domingo, 28 de janeiro de 2018

Ho'oponopono





“Sinto muito. Te amo. Me perdoe. Sou grato.”

Essas podem ser as palavrinhas mágicas que aprendemos quando crianças, não é mesmo? Mas, de acordo com o Ho’oponopono, essas são palavras de cura.

O Ho’oponopono é uma oração ancestral havaiana usada para purificar os nossos erros e falhas, deixar para trás memórias ruins, pedir perdão e se perdoar e entrar em contato com a Divindade presente dentro de cada um de nós.

Originalmente, o Ho’oponopono é uma técnica de cura realizada por famílias que possuem um de seus membros doentes ou pelo próprio indivíduo. Quem readaptou essa técnica de acordo com princípios religiosos, foi Morrnah Nalamaku Simeona, uma Kahuna (palavra havaiana que significa sacerdote ou sacerdotisa). Simeona fez uma junção entre a técnica original e suas crenças religiosas e disseminou a sua versão para outros lugares.

Foi um de seus seguidores, o Dr. Ihaleakala S. Hew Len, quem comprovou a eficácia do uso do o Ho’oponopono para realizar a cura em pacientes de um hospital psiquiátrico onde trabalhou como psicólogo, sem ao menos ver ou tocar qualquer um deles. Sentado em uma cadeira, sozinho em uma sala, enquanto lia as fichas dos internos, ele apenas repetia as frases “Te amo” e “Sinto muito” infinitas vezes. Isso fez com que os pacientes apresentassem certa melhora e pudessem começar a andar livremente, sem precisar que ficassem presos em salas especiais ou até mesmo amarrados. Basicamente, a explicação é que precisamos primeiro nos perdoar e nos curar, para que depois isso aconteça com os outros.

De acordo com a crença dos criadores e idealizadores, ao realizar a oração do Ho’oponopono, nós assumimos total responsabilidade pela nossa vida, ações e atitudes e entramos no processo de cura. Ao falar as palavras “Sinto Muito”, reconhecemos que algo nos trouxe ao estado em que nos encontramos hoje. É como se estivéssemos pedindo perdão à nossa Divindade interior pelo problema causado. “Te Amo”te ajuda a se realinhar com a Divindade dentro de você. “Me perdoe” se refere ao perdão que você está pedindo a você mesmo por se encontrar naquela condição. “Sou grato” finaliza a oração e simboliza a sua gratidão e crença de que tudo será resolvido e que você receberá a cura para o que quer que esteja se passando em sua vida.

Simeona criou uma oração para ser feita antes de repetir as palavras. Essa oração dá início ao processo de limpeza das memórias e sensações negativas que estão bloqueando as energias.

Divino Criador, pai, mãe, filho em UM.

Se eu, minha família, meus parentes 

e ancestrais lhe ofenderam,

à sua família, parentes 
e ancestrais em pensamentos,
palavras, atos e ações do início da nossa criação
até o presente, nós pedimos seu perdão.
Deixe isto limpar, purificar, liberar,
cortar todas as lembranças, bloqueios, energias
e vibrações negativas 
e transmute estas energias
indesejáveis em pura Luz.


E assim está feito.



O Ho’oponopono é uma técnica de autocura e limpeza que, 
se trabalhada diariamente, traz resultados libertadores.
Não se esqueça: 
para curar e perdoar os outros, 
é preciso primeiro perdoar e curar a nós mesmos.

Abraços Fraternais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.