sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Autossoberania


Não tente governar e controlar os outros. 
Use esses dois poderes para si, sem dependência, sem suporte externo. 
Seja você um suporte para todos. 
Para isso, vá além dos limites. 
Ao vermos as coisas de forma limitada, o resultado será limitado. 
Ao entrar profundamente na consciência interna - com uma atitude ilimitada - e emergir com passos puros, algo maravilhoso pode vir daí. 
Nós podemos multiplicar naturalmente seja o que tivermos internamente. 
As coisas têm que ser solucionadas de dentro para fora. 
 
Brahma Kumaris
Namastê

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Chá Para Dormir Bem



Uma boa noite de sono é essencial para a saúde. Porém, é comum que algumas situações estressantes causem a insônia. Quando o problema ocorre com frequência, então é necessário procurar um médico. Mas a falta de sono leve, que pode ocorrer com qualquer pessoa, é facilmente resolvida com algumas ervas medicinais. A valeriana, por exemplo, possui ação comprovada no combate à ansiedade e, consequentemente, à perda de sono. A combinação de ervas que ensinamos a seguir também é ótima para quem quer dormir bem a noite toda.
Insônia
Chá para insônia e ansiedade

Você vai precisar de:

  • 1 colher (chá) de hortelã picada
  • 1 colher (chá) de erva doce
  • 1 colher (chá) de camomila
  • 1 colher (chá) capim limão
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Misture todas as ervas e junte a água previamente fervida. Mantenha abafado por 10 minutos e coe antes de beber.

Posologia

Tomar 1 xícara do chá cerca de 1 hora antes de se deitar. Se você sofre com a ansiedade, tome o chá também ao longo do dia para combater o nervosismo.
(fonte:Receita Natural)

Fraternos Abraços

Autoridade


Autoridade verdadeira é uma característica das pessoas que fazem esforço incógnito por um longo período de tempo. 
Elas não fazem nada superficialmente. 
 Elas não fazem apenas para mostrar que fizeram. 
Tais pessoas revelam em si três virtudes na forma de poder: paciência, tolerância e contentamento. 
Pessoas contentes são reais e verdadeiras. 
Essa é a autoridade da verdade. 
Brahma Kumaris
Namastê

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Reflexão*A Dureza De Dizer a Verdade



Quantas vezes você mentiu para não magoar, não ofender, não criar uma situação difícil ou mesmo, livrar-se de uma? 

Nestes momentos se perguntado se mentir é errado, você diria: depende?

Pois é, depende de que? Os fins justificam os meios como dizia o medieval Maquiavel? 

Existem situações em que melhor é mentir, dirá você.

Que situações? Situações que agora serão remediadas, mas não resolvidas e de certo, mais a frente voltarão com talvez mais força destrutiva?

Duro e difícil, mas dizer a verdade sempre é necessário para o bem de todos os envolvidos. Quem mente cria uma realidade que não existe e que para mantê-la de certo criará novas mentiras envolvendo-se em uma rede de produção de ilusões que não deixará sua alma em paz, bem como, quem recebeu a mentira como verdade, seguirá acreditando no que não existe e vivendo em uma ilusão que a qualquer momento poderá ser desfeita e as conseqüências poderão ser catastróficas.

Mas talvez mesmo dando-se conta disto, continuamos mentimos para o parceiro, para os filhos, em nosso ambiente de trabalho, no ambiente acadêmico, até mesmo para amigos.

Neste momento, mentir começa a se tornar patológico. A mitomania, um transtorno de uma personalidade que compulsivamente cria realidades para atender seus anseios ou mesmo, atender anseios dos outros.

Ou seja, mentir é e será sempre um caminho perigoso. Uma pequena mentira pode surtir um grande efeito e este grande efeito nos recompensar de tão forma prazerosa que irá nos impulsionar a criar mais mentiras, sofisticá-la e quando nos dermos conta, se é que nos damos conta, nos veremos envolvidos em um mundo de ilusões.

Quem mente não se sente capaz de assumir a responsabilidade por seus atos, seus pensamentos, seus desejos.

Se você encontra-se nesta situação ou mesmo, conhece alguém nesta situação, dê uma chance a você mesmo de fazer algo por você ou pelo outro efetivamente. Estimular a auto-estima confiando que erros todos cometem e pagar o preço por eles pode ser uma forma de aprendizado produtiva, é um caminho bem como, não temer realizar o que existe em você só em desejo e para os outros, em ilusórias mentiras, pode ser uma forma de fortalecer sua confiança.

