sábado, 26 de outubro de 2019

Holística


A Holística faz referência ao termo “holismo”, sendo este uma corrente que estuda fenômenos levando em consideração as diversas interações que ocorrem em um determinado episódio.

Essa tendência pondera que a soma de todos os componentes de um sistema não conseguem demonstrar tudo o que significa esse sistema por inteiro, afirmando que há muitas outras coisas envolvidas.

Ou seja, a corrente alega que um sistema não pode ser estudado apenas a partir das componentes. Apenas para você entender de maneira mais simples: um quebra cabeça montado não pode ser entendido apenas pelas suas peças.

Dessa maneira, a perspectiva do holismo dá ênfase que devemos considerar e dar a importância para o “todo” como algo que vai além da soma de todas as seus componentes.
Abordagem holística

A abordagem holística relaciona o “todo” com todos os segmentos, de maneira que haja uma constante interação entre o sistema. Dessa maneira, cada evento está conectado com o “todo”, mesmo sendo realizado por uma “parte”.

Ou seja, cada acontecimento isolado interfere no sistema e o “todo” fica comprometido. Os episódios criam uma nova sinergia, proporcionando novas relações e ocasiões.
Pensamento holístico

O conceito da Holística não é nada recente. Muito pelo contrário, vem sendo discutido por diversos pensadores ao decorrer da história do mundo. O termo foi nomeado pelo filósofo Augusto Comte no século XIX.

Comte foi importantíssimo. Foi o precursor da importância de estudar o conjunto, que é a melhor maneira de entender sobre um sistema, sendo esse conceito aplicado para a existência humana.

Nicholas A. Christakis também é um nome que deve ser levantado aqui. Segundo ele, o pensamento cartesiano não é suficiente para estudar a divisão de um sistema (ou matéria).
Educação holística

Ao que se refere à educação da área, o holismo pode ser considerado uma filosofia de educação que estuda os sistemas complexos. O seu objetivo é agrupar todas as ideias em um único projeto.

Esse projeto visa entender por completo a pessoa, compreendendo corpo, espírito, intelecto e emoção. Sua função é inspirar o respeito próprio pela vida e vontade de aprender.

Em linhas gerais, a diferença entre a educação convencional e a educação holística são as suas metas e objetivos. O foco dessa corrente é o aprendizado experimental, de maneira a demonstrar o quanto essa etapa é importante.
Metodologia holística

Sobre a metodologia, o pensamento holístico dá prioridade à perspectiva de ensino não dividida, fragmentada. Ela preza por um ensino onde as interações entre todas as áreas sejam evidenciadas.

Ou seja, essa metodologia prioriza um ensino multidisciplinar e interdisciplinar. Expor aos alunos que as coisas não funcionam separadamente, mas sim, que elas se completam para formar tudo o que vemos hoje em dia.

Essa abordagem vai à contramão do plano pedagógico e da apresentação das disciplinas da grande maioria do ensino (não apenas no Brasil, mas no mundo todo).

Isso porque o ensino tradicional setoriza o ensino, como se cada disciplina fosse independente e o que se aprende dentro de sala de aula não se aplica às coisas ao redor do aluno.
Visão holística da saúde

A visão Holística na saúde também não é um conceito recente, mas nos últimos anos essa corrente foi ganhando mais força e reconhecimento (tanto dos profissionais quanto dos pacientes).

Esse conceito explicita a necessidade de analisar o paciente com uma visão global, considerando suas mais diversas particularidades. Essa tarefa não é simples, exigindo do profissional com muito estudo e dedicação.

Em pleno século XXI, tendo a internet à palma da mão e usando ela como seu próprio médico, os profissionais precisam trabalhar esse detalhe e entender o que leva os pacientes a fazerem isso.

É papel do profissional da saúde orientar o paciente, explicar a ele o máximo que puder (de maneira que ele realmente entenda) e tentar ao máximo entendê-lo integralmente.
Medicina holística

Afunilando mais essa área dessa abordagem, a medicina holística faz referência ao tratamento com base nessa corrente. Todos os seres vivos funcionam juntos com o meio ambiente e é essencial entender isso.

O objetivo da medicina a partir dessa teoria é tratar um problema individual (como uma doença em um paciente). Não de maneira racional (apenas analisando o que há nos livros), mas, sim, mais abrangente.

É preciso levar em consideração não apenas o estado físico do paciente, mas também seu estado psicológico e social. Aplicar os conhecimentos em medicina depois de entender todo o quadro onde o paciente está inserido.

Os tratamentos de uma enfermidade a partir da medicina holística não necessariamente precisa ser um fármaco ou uma cirurgia. Há a possibilidade de tratamentos alternativos.
Terapia holística

Especificando mais ainda o conceito do holismo na medicina, temos as formas de terapia que seguem essa teoria. Aqui as doenças são tratadas de uma maneira global, pois tudo está conectado.

