sábado, 18 de abril de 2015

Quando o reboco começa a cair...


Você passa toda sua vida acreditando em determinadas coisas, seguindo um determinado modelo, convicto de ser o caminho certo, conceitos e preconceitos vão se formando, você escolhe (ou alguém escolhe por você) uma religião, uma crença ou mesmo a falta dela, você absorve ideologias, torce por um time, define linhas, limites e regras, classificando tudo em sua volta em certo ou errado, bom ou ruim, sensato ou insensato, aceitável ou inaceitável e você traça seu próprio mundo, você desenha sua própria vida. E você está seguro de ter pessoas que dividem tudo isso com você, parentes, colegas, vizinhos, amigos reais e virtuais e muito mais gente por aí que faz parte de seu “time”, de sua vida, de seu mundo, gente desse ou daquele tipo, a depender do que você defende ou repudia.


Você vai colecionando e acumulando tudo isso durante sua vida inteira, interiorizando essas coisas, encarnando-as, acreditando ser isso tudo realmente seu, que tudo isso é realmente você. E você ainda “embala” tudo isso bonitinho, colocando rótulos e etiquetas, escrevendo na testa o que você representa e aquilo no que você acredita, apresentando-se ao mundo como uma pessoa “cheia de coisas” e com uma fachada perfeita. E você vive assim por muitos anos ou mesmo décadas, convicto, seguro, pois você foi definido ou mesmo se definiu, você sabe o que vale ou não a pena, quais pessoas são boas ou ruins, quem merece sua atenção e quem não…
Sua vida vai correndo, o tempo vai passando e certas convicções vão se cristalizando ainda mais, até que você um dia sabe: é nisso que realmente acredito!

Agora você imagine um casarão antigo, um sobrado, a casa mais bonita da rua. E imagine que essa casa seja você, ali, sólida, robusta, aquela casa que foi construída em muitos anos, com sua fachada maravilhosa, aquela fachada bem conservada por você ao longo de todo esse tempo. E você, orgulhoso da linda casa que é, gosta quando as pessoas param na frente para admirar aquela construção, aquela obra incomparável. Mas, um belo dia, você toma um susto, pois um caminhão pesado passa na rua, estremecendo tudo, fazendo a casa (você!) vibrar. E, de repente, sem que você jamais esperasse por isso, cai um pedaço grande do reboco, do seu reboco, destruindo parcialmente a fachada. Você reage, busca areia e cimento e conserta logo o defeito, pois você quer manter a fachada bonita para continuar a ser admirado pelos passantes. Mas não demora muito e o reboco cai em outro canto. Você conserta de novo, mas vão caindo outros pedaços e você se desespera, pois não consegue dar conta de tanto reboco caindo…


Um dia você para e procura entender o que está acontecendo. E você percebe então a causa do problema: a casa é antiga, a estrutura sofreu com o passar dos anos, sem que você cuidasse disso, mantendo somente a fachada bem tratada, arrumando o que se vê de fora, mas sem nunca questionar se o alicerce ainda segura toda aquela obra monumental. Sim, você foi construindo, colocando coisas, sem nunca verificar se a casa, depois de tanto tempo, ainda dá conta do peso acumulado. E a estrutura abalada não segura mais a casa e muito menos a fachada, fazendo com que o reboco caia e toda a construção balance.

Não é assim também na vida?

 

O mesmo termina acontecendo com qualquer ser humano que passe a vida cuidando da fachada, de rótulos e etiquetas, sem cuidar realmente da estrutura, sem verificar se todo o alicerce de crenças, ideologias e convicções ainda sustentam o todo, sem adequar o peso à base que o segura, sem cuidar do que realmente é essencial. Podemos nos iludir, acreditando que tudo está bem enquanto a fachada segurar, mas também na vida passa mais cedo ou mais tarde um caminhão pesado, que faz tudo estremecer, derrubando o reboco e mostrando o que se encontra por trás dele: uma estrutura já há muito tempo fraca, abalada, insegura. Sim, esse caminhão pesado passa em nossas vidas de formas diversas:

  • É aquela decepção forte que vivemos com pessoas próximas, que acreditávamos que eram amigas, mas que de repente lhe mostram que nunca realmente valorizaram ou respeitaram você;
  • É aquele momento no qual você percebe que seu trabalho, que você já faz a anos seguidos, achando ser aquilo que você sempre quis fazer, na verdade nunca lhe satisfez, pelo contrário: lhe prendeu, lhe escravizou, roubando seu tempo, sugando sua energia, limitando seus sonhos, condicionando sua pessoa, transformando você numa espécie de robô, que age e reage com automação, com rotina, sem questionar, sem criar ou transformar nada verdadeiramente, sem auto-realização;
  • É aquele político, que você sempre apoiou durante suas campanhas eleitorais, por acreditar nele e em sua integridade, e que finalmente foi eleito, mas, ao invés de cumprir o que prometera, governa agora de forma antiética e corrupta, lhe decepcionando ou até lhe revoltando profundamente;
  • É aquela doença, que lhe tira do meio da vida, fazendo-lhe sofrer, freando suas atividades e obrigando-lhe a abrir mão de muitas coisas para você até então tão importantes. E é a experiência de sofrimento e muitas vezes de solidão e decepção, pois percebemos nesses momentos que aquelas certas pessoas, que acreditávamos que faziam parte de nosso mundo, nossos “grandes” amigos, até mesmo parentes, se afastam, fogem de nós por estarmos fracos, enfermos, por termos perdido a fachada bonita;
  • É aquela pessoa que de repente cruza seu caminho, chamando sua atenção, mexendo com suas emoções de uma forma profunda e extrema, sacudindo seus sentimentos, fazendo com que você questione seu relacionamento de muitos anos, balançando seu casamento ou namoro, fazendo com que você reflita sobre sua felicidade amorosa;
  • É aquela opinião aprendida ainda cedo, que você tanto defendeu como certa, mas que de repente parece perder a validade, pois alguma coisa lhe mostra que ela estava errada (pelos menos parcialmente) por todo esse tempo;
  • É aquela pessoa que você conheceu por acaso, sem nunca ter querido conhecer, já que ela faz parte de algum grupo social ou realidade que você sempre rejeitou e talvez até discriminou, mas que então lhe mostra que você estava enganado, que pessoas “desse tipo” não são necessariamente ruins e que seu preconceito foi injusto durante anos;
  • É aquela tomada repentina de consciência de que uma vida baseada em distração e consumo pode até ser mais leve e divertida, mas não traz real satisfação pessoal e muito menos felicidade;
  • É aquele momento no qual você parece ter acordado de um sonho e olha pra trás, acreditando que nada foi conquistado ou somente muito pouco, que também tomou decisões erradas na vida, que começou muitas coisas sem concluí-las, que o tempo passou e você deixou de realizar seus sonhos.
  • É aquele instante, quando sua consciência pesa subitamente, você sente remorso ou culpa, por algo que você fez ou deixou de fazer, por alguém que você deixou de perdoar ou pelo perdão que você deixou de pedir, por causa de algo que você deveria ter dito a alguém, mas que não pode mais dizer por ser tarde demais, sabendo que jamais terá uma nova oportunidade para isso. Um instante de tomada de consciência de que nos escondemos atrás da falta de tempo, deixando muitas coisas mal resolvidas e não cuidando do que é realmente importante.

A forma pode variar, mas é importante saber que esse “caminhão pesado” pode passar repentinamente na vida de qualquer um, na sua, na minha, na de todos, a qualquer momento. E sua casa irá estremecer, podendo cair reboco. Mas não se desespere se isso acontecer: veja isso como oportunidade de aprendizado, crescimento e mudança, como uma chance de parar para refletir, de questionar a carga carregada até então, suas crenças, seus conceitos, suas convicções, de rever a estrutura e de fazer uma reforma substancial daquilo que já há muito tempo não estava realmente dando mais certo. Na hora que passar o caminhão, aproveite essa chance de mudar e refazer sua vida, de se reestruturar e de sair de uma situação que não lhe faz feliz. Esqueça a aparência, ela vem automaticamente, é resultado do que está realmente dentro de você. Prefira cuidar da essência e você terá maiores chances de levar uma vida verdadeiramente plena e feliz. A vida é curta demais para ficar consertando reboco só para manter a fachada.