Não mentir é aceitar a realidade dos fatos e principalmente, se aceitar.

Concorda comigo? 

(Por Fernando Martins)

Fraternos Abraços

Benefícios da Cebolinha


Cebolinha
A Allium schoenoprasum  é uma planta muito comum na mesa dos brasileiros. O nome científico pode lhe parecer estranho, mas você certamente conhece  a famosa cebolinha. Usada normalmente como condimento, a cebolinha dá mais sabor e cor aos pratos salgados. Geralmente vem acompanhada de sua fiel companheira, a salsinha, compondo o conhecido “cheiro verde”.
Além de saborosa, a cebolinha pode ser facilmente cultivada em casa. Basta um pouquinho de terra ou mesmo um vaso para semear a planta e colhê-la em pouco tempo. Assim você terá folhas sempre fresquinhas para utilizar em suas receitas.
O melhor de tudo é que esta planta pode trazer benefícios para a nossa saúde. Isso porque a cebolinha contém algumas substâncias importantes para o bom funcionamento de nosso organismo. Abaixo listamos as principais propriedades da planta e formas de consumi-la.

Propriedades da Cebolinha

A cebolinha possui vitaminas A, que atua como antioxidante, fortalece o sistema imunológico, melhora a visão e contribui para o crescimento dos cabelos. A planta também contém vitamina C, que ajuda na prevenção de doenças e retarda o envelhecimento das células. Além disso, encontramos na cebolinha os sais minerais cálcio e fósforo, que são responsáveis pela formação dos ossos e dentes. Outra substância importante é a niacina, que estimula o apetite e deixa a pele mais bonita.
Devido as essas substâncias, a cebolinha tem um papel importante no combate dos radicais livres, bem como fortalece o organismo diante de possíveis doenças. Sendo assim, o consumo do vegetal é indicado por nutricionistas como parte de uma alimentação saudável.

Consumo da Cebolinha

O sabor da cebolinha é bastante agradável, sendo parecido com o da cebola comum, mas um pouco mais suave. Como foi dito, a planta pode ser utilizada em diversas receitas como: caldos, carnes, saladas, sopas, patês, massas, omeletes, refogados e molhos. As folhas também servem como decoração para os pratos, basta usar a criatividade. Outra forma de se consumir a cebolinha é utilizando a no preparo de temperos caseiros.
(fonte:Receita Natural)

Namastê

Autorrespeito

 
Amar a si é ter respeito por si. Autorrespeito vem de saber quem sou realmente. É terminar com a ilusão de que sou o que faço ou o que tenho. É realizar que minha verdadeira identidade pertence ao meu mundo interior. É perceber que meu lado invisível influencia tudo que é visível. 
 
Brahma Kumaris
Namastê

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Tolerância

 
“As coisas muito grandiosas tomam forma através do silêncio, solitude e tolerância. Tolerância é a habilidade de acomodar diferentes opiniões e indiferentes atitudes, mantendo o autorrespeito e respeitando os outros. Para reforçar o hábito da tolerância, procure ter uma mente aberta em relação a tudo. Procure entender que cada ser humano possui, dentro de si uma bagagem de conceitos, experiências e memórias absolutamente singulares. A tolerância é o poder que valoriza essas histórias pessoais, com respeito e amor. Onde houver tolerância em uma tarefa ou relacionamento, haverá sucesso.”
Brahma Kumaris
Namastê

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Aceitação

 
“Quando vamos da resistência para a aceitação, mudamos do controle à influência. Não podemos controlar os outros, mas podemos influenciá-los. A aceitação é apenas o primeiro passo no processo de influenciar o outro. Mas como influenciar os outros de forma eficaz? Este é o desafio da criatividade no contexto dos nossos relacionamentos. Não podemos criar uma “resposta influente” se nossa energia está presa em um estado de resistência. Quando vamos da resistência à aceitação, iniciamos a resolução de conflitos. Nos abrimos ao outro ou à situação e podemos relaxar.”
Brahma Kumaris
Namastê

domingo, 20 de janeiro de 2013

Terapia Holística




TEMOS ALGO EM COMUM COM O UNIVERSO. DURANTE MUITO TEMPO, FOMOS TRATADOS COMO UM CONTRUCTO CORPÓREO (MASSA) E QUE A HISTÓRIA, EM CERTO TEMPO, DEFINIU COMO UMA MÁQUINA. A CIÊNCIA EVOLUIU, E NÓS TAMBÉM, SEM PRECISARMOS DE EXPERIÊNCIAS EM LABORATÓRIOS. BASTA RESPIRARMOS COMO UM BEBÊ PARA NOS PERCEBEMOS COMO ENERGIA.


