sexta-feira, 19 de julho de 2019

Provérbios Chineses - Sabedoria


Provérbios Chineses 
para enfrentar a vida 
de uma forma mais equilibrada

Diferentes fechaduras devem ser abertas com chaves diferentes.

Não há soluções mágicas, o que funcionou em certas circunstâncias pode não funcionar em outras situações. A vida muda continuamente, então não faz sentido se apegar ao passado. Todo problema que enfrentamos é diferente, mesmo nós mesmos não somos a mesma pessoa, então devemos analisar todas as opções possíveis, com uma mente aberta, para encontrar a melhor solução.

Você não pode impedir que as aves da preocupação voem sobre sua cabeça, mas você pode impedi-las de construir um ninho.

A vida continuamente coloca novos desafios para nós. Mais cedo ou mais tarde, a adversidade vai bater à nossa porta. não podemos evitá-la, mas podemos decidir como reagir ao que acontece conosco. Podemos supor que os problemas são pedras na estrada e ficar presos nesse mal-estar e sofrimento ou, ao contrário, podemos assumi-los como desafios que nos ajudam a crescer.

O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos. O segundo melhor momento é agora.

Se queremos alcançar uma mudança ou empreender um novo projeto, o melhor momento é agora. Pensar que é tarde demais é uma desculpa para ficar na nossa zona de conforto. Este provérbio chinês nos lembra que só temos o presente, reclamando do que não fazíamos sentido. Em vez disso, devemos pensar sobre o que podemos fazer e começar a trabalhar.

Quem busca vingança deve cavar duas sepulturas.

A vingança é um daqueles sentimentos nutridos com a esperança de fazer com que a pessoa que nos magoa sofra, mas na realidade apenas nos prejudica. Alimentar vingança implica ser prisioneiro do passado, regozijar-se com o sofrimento, sem poder avançar porque somos recomendados pelo rancor.

Aquele que teme sofrer, já sofre o temor.

Algumas coisas na vida são inevitáveis, mas se pensarmos muito sobre elas, estaremos antecipando-as, para experimentá-las em nossa mente, estaremos sofrendo de antemão. O medo de sofrer em si implica sofrimento, por isso é melhor aprender a fluir e não antecipar infortúnios, que muitas vezes nem chegam. Este provérbio chinês nos alerta que a preocupação é muitas vezes pior do que o próprio fato.

É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão.


Às vezes, quando a adversidade bate à nossa porta, seu golpe é tão grande que nos confunde. As expectativas, a dor e a frustração podem ser tão grandes que nos bloqueiam e nos fazem ficar presos em uma espiral de queixas sem sentido. No entanto, chorar sobre o leite derramado é inútil, não só não resolve o problema, mas nos leva a um estado de espírito ainda mais negativo. Portanto, devemos nos certificar de que procuramos soluções, em vez de apenas reclamar de nossos braços cruzados por nossa má sorte ou pelos golpes do destino.

Quando o sábio aponta para a lua, o tolo vê apenas o dedo.

Este provérbio chinês refere-se à incapacidade de ver além dos pequenos detalhes e desenvolver uma visão global. Muitas vezes, seja devido à frustração, falta de perspectiva ou nossas crenças limitantes, paramos em detalhes sem importância e os transformamos em obstáculos. Quando nos apegamos a esses pequenos detalhes, estamos fechando o caminho, sem perceber que o mais importante é o objetivo final e que, para alcançá-lo, pode haver múltiplos caminhos.

Uma jornada de dez mil quilômetros, começa com um único passo.

Um passo não vai te levar muito longe, mas pelo menos ele vai te tirar de onde você está. Toda aventura, não importa quão grande seja, sempre começa com o primeiro passo, que muitas vezes é o mais difícil, pois envolve tomar a decisão de sair da zona de conforto e ousar explorar territórios desconhecidos.

Cave o poço antes de estar com sede.

Não é necessário esperar a adversidade nos atingir para desenvolver a resiliência, podemos preparar nossa mochila de ferramentas psicológicas para a vida muito antes. Esse ditado chinês nos incentiva a sermos cautelosos e desenvolver uma atitude proativa, em vez de apenas reagir ao que acontece conosco. Se cavarmos o poço antes de termos sede, poderemos planejar melhor todo o processo, se o fizermos por causa de uma necessidade, as chances de cometermos erros ou mesmo de não conseguirmos terminar a escavação aumentará.

