sexta-feira, 5 de abril de 2019

A mentira do Limão congelado


Já ouviu falar da técnica do limão congelado?

Seus defensores dizem que a técnica é maravilhosa e permite o aproveitamento da casca, que normalmente é jogada fora.

E a casca do limão é muito rica em antioxidantes e tem dez vezes mais vitaminas C do que o suco, além de ser rica em potássio.

OK, é verdade o que dizem sobre a riqueza da casca do limão.

Mas não é verdade que congelar o limão vai revolucionar sua saúde.

O congelamento é um cozimento invertido.

Ou seja, todo alimento congelado perde nutrientes e, se for alcalino, como é o caso do limão, perde esse potencial.

A propagação da "técnica do limão congelado" começou por email, até que chegou a grandes sites.

Lamentamos por isso, pois está na cara que nenhum alimento congelado pode ser superior à sua versão fresca.

Reflita e não caia nessa.

Acha mesmo que é mais fácil e saudável congelar e ralar um alimento congelado do que usá-lo na sua versão fresca/in natura?



Não faz sentido, não é?

Se quiser aproveitar as virtudes da casca do limão, portanto, use-a sem congelamento.

Você pode ralá-la em saladas, sorvetes, arroz, sushi, bebidas frias, chá, água gelada, bebidas alcoólicas, entre muitos outros.

O consumo da casca de limão ralada (fresca) vai:

- Possibilitar a absorção de 5 a 10 vezes 
mais vitamina C que o suco da fruta;

- Ajudar a remover os elementos tóxicos do corpo;

- Contribuir para a perda de peso; 

- Prevenir e combater cistos e tumores;

- Combater infecções e parasitas;

- Ajudar a controlar o colesterol e a pressão arterial.

O ideal é consumir a casca de limão orgânico e ralar na hora do consumo.



Amor, Luz e Paz

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Psicoterapia "Breve"


Psicoterapia Breve: 
recurso eficiente e econômico


Psicoterapia é um processo de tratamento para problemas de ordem emocional ou mental que, utiliza-se de abordagens psicológicas, propiciando condições favoráveis para o autoconhecimento, facilitando a compreensão de possíveis influências do meio na determinação de problemas e conflitos emocionais. É um procedimento de base científica, que visa ajudar a pessoa a captar recursos internos e externos para solucionar problemas ou enfrentá-los de forma adequada e sadia. Nesse processo que se estabelece na relação entre cliente e Terapeuta, o cliente tem oportunidade de desenvolver uma real percepção de si mesmo, de seus comportamentos, atitudes, pensamentos e sentimentos. É a oportunidade que a pessoa tem de identificar e reconhecer seus defeitos, qualidades e potencialidades e aprender a utilizá-los a seu favor. Nem sempre as pessoas conseguem fazer essa auto-observação e sofrem por desconhecer as razões pelas quais agem desta ou daquela maneira.

A Psicoterapia busca fornecer condições para que a pessoa, dentro de seu próprio referencial (e não do terapeuta), apreenda suas reais características de personalidade, potencialidades, dons, talentos, capacidades, preferências, qualidades e limitações e as direcione de forma construtiva.

A Psicoterapia tem hoje, seu uso difundido e conta com várias linhas de abordagens diferentes. As mais difundidas são as de base Psicanalítica, que surgiram com trabalhos de Sigmund Freud, na virada do século XIX para século XX, com vários seguidores e dissidentes como Adler, Melaine Klein, Bion, Lacan e outras, também difundidas no Brasil como o Psicodrama, Psicologia Analítica de Jung, Análise Existencial, com vários representantes, entre eles Psiquiatras e Psicoterapeutas.

Algumas "Psicoterapias Breves", já foram testadas dentro de um modelo empírico, entre elas, a Terapia Interpessoal e a Terapia Cognitivo-comportamental, estas última muito difundidas na Europa.