HOJE, A TERAPIA HOLÍSTICA É DADA COMO A TERAPIA INTELIGENTE, PORQUE É CONHECEDORA DO INDÍVIDUO COMO ENERGIA E O TRATA COMO TAL, PERMITINDO QUE SUA FREQUÊNCIA VIBRACIONAL SE ESTABELEÇA ANCORANDO, EM SEU VINCULO CORPORAL, NA MELHOR FORMA DE SUA GEOEMTRIA SAGRADA. NOSSO SÉCULO É O DO AQUI E AGORA, VIVER NO PASSADO E NO FUTURO, SÓ NOS AFASTARÁ DE NOSSOS PROJETOS.

O HOMEM E O UNIVERSO É ENERGIA PULSANTE, E TODA FORMA DE MANIFESTAÇÃO DESSE VEÍCULO CORPÓREO, POSSUI VIBRAÇÃO, FORMA E FREQUÊNCIA ATÔMICA (ÁTOMOS E CELULAS INTELIGENTES PRONTAS PARA SE MULTIPLICAREM, RENOVAREM).
PARA QUANTIFICAR A SUA CODIFICAÇÃO NO UNIVERSO, E ASSIM REATIVAR SUAS PARTICULAS ATÔMICAS, E TODO CAMPO DE SUA EXISTÊNCIA.

SOMOS, SERES ATÔMICOS OU ENERGÉTICOS, E NOSSO OLHAR INTERNO E EXTERNO MUDA AO CONTATAR NOVAS ESPERIÊNCIAS E REPROGRAMAR TODOS OS NOSSOS REGISTROS AKASHICOS IMPERFEITOS (QUE SÓ SERVEM PARA NOS DETONAR EM NOSSA EXISTÊNCIA AQUI E AGORA) E A TOMAR POSSE DO QUE É NOSSO POR DIREITO: SAÚDE FÍSICA, MENTAL, ESPIRITUAL, ETC...

O HOLISMO É A CIÊNCIA QUE PRECONIZA O HOMEM COMO: MENTE, CORPO E ESPÍRITO EM SUA INTEGRIDADE E A RESPOSTA É A HOMOESTASE (EQUILÍBRIO) EM TODO O SEU CAMPO DE EXISTÊNCIA ORGÂNICA E FUNCIONAL, SABENDO QUE OS PENSAMENTOS QUE SE NUTRE HABITUALMENTE NA MENTE. TEM TENDÊNCIA A SE CONVERTER EM REALIDADE.

SOMOS O QUE PENSAMOS. O UNIVERSO ESTÁ PRONTO PARA MANIFESTAR O MELHOR EM NOSSAS VIDAS, MAS É PRECISO DESPERTAR PARA OS SINTOMAS QUE IMPEDEM, BLOQUEIAM O NOSSO RECEBER, A TERAPIA HOLÍSTICA,TRARÁ A SAÚDE E BEM ESTAR, QUE ESTÁ NO SEU AQUI E AGORA, NO SEU INTERNO E NÃO FORA DE VOCÊ.

