sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ânimo e entusiasmo


"Para manter o ânimo e entusiasmo:
- lembre-se das coisas boas que aconteceram na sua vida;
- seja flexível e molde-se às situações;
- esvazie a mente de pensamentos negativos;
- tenha o espírito de uma criança;
- acredite muito em suas idéias,habilidades e talentos;
- cultive o silêncio - a mãe do ânimo e do entusiasmo;
- observe o padrão dos seus pensamentos 5 vezes ao dia;
- fale menos,fale docemente e fale suavemente."

Brahma Kumaris

Namastê

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Atmosfera


Aprendemos,desde cedo,que atmosfera é o ar que circula ao redor da Terra.Mas por que sentimos tanta diferença,na cidade,entre um domingo e um dia de semana,além da redução dos carros na rua?Por que nos sentimos tão bem quando entramos em alguns locais e tão pesados em outros?Além dos componentes gasosos,a atmosfera é constituída de pensamentos.A depender da quantidade e da qualidade dos pensamentos,será a atmosfera local.Entre nesse laboratório invisível e faça experimentos para testar sua percepção”.
Brahma Kumaris

Namastê

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Suco antigripal


É nessa época do ano que as pessoas mais sofrem com o vírus da gripe.
Mas será que o frio é realmente responsável pelo aparecimento da doença?
Diferentemente do que muitas pessoas pensam,a queda de temperatura não está diretamente relacionada com a gripe.
Os especialistas afirmam que o frio faz com que as pessoas procurem ambientes fechados,o que facilita a disseminação do vírus.
Além disso,as variações de temperatura podem interferir no sistema imunológico e reduzir a proteção natural do organismo contra doenças.
Por isso,uma boa maneira de prevenir a gripe é investir em alimentos que aumentem a imunidade.
Veja como preparar um suco antigripal,que ajuda a manter o vírus bem longe!

Você vai precisar de:

  • 120 g de acerola;
  • 1/4 de limão;
  • 3 colheres (sopa) de mel;
  • 1 rodela de gengibre;
  • 5 folhas de hortelã;
  • 250 ml de suco de laranja.

Modo de Preparo:

No liquidificador,junte todos os ingredientes e bata por mais ou menos 30 segundos.
Depois peneire o suco e beba em seguida.


Posologia:

O suco pode ser tomado diariamente por quem quer prevenir a gripe.
Os ingredientes também ajudam a amenizar os sintomas da doença e,por isso,a bebida por pessoas já gripadas.

 

Cuidados:

A desidratação é um dos problemas relacionados à gripe.
Por isso,é importante beber muito líquido,incluindo sucos.
(fonte:Receita Natural)

Fraternos Abraços

Clareza


Quando as palavras são precisas,não há necessidade de serem excessivas.Uma mente clara renuncia ao desperdício em nome da essência.Sua comunicação não produz ruído,o todo é absorvido.Com clareza,o compartilhar de ideias torna-se leve;e o aprender,natural. Nenhuma interferência é capaz de romper a conexão entre os interlocutores.A atenção se volta para as palavras que levam consigo sentimentos verdadeiros.
Brahma Kumaris

Namastê

terça-feira, 28 de maio de 2013

Suco funcional


A receita reúne alguns alimentos nutracêuticos.
As cenouras são fonte de betacaroteno,potássio e fibras.
Elas também ajudam a reduzir o colesterol e previnem o câncer.
O brócolis é rico em substâncias antioxidantes e ainda favorece a absorção de cálcio.
A maçã,por sua vez, possui alto teor de fibras solúveis,que melhoram o trânsito intestinal e dificultam a digestão de gorduras.

Você vai precisar de:

  • 4 cenouras;
  • 3 talos de brócolis;
  • ½ maçã;
  • 1 xícara (chá) de água.

 

Preparo:

Primeiramente,lave bem as cenouras, a maçã e os talos de brócolis.
 Depois corte as cenouras em fatias bem fininhas,pique a metade da maçã e coloque os demais ingredientes no liquidificador.
Bata por alguns minutos,até que tudo esteja bem triturado.
Como o suco funcional não será coado,é importante bater até os pedaços desaparecerem.
Tome assim que a bebida ficar pronta.