(fonte:www.psiconlinews.com)

Divinidade




"Experimente o estado divino ao ser inocente de qualquer coisa inútil.
 Torne-se aquele que desconhece o desperdício,porque a força do desperdício algumas vezes termina com a consciência da verdade e da precisão. 
Seja inocente de qualquer desperdício de tempo,respiração,palavras e atos. 
Assim você naturalmente experimentará um estado divino de ser e proporcionará aos outros essa experiência também."

Brahma Kumaris

Namastê/Namaskar 


sexta-feira, 17 de abril de 2015

A Paciência



Paciência uma palavra mágica,transformadora…
Paciência é uma virtude maravilhosa que todos temos,mas que poucos sabem utilizá-la.
Sem ela não conseguimos nossa melhora interior porque é ela que nos dá o discernimento para nossas ações e é ela que nos dá as condições para resolver nossas dificuldades.
Perceba,que quando somos impacientes não resolvemos nada,muito pelo contrário,atropelamos as etapas que temos que percorrer em nossa vida e nos machucamos muito mais.
Através da paciência,poderemos sempre encontrar uma porta aberta para nossa saída,
Através da paciência,teremos muito mais calma ao nos expressarmos
diante de um assunto difícil.
Através da paciência,seremos ouvidos,quando ninguém quiser nos ouvir,
Através da paciência,colocaremos em prática o Amor que está dentro de nossos corações,
Através da paciência,seremos para Jesus mais uma ovelha de seu rebanho,
porque estaremos colocando em prática seu ensinamento.
Diante de todas as possibilidades positivas que temos em ter paciência
É hora de começarmos a exercitar em nosso dia a dia essa virtude tão maravilhosa que só nos trará benefícios.

(fonte:www.gotasdepaz.com.br)

Amor,Luz e Paz

Viva um dia por vez


Cada dia de vida na Terra para nós é uma vitória.
Agora precisamos avaliar como estamos vivendo,o que temos feito de bom, o que precisamos mudar em nós para nos tornarmos pessoas melhores.
Afinal,não é outra a razão da nossa estadia neste planeta que nos acolhe.
Aqui é a grande escola da vida,onde aprenderemos pelo amor ou pela dor.
Viver implica em fazer planos para o futuro,pois temos metas a cumprir tanto no plano espiritual quanto no material.
O que não podemos fazer é querer viver antecipadamente o dia de amanhã.
Não podemos principalmente sofrer por coisas e situações que nem sabemos se ocorrerão.
Temos que aprender a viver um dia por vez,e da melhor maneira possível,aproveitando cada oportunidade, como se cada dia fosse o último de nossa existência na Terra.
Devemos procurar sim pensar no futuro e trabalhar para que ele seja melhor,mas sem desespero.
Tudo ocorre no tempo certo.
Tudo evolui de forma gradativa,e agora é o momento de começarmos a mudar aquilo que está errado em nós.
 Hoje é o dia de começarmos a viver com amor no coração,de sermos pacientes e tolerantes,de aprendermos a viver com solidariedade e fraternidade.
Hoje é o dia de colocarmos o bem em prática fazendo a caridade.
Cada dia na Terra é o momento de nos renovarmos,de aprendermos a amar o nosso próximo,como Jesus nos ama. Viva um dia por vez,buscando aprender,crescer e evoluir.

(fonte:www.gotasdepaz.com.br)

Amor,Luz e Paz

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Definitivo


Definitivo,como tudo o que é simples.
Nossa dor não advém das coisas vividas,mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.
Sofremos por quê?
Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas,por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos,por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos,por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado,e não compartilhamos. 
Por todos os beijos cancelados,pela eternidade.
Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco,mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema,para conversar com um amigo,para nadar,para namorar.
Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco,mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.
Sofremos não porque nosso time perdeu,mas pela euforia sufocada.
Sofremos não porque envelhecemos,mas porque o futuro está sendo confiscado de nós,impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam,todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.
Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer,apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana,que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável,um tempo feliz.
Como aliviar a dor do que não foi vivido?
A resposta é simples como um verso:Se iludindo menos e vivendo mais!
A cada dia que vivo,mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos,nas forças que não usamos,na prudência egoísta que nada arrisca,e que,esquivando-se do sofrimento,perdemos também a felicidade.
A dor é inevitável.O sofrimento é opcional.

