sábado, 17 de junho de 2017

Alma feliz


Iluminada é a alma que percebeu que a vida 
é uma oportunidade para "criar" formas 
de se conectar e dar a si, 
independente do contexto, seja em casa,
 no trabalho ou no lazer. 
Inteligente é a alma que vai para o trabalho, 
não para conseguir dinheiro para pagar as contas, 
mas, para estar disponível 
e ajudar aqueles com quem trabalha. 
Pessoas assim são chamadas de "verdadeiros" líderes! 
Feliz é a alma que transcendeu o condicionamento da sociedade, 
de que o propósito da vida é adquirir e acumular, 
e agora vive uma vida de servir outros da forma que eles escolherem. Poderosa é a alma cujo poder pode ser visto 
através da influência que seu serviço altruísta 
tem sobre o mundo à sua volta. 
Preenchida é a alma que realizou 
o que talvez é a verdade mais simples de todas, 
viver é dar.

Mike George, The power of purpose, 
Clear Thinking, 19/12/2010

Brahma Kumaris - Brasil - São Paulo

Namastê / Namaskar


Benefícios do iogurte natural



No iogurte natural encontramos em um centímetro cúbico 600 a 800 milhões de lactobacilos, são seres vivos invisíveis, em forma de flor, que se reproduzem na temperatura ideal dos intestinos. O iogurte não é um simples leite que fermentou, onde os lactobacilos se multiplicaram: ele é rico em fibras e é uma fábrica de vitaminas de vital importância, é ainda rico em probióticos, bactérias envolvidas na produção de gamainterferon, substância com ação antiviral, e imunoglobulinas, moléculas liberadas pelas células de defesa para combater invasores, e também favorece a absorção de nutrientes de outros alimentos. 

Em sua composição encontramos: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas: A, B1, B2, B3, B6, B12, C, D, minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, sódio. biotina, ácido pantotênico, ácido fólico, colina, inositol, ele não contém glúten.

O iogurte origina-se da ação de três tipos de bactérias:
Lactobacillus bulgaricus: transforma o sabor doce do líquido em ácido.
Streptococcus acidophilus: atua sobre a lactose, transformando-a em ácido láctico.

Streptococcus termophilus: faz o iogurte ficar cremoso. Essas três espécies de bacilos proporcionam um reforço alimentar, regularizam o processo digestivo e imunizam o corpo contra as infecções. O consumo constante de iogurte natural em sua dieta diária, poderá no decorrer do tempo alterar também suas preferências pelos alimentos, fazendo-o abandonar os produtos industrializados, açucarados, compulsão por doces, desprovidos de fibras, como os pães comuns (branco), pastéis, batatas fritas, sanduíches comerciais, refrigerantes, chocolates. 

Com certeza, aos poucos você passará a adotar os alimentos saudáveis, que irão ficar ainda mais gostosos com o hábito de beber um copo de iogurte diariamente. No iogurte natural encontramos os bacilos acidófilos, essas bactérias destroem o ácido úrico, eis a razão que recomendo a utilização do iogurte natural, para aquelas pessoas que sofrem com problemas do ácido úrico e gota. 

Quero aqui destacar outro aspecto que a nutrição incorreta é responsável, me refiro agora ao surgimento de alergias. Parece que uma coisa não tem a ver com a outra, mas a verdade é que os alimentos industrializados e empobrecidos fomentam a reprodução da flora intestinal maligna que, entre outras desvantagens, produz a histamina, substância causadora de alergias. É uma substância cristalina e branca, encontrada nos tecidos animais e vegetais, que se forma por meio de bactérias que provocam a putrefação.

Entretanto, a histamina é, também, um estimulante da secreção gástrica, sendo utilizada pela medicina para se obter vasodilatação. Porém, o aumento de seus índices gera as incômodas alergias. E isso pode ser observado em qualquer bula de medicamento para combater alergias: os remédios utilizados sempre possuem um agente anti-histamínico. Que tal prescindir desses remédios, com sua dose diária de iogurte?

Felizmente, as bactérias do iogurte eliminam esses sintomas, pois bloqueiam a formação dessas substâncias.