LUZ,AMOR E PAZ

Reflexologia



A Reflexologia é classificada atualmente, como uma ciência que se baseia em estudos fisiológicos e neurológicos. Além de ser também uma arte, porque depende da habilidade com que o Terapeuta aplica o seu conhecimento.
Através de sua técnica suave e extremamente eficaz de massagem terapêutica, conquistou um lugar de destaque e fascínio, no campo da Terapia Holística.
Entre outros benefícios, a Reflexologia, busca o bem estar através de teorias holísticas. O termo “holístico” é derivado da palavra grega holos, que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como um todo, constituído de corpo, mente e alma.
Em Reflexologia, o tratamento de uma doença não se concentra especificamente nos sintomas apresentados pelo cliente, mas em encontrar a causa daquela patologia.
De acordo com a medicina oriental, e holística, o não tratamento da causa de uma doença implica em alterações energéticas que se manifestam fisicamente.
A aplicação da Reflexologia é feita através de uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na teoria de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo.
Por tanto, não deve ser confundida com a massagem básica dos pés ou com a massagem corporal. Cada parte do corpo e cada função orgânica, possue seu ponto reflexo correspondente nos pés.
Se um órgão ou função orgânica estiver comprometida, os pontos reflexos daquela área, estarão mais sensíveis ao toque, e o cliente poderá referir dor durante a palpação dos pontos ou mesmo durante a pressão exercida durante o atendimento.
Os pés representam um mapa do corpo, com todos os órgãos, glândulas e membros, que estão dispostas também nas mãos e orelhas. 
Usando estas técnicas específicas de aplicação de pressão sobre estas áreas, ocorrem mudanças fisiológicas no organismo, na medida em que o próprio potencial de cura de cada pessoa é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para se conquistar e manter uma saúde melhor.
No entanto, para se praticar Reflexologia, é desnecessário a utilização de qualquer equipamento. O uso das mãos e principalmente da polpa dos dedos, é suficiente para um bom atendimento.
Com um pouco de sensibilidade, determinação e um toque firme e preciso, uma sessão de Reflexologia, proporcionará bem estar, relaxamento e bons resultados.
O bom relacionamento entre o cliente e o terapeuta é um importante aspecto do tratamento. O terapeuta atua para aliviar o sofrimento do cliente, e assim, procura aumentar o potencial de melhora do cliente.
O Reflexologista deve ter como meta, durante um tratamento, alcançar o equilíbrio energético perdido. E assim, devolver ao seu cliente a homeostase corporal natural.
Quando conseguimos proporcionar, através da massagem o relaxamento corporal, se torna mais fácil, utilizando a Reflexologia e encontrar os pontos em que existem mais ou menos energias acumuladas. E assim, iniciar um bom tratamento, com a certeza de sucesso a ser alcançado.
Sendo assim, concluímos que a Reflexologia tem por principal objetivo, tratar o corpo como um todo e esforça-se por chegar à causa da doença. Sem tratar apenas dos sintomas.
Desta forma, podem ser obtidos resultados satisfatórios em um tratamento de Reflexologia, assim como em qualquer outra especialidade, onde o mais importante é conscientizar o cliente que sua participação é essencial.
A responsabilidade do cliente jamais deve ser deixada de lado. Assim como na medicina ocidental, se o doente não tomar o medicamento receitado, não encontrará cura.
Ainda que o Reflexologista seja compreensivo, atencioso e dedicado ao bem-estar de seu cliente, nenhum terapeuta ou outra pessoa, poderá tomar a decisão de que a cura será alcançada
Para obter ou chegar o mais perto da cura, o cliente tem que ter como meta , é fundamental a disposição de se livrar da doença e adotar uma conduta de confiança no tratamento.
O cliente precisa assumir essa responsabilidade para conseguir alcançar o objetivo de atingir o pleno equilíbrio energético.
Se o Reflexologistas conscientizar seu cliente da importância de se desenvolver o pensamento positivo e a força de vontade, já é um bom começo para se programar a mente a buscar a cura.
O corpo humano é uma máquina poderosa que tem a função de manter todos os nossos sistemas em perfeito funcionamento. Mas é a mente quem controla nossas emoções.
O stress do dia a dia, a falta de tempo para ouvirmos as necessidades de nosso organismo, muitas vezes nos leva a adiar os sintomas de uma doença, que vão se manifestando pouco a pouco.
Se prestarmos mais atenção na linguagem corporal, com certeza iremos conseguir identificar os sintomas de falência de energia de algum sistema orgânico, e desta forma procurar a solução antes que a doença atinja se desempenho natural.
Somos uma máquina. Como um carro em funcionamento! Se uma parte não está funcionando adequadamente, o carro todo sofre e tem de ir para uma oficina receber uma regulagem.
A Reflexologia pode ser considerada o equivalente a essa regulagem.
E como você não pode trocar o seu corpo por um novo, assim como faria com um carro; faz sentido tratar corretamente aquele que você tem.
O Reflexologista não cura, somente o corpo é capaz de exercer essa função.. Mas a Reflexologia ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma área hiperativa, ou sendo inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente.
Os sistemas corporais estão relacionados entre si, então qualquer desarmonia em um destes sistemas, irá alterar o coro por inteiro. 
Bençãos a Todos

