sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Solidariedade


"As coisas que nos unem superam todas aquelas que nos separam. Compartilhamos o mesmo planeta,a mesma terra,o mesmo céu e as mesmas esperanças e visões.Ao ver as virtudes nos outros,sou capaz de acender seus corações com a chama do amor e apagar todos os traços de incompreensão.Assim cresce a solidariedade interpessoal."
Brahma Kumaris

Namastê

O Olhar Integral - Jean Yves Leloup

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Benefícios do Capim Limão

 capim limao planta capim limao cha


Capim Limão (Cymbopogon citratus)
Talvez seja uma das plantas encontradas no Brasil com o maior número de nomes populares. É conhecida também como chá de estrada, capim-cheiroso, erva-cidreira, cidreira, capim-cidreira, capim-santo, capim-de-cheiro, capim-cidró e mais uma dezena de nomes regionais. Isto se deve à grande dispersão desta planta no território brasileiro.
O capim-limão é nativo da Índia, onde é muito empregado pela medicina ayurveda, tanto como medicamento como condimento alimentar. Como as condições climáticas da Índia e do Brasil são muito parecidas, o capim-limão se aclimatou muito rápido e se dispersou de uma tal forma em nosso território que grande parte da população não acredita que seja uma planta exótica.
Formando uma touceira perene, o capim limão se multiplica por divisão de touceira, não produzindo sementes em nossas condições. Apresenta folhas longas e estreitas, extremamente aromáticas e caule curto, de poucos centímetros de comprimento. 
Ele é muito usado na culinária oriental, principalmente na tailandesa. Essa é uma cozinha muito forte, rica em cheiros e temperos, e o capim-limão é um deles, dando aos pratos um sabor inconfundível.
Peixes, frutos do mar e sobremesas caem bem com esse ingrediente. Embora suas folhas sejam as mais usadas por aqui, o talo e a raiz também são aproveitados, lembrando que o talo precisa de uma infusão para liberar sabor.
O capim-limão pode ser empregado também como bebida refrescante e muito saborosa. 
Suco espremido de Capim-limão
- 4 folhas de capim-limão 
- 2 colheres (sopa) de açúcar refinado 
- 1 colher (chá) de suco de limão 
- Água mineral 
- Gelo a gosto
Lave muito bem as folhas, pique-as grosseiramente com uma tesoura e coloque em um copo. Acrescente o açúcar e o suco de limão. Soque com um socador como se fosse para o preparo de caipirinha. Deixe macerar por 15 minutos e despeje água mineral sobre o espremido. Complete com gelo. Pode acrescentar umas folhas de hortelã e servir.
Além de ser usado na culinária, as qualidades terapêuticas do capim-limão são inúmeras. Possui ação calmante, espasmolítica suave, ou seja, pode ser empregado nos casos de cólicas menstruais e intestinais. Devido ao mirceno, um dos princípios ativos do capim-limão, esta planta também possui ação analgésica. Pode ser indicado nos casos de nervosismo e estados de intranqüilidade. O óleo essencial extraído de suas folhas pode ser empregado em óleos de massagens e spray aromático para ambiente, sempre com o objetivo de acalmar.
Em casos de insônia, estresse e tensão muscular, muitas vezes não há necessidade de tomar medicamentos fortes. Use o que a natureza produziu para você, pois além de eficaz, não tem efeitos colaterais e é muito saboroso.
Por: Eliza Tomoe Hara
O Capim Limão talvez seja uma das plantas encontradas no Brasil com o maior número de nomes populares.
É conhecida também como chá de estrada,capim-cheiroso,erva-cidreira,cidreira,capim-cidreira,capim-santo,capim-de-cheiro,capim-cidró,lemongrass (inglês) e mais uma dezena de nomes regionais.
Isto se deve à grande dispersão desta planta no território brasileiro.

É nativo da Índia,onde é muito empregado pela medicina Ayurveda,tanto como medicamento como condimento alimentar.
Como as condições climáticas da Índia e do Brasil são muito parecidas,o Capim Limão se aclimatou muito rápido e se dispersou de uma tal forma em nosso território que grande parte da população não acredita que seja uma planta exótica.

Formando uma touceira perene,o Capim Limão se multiplica por divisão de touceira,não produzindo sementes em nossas condições.
Apresenta folhas longas e estreitas,extremamente aromáticas e caule curto,de poucos centímetros de comprimento.
É muito usado na culinária oriental,principalmente na tailandesa.
Essa é uma cozinha muito forte,rica em cheiros e temperos,e o Capim Limão é um deles,dando aos pratos um sabor inconfundível.

Peixes,frutos do mar e sobremesas caem bem com esse ingrediente.
Embora suas folhas sejam as mais usadas por aqui,o talo e a raiz também são aproveitados,lembrando que o talo precisa de uma infusão para liberar sabor.

É consumido comumente na forma de chá,mas pode ser empregado também como bebida refrescante e muito saborosa.

Suco espremido de Capim-limão;
- 4 folhas de capim-limão;
- 2 colheres (sopa) de açúcar;
- 1 colher (chá) de suco de limão;
- Água mineral;
- Gelo a gosto.