Passe a fazer uso diário do iogurte natural, introduza-o na sua alimentação diária, ele alimenta e não engorda. Para os que não gostam do seu sabor ácido, saiba que o iogurte perde a sua acidez quando a ele adicionamos um pouco de noz moscada, mel ou uvas passas.

Lembre-se: o certo é consumir o iogurte caseiro, eles estão desprovidos de substâncias químicas, e não são pasteurizados.

Este receituário com iogurte natural foi desenvolvido pelo Fitoterapeuta e Trofoterapeuta Hilton Claudino.

COLESTEROL ALTO:
controla os índices de colesterol que causam a arteriosclerose, pode ingerir 2 a 3 copos por dia puro ou adicionar uma colher (sopa) de aveia em flocos.

ÁCIDO ÚRICO E GOTA:
as bactérias acidófilas presentes no iogurte devoram o ácido úrico. Ingerir 2 a 3 copos durante o dia, pode ingerir puro ou com uvas escuras

INTESTINO PRESO:
Bater no liquidificador 1 copo de iogurte, uma colher (sopa) de Sementes de Linhaça, adicione uma fruta como: ameixa, mamão, tamarindo, etc., ingerir 1 a 2 copos por dia.

OSTEOPOROSE:
Ingerir iogurte misturado com uma colher (sopa) da farinha da casca de ovo, 6 unidades de uvas passas pretas e uma colher (sobremesa) de gergelim preto.

EM REGIMES PARA EMAGRECER:
Iogurte com morango alimenta e não engorda, imprescindível em regimes para emagrecer.

MEMÓRIA FRACA: 
Bater no liquidificador 1 copo de iogurte, adicione a polpa de uma pêra com a casca, uma colher (sopa) de gérmen de trigo (cru ou tostado) e 6 gérmen das sementes de abóbora seca (o gérmen encontra-se dentro da semente).

TÔNICO CEREBRAL:
1 copo de iogurte com 3 unidades de Nozes, ingerir diariamente.

ESTIMULANTE E TÔNICO DA MEMÓRIA, 
AUMENTA A CAPACIDADE DE APRENDIZADO, 
FACILITA DESENVOLVER NOVAS HABILIDADES, ANTI-STRESS.
- 1 copo de Iogurte natural.
- 1 colher (chá) da planta Nó de cachorro (em pó)
- 1 colher (sopa) de Aveia em flocos.
- 1 colher (sobremesa) de Mel (diabéticos não fazer uso)
- 1 colher (sopa) de Gérmen de trigo (cru ou tostado)
- 1 Fruta, exemplo: maçã da casca vermelha ou em média 120 gramas de ameixa preta, amora, framboesa, morango, cereja, uvas pretas ou roxas, abacate.

Cuidado com o abacate, devido seu alto valor calórico. Pode alternar o consumo das frutas. Bater tudo no liquidificador e ingerir pela manhã imediatamente, sobras inutilize. Pode fazer uso por um prazo entre 30 e 60 dias.

DOENÇA DE ALZHEIMER:
iogurte com mamão papaia.

DEPRESSÃO:
iogurte com banana, a banana é rica em triptofano que no nosso organismo se transforma em serotonina (hormônio da alegria e do bem estar), e uma colher (sopa) de gérmen de trigo (cru ou tostado).

HORMÔNIOS (para o organismo manter e produzir):
ingerir um copo de iogurte por dia com uma colher (sopa) de sementes de linhaça (bater bem até triturar)

CRESCIMENTO (crianças):
ingerir no período da manhã: iogurte com a fruta cupuaçu, e uma castanha do Pará.

RETARDAR O ENVELHECIMENTO E PELE JOVEM:
ingerir iogurte com mamão e algas marinhas, um a dois copos por dia. A alga marinha é rica em nutrientes como:
- clorofila eficaz para desintoxicação do organismo.
- Ferro: essencial para a composição do sangue.
- Vitaminas B12 e D.
- Ácido fólico: essencial na formação e maturação de glóbulos vermelhos e brancos do sangue.

Fraternos Abraços

Sucos Desintoxicantes



Sucos desintoxicantes para desconforto estomacal 
após os exageros das comilanças das festas. 

Suco verde

Ingredientes:
250 ml de água;
1 folha de couve;
1 fatia de abacaxi;
1 rodela de gengibre;
½ maçã. 