Carta sobre a Felicidade


Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito. Quem afirma que a hora de dedicar-se à filosofia ainda não chegou, ou que ela já passou, é como se dissesse que ainda não chegou ou que já passou a hora de ser feliz. Desse modo, a filosofia é útil tanto ao jovem quanto ao velho: para quem está envelhecendo sentir-se rejuvenescer através da grata recordação das coisas que já se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas que estão por vir; é necessário, portanto, cuidar das coisas que trazem a felicidade, já que, estando esta presente, tudo temos, e, sem ela, tudo fazemos para alcançá-la.
Pratica e cultiva então aqueles ensinamentos que sempre te transmiti, na certeza de que eles constituem os elementos fundamentais para uma vida feliz.
Em primeiro lugar, considerando a divindade como um ente imortal e bem aventurado, como sugere a percepção comum de divindade, não atribuas a ela nada que seja incompatível com a sua imortalidade, nem inadequado à sua bem-aventurança; pensa a respeito dela tudo que for capaz de conservar-lhe felicidade e imortalidade.
Os deuses de fato existem e é evidente o conhecimento que temos deles; já a imagem que deles faz a maioria das pessoas, essa não existe: as pessoas não costumam preservar a noção a noção que têm dos deuses. Ímpio não é quem rejeita os deuses em que a maioria crê, mas sim quem atribui aos deuses os falsos juízos dessa maioria. Com efeito, os juízos do povo a respeito dos deuses não se baseiam em noções inatas, mas em opiniões falsas. Daí a crença de que eles causam os maiores malefícios aos maus e os maiores benefícios aos bons. Irmanados pelas suas próprias virtudes, eles só aceitam a convivência com os seus semelhantes e consideram estranho tudo que seja diferente deles.
Acostuma-se à idéia de que a morte para nós não é nada, visto que todo bem e todo mal residem nas sensações, e a morte é justamente a privação das sensações. A consciência de que a morte não significa nada para nós proporciona a fruição da vida efêmera, sem querer acrescentar-lhe tempo infinito e eliminando o desejo de imortalidade.
Não existe nada de terrível na vida para quem está perfeitamente convencido de que não há nada de terrível em deixar viver. É tolo portanto quem diz ter medo da morte, não porque a chegada desta lhe trará sofrimento, mas porque o aflige a própria espera: aquilo que não nos perturba quando presente não deveria afligir-nos enquanto está sendo esperado.
Então, o mais terrível de todos os males, a morte, não significa nada para nós, justamente porque, quando estamos vivos, é a morte que não está presente; ao contrário, quando a morte está presente, nós é que não estamos. A morte, portanto, não é nada, nem para os vivos nem para os mortos, já que para aqueles ela não existe, ao passo que estes não estão mais aqui. E, no momento, a maioria das pessoas a foge da morte como se fosse o maior dos males, ora a deseja como descanso dos males da vida.
O sábio, porém, nem desdenha viver, nem teme deixar de viver; para ele, viver não é um fardo e não-viver não é um mal.
Assim, como opta pela comida mais saborosa e não pela mais abundante, do mesmo modo ele colhe os doces frutos de um tempo bem vivido, ainda que breve.
Quem aconselha o jovem a viver bem e o velho a morrer bem não passa de um tolo, não só pelo que a vida tem de agradável para ambos, mas também porque se deve ter exatamente o mesmo cuidado em honestamente morrer. Mas pior ainda é aquele que diz: bom seria não ter nascido, mas uma vez nascido, transpor o mais depressa possível as portas do Hades.
Se ele diz isso com plena convicção, por que não se vai desta vida? Pois é livre para fazê-lo, se for esse realmente seu desejo; mas se o disse por brincadeira, foi um frívolo em falar de coisas que brincadeira não admitem.
Nunca devemos nos esquecer de que o futuro não é nem totalmente nosso, nem totalmente não-nosso, para não sermos obrigados a esperá-lo como se estivesse por vir com toda a certeza, nem nos desesperarmos como se não estivesse por vir jamais.
Consideremos também que, dentre os desejos, há os que são naturais e os que são inúteis; dentre os naturais, há uns que são necessários e outros, apenas naturais; dentre os necessários, há alguns que são fundamentais para a felicidade, outros, para o bem-estar corporal, outros, ainda, para a própria vida. E o conhecimento seguro dos desejos leva a direcionar toda escolha e toda recusa para a saúde do corpo e para a serenidade do espírito, visto que esta é a finalidade da vida feliz: em razão desse fim praticamos todas as nossas ações, para nos afastarmos da dor e do medo.
Uma vez que tenhamos atingido esse estado, toda a tempestade da alma se aplaca, e o ser vivo não tendo que ir em busca de algo que lhe falta, nem procurar outra coisa a não ser o bem da alma e do corpo, estará satisfeito. de fato, só sentimos necessidade do prazer quando sofremos pela sua ausência; ao contrário, quando não sofremos, essa necessidade não se faz sentir.