Lave muito bem as folhas,pique-as grosseiramente e coloque em um copo.
Acrescente o açúcar e o suco de limão.
Soque com um socador como se fosse para o preparo de caipirinha.
Deixe macerar por 15 minutos e despeje água mineral sobre o espremido.
Complete com gelo.
Pode acrescentar umas folhas de hortelã e servir.

Além de ser usado na culinária,as qualidades terapêuticas do capim-limão são inúmeras.
Possui ação calmante,espasmolítica suave,ou seja,pode ser empregado nos casos de cólicas menstruais e intestinais.
Devido ao mirceno,um dos princípios ativos do capim-limão,esta planta também possui ação analgésica. Pode ser indicado nos casos de nervosismo e estados de intranqüilidade.

O óleo essencial extraído de suas folhas pode ser empregado em óleos de massagens e spray aromático para ambiente,sempre com o objetivo de acalmar.
                                     
Em casos de insônia,estresse e tensão muscular,muitas vezes não há necessidade de tomar medicamentos fortes.
Use o que a natureza produziu para você,pois além de eficaz,não tem efeitos colaterais e é muito saboroso.
(Por Elisa Tomoe Harada)

Fraternos Abraços

Influência


"A prática de pensar sobre as fraquezas dos outros nos leva para baixo,para as esferas da sua influência negativa.Sendo assim,nos tornamos influenciados pela carga dos pensamentos,em vez de ser o influenciador dos pensamentos.Para eliminar o hábito de demorar-se sobre o vácuo das fraquezas dos outros,pense sobre suas próprias virtudes e no que está faltando em sua esfera de influência positiva."
Brahma Kumaris

Namastê

Benefícios da Hamamélis


A Hamamélis é uma planta medicinal conhecida por melhorar a circulação sanguínea.
Ela ainda atua no tratamento de processos inflamatórios e,por combinar essas duas características,é indicada para tratar as varizes e hemorroidas.
O chá preparado com as folhas e a casca de hamamélis também serve para acabar com o inchaço e a sensação de peso nas pernas.

Veja a receita do chá.

Você vai precisar de:


  • ½ colher (sopa) de folhas de hamamélis picadas;
  • 1 xícara (chá) de água.

Modo de preparo:

Leve a água para ferver e depois despeje sobre as folhas picadas.
Tampe a infusão e deixe descansar por cerca de dez minutos ou até amornar.
Depois de fazer isso,coe o chá e tome ainda morno.

Posologia

Tomar de duas a três xícaras do chá de hamamélis durante o dia.
O ideal é preparar o remédio caseiro em pequenas porções,para aproveitar todas as propriedades medicinais da planta.

Cuidado

Apesar de ser natural,o chá não deve ser consumido em excesso.
A ingestão de hamamélis também não é indicada às gestantes,pois pode causar abortos espontâneos.
O ideal é procurar um especialista antes de começar o tratamento com a planta.
(fonte:Receita Natural)

Fraternos Abraços

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Ventosaterapia


Técnica que consiste na aplicação de copos de vidro ou acrílico que tem como finalidade criar um vácuo e fazer uma sucção da pele.
Ao ser realizada a sucção da pele e a musculatura para dentro do copo,o vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentes do sangue.


A Ventosa pode ser utilizada como um auxílio para tratamentos com fins terapêuticos e é um grande aliado a outras técnicas de massagem.

 

Quando a circulação é ativada através da ventosa,o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões,dores musculares e articulares.

BENEFÍCIOS:

Desintoxicar o Organismo;Lombalgias;
Tratamentos para dores musculares;
Dores abdominais;
Cefaléia;
Problemas Digestivos;
Hipertensão Arterial.

Fraternos Abraços

Progresso


"Os obstáculos vem e continuarão a vir.Esta é a tarefa deles.Mas você não deveria considerá-los como sendo obstáculos,e sim como exames para torná-lo experiente.À medida que o aluno avança na escola,as provas ficam mais difíceis.À medida que você se torna mais forte internamente,mais obstáculos virão para testá-lo.Dê boas-vindas a eles.Sinta como se eles fossem uma escada para elevá-lo,e,assim, você continuará a progredir ainda mais."
Brahma Kumaris

Namastê

Não-violência


"Não-violência é uma filosofia muito profunda.Ela não apenas me pede para não machucar ninguém fisicamente,mas requer que eu evite de ofender o autorrespeito dos outros.Tal ética exige tremenda percepção e sensibilidade.Quando sou gentil comigo,eu posso ser o mesmo com os outros."
Brahma Kumaris

Namastê

domingo, 1 de setembro de 2013

Pertencimento


"Sentimentos de pertencimento duram mais do que tarefas realizadas. Criar um sentimento de proximidade é mais importante do que ter a tarefa concluída.Quando, antes de começar o trabalho,eu troco algumas palavras de encorajamento ou apreciação,eu crio um sentimento de pertencimento e proximidade em relação aos outros.Isso cria uma fábrica de unidade e torna o trabalho mais fácil."
Brahma Kumaris

Namastê
x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.