O objetivo do tratamento é melhorar a qualidade de vida do paciente, dar suporte à saúde física e mental. Esse tipo de terapia tem o poder de tratar problemas relacionados ao medo, ansiedade, insônia, bloqueios energéticos…

Há diversos tratamentos dentro da terapia holística, incluindo florais, acupuntura, terapia com cristais, massagens, cromoterapia, reflexologia, fitoterapia, reiki, shiatsu, etc.

A melhor maneira para descobrir qual desses tratamentos pode ser o mais adequado para determinado caso é consultando um terapeuta holístico. Cada indivíduo é único e uma análise particular desse ser feita.
Visão holística na administração

Mudando um pouco de foco, vamos falar um pouco da visão holística na administração de empresas. Essa área é realmente interessante e o conceito do holismo é muito aplicado.

A Holística na administração de uma empresa tem como objetivo mostrar e sempre reforçar que uma empresa não é a soma de gerentes, clientes, fornecedores e departamentos de maneira isolada, mas, sim, o contrário.

O Holismo no ramo administrativo tenta mostrar que o sistema todo é interdependente e que só haverá sucesso se a administração da empresa for tratada dessa forma.

A holística é, sem dúvida alguma, um conceito interessantíssimo e devemos considerá-lo nos mais variados casos do nosso dia a dia. Tente ver o mundo, as pessoas e a matéria em si com outra perspectiva.


Por Claudia Azevedo Bezerra

Amor, Luz e Paz

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Reflexão - Pontos de vistas


Um famoso escritor estava em sua sala de estudo. Pegou a caneta e começou a escrever:

No ano passado precisei fazer uma cirurgia para a retirada da vesícula biliar. Tive que ficar de cama por um bom tempo.

Nesse mesmo ano, cheguei a idade de 60 anos e tive que renunciar ao meu trabalho favorito. Havia permanecido 30 anos naquele editorial.

No mesmo ano, experimentei a dor pela morte de meu pai e meu filho fracassou em seu exame médico porque teve um acidente de automóvel e ficou hospitalizado por vários dias. A destruição do carro foi outra perda.

Ao final escreveu:

“FOI UM ANO MUITO MAL!”


Quando a esposa do escritor entrou na sala, o encontrou triste em meio aos seus pensamentos. Por trás dele, leu o que estava escrito no papel.

Saiu da sala em silêncio e voltou com outro papel que colocou ao lado do papel de seu marido.

Quando o escritor viu o papel, encontrou escrito o seguinte:


No ano passado finalmente me desfiz de minha vesícula biliar, depois de passar anos com dor.

Completei 60 anos com boa saúde e me retirei do meu trabalho. Agora posso utilizar meu tempo para escrever com maior paz e tranquilidade.

No mesmo ano, meu pai, com a idade de 95 anos, sem depender de nada e sem nenhuma condição crítica, conheceu seu Criador.

No mesmo ano, Deus abençoou o meu filho com uma nova oportunidade de vida. Meu carro foi destruído, mas meu filho ficou vivo sem nenhuma sequela.

Ao final, ela escreveu:

“ESSE ANO FOI UMA GRANDE BENÇÃO!”

Eram os mesmos acontecimentos, mas com pontos de vista diferentes.

Se refletimos bem, temos inúmeras razões para ser gratos a Deus.

Não é a FELICIDADE que nos torna GRATOS, mas, sim, a GRATIDÃO que nos faz FELIZES!

Sempre há algo para agradecer!

Você escolhe como escrever sua história!

Obrigado, Deus, por mais um dia...

Amor, Luz e Paz

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Família



Trechos do livro

"O Arroz de Palma",

de Francisco Azevedo

Família é prato difícil de preparar.

São muitos ingredientes.

Reunir todos é um problema...

Não é para qualquer um.

Os truques, os segredos, o imprevisível.

Às vezes, dá até vontade de desistir...

Família é prato que emociona.

E a gente chora mesmo.

De alegria, de raiva ou de tristeza.

O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita.

Bobagem!

Tudo ilusão!

Família é afinidade, é à Moda da Casa.

E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.

Há famílias doces.

Outras, meio amargas.

Outras apimentadíssimas.

Há também as que não têm gosto de nada, seria assim um tipo de Família Dieta, que você suporta só para manter a linha.

Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo.

Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir.

Enfim, receita de família não se copia, se inventa.

A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia.

Muita coisa se perde na lembrança.

Aproveite ao máximo.

Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete!

Família:

Feliz quem tem e sabe curtir, aproveitar e valorizar...




Semana Nacional da Família

Família é projeto de Deus!

Então...

Amem-se,

Aceitem-se

Perdoem -se, e vivam como se hoje fosse o último dia que vocês vão estar com a sua família.

Amor, Luz e Paz


quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Reflexão * A Ostra e a Pérola




"Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas"

Pérolas são produtos da dor:
Resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.

Na parte interna da concha é encontrada uma substância lustrosa chamada Nácar. Quando um grão de areia a penetra, as células do Nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra.