Martha Medeiros

Amor,Luz e Paz

Ser forte



Ser forte não significa esconder a sua dor.
Não significa evitar pedir ajuda quando estiver precisando.
Não significa negar a si mesmo as coisas que o fazem sentir-se bem por causa da prática de auto-controle. Não significa se recusar a mostrar tristeza e vulnerabilidade. 
E não significa carregar os fardos da vida por si só. 
Qualquer coisa que impede a sua cura e sufoca seu crescimento não corresponde com força.
Ser forte significa que se recusa a tolerar pessoas e coisas que ferem a sua alma.
Significa praticar o auto-cuidado quando você está sofrendo.
Significa honrar seus sentimentos por realmente permitir-se sentir e expressarlos.
Significa tratar-se com compaixão e bondade,mesmo quando você sentir que não merece.
Significa fazer o que te faz feliz e estar com as pessoas que fazem você se sentir bem,independentemente de decisões externas.
Significa pedir ajuda quando o peso do mundo tornou-se muito.
Significa dar-se permissão para satisfazer as suas necessidades,definindo limites e usando a sua voz. Significa perdoar a si mesmo nos dias em que você está lutando e não pode ser corajoso.
Significa desafiar a voz lhe dizendo que você é inadequado e inútil e lembrando-se,repetidamente,que você é o suficiente.

A.D.

Fraternos Abraços

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Sonhar


Ele era um jovem que morava no Centro Oeste dos Estados Unidos.
Por ser filho de um domador de cavalos,tinha uma vida quase nômade,mas desejava estudar.
Perseguia o ideal da cultura.
Dormia nas estrebarias,trabalhava os animais fogosos e,nos intervalos,à noite,ele procurava a escola para iluminar a sua inteligência.
Em uma dessas escolas,certa vez,o professor pediu à classe que cada aluno relatasse o seu sonho.
O que desejariam para suas vidas.
O jovem,tomado de entusiasmo,escreveu sete páginas.
Desejava,no futuro,possuir uma área de 80 hectares e morar numa enorme casa de 400 metros quadrados. Desejava ter uma família muito bem constituída.
Tão entusiasmado estava,que não somente descreveu,mas desenhou como ele sonhava a casa,as cocheiras,os currais,o pomar.Tudo nos mínimos detalhes.
Quando entregou o seu trabalho,ficou esperando,ansioso,as palavras de elogio do seu mestre.
Contudo,três dias depois,o trabalho lhe foi devolvido com uma nota sofrível.
Depois da aula,o professor o procurou e falou:o seu é um sonho absurdo.
Imagine,você é filho de um domador de cavalos.
Você será um simples domador de cavalos.
Escreva uma outra realidade e eu lhe darei uma nota melhor.
O jovem foi para casa muito triste e contou ao pai o que havia acontecido.
Depois de ouvi-lo,com calma,o pai lhe afirmou:
O sonho é seu.
Você faça o que quiser.
Essa decisão é sua.
Persistir neste sonho ou procurar outro.
O jovem meditou e,no dia seguinte,entregou a mesma página ao professor.
Disse-lhe que ficaria com a nota ruim mas não abandonaria o seu sonho.
Esta história foi contada pelo dono de um rancho de 80 hectares,próximo de um colégio famoso dos Estados Unidos.
A área é emprestada para crianças pobres passarem os fins de semana.
Depois de terminar a história,o dono do rancho se apresentou como o jovem que teve a nota ruim,mas não desistiu do seu sonho.
E o mais incrível é que aquele professor,trinta anos depois,tem visitado,com os seus alunos,aquela área especial.
Naturalmente ele identificou no proprietário o antigo aluno e confessou:fico feliz que o seu sonho tenha escapado da minha inveja.
Naquela época eu era um atormentado.
Tinha inveja das pessoas sonhadoras.
Destruí muitas vidas.
Roubei o sonho de muitos jovens idealistas.
Graças a Deus,não consegui destruir o seu sonho,que faz bem a tantas vidas.

***

Sonhar é da natureza humana.
Tudo que existe no mundo,um dia foi elaborado,pensado e meditado por alguém,antes de ser concretizado em cimento,mármore,madeira ou papel.
Martin Luther King Jr. teve um sonho de paz entre negros e brancos.
Pelo seu sonho,deu a vida.
O Mahatma Gandhi teve um sonho de não violência.
Deu a vida por seu sonho.
Se você tem capacidade de sonhar o bem,persista na ideia e a concretize.
Podem ser necessários anos para que se concretize um sonho,mas,nunca desista!