É por essa razão que afirmamos que o prazer é o início e o fim de uma vida feliz. com efeito, nós o identificamos como o bem primeiro e inerente ao ser humano, em razão dele praticamos toda escolha e toda recusa, e a ele chegamos escolhendo todo bem de acordo com a distinção entre prazer e dor.
Embora o prazer seja nosso bem primeiro e inato, nem por isso escolhemos qualquer prazer: há ocasiões em que evitamos muitos prazeres, quando deles nos advêm efeitos o mais das vezes desagradáveis; ao passo que consideramos muitos sofrimentos preferíveis aos prazeres, se um prazer maior advier depois de suportarmos essas dores por muito tempo. Portanto, todo prazer constitui um bem por sua própria natureza; não obstante isso, nem todos são escolhidos; do mesmo modo, toda dor é um mal, mas nem todas devem ser sempre evitadas. Convém, portanto, avaliar todos os prazeres e sofrimentos de acordo com o critério dos benefícios e dos danos. Há ocasiões em que utilizamos um bem como se fosse um mal e, ao contrário, um mal como se fosse um bem.
Consideramos ainda a auto-suficiência um grande bem; não que devamos nos satisfazer com pouco, mas para nos contentarmos esse pouco caso não tenhamos o muito, honestamente convencidos de que desfrutam melhor a abundância os que menos dependem dela; tudo o que é natural é fácil de conseguir; difícil é tudo o que é inútil.
Os alimentos mais simples proporcionam o mesmo prazer que as iguarias mais requintadas, desde que se remova a dor provocada pela falta: pão e água produzem o prazer mais profundo quando ingeridos por quem deles necessita.
Habituar-se às coisas simples, a um modo de vida não luxuoso, portanto, não é só conveniente para a saúde, como ainda proporciona ao homem os meios para enfrentar corajosamente as adversidades da vida: nos períodos em que conseguimos levar uma existência rica, predispõe o nosso ânimo para melhor aproveitá-la, e nos prepara para enfrentar sem temos as vicissitudes da sorte.
Quando então dizemos que o fim último é o prazer, não nos referimos aos prazeres dos intemperantes ou aos que consistem no gozo dos sentidos, como acreditam as pessoas que ignoram o nosso pensamento, ou não concordam com ele, ou o interpretam erroneamente, mas ao prazer que é a ausência de sofrimentos físicos e de perturbações da alma. Não são, pois, bebidas nem banquetes contínuos, nem a posse de mulheres e rapazes, nem o sabor dos peixes ou das outras iguarias de uma mesa farta que tornam doce uma vida, mas um exame cuidadoso que investigue as causas de toda escolha e de toda rejeição e que remova as opiniões falsas em virtude das quais uma imensa perturbação toma conta dos espíritos. De todas essas coisas, a prudência é o princípio e o supremo bem, razão pela qual ele é mais preciosa do que a própria filosofia; é dela que originaram todas as demais virtudes; é ela que nos ensina que não existe vida feliz sem prudência, beleza e justiça sem felicidade. Porque as virtudes estão intimamente ligadas à felicidade, e a felicidade é inseparável delas.
Na tua opinião, será que pode existir alguém mais feliz do que o sábio, que tem um juízo reverente acerca dos deuses, que se comporta de modo absolutamente indiferente perante a morte, que bem compreende a finalidade da natureza, que discerne que o bem supremo está nas coisas simples e fáceis de obter, e que o mal supremos ou dura pouco, ou só nos causa sofrimentos leves? Que nega o destino, apresentado por alguns como o senhor de tudo, já que as coisas acontecem ou por necessidade, ou por acaso, ou por vontade nossa; e que a necessidade é incoercível, o acaso instável, enquanto nossa vontade é livre, razão pela qual nos acompanham a censura e o louvor?
Mais vale aceitar o mito dos deuses, do que ser escravo do destino dos naturalistas; o mito pelo menos nos oferece a esperança do perdão dos deuses através das homenagens que lhes prestamos, ao passo que o destino é uma necessidade inexorável.
Entendendo que a sorte não é uma divindade, como a maioria das pessoas acredita (pois um deus não faz nada ao acaso), nem algo incerto, o sábio não crê que ela proporcione aos homens nenhum bem ou nenhum mal que sejam fundamentais para uma vida feliz, mas, sim, que dela pode surgir o início de grandes bens e de grandes males. A seu ver, é preferível ser desafortunado e sábio, a ser afortunado e tolo; na prática, é melhor que um bom projeto não chegue a bom termo, do que chegue a ter êxito um projeto mau.
Medita, pois, todas estas coisas e muitas outras a elas congêneres, dia e noite, contigo mesmo e com teus semelhantes, e nunca mais te sentirás perturbado, quer acordado, quer dormindo, mas viverás como um deus entre os homens. Porque não se assemelha absolutamente a um mortal o homem que vive entre bens imortais.
(Epicuro)