Como resultado, uma linda pérola vai se formando. Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida CICATRIZADA.

Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de alguém!
Já foi acusado de ter dito coisas que não disse!
Suas idéias já foram rejeitadas, ou mal interpretadas!
Você já sofreu os duros golpes do preconceito!
Já recebeu o troco da indiferença!

ENTÃO PRODUZA UMA PÉROLA!

Cubra suas mágoas com várias camadas de AMOR. Infelizmente, são poucas as pessoas que se interessam por esse tipo de movimento. A maioria aprende apenas a cultivar ressentimentos, deixando as feridas abertas, alimentando-as com vários tipos de sentimentos pequenos e,portanto, não permitindo que CICATRIZEM.

Assim, na prática, o que vemos são muitas "OSTRAS VAZIAS", não porque não tenham sido feridas, mas, porque não souberam PERDOAR, COMPREENDER, e TRANSFORMAR a DOR em AMOR.

Um SORRISO,um OLHAR, um GESTO, na maioria das vezes, FALA mais que MIL PALAVRAS.

Por Adriana Dantas Mariz

Amor, Luz e Paz

domingo, 20 de outubro de 2019

Aplicação de Reiki


O Reiki é uma técnica japonesa de cura para redução do estresse e relaxamento. Ele baseia-se no princípio de que nossos corpos são mantidos vivos através de uma energia vital.

Quando nossa energia está baixa ou é interrompida, é mais provável que nos sintamos doentes e propensos a doenças e, quando ela está fluindo, nos sentimos saudáveis ​​e felizes.

Em suma, nossa força vital é sensível aos nossos pensamentos e sentimentos. Quando nós, conscientemente ou inconscientemente, aceitamos um pensamento negativo, isso tem um efeito.

Pensamentos e sentimentos negativos podem se ligar ao nosso campo de energia e causar uma ruptura em nosso fluxo de energia, o que diminui as funções vitais dos órgãos e células do corpo físico. Com o Reiki, isso se cura. 


Reiki como é aplicado

Durante uma sessão energética de Reiki, você se deita confortavelmente em uma maca ou caso seja um Reikiano e possa se auto aplicar, você pode sentar ou deitar em um local tranquilo onde possa se concentrar na sua auto aplicação.

Uma sessão de Reiki com um cliente normalmente se parece com uma sessão de aconselhamento intuitiva.

Você pode pensar no Terapeuta Reikiano como luzes em meio a uma neblina, uma vez que ele ajuda você a fazer conexões e a obter informações sobre o que você precisa se concentrar no presente momento.

Ele trabalhará com suas mãos em seu nível energético, muitas vezes sem toque apenas com a imposição das mãos em algum determinado ponto.


Reiki como funciona

O Reiki é guiado pela Inteligência Superior e, por isso, um terapeuta sabe exatamente para onde ir e como responder a bloqueios de sua alma.

Ele pode trabalhar diretamente nas partes inconscientes do corpo e da mente, que contém esses inibidores de energia negativa e os elimina.

Como o Reiki flui através do corpo, ele pode ajudar a quebrar esses inibidores, permitindo um fluxo saudável de energia novamente.

Quando isso acontece, a energia pode atingir o tecido não saudável e alimentá-lo adequadamente mais uma vez. 


Benefícios para quem aplica o Reiki

Como benefícios, o Reiki:
abre seu sistema de Chakras e suas palmas para que você possa se conectar energeticamente com as energias de cura de Reiki do Universo e transmiti-las para a cura do seu corpo físico ou de outra pessoa usando as mãos.


Aumenta o poder e o foco das “mãos na cura”. O Primeiro Grau trabalha principalmente na cura do corpo físico, enquanto o Segundo Grau aumenta a capacidade dos praticantes de trabalharem com os níveis emocional e mental de cura – tanto para si quanto para os outros. 


O Segundo Grau Reiki permite que o praticante lide com uma variedade maior de problemas encontrados pelo praticante e também por seus clientes. 


Aumenta a quantidade de energia disponível para o praticante e o receptor. Métodos e ferramentas são adicionados para curar a distância.


O que é Reiki no espiritismo

Ainda que seja relacionado ao espiritismo, o Reiki não possui um foco na religião. Afinal, embora o Espírito de um ente querido, por vezes, pare para passar uma mensagem para ajudar com a sessão, é importante lembrar que ela não se destina a ser uma leitura de mediunidade.

O Terapeuta trabalhará os centros de energia do seu corpo com imposição de mãos, independentemente das presenças encontradas no núcleo do espírito. 


Reiki e religião

Assim como não há um foco do Reiki no espiritismo, também não existe uma religião que o domine. Essa prática acredita que somos todos materiais energéticos em busca de desenvolvimento e evolução, com profissionais que praticaram para auxiliar nisso.

O Reiki pode ser aplicado em qualquer pessoa, animal, plantas, ou seja, em qualquer ser vivo.

E pode ser praticado por qualquer pessoa devidamente iniciada na técnica.




x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.