A água faz o barco flutuar, mas também pode afundá-lo.

Esse provérbio chinês nos lembra a filosofia do yin e do yang: tudo contém o “negativo” e o “positivo”, e em muitos casos tudo depende de como o encaramos. Nada é intrinsecamente ruim ou bom, depende de como o usamos e do significado que confiamos a ele.

As grandes almas têm vontades, as fracas apenas desejam.

Muitas pessoas passam boa parte de suas vidas ansiando por algo, nunca decidindo alcançá-lo. Em muitos casos, a diferença entre aqueles que realizam seus sonhos e aqueles que anseiam por eles consiste precisamente na força de vontade e na decisão de ir em busca desse desejo. Todo desejo permanece no sono se não se traduz em objetivos e etapas concretas.

Aquele que desalojou a montanha, é porque ele começou removendo as pequenas pedras.
O esforço constante tem seus frutos, embora demorem a chegar. Muitas vezes nos concentramos apenas nas grandes tarefas, sem perceber que por trás das metas mais ambiciosas há muito trabalho duro e sistemático. Estar ciente de que pouco a pouco você pode ir longe nos encorajará ao longo do caminho e nos permitirá alcançar grandes objetivos na vida.

Das nuvens mais escuras cai a água mais limpa.

Até os momentos mais sombrios encerram uma oportunidade. Quando estamos passando por um mau momento e desconforto, isso nos impede de apreciar a parte positiva, precisamos parar na estrada e pensar sobre este provérbio chinês. Às vezes tudo muda quando mudamos de perspectiva, e a adversidade pode se tornar uma excelente oportunidade para crescer, mudar de rumo e ousar fazer coisas que, em outras circunstâncias, nem teríamos considerado.


Namastê

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Ho'oponopono

“O ho’oponopono é um dom profundo que nos permite desenvolver um relacionamento funcional com a Divindade interior e aprender a pedir que, em cada momento…. os nossos erros de pensamento, palavras, feitos ou ações sejam purificados. O processo diz respeito essencialmente à liberdade, à completa liberdade em relação ao passado.”
MORRNAH NALAMAKU SIMEONA


HO’OPONOPONO, que significa amar a si mesmo, é uma técnica de cura havaiana que utiliza 4 frases (“Eu te amo”, “Sinto Muito”, “Me perdoe” e “Sou Grata”), para limpar e purificar todos os pensamentos e sentimentos negativos que geraram a realidade em que vivemos.

Os trechos abaixo mencionados foram extraídos do livro: Limite Zero, de Joe Vitale, em parceria com o Dr. Hew Len, havaiano que o ensinou a técnica do ho’ponopono.

“O Dr. Hew Len explicou que a total responsabilidade pela nossa vida, significa que tudo na nossa vida – pelo simples fato de estar na nossa vida – é nossa responsabilidade. Em um sentido literal, o mundo inteiro é nossa criação.”

Isso é difícil de engolir. Ser responsável pelo que eu digo ou faço é uma coisa. Ser responsável pelo que todo mundo na minha vida diz ou faz é outra bem diferente. No entanto, a verdade é o seguinte: se você assumir uma completa responsabilidade pela sua vida, tudo que você ver, ouvir, provar, tocar ou de alguma maneira experimentar é sua responsabilidade porque está na sua vida. Isso significa que cabe a você curar os terroristas, o presidente, a economia — enfim, tudo que você experimenta e não gosta. Eles só existem, por assim dizer, como projeções que vêm de dentro de você. O problema não é com eles e sim com você. E para mudá-los, você precisa mudar a si mesmo. Eu sei que isso é difícil de entender, que dirá aceitar ou efetivamente viver a ideia. A culpa é bem mais fácil do que total responsabilidade.




Os Princípios Fundamentais do Ho’oponopono são:

O Universo físico é uma manifestação dos meus pensamentos.

Se os meus pensamentos são destrutivos, eles criam uma realidade física destrutiva.

Se os meus pensamentos são perfeitos, eles criam uma realidade física repleta de AMOR.

Sou 100% responsável por criar o meu Universo físico do jeito que ele é.

Sou 100% responsável por corrigir os pensamentos destrutivos que criam uma realidade enferma.

Não há “lá fora”.

Tudo existe como pensamentos na minha mente.

Repetir a frase “Eu te amo”, cura toda e qualquer enfermidade física, mental e espiritual que estiver sendo materializada neste universo.

