sábado, 23 de fevereiro de 2013

Fitoterapia

 
A Fitoterapia é a utilização de plantas medicinais que visa no tratamento coadjuvante de outras terapias, antigamente era vista como algo “místico”, mas atualmente existem comprovações científicas que mostram a ação eficaz destas plantas.

As plantas medicinais constituem os primeiros recursos terapêuticos conhecidos pela humanidade. 
O conhecimento sobre o uso medicinal das plantas vem sendo transmitido de geração em geração durante milênios. 
Atualmente, o número de pesquisas científicas sobre a comprovação do potencial terapêutico e da toxicidade de nossa flora vem aumentando e confirmando o seu uso popular tradicional.

A diferença entre a Fitoterapia chinesa e a tradicional, é que a visão da chinesa está relacionada com a teoria da medicina chinesa, e sua aplicação é feita através da verificação dos desequilíbrios, utilizando a classificação das síndromes (Vento, calor, frio, umidade e secura). 
Já a Fitoterapia tradicional trabalha diretamente nos sinais e sintomas.
 
Amor,Luz e Paz

Ventosa Terapia

A utilização das ventosas no tratamento de doenças não é uma exclusividade da Medicina Chinesa, existem informações do seu uso desde o antigo Egipto, ela também é mencionada nos escrito de Hipócrates e praticada pelo povo Grego no século IV a.C., possivelmente conhecida e utilizada por outras nações antigas.

O antigo instrumento utilizado para fazer ventosas era a cabaça, conhecida naquela época como “curubitula” que em latim significa ventosa.
Nas regiões primitivas do mundo, a ventosa tem registos históricos que datam de centenas a milhares de anos.
Nas suas formas mais primitivas, era utilizada pelos índios americanos que cortavam a parte superior do chifre dos búfalos, com cerca de 10 cm de comprimento, provocando o vácuo por sucção oral na ponta do chifre, sendo de seguida tamponado.
O uso de ventosas no Ocidente antigo era um elemento terapêutico corriqueiro e de grande valor panaceico. Pois por falta de outros recursos médicos, a ventosaterapia era utilizada praticamente na cura de todas as doenças.
 Abordado por essas épocas como um instrumento curativo mágico, pelo contato intimo com o interior do corpo através do sangue.
Ela era respeitada também pela sua atuação no elemento energético gerado pela respiração.
Teoria que se aproximava dos conceitos de Medicina Oriental.
Paracelso também descreveu aplicações de ventosas no primeiro século d.c., advertindo que a aplicação de ventosas é benéfica tanto para doenças crónicas como para as agudas, incluindo ataques de febre, e mencionou outras advertências na utilização das ventosas.
Na Europa, assim como na Ásia existiam vários métodos modificados de sangria e escarificação, na Europa a “veneseção” ou sangria das veias era uma prática popular, enquanto na Ásia o sangramento das dilatações capilares (telangiectasias) na periferia da pele junto com ventosas era o método mais utilizado.
No Oriente foi desenvolvido com base na acupuntura, a aplicação de ventosas foi originalmente, conhecida como Método Chifre.
Os chifres dos animais eram aquecidos, criando-se um vácuo quando eram colocados sobre a pele. O propósito era tratar doenças e retirar o pus.
No fim do período Neolítico, o desenvolvimento da agropecuária facilitou o desenvolvimento do Método Chifre (Ventosa).

O que distingue estas habilidades primitivas dos chineses, das outras áreas do mundo, é a extensão do seu subsequente desenvolvimento, dentro da estrutura da tradicional fisiologia e patologia.
O Método Chifre foi posteriormente substituído por outros métodos de sucção posteriormente desenvolvidos, em que se obtinha o efeito de ventosa utilizando-se cúpulas de bambu, metal e posteriormente vidro.
A sucção é obtida atualmente, colocando-se uma substância cadente na ventosa antes de coloca-la sobre a pele, aquecendo-a com água quente, ou com o bombeamento do ar para fora desta uma vez posicionada na pele.
Segundo a MTC tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzida pelos alimentos e outras fontes poluentes.
A estagnação do sangue, escuro e sujo, nos músculos das costas ou das articulações é considerado pelas Medicinas Orientais como um dos elementos causadores de doenças.
É usada para o alívio de dores musculares, melhorar o sistema circulatório e até mesmo, para redução de celulite e gordura localizada, lombalgias, dor abdominal, hipertensão arterial e muitas outras patologias.
As ventosas podem ser utilizadas em associação com outras terapias reforçando a efetividade destas.
Várias ventosas podem ser utilizadas para tratar desordens sobre uma área mais ampla, por exemplo, ao longo de um estiramento muscular ou dispostas em fileiras horizontais e verticais sobre um órgão doente tendo-se o cuidado de não se deixar as ventosas muito próximas umas das outras.
Pode-se utilizar a ventosa para produzir o “efeito massagem” que consiste em mover as ventosas sobre superfícies grandes e lisas do corpo, tais como as costas e as coxas.
Esta massagem tem o efeito de remover a pele ressacada pela abertura dos poros e pela transpiração.
Mecanicamente, aumenta o fluxo da linfa, reduzindo o edema, mantém a flexibilidade dos músculos, retira as adesões e as fibroses e mobiliza o funcionamento dos órgãos, descongestiona os bloqueios de energia, ativa a circulação e o funcionamento geral do corpo.