Modo de preparo:
Bater no liquidificador,
coar e ingerir em seguida. 

Suco Digestivo

Ingredientes:
250 ml de água; 
1 kiwi;
1 maçã;
1 xícara de uvas.

Modo de preparo:
Bater no liquidificador,
coar e ingerir em seguida.

Fraternos Abraços

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Benefícios da Linhaça

É sempre importante lembrar que uma alimentação saudável é chave para a prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida. Por isso, o assunto de hoje é uma semente pequena, mas, de qualidades inestimáveis. Estamos falando da linhaça, que é rica em nutrientes essenciais para o nosso organismo.

As Propriedades da Linhaça


“A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum), muito utilizada em culinária. É preferível que se consuma sem casca, triturada, para melhor aproveitamento do seu alto valor nutritivo, pois é rica em fibras, ácidos graxos e proteína. Além disso, dela se extrai o óleo de linhaça, que é rico em Omega 3, Omega 6 e Omega 9. Devido ao seu alto valor nutritivo é considerado alimento funcional“.


Saúde Garantida
Por causa dessas substâncias benéficas, a linhaça desempenhas funções importantes no corpo humano. As fibras auxiliam na redução do colesterol, além de melhorarem o trânsito intestinal e ajudarem no emagrecimento. Ela ainda diminui a pressão arterial e funciona como um anti-inflamatório natural, auxiliando na prevenção de diversas doenças.


Para as mulheres, a semente do linho é ainda mais importante. Ela contém uma substância semelhante ao hormônio feminino, sendo excelente para quem está no período da menopausa. O consumo da linhaça também atenua os sintomas da TPM e contribui para a diminuição do inchaço causado pela retenção de líquidos.


Como Consumir

A linhaça pode ser consumida de diferentes formas: em sucos, vitaminas, com frutas e outros alimentos. A farinha feita com a semente é ideal para ser usada em pães, bolos e biscoitos feitos em casa. O ideal para aproveitar todos os benefício é comer 3 colheres (sopa) rasas da semente diariamente.

Fraternos Abraços 

Bem-aventurança


"Quando reduzimos nossos desejos 
e terminamos com todas as expectativas, 
começamos a diminuir nosso sofrimento 
e passamos a experimentar 
a verdadeira felicidade que reside na alma. 
Mas, a maior felicidade é compartilhar a bondade 
que está dentro de nós. 
Quando temos bons votos em abundância para todos, 
sem nenhuma discriminação ou egoísmo, 
nossas alegrias são multiplicadas, 
recebemos bênçãos de Deus e dos outros.
Isto age como um tapete mágico 
que nos mantêm voando mais 
e mais alto em alegria 
e bem-aventurança ilimitadas."

Brahma Kumaris - Brasil - São Paulo

Namastê / Namaskar



quarta-feira, 14 de junho de 2017

Xarope para Má Digestão



A má digestão, ou dispepsia, é um distúrbio gástrico que pode ser causado por vários fatores, como: comer rapidamente, ingerir muito líquido durante as refeições ou abusar de alimentos gordurosos. O principal sintoma é a sensação de peso no estômago, que pode ser acompanhada de dores abdominais, enjoo, vômito, gases e sonolência após as refeições.

Se a má digestão acontece com frequência ou perdurar por vários dias é importante procurar um médico, pois os sintomas podem ser indício de outras doenças. Quando o problema ocorre esporadicamente, o xarope de manjerona pode acabar com a sensação de desconforto.

 Receita:

Ingredientes:
1 colher (sopa) de manjerona fresca;
½ xícara (chá) de mel.

Modo de Preparo:

Use um pilão para macerar as folhas de manjerona 
até elas soltarem um sumo esverdeado. 
Depois junte o mel, misture 
e deixe descansar por pelo menos 6 horas. 
Passado esse tempo, 
coe o xarope 
e guarde em um lugar seco e à sombra.

Posologia:

Quando surgirem os sintomas da má digestão,
tome 1 colher (sopa) do xarope.
Como forma de prevenção, 
é preciso tomar 1 colher (sopa) depois do almoço 
e outra depois do jantar.

Dicas:

Uma mudança nos hábitos alimentares é fundamental para combater a má digestão.