A vida moderna e o poder aquisitivo das pessoas demandam por serviços cada vez mais eficientes e em tempo reduzido para resolução de problemas de qualquer natureza. Limitações econômicas e pouca disponibilidade de tempo são fatores que interferem de forma decisiva na hora de buscar ajuda Psicoterápica. A perda de valores vitais, a constante cobrança e exigências em termos de realização humana, o baixo poder aquisitivo e alto custo de tratamentos especializados, têm restringido certas práticas médicas e psicológicas a poucos privilegiados.

Adaptações técnicas às atuais condições do mundo Pós- Moderno, carecem cada vez mais de especialistas nesta área, com conhecimentos profundos e consciência social.

O grande desafio do século XXI, é a procura de soluções de problemas e conflitos pessoais e sociais de forma adequada, eficiente, rápida e econômica. A Psicoterapia Breve, é um desses recursos, pois visa atingir os problemas emocionais mais prementes que possam ser solucionados em curto prazo. Sua eficácia depende, sobretudo, da motivação do cliente e sua disposição em mudar. Esta é a chave para se obter resultados positivos satisfatórios nesta abordagem.

Psicoterapia Breve, é um modelo de Terapia, com objetivos específicos. Apesar do termo “breve” remeter à ideia de tratamento de curta duração, esse tipo de Terapia possui outras características, entre elas, a do estabelecimento de um foco, ou seja, suas ações são voltadas para as queixas principais (motivos da procura), estando centrada na superação de sintomas e vivências atuais e para a solução de conflitos que se configuram como prioridades para o cliente. Outra característica é que por conta da emergência/urgência e/ou importância do problema focal, há maior atividade do Terapeuta (intervenção mais ativa), exigindo do Terapeuta a capacidade de associar o rigor da técnica ao referencial teórico. Trata-se de técnica, com características próprias e não simplesmente encurtamento do processo Psicoterápico. Envolve o uso de técnicas focais e a vivência de “experiências emocionais corretivas”, exigindo treino e experiência específica por parte do Terapeuta.

Por “experiência emocional corretiva”, se entende a possibilidade do cliente reviver situações traumáticas do passado, sentimentos reprimidos, agora experimentados na relação com o Terapeuta, num contexto de segurança, aceitação e ausência de censura. A partir desta interação, o cliente pode chegar à reformulação, reparação ou superação de seus conflitos.

Cabe ao Terapeuta o acompanhamento e avaliação da evolução do processo e, em casos de necessidade de aprofundamento, seja por insuficiência de domínio das tensões ou por opção do cliente em dar continuidade ao processo de autoconhecimento, a reformulação das bases de atendimento e o preparo do cliente para etapas consecutivas.

Amor, Luz e Paz

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Ho'Oponopono


Há, dentro de você, todo o potencial para ser tudo o que você quer ser, toda a energia para fazer o que quiser fazer. 

Imagine-se como gostaria de ser, fazendo o que você quer fazer e a cada dia, dê um passo em direção a seu sonho. 

Embora, às vezes, possa parecer muito difícil de continuar, 
segure seu sonho. 

Um dia você vai acordar para descobrir que é a pessoa que sonhou, fazendo o que você queria fazer, simplesmente porque teve a coragem de acreditar no seu potencial e aferrar-se ao seu sonho. 

Namastê

terça-feira, 2 de abril de 2019

5 alimentos depurativos para o jantar

Embora também possamos consumi-los em outro momento do dia, ao incluir estes alimentos depurativos no jantar, nos asseguramos de que façam efeito durante a noite e eliminem as toxinas.



Incluir em nossos jantares alimentos depurativos é algo que favorece diretamente nosso bem-estar e nossa saúde. Depois de um dia de estresse ou de alimentos ricos em gordura, nosso organismo precisa de um descanso.

Agora veja bem, algo que todos nós já passamos alguma vez é chegar em casa com muita fome. Pensar em alimentos depurativos é imaginar pratos pouco atrativos, sem graça e orientados para uma dieta mais rígida.

Nada mais longe da realidade. Depurar o organismo através destas opções é gostoso e bom para o estômago.