Sugestão de Consumo:

Beba o suco funcional pelo menos 3 vezes na semana para substituir o lanche da manhã ou da tarde.
(fonte:Receita Natural)

Fraternos Abraços


Limpeza

Se o espelho não estiver completamente limpo,ele não refletirá a imagem correta.Sentimentos obscuros,dúvidas,
críticas,preocupações, são como nuvens que embaçam a visão real.Limpeza é uma constante checagem,uma vigilância contra os saqueadores da paz.Para experimentar conforto em qualquer situação,é preciso investir no trabalho profundo.Polir o intelecto e revelar a forma perfeita.Esse desafio chama-se vida.
Brahma Kumaris

Namastê

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Medo e Doença




Atualmente temos percebido uma postura de muitos colegas médicos gerarem uma verdadeira cultura do medo da doença em seus pacientes. 
Apesar de percebermos que a intenção dos mesmos é alertar para os problemas que podem acontecer com a pessoa,achamos que esta é uma postura que se deve evitar pelos motivos que analisamos a seguir.

Em uma visão Holística da saúde existem vários fatores que contribuem para a geração da doença,além dos exclusivamente materiais. 
Em uma postura materialista analisa-se apenas os fatores físicos relacionados à doença,esquecendo-se dos principais que são os Espirituais/Emocionais.

Citemos um exemplo em que isso acontece de forma bem intensa.
Menopausa-climatério:de alguns anos para cá as mulheres tem sido submetidas a uma verdadeira cultura de terror em relação ao processo natural da menopausa. 
Os médicos em geral e,particularmente,os ginecologistas colocam que após a menopausa acontecerão inúmeros problemas devido ao decréscimo da produção hormonal,se a mulher não começar a fazer reposição hormonal.

Doenças várias surgirão tais como:envelhecimento precoce,osteoporose (fragilidade nos ossos), cardiopatias,diminuição da libido ou frigidez,ondas de calor,depressão,angústia,ansiedade,etc. 
Isso é colocado carregando-se nas letras como se tudo fosse acontecer de forma inevitável e que só existe uma salvação a reposição hormonal. 
Resultado:as mulheres começam a ficar apavoradas com o "monstro" da menopausa a partir dos 38 a 40 anos. 
Nessa idade já querem começar a tomar hormônio para prevenir a chegada do "monstro".

Analisemos a questão sobre uma perspectiva Holístico-Transpessoal. 
Em uma visão integral da saúde em que se analisam os aspectos físicos,mentais e espirituais percebemos que existe um decréscimo natural na produção de hormônios a partir dos 45 aos 55 anos,data que em média acontece a menopausa e se inicia o climatério,que é o período iniciado após a última menstruação,que em linguagem popular é colocado como sendo a menopausa.

Essa diminuição hormonal gera no organismo algumas alterações funcionais devido ao corpo vir num ritmo em os estrogênios estão em concentração alta e,após a cessação do funcionamento dos ovários,essa concentração baixa. 
Nesses casos pode-se fazer de preferência um tratamento homeopático para se normalizar os sintomas que surgem nesta fase. 
Se a mulher preferir uma reposição hormonal,também pode ser feita até que o organismo se acostume com a nova taxa de hormônio. 
Tudo de forma muito natural,pois esta é uma fase normal que toda mulher passa.

O grande problema que acontece aqui é essa excessiva cultura de doença a que as mulheres estão sendo submetidas,de modo a que fiquem apavoradas com a perspectiva de se ter todas as doenças associadas ao climatério. 
Mas o que os médicos não dizem é que apenas existe uma predisposição a se contrair osteoporose e outros males,baseados em dados estatísticos e que é uma minoria que contrai esses problemas.

Nós não temos apenas um corpo físico,temos um corpo sutil,energético- quântico,e somos um espírito. 
O maior problema que podemos analisar aqui é o medo,esse sim uma doença grave,que gera uma inibição energética do espírito que irá repercutir em seu corpo sutil,e que,por sua vez,irá bombardear energeticamente o corpo físico,ampliando os efeitos da deficiência hormonal. 
Este é um outro lado da questão que não é considerado pelos médicos que não conhecem a medicina holística.
É necessário portanto,analisar a questão sobre todos os aspectos e não puramente de forma material. Quando a pessoa cultiva hábitos salutares de saúde que começa no espírito,com bons pensamentos, equilíbrio emocional,harmonia,uma alimentação.
(Dr.Alírio de Cerqueira Filho)
 
Namastê 

domingo, 26 de maio de 2013

Culpa e Responsabilidade



A culpa que sentimos é resultado de séculos de condicionamento dentro do pensamento judaico-cristão, aliás uma distorção do pensamento cristão,que intrinsecamente,não estabelecia a culpa e a punição como posteriormente acabou acontecendo.

