quinta-feira, 16 de agosto de 2012

TOC*Transtorno Obsessivo Compulsivo


O transtorno obsessivo compulsivo caracteriza-se por dois tipos de manifestações:as obsessões ou idéias obsessivas e as compulsões ou rituais compulsivos.
As obsessões são idéias ou imagens que vem à mente do indivíduo independente de sua vontade repetidamente.
Embora a pessoa saiba que são idéias suas,sem sentido,não conseguem evitar de pensalas.São idéias relacionadas a religião,duvidas,sexo,contaminação,etc.
As compulsões são atos ou rituais que o indivíduo se vê obrigado a executar para aliviar ou evitar as obsessões.Se a pessoa não executa o ato compulsivo,ela fica muito ansiosa.
Compulsões frequentes são lavar as mãos,verificar se a porta está trancada ou se a válvula do gás está fechada,contar ou falar silenciosamente.Tanto as obsessões como as compulsões,ocupam uma boa parte do tempo da pessoa,prejudicando o seu cotidiano.
Muitos portadores de TOC apresentam também outros transtornos,como fobia social, depressão,pânico,alcoolismo e drogas.
Alguns transtornos mentais como a tricotilomania (arrancar pelos ou cabelos),o distúrbio dimórfico do corpo (idéia fixa de que há um pequeno defeito no corpo) e a síndrome de tourette (síndrome dos tics) parecem estar relacionados ao TOC.

Para Freud,os pensamentos obsessivos e os rituais compulsivos (neurose obsessiva compulsiva),surgem como resposta inconsciente a determinados desejos que levam a um estado de ansiedade.Por mais desconfortáveis que sejam os sintomas da obsessão e da compulsão,eles seriam menos incômodos do que enfrentar conscientemente as razões do tormento psíquico.

O tratamento envolve a junção de medicamentos (psiquiátricos) e psicoterapia.

Cuide-se,VOCÊ é seu maior patrimônio!
Declarar-se enfêrmo psíquico não é vergonhoso,ao contrário,é um Ato De Amor Própio!
Amorosamente,
Fernanda Tomaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.