(fonte:www.facebook.com/andremansuradvogadosassociados)

Saudações

Poder


O território da compreensão espiritual é tão infinito quanto ilimitado.
 Simplificando,a espiritualidade pode ser definida como a redescoberta dos mais profundos valores,virtudes,traços positivos ou características da alma humana. 
Os atributos inatos da alma (a paz,o amor,a verdade,a pureza e felicidade) conferem à alma seu poder. 
O poder da alma não pode ser quantificado em um nível físico ou não físico. 
O poder só pode ser experimentado e revelado,para o eu e para os outros,através da "qualidade" dos atributos acima.”

Brahma Kumaris

Namastê/Namaskar 


terça-feira, 14 de abril de 2015

4 Sinais de Que Você Está Sendo Manipulada


A pior parte de ser manipulado em um relacionamento é que,muitas vezes,você nem sabe que está acontecendo.Pessoas manipuladoras distorcem seus pensamentos,ações,desejos e vontades em algo que se adequa melhor ao modo como eles veem o mundo.Assim eles moldam você para servir aos seus próprios fins.Assustador não é?

Aqui estão algumas situações que ajudarão você a se certificar de que isso não está acontecendo com você:


1. Ele(a) faz você se sentir culpada(o) ... por tudo.
A manipulação sempre começa com culpa.Se ele pode convencê-la a se sentir culpada por suas ações (mesmo quando você não fez nada de errado),então ele sabe que você estará mais predisposta a fazer o que ele diz. "Eu acho que o jantar estava bom.Não foi o que eu esperava,preferia que você tivesse feito algo diferente,mas acho que,se você estiver feliz,isso é tudo o que importa.Eu te amo e a sua felicidade é importante para mim,mesmo que isso signifique deixar de lado o que eu quero".
Viu o que ele fez?Como ele usou as palavras para virar a situação contra você?Aparentemente,ele faz parecer que é um namorado amoroso,mas fica o alerta: quem ama não culpa.
Manipuladores também tentam fazer você acreditar que eles estão tentando ´´te amar melhor´´,de modo que você fique mais disposta a deixar de lado o que você quer.É um jogo ardiloso.

 

 
Viu o que ele fez?Como ele usou as palavras para virar a situação contra você?Aparentemente,ele faz parecer que é um namorado amoroso,mas fica o alerta: quem ama não culpa.
Manipuladores também tentam fazer você acreditar que eles estão tentando ´´te amar melhor´´,de modo que você fique mais disposta a deixar de lado o que você quer.É um jogo ardiloso.

2. Ele(a) faz você duvidar de si mesma(o).
Quer saber por que é tão fácil para ele manipular você?Porque ele ´´ferrou´´ você até o ponto em que você já não confia mais em si mesma.É isso mesmo,manipuladores tomam suas inseguranças e usam contra você. Eles sempre apontam o que você está fazendo "errado" e como eles poderiam ter feito melhor.Eles ressaltam seus pontos fracos e,em seguida,mostram que,com a sua ajuda,você pode fazer melhor,ser melhor.Eles lentamente convencem você de que se interessam pelo seu bem-estar ... mas não fazem nada por você.
A fim de manter os seus desejos e necessidades na vanguarda de seu relacionamento,eles gentilmente distorcem o seu pensamento até que você precise consultar a sua opinião sobre tudo.Quando isso acontece, o manipulador pode fazer com que você faça tudo o que eles querem que você faça,porque agora você confia mais nele do que em si mesma.

3. Ele(a) faz você se responsabilizar pelas emoções dele(a).

Manipuladores são irônicos,no sentido de que eles tentam fazer você se sentir como se não pudesse pensar por si mesma,mas,em seguida,mudam e responsabilizam você pelo que estão sentindo.Se ele está triste, provavelmente é porque você o fez se sentir assim.Se ele está com raiva,bem,obviamente foi você quem fez algo errado.
Por mais que tentem fazer você acreditar que é totalmente incapaz de controlar a sua própria vida,eles esperam que você seja responsável pela forma como eles se sentem. Insano.

