sexta-feira, 16 de abril de 2010

Psicanálise*Para entender o futuro do corpo e da saúde*filosofia e psicanálise

Há duas imagens do corpo na contemporaneidade.
Por um lado,um corpo ideal,que serve como modelo e valor padronizado, oprimindo democraticamente todos nós,sem diferenciação de classe,gênero ou raça,na forma de um imperativo da felicidade,da saúde,da beleza e da juventude.
Seus efeitos!!!Bulimia,anorexia,botox,fast-food,reality shows,banalização dos psicofármacos,altos índices de ansiedade e depressão,obesidade e doenças degenerativas ditas "de civilização".
Por outro lado,há também uma busca pela saúde,beleza e jovialidade não ideais nem a qualquer preço,mas no sentido de uma valorização do corpo em sua potência própia e singular,COMO UM CORPO PENSANTE E SENSÍVEL,na forma de uma ACEITAÇÃO de que somos parte da natureza,de que dependemos do ambiente que nos cerca.
Seus efeitos!!!Uma maior valorização do condicionamento físico,da alimentação saudável,do cuidado com o planeta,e da ecologia do homem inserido na natureza.
Em que mundo vivemos!!!Num mundo de aparências,do corpo perfeito,da juventude eterna,da obrigação de estarmos sempre bem,sempre sarados,sempre com tudo em cima,sempre apolíneos!!!Apolo e Narciso se confrontam ferozmente 'a longa hegemonia de Sócrates e Platão.
Todavia,nosso mundo é também e cada vez mais o de Dionísio artístico.
O que há em comum a essas duas contemporaneidades é o mesmo do epistêmico de valorização do corpo e da natureza,como também da saúde.Em que mundo queremos viver!!!Isso depende de uma SINTONIA,de uma ATITUDE,de uma COMPREENSÃO e de uma PRÁTICA.
Optaremos pela falta,isto é,pela BUSCA IRREFREADA de uma SUPOSTA abundância!!!Ou pela pontencialização de que SOMOS e podemos SER,desenvolvendo-nos criativamente!!!
Neste módulo,filosofos e psicanalistas antenados com a contemporaneidade procurarão questionar que corpo e que saúde queremos.
Café filosofico CPFL(cpfl cultura)



"Os desejos devem obedecer a razão."
Cícero
Voce é fruto de suas escolhas!!!
COISAS D'ALMA-nosso eu interior
Fernanda Tomaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.