O mais importante de tudo isso é que graças aos seus componentes essenciais e seus nutrientes conseguiremos liberar a carga de toxinas de nosso fígado.

Além disso, aproveitaremos a última refeição para conseguir que nosso organismo se “purifique” durante a noite para poder levantar com mais energia.

Acordaremos livres dos componentes que nos esgotam, que nos dão dor de cabeça e que nos deixam doentes.
Os melhores alimentos depurativos para o jantar

Para nos beneficiarmos de jantares saborosos e saudáveis temos que buscar alimentos ricos em enzimas desintoxicantes.

É interessante consumir também alimentos de produção orgânica para que, deste modo, possamos seguir os processos de desintoxicação de forma ótima.

A seguir, explicaremos quais são os melhores alimentos depurativos e como consumi-los.

1. A alcachofra cuida de seu fígado

Quando falamos de alimentos desintoxicantes, a alcachofra é o vegetal mais representativo. Além de saborosa, converte-se na melhor opção para curar um fígado doente ou sobrecarregado de gordura e toxinas.
As folhas de alcachofra são fibrosas e ricas em cinarina.
A cinarina presente na alcachofra é um composto fenólico que promove a secreção da bile e, além disso, cuida da vesícula biliar e nos permite regenerar o fígado.
A alcachofra tem um poderoso efeito antioxidante capaz de proteger as células hepáticas contra agentes estranhos. É anti-inflamatória, diurética e depurativa.


Formas de consumir alcachofra no jantar

Alcachofras no limão com alho e salsinha

Sopa de alcachofra e aipo

2. Beterraba, fonte de saúde


A beterraba é um dos melhores alimentos depurativos. Além de ser ideal para um jantar saudável e equilibrado, este vegetal contém substâncias muito importantes:
A beterraba contém betaína, betalaínas, fibras, ferro, ácido fólico e betanina. Estes nutrientes são indispensáveis para cuidar de nossa saúde e para nos sentirmos saciados.
Além disso, a beterraba é rica em pectina, uma fibra que permite eliminar as toxinas presentes no fígado.




Como consumir beterraba no jantar

Os nutricionistas recomendam consumir beterraba crua para se beneficiar de suas vitaminas e minerais.
Podemos preparar sucos naturais combinados com cenoura ou maçã.
Se preferir, também é interessante cortá-la em pedaços pequenos para tornar as saladas mais saborosas.

3. O aipo, o grande diurético

O aipo é uma excelente fonte de antioxidantes e enzimas benéficas. Além disso, tem vitaminas como a vitamina K, C, B6 e B9 e minerais como o potássio.

A medicina antiga usa o aipo desde sempre como agente natural para cuidar do coração e para aumentar a quantidade de urina, e assim eliminar “qualquer doença”.

Fica claro que o aipo por si só não cura nenhuma doença, mas ajuda a nos sentirmos melhor.
O aipo é antioxidante e anti-inflamatório.
Regula a pressão arterial e os níveis de colesterol.
O aipo nos proporciona fibras dietéticas e estimula a digestão e perda de peso.
Graças aos seus flavonoides e polifenois, cuidamos da saúde do fígado.


Descubra também esta deliciosa vitamina antiestresse

Como consumir aipo no jantar

De forma natural e nas saladas. 
Em sopas leves combinadas 

com alcachofras ou com abóbora

4. O kiwi, um bom acompanhante para os jantares

O kiwi é ideal para qualquer momento do dia. No entanto, seu organismo irá agradecer especialmente se consumi-lo durante a noite no jantar.
O kiwi é rico em vitaminas e em sais minerais. É ideal para os jantares porque regula nosso sistema nervoso e é capaz de nos propiciar um bom descanso.
Além disso, outro fator que não podemos esquecer é seu alto teor de vitamina C, um componente maravilhoso para depurar o organismo, cuidar de nossas defesas e proteger o fígado.
Sua polpa contém um alto nível de fibras que nos ajudam a melhorar o trânsito intestinal.
O kiwi também é rico em ácido propeolítico, muito eficaz para combater o colesterol alto.