Evite beber suco, água ou refrigerante durante as refeições;
Não abuse de alimentos gordurosos e frituras;
Coma sempre em pequenas porções, várias vezes ao dia.

Fraternos Abraços

5 feridas emocionais da infância que poderá refletir na fase adulta

Embora não seja regra absoluta, não podemos negar que nossa infância e primeiras experiências afetivas podem influenciar na maneira como lidamos com os relacionamos posteriores e na leitura que temos das coisas que acontecem ao nosso redor.

As boas e más experiências infantis afetam sim nossa qualidade de vida quando adultos. 

Influenciam também, depois, em como trataremos nossos filhos tanto do ponto de vista do afeto, quanto do enfrentamento de adversidades.
Agiremos reproduzindo os comportamentos que conhecemos ou seremos diferentes?






1- O medo do abandono
Um dos medos frequentes nas crianças é o medo da ausência de seus pais, o medo do abandono.
A criança, nos primórdios de sua vida, ainda não consegue separar fantasia de realidade, e, por também não conseguir quantificar o tempo, entende que as ausências podem ser sinônimos do abandono absoluto.

Se a aprendizagem dessa separação necessária já é complexa em ambientes onde os pais lidam com o fato com tranquilidade, no caso de pessoas que tiveram experiências de negligência na infância, as marcas deixadas podem acarretar um medo de solidão e rejeição contínuos todas as vezes em que a pessoa não tiver perto de si (fisicamente) a pessoa amada.

A ferida causado pelo abandono não é fácil de curar. 

A pessoa saberá que está curada quando os momentos de solidão não forem vistos como desamor e rejeição, e, dentro de si, existirem diálogos positivos e esperançosos.

2- O medo da rejeição
É uma ferida profunda que é formada quando, durante o desenvolvimento, a criança não se sentiu suficientemente amada e acolhida pelas figuras de referência que estavam ao seu redor assim como, posteriormente, pode ser afetada também por rejeições em ambiente escolar.

Como a pessoa, no começo, forma sua identidade a partir da maneira como é tratada, se ela for desvalorizada e depreciada constantemente, pode internalizar em si uma autoimagem de que não é merecedora de afeto e de que não possui atributos suficientes para ser aceita em sociedade.

O rejeitado passa, então, a rejeita-se, e, na idade adulta, muitas vezes, mesmo frente ao sucesso e obtendo bons resultados, essa pessoa pode apresentar grande fragilidade frente a qualquer crítica que exponha seus medos internos de insucesso.


3- A humilhação
Esta ferida é gerado no momento em que sentimos que os outros nos desaprovam e criticam. 

Podemos criar esses problemas em nossos filhos dizendo-lhes que eles são estúpidos, maus ou mesmo exagerando em comparações;isso destrói a criança e sua autoestima.

Uma pessoa criada em um ambiente assim, pode desenvolver uma personalidade exageradamente dependente. 

Outra possibilidade é o desenvolvimento da “tirania” também em si, um mecanismo de defesa em que a pessoa passa a humilhar aos outros para se sentir mais valorizada.


4- Traição ou medo de confiar
Uma criança que se sentiu repetidamente traída por um de seus pais,  principalmente quando o mesmo não cumpria as suas promessas, pode nutrir uma desconfiança que, mais tarde, pode ser transformada em inveja e outros sentimentos negativos.

Quem não recebe o que foi prometido pode não se sentir digno de ter os que os outros têm.

Pessoas que passaram por isso desenvolvem uma tendência maior a tentar controlar tudo e todos ao redor em uma tentativa de trazer para si o comando de variáveis que, antigamente, faziam com que se sentissem preteridas e injustiçadas. 

Quando perdem o controle ficam nervosas e sentem-se perdidas.


5- Injustiça
A ferida da injustiça surge a partir de um ambiente no qual os cuidadores primários são frios e autoritários. Na infância, quando existe uma demanda além da capacidade real da criança, ela pode ter sentimentos de impotência e inutilidade que depois pode carregar ao longo dos anos.

Em ambientes assim, a criança pode desenvolver um fanatismo pela ordem e pelo perfeccionismo como tentativa de minimizar os erros e as cobranças. 

