buscada, ela pode ocorrer com o aumento da autoestima, da autovalorização e com a ajuda da psicoterapia.

2) Reconheça o seu valor

Reconheça o seu valor-próprio e trabalhe para aumentar a autoestima, que pode ser melhorada com o foco em pensamentos positivos sobre si mesmo, percebendo suas limitações bem como suas conquistas, estabelecendo metas e objetivos, ajudando outros e fazendo o que te faz sentir bem. Aceite as suas decisões e observe a sua capacidade de fazer o que é melhor para você e busque ajuda se precisar.

3) Perceba que você tem o controle de si

Perceba que você tem o controle de si, incluindo seus sentimentos, emoções e ações. Algumas vezes acontecem eventos na vida que são incontroláveis, mas você precisa perceber o que você pode controlar. Não permita que outra pessoa controle o caminho que você deve seguir.

4) Reconheça as suas necessidades emocionais

Reconheça as suas necessidades emocionais e não dependa de uma única pessoa. Ou seja, trabalhe para construir uma rede de relacionamentos (amizades, colegas, familiares) e também considere a importância de fazer terapia. Afinal, na terapia podemos falar coisas que não falaríamos em outros tipos de relacionamento.

5) Não programe o seu dia-a-dia dependendo da outra pessoa

Perceba que você também possui necessidades que são importantes e você precisa ter controle da sua própria vida e fazer as suas coisas independente dos outros. Você pode se comprometer e reconhecer as necessidades do outro, mas você tem que se lembrar igualmente que você tem que viver sua vida além do relacionamento.


A vida é mais bonita com amor, mas é mais saudável quando estamos bens com nós mesmos. Não podemos manter uma relação sã se não nos desenvolvermos como pessoas. Quando você ama a si mesmo e não precisa de mais ninguém, é quando está preparado para amar os outros de maneira saudável. Todos gostariam de ter o par ideal, uma pessoa para amar… Mas uma coisa é “necessitar”, e outra muito diferente é “desejar”. Quando você necessita, não dá certo pois você não ama a si mesmo e, assim não poderá amar os demais de maneira madura e saudável. Devemos aprender a aproveitar a vida sozinhos.Há inúmeras coisas a se fazer! Desenvolva suas habilidades, cultive seu futuro, dedique tempo aos hobbies, faça amizades, viaje, olhe ao seu redor e aproveite as pequenas coisas. E acima de tudo, cuide e ame a si mesmo como você merece.

Amor, Luz e Paz

domingo, 13 de janeiro de 2019

Dores da alma


As dores da alma não deixam recados,
imprimem uma sentença que perdura pelos anos.
Um amor que acabou mal resolvido...
Um emprego que se perdeu inexplicavelmente...
Um casamento que mal começou e já terminou...
Uma amizade que acabou com traição...


Tudo vai deixando sinais, marcas profundas...
Precisamos trabalhar as dores da alma,
para que sirvam apenas de aprendizado,
extraindo delas a capacidade de nos fortalecermos...


Aprendendo que o melhor de nós, ainda está em nós mesmos...
Que amando-nos incondicionalmente descobrimos a autoestima...
Que se deixarmos seguir o caminho da dor e da lamentação,
iremos buraco abaixo no caminho da depressão.

As dores da alma não saem no jornal e não viram capa de revista...
E só quem sente, pode avaliar o estrago que elas causam.
O que vale é a PREVENÇÃO...

Então...
Ame-se para amar e ser verdadeiramente amado.
Sorria para que o mundo seja mais gentil!
Dedique-se para que as falhas sejam pequenas...
Não se compare, você é único!

Repare nas pequenas coisas, mas cuidado com as grandes
que as vezes estão bem diante do nosso nariz
e não a enxergamos...

Sonhe, pois o sonho é o combustível da realização.
Tenha amigos e seja o melhor amigo de todos.
Sinta o seu cheiro e acredite em seu poder de sedução...
Estimule-se, contagie o mundo com o seu melhor...

Creia em DEUS!
Pois sem ELE não há razão em nada!
E tenha sempre a absoluta certeza de que,
depois da forte tempestade o arco-íris vai surgir,
O Sol vai brilhar ainda mais forte.

Por isso, amigo lindo...
Curta bem o dia de hoje!
O amanhã, com certeza...
Pertence a DEUS!

Meu carinho especial para
VOCÊ!
Amigos também dizem:
EU TE AMO!

Por Gaefke

Amor, Luz e Paz
x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.