Fraternos Abraços

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Falar Consigo


“Aprender a falar apropriadamente consigo é um empenho espiritual. Quando você erra, você fala amorosamente com sua mente ou você se repreende? O primeiro hábito reconhece sua natureza divina, o segundo dá forma à natureza da tristeza, sutilmente.”
Brahma Kumaris

Namastê

Shiatsu


Terapia Oriental que visa equilibrar os pontos dos meridianos (canais de energia) que percorrem nosso corpo, trazendo Bem Estar, alívio de dores musculares e tensões.
Proporciona a quem recebe uma sensação de Relaxamento e Energização, pois revigora o organismo, liberando os nódulos de tensão muscular.
A pressão do dedo do terapeuta atua no fluxo da energia, que circula no corpo onde percorrem os canais e meridianos, promovendo o equilíbrio da energia.
Dessa maneira, faz fluir onde está bloqueado e seda onde está em excesso.
A melhora dessa energia capacita o organismo a criar uma resistência natural, corrigindo os desequilíbrios internos, prevenindo patologias e tratando doenças crônicas e agudas.

É baseado na concepção oriental em que se acredita que a melhora se deve por meio do fenômeno que a provocou, deixando claro que cada cliente é único na sua individualidade.
Os pontos doloridos no nosso corpo, são pontos de bloqueio de energia vital e essa desarmonia energética em excesso ou em deficiência é a causa da maioria das doenças.

A Origem

Shiatsu é uma terapia milenar desenvolvida no Japão, embora sua origem seja na China.
Hoje já é reconhecida e indicada pelo Ministério da Saúde para prevenir e tratar diversas doenças.
O significado em japonês da palavra Shiatsu vem do:
 “Shi” que significa "Dedo"
 “atsu” que significa “Pressão"
ou seja, é que a própria técnica faz “Pressão com os dedos”.
A terapia pode ser feita tanto em pessoas doentes quanto em pessoas saudáveis, como método preventivo.

Como é Realizado

O Shiatsu utiliza a pressão dos dedos e das mãos em pontos e áreas específicas do corpo por onde segue a linhas dos meridianos, invisível a olho nú, mas possivelmente localizada pelo profissional que domina a técnica, além da movimentação de articulações e manipulação de estruturas musculoesqueléticas com o objetivo de atuar na circulação "energética”.
Para tonificar, sedar, regular, purificar e aquecer aquela região, promovendo a homeostase orgânica, psíquica,e, sobretudo energética.
Utilizando os polegares, as palmas das mãos e até mesmo o cotovelo, pressionando pontos ao longo dos meridianos do nosso corpo, de modo ritmado e modulado,o terapeuta vai desbloqueando a energia acumulada recuperando a energia vital.
Também pode se utilizar de técnicas de manipulação, alongamento de músculos e tendões, rotações de juntas, pressão em músculos tensos ou doloridos, melhorando assim a circulação do sangue e auxiliando no bom funcionamento das linfas.

Indicação

• Desequilíbrios emocionais (fobias, depressão, raiva, preocupação, estresse, TPM);
• Insônia, ansiedade;
• Melhorar a circulação sanguínea;
• Aumentar a capacidade do corpo de eliminar toxinas;
• Equilibrar o sistema nervoso;
• Retardar o envelhecimento das células, contribuindo para a longevidade;
• Melhorar o tônus da pele;
• Reduzir a fadiga física e mental;
• Aliviar a dor causada por contratura e má postura (dores nas costas e articulações);
• Cólicas menstruais, intestino preso, dor de cabeça e enxaqueca;
• Aumentar os níveis de energia;
• Promover a Saúde e o Bem Estar geral .

Fraternos Abraços

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Relacionamentos


“As pessoas deveriam ter um slogan: Isso será bom para mim quando for bom para todos. Ouvir verdadeiramente alguém e conseguir se expressar são tais atos bonitos de doação. Criar esse ambiente de confiança para que as pessoas possam dizer o que precisa ser dito, sem medo de ofender ou perder a amizade é estar no caminho certo para construir relacionamentos duradouros e valiosos. Se algumas coisas são contidas internamente, de alguma forma podemos estar privando aquela relação de florescer e crescer.”
Brahma Kumaris

Namastê

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Suco para inchaço e emagrecedor


1 maçã;
2 fatias de abacaxi;
2 rodelas de gengibre;
6 folhas de hortelã;
Suco de 2 limões;
200 ml de água.

Bata tudo no liquidificador,coe e beba pela manhã.

Fraternos Abraços

Pedra Citrino



Limpa e energiza o plexo solar.
Estimula a digestão.
Gastrite, azia.
Atenua prisão de ventre.
Ajuda no tratamento da depressão e do stress.

O Citrino é uma pedra transparente amarela podendo ter um pouco de esfumado.

Uma pedra com alta frequência vibratória. Trabalha principalmente no plexo solar. Equilibra energias Yin-Yang.

Equilibra as emoções. Aumenta a autoestima, ajuda a desenvolver o otimismo e atitudes positivas.Traz uma percepção mais elevada da espiritualidade. A sua conexão é com “altas esferas” pois traz o brilho do Sol.

Estabiliza a mente, levando a energia da pessoa para soluções positivas. Ajuda na realização e materialização das coisas. Atrai a Abundância. Simboliza a Prosperidade: Os comerciantes podem colocar na caixa registadora para fomentar o negócio. Pedra boa para se usar no inicio de um projeto, de um ciclo.

A nível físico: Aparelho digestivo (gastrite,azia, estimula a digestão e atenua prisão de ventre)

Eliminação de toxinas.

Equilibra a tiróide e ativa o timo.

A nível Psicológico: Aumenta a autoestima e autoconfiança.

Ajuda no tratamento de depressão,stress emocional, medos e fobias.

Promove a Alegria de Viver.



 Amor,Luz e Paz


x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.