Soma-se a isso a incapacidade de tomar decisões com confiança.


Existem feridas da infância que aumentam a probabilidade de sequelas emocionais na vida adulta. Entretanto, nada é regra e existem pessoas que desenvolvem mecanismos adaptativos e superam essas questões.



Outras, entretanto, não se saem tão bem. Se você for uma delas, procure ajuda de um profissional. Nunca é tarde para rever questões mal resolvidas. O passado não muda, mas o futuro ainda é um livro em branco.

Fraternos Abraços

Sobre Plantas Medicinais



Desde os primórdios da humanidade, que o ser humano utiliza os alimentos, as plantas medicinais e outros recursos naturais para prevenir e combater as mais diversas enfermidades. Entretanto, com o modernismo, e o avanço da medicina convencional (alopatia), todo esse conhecimento está sendo esquecido, e, hoje é colocado em segundo plano. Mas, quem realmente deseja atingir a cura plena, não deve esquecer que a Natureza do nosso organismo jamais se modificará; ele tem a suas próprias leis, como é o caso das três fases do metabolismo. Portanto, é indispensável jamais se afastar desses Conceitos Sábios e Inteligentes, que se inclui a alimentação correta: os modos de preparar os alimentos, como e quando ingeri-los, tudo isso aliado às leis do metabolismo.

Atualmente devido aos estudos e pesquisas científicas, é possível conhecer melhor as Plantas Medicinais, o que permite sua utilização de maneira mais apropriada pelos Profissionais da Saúde. 


As plantas quando cultivadas e colhidas de forma adequada e no momento certo, e submetidas de imediato ao processo de estabilização, consegue-se destruir a ação dos fermentos causadores de suas alterações posteriores. Sendo assim, permite-se conservar integralmente suas Características e Propriedades Fisiológicas.

Dessa forma, as plantas e os alimentos naturais são possuidores de Energias capazes de produzir ações curativas, de nos conduzir para conquistarmos e nos mantermos em um Equilíbrio Perfeito.

Exemplos de algumas formas de utilização das plantas: 

Decocção: É empregada nas partes duras das plantas como: raiz, casca, semente, folhas duras ou grossas, vagem. Em geral ferver uma colher de sopa da planta triturada ou esmagada em meio litro de água por 15 minutos; em seguida deixar esfriar e coar. 

Infusão: É empregada nas folhas e flores. Em geral ferver uma xícara (chá) de água, despejá-la sobre uma colher (chá) da planta, tampar o recipiente, e deixar descansar por 15 minutos e coar.

Maceração: Em geral misturar uma colher (sopa) da planta para meio litro de água fria, tampar o recipiente e deixar descansar por 15 a 20 horas e filtrar.

PS.: Evite adoçar os chás

Exemplos de plantas e seus respectivos benefícios

Digestivas:
Sálvia, camomila, hortelã, melissa 

Depurativas: 
Salsaparrilha, bardana

Tranquilizantes: 
Flores de tília, de maracujá, alface 

Gases: 
Camomila, funcho, louro, cidreira 

Úlcera no duodeno: 
Espinheira Santa

Retardar o envelhecimento, prevenir o infarto e o câncer: 
Chá verde 
    Fraternos Abraços

    Homeopatia Para Distúrbios Emocionais



    Sem dúvida, é uma das áreas em que a Homeopatia é utilizada com melhores resultados e não devemos nos surpreender, já que o caminho tradicional para tratar tais doenças é completamente antinatural.

    A visão mais tradicional nos acostumou a medicalização de tristeza e ansiedade, alegando que problema é a falha do órgão, por exemplo, no caso da depressão, a medicina tradicional considera que o caso está em baixos níveis do neurotransmissor serotonina e, portanto, ele usa antidepressivos que atuam sobre esta substância.


    Seguindo o exemplo da depressão, baixos níveis de Serotonina são uma consequência do problema, mas não o problema em si.distúrbios emocionais estão enraizados em causas profundas , como o sentimento de negligência emocional durante a infância, a incapacidade de aceitação, a falta de recursos para permitir-nos a gerir as nossas emoções adequadamente ... etc.

    As Terapias Tradicionais ou alopáticas são baseadas apenas em administrar drogas para nos desligar dessa realidade, que nos impedem de fazer contato com o nosso desconforto para resolvê-lo.