Como consumir kiwi no jantar
Inclua o kiwi nas saladas. Combine-o com espinafre, nozes, salmão, tomate-cereja, e adicione um pouco de suco de limão.

5. O chá de funcho, ideal para terminar o jantar

O funcho é uma planta com um aroma similar ao do anis. Pode ser encontrado em qualquer loja de produtos naturais e é fantástico para ser consumido depois do jantar e antes de ir dormir.

Estas seriam algumas das razões pelas quais o uso do funcho é interessante:
O chá de funcho tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o inchaço do abdômen e a melhorar a digestão.
É depurativo e diurético.
Cuida da função hepática e do metabolismo.
O funcho tem um alto teor de cálcio, ferro, manganês, magnésio, potássio, vitamina C e B3.

Serve também para regular a ansiedade e favorece um descanso mais adequado e reparador.

Não hesite em fazer de seus jantares um momento ideal para cuidar de sua saúde e do seu bem-estar.


Fraternos Abraços



segunda-feira, 1 de abril de 2019

Gratidão


"Sinta gratidão
e não expressá-lo
é como embrulhar
um presente e não dar."
Arthur War

A palavra gratidão tem a sua origem no latim “gratia”, que tem seu significado na palavra graças ou gratus, que em sua tradução ao pé da letra significa agradável. Sendo assim, entende-se que a gratidão denomina-se pelo entendimento de ser grato a algo que a vida nos dá, sendo ele bom ou ruim.

Achar que a gratidão é apenas o ato de retribuir atitudes ou situações agradáveis que outras pessoas geraram em nossa vida, é uma forma de pensar muito pequena. Isso porque ser grato é um estado de espírito e não deve fazer referência somente aos fatos positivos, mas a tudo que está presente em nossa vida.

“Ande como se você estivesse 
beijando a terra com seus pés.”
Thich Nhat Hanh

A gratidão leva à grandeza. Ela pode facilmente nos fazer perceber que o que atualmente temos é mais que o suficiente, ela pode transformar trabalho em alegria, o caos em ordem, a incerteza em clareza e trazer a paz para um dia até então caótico.

A maneira mais fácil de enxergar as suas bênçãos é contar as suas bênçãos. Reconhecer as coisas boas que você já tem em sua vida é essencial, porque o que você apreciar e agradecer vai ficar ainda mais forte em sua vida.

Na pressa de nossas rotinas tão ocupadas, negligenciamos muitas das leis básicas da gratidão e, assim, perdemos totalmente os seus efeitos positivos. Então aqui está uma boa reciclagem, que serve para todos nós:

As Doze Leis De Gratidão Que Irão Mudar Sua Vida

1. Quanto mais você estiver em um estado de gratidão, mais você vai ter o que agradecer.

Seja grato pelo que você tem e você vai acabar tendo mais.
Dê foco e importância ao que você não tem e você nunca terá o suficiente.

2. Ser feliz nem sempre vai fazer você ser grato, mas ser grato sempre te fará feliz.

É quase impossível apreciar um momento com sinceridade e não saborear com gratidão. Para você ser feliz agora não significa que você não possa desejar mais, significa apenas que você é grato pelo que tem neste momento e será paciente para o que ainda está por vir.

3. A gratidão promove o verdadeiro perdão, que é quando você pode sinceramente dizer: “Obrigado por essa experiência.”

Não faz sentido condenar ou lamentar uma lição de vida importante.
A gratidão traz sentido para o ontem, fornece a paz para o presente e cria uma visão positiva para o amanhã.

4. Você nunca precisa de mais do que você tem em um dado momento.

É dito que a mais elevada forma de oração é dar graças, é agradecer. Em vez de orar para as coisas, dê graças por aquilo que você já tem.
Quando a vida lhe dá todos os motivos para ser negativo, pense em uma boa razão para ser positivo. Há sempre algo para ser grato.