Uma Semana Abençoada

Amor


Quando o amor o chamar
Se guie
Embora seus caminhos sejam agrestes e escarpados
E quando ele vos envolver com suas asas
Cedei-lhe
Embora a espada oculta na sua plumagem possa feri-vos
E quando ele vos falar
Acreditai nele
Embora a sua voz possa despedaçar vossos sonhos como o vento devasta o jardim
Pois da mesma forma que o amor vos coroa, assim ele vos crucifica
E da mesma forma que contribui para o vosso crescimento
Trabalha para vossa poda
E da mesma forma que alcança vossa altura e acaricia vossos ramos mais tenros que se embalam ao sol
Assim também desce até vossas raízes e a sacode no seu apego à terra
Como feixes de trigo ele vos aperta junto ao seu coração
Ele vos debulha para expor a vossa nudez
Ele vos peneira para libertar-vos das palhas
Ele vos mói até extrema brancura
Ele vos amassa até que vos torneis maleáveis
Então ele vos leva ao fogo sagrado e vos transforma no pão místico do banquete divino
Todas essas coisas o amor operará em vos para que conheçais os segredos de vossos corações
E com esse conhecimento vos convertais no pão místico do banquete divino
Todavia se no vosso temor procurardes somente a paz do amor, o gozo do amor
Então seria melhor para vós que cobrísseis vossa nudez, abandonásseis a ira do amor
Para entrar num mundo sem estações onde rireis, mas não todos os vossos risos
E chorareis, mas não todas as vossas lágrimas
O amor nada dá, se não de si próprio
E nada recebe, se não de si próprio
O amor não possui nem se deixa possuir
Pois o amor basta-se a si mesmo
Quando um de vós ama, que não diga 'Deus está no meu coração'
Mas que diga antes 'Eu estou no coração de Deus'
E não imagineis que possais dirigir o curso do amor pois o amor se vos achar dignos determinará ele próprio vosso curso
O amor não tem outro desejo se não o de atingir a sua plenitude
Se contudo amardes e precisardes ter desejos
Sejam estes os vossos desejos
De vos diluirdes no amor e serdes como um riacho que canta sua melodia para a noite
De conhecerdes a dor de sentir ternura demasiada
De ficardes feridos por vossa própria compreensão do amor
E de sangrardes de boa vontade e com alegria
De acordardes na aurora com o coração alado e agradecerdes por um novo dia de amor
De descansardes ao meio-dia e meditardes sobre o êxtase do amor
De voltardes pra casa à noite com gratidão
E de adormecerdes com uma prece no coração para o bem-amado
E nos lábios uma canção de bem-aventurança
(Por Khalil Gibran)

Namastê
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