    Se quisermos resolver esses problemas a partir de suas causas para a cura é profunda e verdadeira, então temos de mudar de estratégia.

    Homeopatia melhora os sintomas, mas esta melhoria é não dado por mudanças fisiológicas no cérebro, mas porque o tratamento homeopático age regulando o humor e estimulando nossos próprios recursos de cura , de modo que durante o tratamento a pessoa pode ver como ele é capaz de gerir de modo adequado, sobretudo, que a fez se sentir mal.



    Amor, Luz e Paz

    Entregar


    Certas situações são tão complexas 
    e perturbadoras que conhecimento, 
    sabedoria ou virtudes não surgem na hora certa. 
    O que vem são respostas automáticas 
    baseadas em velhos hábitos, 
    causando mais complicação ainda. 
    Em tais momentos é valioso lembrar que Deus 
    é meu companheiro e amigo. 
    Ele está aqui para me ajudar no meu caminho, 
    na minha vida e nos meus relacionamentos. 
    Quando entrego o problema a Ele,
     me sinto mais leve da carga mental 
    e o problema se resolve facilmente. Experimente!

    Brahma Kumaris Anjali Prasad, 
    World peace through self-empowerment, 
    The World Renewal, December 2003

    Namastê / Namaskar


    terça-feira, 13 de junho de 2017

    Bolo Saudável



    
     
    Ingredientes:


    3 ovos;

    8 bananas nanicas maduras;
    100 ml de óleo;
    250 gramas de aveia;
    1 colher de sopa de fermento;
    Canela, uvas passas 
    e castanhas-do-Pará a gosto.


    Preparo:

    Bata no liquidificador a banana, os ovos e o óleo.
    Em seguida, num reservatório, 
    misture tudo com os demais ingredientes. 
    Coloque numa forma de buraco untada 
    (pode-se untar com um pouco de óleo 
    e depois polvilhar açúcar com canela) 
    e leve ao forno pré-aquecido 
    a 200 graus por 30 a 40 min.


    Uma ótima opção para o lanche da tarde, 
    não engorda, equilibra o colesterol e é uma delícia.

    Abraços Fraternais

    Sucos Laxante





    1. Suco de mamão,ameixa e aveia 

    Ingredientes: 

    1/2 mamão; 
    1 ameixa preta; 
    1 copo de 200 ml de leite; 
    1 colher de aveia em flocos. 





    2. Suco de beterraba,cenoura e laranja


    Ingredientes:

    1/2 beterraba;
    1 cenoura;
    2 laranjas;
    1/2 copo de água.




    3. Suco de maracujá,couve e cenoura


    Ingredientes:

    3 colheres de sopa de polpa de maracujá,
    com sementes;
    1/2 cenoura;
    1 folha de couve;
    150 ml de água.




    4. Suco de Mamão,laranja e ameixa

    Ingredientes:

    Meio mamão papaia sem sementes;
    1/2 copo de suco de laranja;
    4 ameixas pretas secas sem caroços.




    5. Suco de pera,uva e ameixa

    Ingredientes:

    1 copo de suco de uva integral;
    1 pera;
    3 ameixas pretas secas sem caroços.


    Preparo:
    Todos os sucos devem ser batidos no liquidificador,
    e ingeridos no período da noite,
    antes de dormir

    Fraternos Abraços

    Alegria


    "Alegria é uma de minhas virtudes originais. 
    Mesmo estando presente, 
    talvez ela esteja coberta de pó. 
    Porém, quando começo a usá-la 
    e experimentá-la, nada me abala mais. 
    A alegria me permite voar acima das situações complexas 
    e me faz vê-las como pequenas trivialidades abaixo de mim, 
    como se eu estivesse observando tudo de um avião. 
    A alegria me permite enfrentar pessoas em estado negativo, 
    não com brigas ou discussões, 
    mas, com amor e compreensão, 
    ajudando elas a se libertar de suas próprias cargas. 
    Alegria é poder."

    Nícolas Dan Buis

    Brahma Kumaris - Brasil - São Paulo

    Namastê / Namaskar


    x

    Em que posso ajudar?

    Grata pelo seu contato. Responderei em breve.