4. Ele faz você acreditar que você quer o que ele quer.
Todos nós iniciamos nossas relações com exigências e negociações - é natural,quando se começa a união de duas vidas,que alguns compromissos sejam feitos.O que não é normal:Quando você precisa deixar de lado tudo o que você quer,em um esforço para apaziguar o seu parceiro.Se você começar a perceber que as necessidades do seu parceiro estão sendo atendidas com muito mais freqüência do que as suas;cuidado, você pode estar casada com um manipulador.

Você está cedendo para o que ele quer para se livrar de sentimentos de culpa?Ou porque ele fez você se sentir responsável pela forma como ele se sente?Você desistiu do que queria porque ele fez você acreditar que deveria querer algo mais?Se você respondeu "sim" para qualquer uma dessas perguntas, talvez seja hora de reconsiderar essa relação.


(Fonte: YourTango ,traduzido e adaptado por Psiconlinews)
(www.psiconlinews.com/2015/03/4-sinais-de-que-voce-esta-sendo.html )

Fraternos Abraços

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Mecanismos de Defesa:10 Maneiras de NÃO Enfrentar a Realidade

Os mecanismos de defesa da Psicanálise
Sigmund Freud falou que o papel do EGO é satisfazer os impulsos de ID e não ofender o caráter moral do SUPER EGO, enquanto a realidade é apreciada. Não é uma tarefa fácil, e Freud descreveu os mecanismos que usamos para gerenciar os conflitos entre essas instâncias psíquicas. Mecanismos de defesa, portanto, são procedimentos inconscientes que mantém o equilíbrio psicológico ao enfrentarmos a ansiedade associada à exposição consciente de uma representação pulsional (sexual ou agressiva) ou com a transgressão de um código moral.
Mecanismos de defesa são formas incorretas de resolver um conflito psicológico e podem levar a distúrbios na mente, no comportamento e, em casos extremos, na somatização do conflito psicológico. Aqui estão 10 mecanismos de defesa:

1. Deslocamento

Refere-se ao redirecionamento de um pulso (geralmente uma agressão) para uma pessoa ou objeto. Por exemplo, alguém que está frustrado com seu chefe e chuta o seu cão.

2. Sublimação

É similar ao redirecionamento, mas o impulso é canalizado para uma forma mais aceitável. Um instinto sexual é sublimado em um propósito não-sexual, sendo redirecionado para uma atividade aceita socialmente, como uma atividade artística, física ou objetos de pesquisa intelectual.

3. Repressão

É o primeiro mecanismo de defesa descoberto por Freud. Refere-se ao fato do EGO reprimir desejos e pensamentos que causariam dor se estivessem no nível consciente, pois a satisfação do desejo reprimido é inconciliável com outras exigências do SUPER EGO.

4. Projeção


Refere-se a indivíduos que atribuem os seus próprios pensamentos, motivos ou sentimentos para outra pessoa. As projeções mais comuns são comportamentos agressivos que levam a um sentimento de culpa e fantasias não-aceitas socialmente ou pensamentos sexuais. Por exemplo, uma garota odeia sua companheira de quarto e seu SUPER EGO diz que isso é inaceitável. Seu EGO então resolve o problema projetando o ódio para a outra pessoa, e acreditando que é a companheira de quarto que odeia ela.

5. Negação

É o mecanismo pelo qual o sujeito bloqueia eventos externos para que não façam parte da consciência e, portanto, trata aspectos óbvios da realidade como inexistentes. Por exemplo, um fumante que nega que o tabagismo pode causar sérios problemas para sua saúde.

6. Regressão

Refere-se a qualquer retrocesso a situações ou hábitos anteriores, um retorno a padrões de comportamento imaturos. Por exemplo, um adolescente que ao não receber permissão para sair no fim de semana, tem um acesso de raiva e choro na frente de seus pais.

7. Formação Reativa

Os impulsos são apenas reprimidos, mas também são controlados através do exagero do comportamento oposto. Ou seja, a ocorrência de um pensamento doloroso é substituído por outro, mais agradável. Por exemplo, uma pessoa está muito irritada com um amigo, mas diz que está tudo bem para evitar uma discussão.