Por esse pensamento tudo o que fazemos e que não está dentro dos padrões rígidos dessa pseudomoral instituída é um pecado e deve ser punido violentamente.

Durante séculos esse pensamento oriundo do judaísmo;do olho por olho,dente por dente,manipulado e distorcido pelas doutrinas "cristãs" por interesse próprio vem imperando dentro da cultura ocidental.

Eu digo distorcido,pois se observarmos os Evangelhos,o Cristo jamais se referiu ao erro dessa forma como as várias religiões cristãs durante séculos pregaram,a do pecado e da punição por ele.

Basta analisar as passagens na qual ele se refere a mulher adúltera,quando ele disse que atirasse a primeira pedra aquele que não tinha pecados,o momento de encontro com a mulher hemorroísa,a sua postura com Maria de Magdala e perceberemos que ele via o erro de uma maneira natural,fazendo parte das experiências de evolução do ser humano..

Mas infelizmente as suas palavras foram distorcidas e durante séculos este pensamento deturpado tem imperado,como ainda hoje,na cultura ocidental a ponto do mesmo ainda estar imerso no inconsciente coletivo da nossa cultura. 

Isso faz com que a culpa esteja impregnada em nós mesmos.

Analisemos as razões para isso,à luz da psicologia transpessoal. 

Esta ciência tem estudado inúmeras questões que tem atormentado o ser humano durante séculos as quais não se encontram explicações dentro da ciência materialista/reducionista. 
A explicação mais plausível para a culpa que muitas pessoas trazem e que são inexplicáveis no momento atual,pois estas não fizeram nada que justifique ou explique estas culpas é que elas cometeram estas ações pelas quais sentem culpa em seu passado espiritual.

Pelos estudos que tem sido feito pelos pesquisadores no mundo inteiro a reencarnação é um fato. 

Isso explicaria estas culpas imensas que muitas vezes as pessoas sentem,sem razão aparente. 
Isso acontece devido a séculos passando por experiências,nas quais vivenciamos muito intensamente,este paradigma judáico-cristão distorcido. 
Por isso a culpa ainda persegue muita gente,mesmo quando temos tudo,teoricamente, para nos libertar dela.

O que fazer para se libertar da culpa? 

Só existe um caminho para libertar a nossa consciência;assumindo a responsabilidade pela nossa vida. 
É necessário refletir que o erro faz parte da evolução natural de todas as pessoas. 
Quando cometemos um erro,analisando-se aqui o erro,como sendo algo que contraria a lei de amor,isto é, uma atitude de desamor ou pseudo-amor,por nós mesmos ou a outras pessoas,a natureza,o cosmos.

Muitas vezes dentro do paradigma judáico-cristão distorcido,muitas coisas que são tidas como erros ou pecados,não o são,dentro da lei de amor. 

Então quando cometemos um erro,estamos assumindo uma postura egóica. 
Esta atitude errada pode acontecer por ignorância ou por desprezo ao que é correto,que está dentro dos princípios da lei de amor. 
Toda atitude equivocada tem a sua conseqüência.

Torna-se fundamental para a libertação da culpa,que é uma atitude inconseqüente,pois não corrigimos com ela o erro cometido,assumir a responsabilidade pelo erro e buscar reparar as suas conseqüências. 

Com isso estaremos aprendendo com o erro e isso faz com que evoluamos, diferentemente da culpa e da punição que lhe é conseqüente,na qual a pessoa simplesmente se pune pelo erro e se acha uma vítima por tê-lo cometido,sem assumir o aprendizado dele decorrente.

Resumindo,todas as vezes que sentirmos culpa por algo que tenhamos feito ou que simplesmente nos achemos culpados mesmo que não haja uma razão aparente,é necessário refletir fazendo a nós mesmos estas perguntas:

O que posso tirar de aprendizado desta experiência?
Como posso agir para reparar as conseqüências dos meus atos? 
Com isso estaremos assumindo a responsabilidade pela nossa vida e conquistando a nossa felicidade.

Outro efeito importante da meditação é a paz interior,um refúgio onde você pode escapar da turbulência do seu dia-a-dia. 

O hábito de meditar diariamente vai lhe ajudar a desligar-se do estresse e trará calma e energia para você enfrentar melhor os desafios que têm em sua vida.
(Dr.Alírio de Cerqueira Filho)

Fraternos Abraços 
x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.