5. A gratidão inclui tudo.

Os bons dias te trazem felicidade e os dias ruins te trazem sabedoria. Ambos são essenciais. Como tudo contribuí para o seu avanço como pessoa, você deve incluir tudo em sua gratidão. Especialmente seus relacionamentos. Não existem pessoas comuns em nossas vidas; se você lhes der uma chance, todos tem algo de importante para te ensinar.

6. O que você tem para agradecer hoje irá mudar amanhã.

Seja grato por tudo que você tem agora, porque você nunca sabe o que acontecerá em seguida. Eventualmente, o que você tem agora acabará por ser o que você tinha antes. A vida muda a cada dia e suas bênçãos irão mudar com ela.

7. A mente grata nunca toma as coisas como garantidas.

O que separa privilégio de benefício é a gratidão. A circunstância (ou pessoa) que você acha que está garantida hoje pode vir a ser a única coisa que você precisa amanhã.

8. Ao expressar sua gratidão, não apenas solte palavras, mas viva-as diariamente.

O que mais importa não é o que você diz, mas como você vive.
Não basta dizer, mostre! Não basta prometer, prove!

9. Gratidão inclui retribuição.

Na agitação das nossas vidas quase não percebemos que nós recebemos bem mais do que damos, e a vida não pode ser rica o suficiente sem essa gratidão. Nós subestimamos a importância de nossas próprias realizações para o auxílio de outros.

10. A maior homenagem às pessoas que você perdeu não é tristeza, mas gratidão.

Só porque algo não durou para sempre, não significa que ele não foi o maior presente que se possa imaginar. Seja grato que seus caminhos se cruzaram e que você teve a oportunidade de experimentar algo maravilhoso.

11. Para ser verdadeiramente grato, você deve estar realmente presente.

Conte as bênçãos em sua vida e comece com a respiração que você está fazendo agora. Muitas vezes esquecemos que o maior milagre não é andar sobre a água; o maior milagre é caminhar sobre a terra verde, aproveitando o agora, apreciando-o e sentindo-se completamente vivo.

12. Deixar de ter controle sobre tudo multiplica o potencial de gratidão.

Às vezes a gente coloca muito peso ao tentar controlar cada aspecto de nossas vidas. Aprenda a deixar fluir, a relaxar um pouco e deixe a vida te levar algumas vezes. Tente algo novo, seja destemido, mas, acima de tudo, faça o seu melhor e fique bem com ele. Livrar-se de expectativas desnecessárias permite que você realmente experimente o inesperado. E as maiores alegrias na vida muitas vezes são as surpresas inesperadas e as oportunidades que você nunca antecipou.

Vamos reconhecer como somos afortunados – vamos reconhecer isto todos os dias. Quanto mais contarmos nossas bênçãos, mais bênçãos iremos contar.

E você? 
O que você tem para agradecer hoje? 
Como a gratidão afetou sua vida?

domingo, 31 de março de 2019

Autoconhecimento


O Autoconhecimento é um dos principais fatores para o nosso crescimento pessoal. Quando conhecemos a nós mesmos, aumentamos as nossas chances de afastar sentimentos e emoções negativas.

Equilíbrio Emocional


Equilíbrio Emocional
Conhecer nossas capacidades e limitações, nossas emoções e necessidades e a forma como nos relacionamos, é essencial para que tenhamos saúde. Fernanda Tomaz

Nosso Eu Interior


Nosso Eu Interior
As palavras Desenvolvimento Interior se agregam; se você não pode manter a presença da mente, como pode se desenvolver? Manter conscientemente a presença da mente é nutrir sua natureza. Antes de seu despertar, é essencial nutri-la conscientemente; mas depois de desperta, é essencial examiná-la introspectivamente. Idéias subjetivas devem ser superadas, e assim que o são, nutrir a consciência, torna-se novamente essencial.

Mude o seu modo de pensar


Quando você começa a pensar de forma positiva, automaticamente você começa a ter ações positivas, e tudo parece começar a dar certo, isso faz com que você tenha resultados esperados e floresça a sua Automotivação.

Prosperidade, Amor, Luz e Paz


x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.