8. Isolamento

É um mecanismo pelo qual as memórias se divorciam dos sentimentos, para que a pessoa consiga suportar os fatos. Se separa uma memória intolerável para o EGO das emoções que ela produz, assim ela permanece na consciência de uma forma enfraquecida. Por exemplo, falar  de um evento traumático como algo normal, como se estivesse falando sobre o tempo.
9. Condensação

É um mecanismo pelo qual os elementos do inconsciente (conteúdo latente) são combinados em uma única imagem ou objeto durante o sono. É a concentração de vários significados num único símbolo. O processo de condensação faz com que a história do conteúdo manifesto seja muito menor do que a descrição do conteúdo latente. É um termo que surgiu das explicações psicanalíticas sobre a origem dos sonhos.
10. Racionalização
A racionalização é a substituição da razão verdadeira, mas não-aceitável, por outra, aceitável. Ou seja, altera-se a perspectiva da realidade por meio de uma explicação diferente. Por exemplo, uma mulher se apaixona perdidamente por um homem. Um mês depois ele deixa a mulher alegando que ela não tem auto-confiança e não o deixava respirar. Mesmo depois do terceiro término consecutivo, pela mesma razão, ela conclui: "Eu sabia que este homem era um perdedor".

Fonte: Psicologiaymente traduzido e adaptado por Psiconlinews
(www.psiconlinews.com)
Saudações

domingo, 12 de abril de 2015

Mulheres que amam demais

Somos seres extremamente relacionais.Desde o nosso nascimento precisamos confiar no outro para sobreviver.Com o tempo,vamos aprendendo a nos relacionar.Os relacionamentos íntimos são fundamentais na vida humana,são eles que trazem aquele turbilhão de emoções que nos deixam tontos de alegria.Porém, eles também podem trazer o inverso e destruir nosso equilíbrio emocional.

Geralmente são as mulheres que passam por grandes desequilíbrios emocionais e em consequência acabam obtendo relacionamentos patológicos.Um dos principais motivos é a desestrutura familiar,que não atenderam suas necessidades emocionais,em contrapartida vão procurar preencher o vazio em outros relacionamentos.

Por medo de serem abandonadas fazem de tudo para que um relacionamento não termine,ficam com total disponibilidade para assumir mais do que seus 50% da responsabilidade e da culpa na relação,sua autoestima é muito baixa e no fundo acreditam que não merecem serem felizes;sentem necessidade desesperada de controlarem seus relacionamentos e homens,vivem muito mais no mundo da fantasia (como poderia ser) do que conectadas a realidade da situação (como é);viciam na dor emocional e tem tendência a se tornarem viciadas em drogas,álcool ou desenvolverem distúrbios alimentares,ganância com doces,etc.

Passam grande parte da vida em momentos depressivos,mas vivem fugindo deles ocupando o tempo com as euforias e excitações advindas de um relacionamento instável;acham que os homens ‘bons’:aqueles gentis, estáveis,confiáveis e que se interessam por ela,são entediantes e cansativos.A mulher que ‘ama demais’ está habituada com comportamentos negativos e se sentindo mais confortável com eles do que com o oposto,a menos que ela queira realmente sair dessa situação e se esforce bastante para mudar isso em sim mesma.

Entender de onde vem essa dor,esse medo assombrador e essa carência é um dos primeiros e mais importantes passos para iniciar o processo da cura.Quando nos conhecemos bem fica mais tranquilo se envolver e manter um relacionamento mais saudável.Para algumas pessoas o autoconhecimento é assustador e dolorido,mas dedicando-se poderá ser mais compensador.

Se viver é ir em busca constante de uma vida mais autêntica,é fundamental que assumamos as responsabilidades por nossos atos,escolhas e emoções.É preciso buscar ajuda profissional para que este contribua na edificação do alicerce;ter contato com o Eu Verdadeiro.O autoconhecimento é um processo contínuo por toda nossa existência,pois nenhum ser humano estará pronto e acabado,estamos sempre em construção.

A psicoterapia é um processo que implica coragem e desejo pessoal,pois é necessário passar por inúmeros enfrentamentos emocionais que são difíceis e dolorosos.Existem casos que precisam ser medicados para que se obtenham resultados mais eficazes.

E você leitor,se identificou com o texto?
Como são seus relacionamentos íntimos?

Fernanda Almeida Cavalcante
(fonte:http://www.psiconlinews.com/2014/12/mulheres-que-amam-demais.html)

Fraternos Abraços
x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.