Então, a pergunta certa a se fazer para curar sua vida é:
O que está acontecendo “dentro de mim”, que fez com que isso se manifestasse na minha vida?

E também: “Como posso ser 100% responsável?”

A ideia é assumir 100% a responsabilidade, por tudo que se manifesta em sua vida. Quando nós nos purificamos, purificamos o programa de todas as demais pessoas. Precisamos assumir completa e irrestrita responsabilidade “dentro de nós”, por termos tornado qualquer problema concreto “fora de nós”. E isso inclui tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Temos que purificar os nossos pensamentos tóxicos e substituí-los por amor. Os erros estão dentro de nós.

Oração Original do Ho’oponopono 
criada por Morrnah Namalaku Simeona
Divino Criador, Pai, Mãe, filho – todos em um.

Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados ofendemos sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão.

Deixe que isto limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas.

Transmute essas energias indesejáveis em pura LUZ.

E assim é.

Gratidão

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Benefícios da Aveia



A aveia é um cereal rico em fibras que contém proteínas, vitaminas, ácidos graxos insaturados e minerais, é um alimento funcional, isto é, possui um composto bioativo a betaglucana, tendo a capacidade antioxidante, que previne o aparecimento de doenças.

Consumir aveia todos os dias, preferencialmente no café da manhã, ajuda o corpo a repor as energias durante o resto do dia e auxilia na prevenção e controle de algumas doenças:

Regulação da função intestinal: a aveia contribui para o equilíbrio do intestino;

Controle do peso: devido as fibras da aveia, o estomago precisa de mais tempo para a digestibilidade, dando a sensação de saciedade;

Controle da diabetes e hiperglicemia: mantém a glicemia no sangue, evitando a hiperglicemia;

Controle do colesterol: diminuição do mau colesterol (LDL);

Existem diferenças nos tipos de aveia com relação ao teor de fibras, o farelo é o que contém mais fibras, seguido da aveia em flocos e depois a aveia fina. Mas como todo o alimento seu consumo deve ser moderado, e consumido conforme as necessidades recomendadas.

A quantidade necessária por dia é de 1 a 2 colheres de sopa (30 à 40g).

Para que cause os efeitos desejados é fundamental ingerir 2 litros de água por dia. Pode ser consumida de diferentes formas: com leite, vitaminas, iogurte, banana, frutas, mingau e sopas.


Amor, Luz e Paz

terça-feira, 16 de julho de 2019

Luto e a Terapia Holística


Para a Organização Mundial de Saúde- OMS, o conceito de Saúde é o restabelecimento do bem-estar físico, mental, emocional, social e espiritual do cliente. Não se trata de um conceito novo, o equilíbrio entre os diferentes componentes do organismo com o meio ambiente, foi descrito na Grécia antiga por Hipócrates, que tinha como filosofia que saúde e doença dependiam da perfeita integração mente / corpo / meio-ambiente. E como manter a saúde no contexto de um período de luto?

No contexto da OMS, as Terapias Holísticas/ Complementares/ Alternativas, são técnicas que visam uma assistência à saúde do indivíduo, seja na prevenção, tratamento ou cura, está ancorado em tradições milenares ao mesmo tempo em que é altamente contemporânea. 

Para quem enfrenta um momento de perda em sua vida, seja por morte de um ente querido, pelo fim de um relacionamento, a saída de um filho para estudar ou morar fora de casa, enfim uma mudança de vida, geralmente acarreta uma série de sintomas e até mesmo doenças que a medicina convencional muitas vezes não é suficiente para a reparação e promoção da saúde. Por conta disso, a presença de um Terapeuta pode sim ser a melhor alternativa para ajudar na elaboração desse luto.
 
Como principais benefícios diretos, a terapia:

– Resgata a harmonia;
– Diminui a tensão;
– Estimula o relaxamento;
– Agiliza o processo de cura e auto-cura;
– Libera emoções contidas, bloqueadas ou reprimidas;
– Propicia o equilíbrio das energias do corpo;
– Melhora o nível de criatividade;
– Recupera o bem estar físico e espiritual;
– Atua nos níveis fundamentais do Ser: físico, mental, emocional e espiritual;
– Amplifica o nível de consciência, aceitação e renascimento.

Vamos Juntos Caminhar 
Com Conhecimento
Fernanda Tomaz




x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.