sexta-feira, 10 de julho de 2020

Holística

Terapia Holística | Viveda

A Holística faz referência ao termo “holismo”, sendo este uma corrente que estuda fenômenos levando em consideração as diversas interações que ocorrem em um determinado episódio.

Essa tendência pondera que a soma de todos os componentes de um sistema não conseguem demonstrar tudo o que significa esse sistema por inteiro, afirmando que há muitas outras coisas envolvidas.

Ou seja, a corrente alega que um sistema não pode ser estudado apenas a partir das componentes. Apenas para você entender de maneira mais simples: um quebra cabeça montado não pode ser entendido apenas pelas suas peças.

Dessa maneira, a perspectiva do holismo dá ênfase que devemos considerar e dar a importância para o “todo” como algo que vai além da soma de todas as seus componentes.

Abordagem holística

A abordagem holística relaciona o “todo” com todos os segmentos, de maneira que haja uma constante interação entre o sistema. Dessa maneira, cada evento está conectado com o “todo”, mesmo sendo realizado por uma “parte”.

Ou seja, cada acontecimento isolado interfere no sistema e o “todo” fica comprometido. Os episódios criam uma nova sinergia, proporcionando novas relações e ocasiões.

Pensamento holístico


O conceito da Holística não é nada recente. Muito pelo contrário, vem sendo discutido por diversos pensadores ao decorrer da história do mundo. O termo foi nomeado pelo filósofo Augusto Comte no século XIX.

Comte foi importantíssimo. Foi o precursor da importância de estudar o conjunto, que é a melhor maneira de entender sobre um sistema, sendo esse conceito aplicado para a existência humana.

Nicholas A. Christakis também é um nome que deve ser levantado aqui. Segundo ele, o pensamento cartesiano não é suficiente para estudar a divisão de um sistema (ou matéria).

Metodologia holística
Sobre a metodologia, o pensamento holístico dá prioridade à perspectiva de ensino não dividida, fragmentada. Ela preza por um ensino onde as interações entre todas as áreas sejam evidenciadas.

Ou seja, essa metodologia prioriza um ensino multidisciplinar e interdisciplinar. Expor aos alunos que as coisas não funcionam separadamente, mas sim, que elas se completam para formar tudo o que vemos hoje em dia.

Essa abordagem vai à contramão do plano pedagógico e da apresentação das disciplinas da grande maioria do ensino (não apenas no Brasil, mas no mundo todo).

Visão holística da saúde

A visão Holística na saúde também não é um conceito recente, mas nos últimos anos essa corrente foi ganhando mais força e reconhecimento (tanto dos profissionais quanto dos clientes).

Esse conceito explicita a necessidade de analisar o cliente com uma visão global, considerando suas mais diversas particularidades. Essa tarefa não é simples, exigindo do profissional muito estudo e dedicação.

É papel do profissional da saúde orientar o cliente, explicar a ele o máximo que puder (de maneira que ele realmente entenda) e tentar ao máximo entendê-lo integralmente.

Terapia holística


Especificando mais ainda o conceito do holismo na medicina, temos as formas de terapia que seguem essa teoria. Aqui as doenças são tratadas de uma maneira global, pois tudo está conectado.

O objetivo do tratamento é melhorar a qualidade de vida do cliente, dar suporte à saúde física e mental. Esse tipo de terapia tem o poder de tratar problemas relacionados ao medo, ansiedade, insônia, bloqueios energéticos…

Há diversos tratamentos dentro da terapia holística, incluindo florais, acupuntura, terapia com cristais, reflexologia, fitoterapia, reiki, chakras etc.

A melhor maneira para descobrir qual desses tratamentos pode ser o mais adequado para determinado caso é consultando um terapeuta holístico. Cada indivíduo é único e uma análise particular desse ser feita.

A holística é, sem dúvida alguma, um conceito interessantíssimo e devemos considerá-lo nos mais variados casos do nosso dia a dia. Tente ver o mundo, as pessoas e a matéria em si com outra perspectiva.

Amor, Luz e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.