segunda-feira, 22 de abril de 2019

Autoconhecimento - Desenvolvimento interior



As palavras Desenvolvimento Interior se agregam; se você não pode manter a presença da mente, como pode se desenvolver?

Manter conscientemente a presença da mente é nutrir sua natureza.

Antes de seu despertar, é essencial nutri-la conscientemente; mas depois de desperta, é essencial examiná-la introspectivamente.

Idéias subjetivas devem ser superadas, e assim que o são, nutrir a consciência, torna-se novamente essencial.

O que é Autoconhecimento - Terapia "Breve" e Autoconhecimento - Desenvolvimento Interior. Entenda o conceito de autoconhecimento e como uma sessão de Terapia Breve pode ajudar ao cliente em seu desenvolvimento interior.O uso desta Terapia como ferramenta de autoconhecimento e desenvolvimento interior; conhecimento interior como ponto de partida para um processo de transformação interior, eliminação de bloqueios e limitações psicológicas/emocionais e desenvolvimento pleno de nossas capacidades, como a Inteligência Emocional.


"Oh homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses". (Inscrição no frontispício do templo grego de Delfos)

O que é autoconhecimento? A definição de Autoconhecimento é tudo aquilo que sabemos sobre nós mesmos, está diretamente relacionado com nossa capacidade de introspecção, de nos voltarmos para dentro de nós mesmos e perceber o que estamos sentindo, o que estamos pensando.

"O autoconhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." Leonardo da Vinci
Ao contrário do que normalmente pensamos, sabemos muito pouco sobre nós mesmos; a grande maioria das pessoas precisa ser educada a realizar exercícios introspectivos, pouca gente tem isso naturalmente. 

É muito fácil se dar conta do que estou dizendo, com dois exemplos bem práticos: procure responder instantaneamente a seguinte pergunta:
O que estou pensando e sentindo nesse exato momento?

Faça uma lista com dez defeitos e dez qualidades que você possui.

Como você logo vai perceber, a primeira pergunta não pode ser respondida imediatamente, pela simples razão de que não estamos habituados a observar nossos pensamentos e emoções; uma pessoa comum vai passar alguns minutos tentando identificar isso, e uma boa parte das pessoas não vai ter certeza sobre o que estava de fato pensando ou sentindo.

Feito o segundo exercício, observe sua lista: você provavelmente teve mais facilidade em listar defeitos do que qualidades; isso é um hábito cultural, de sermos mais focados em aspectos negativos do que positivos. Agora observe de novo sua lista e veja quais atributos (defeitos ou qualidades) dependeram exclusivamente de sua atenção interior e quais foram baseados em observações de outras pessoas; isso serve para percebermos que nossa atenção é muito mais voltada para fora do que para dentro, mesmo quando diga respeito a nós mesmos.

Autoconhecimento e Desenvolvimento Interior

Autoconhecimento não é um mero exercício mental; ele é o primeiro passo em qualquer esforço sério de desenvolvimento interior: apenas quando sou capaz de conhecer meus pontos positivos é que posso desenvolvê-los; e somente quando me der conta de minhas limitações e bloqueios é que posso trabalhar para eliminá-los ou diminuí-los. Percebemos isso com facilidade em outras pessoas: fulano é tremendamente convencido e isso afasta as pessoas que o rodeiam, mas ele próprio não se dá conta disso; beltrano é extraordinariamente talentoso, mas não consegue ver isso em si mesmo, e por conta disso é alguém inseguro e cheio de temores.

Desenvolvimento interior e a Qualidade de Vida

A qualidade de nossa vida depende essencialmente de um trabalho de desenvolvimento interior; alguns Mestres Espiritualistas chamam isso de polimento interior: ir identificando tudo aquilo que nos torna inseguros, impacientes, inflexíveis, irritadiços, violentos, para nos tornarmos conscientes destes processos e resignificar o que produz tudo isso; e em lugar disso desenvolver tudo que estimule em nós o amor, a compreensão, a paciência, a criatividade, a tranqüilidade e o equilíbrio.

É muito comum num trabalho, assim recorrermos a uma ajuda externa que nos auxilie a desenvolver a capacidade de introspecção. A figura do mestre orientando o discípulo é muito comum em todas as diferentes tradições espirituais; na atualidade nós temos os trabalhos de Psicoterapeutas, que podem ajudar uma pessoa a se tornar mais introspectiva.

A sessão de Psicoterapia "Breve" e a imersão interior

Bastam alguns poucos minutos numa sessão de Terapia Breve, para percebermos o potencial de autoconhecimento do método: o Terapeuta, através de uma série de perguntas, estimula seu cliente a imergir profundamente dentro de si mesmo. O bom Terapeuta não vai fazer apenas que ele visite suas recordações e percepções de si mesmo: o trabalho de Psicoterapia, produz uma percepção a partir de novos pontos de vista, que nunca lhe haviam ocorrido antes. É exatamente esse elemento que potencializa as transformações interiores; é o insight que produz uma nova compreensão.

Presencio isso há 15 anos, observando minhas/meus clientes: observando e ajudando meus clientes a identificar o que havia por trás de alguns problemas profissionais/amorosos que eles enfrentavam; eles respondem várias perguntas em pleno processo de imersão, e travam num determinado ponto: "não consigo resolver isso; eu não sei o que fazer". Eles e eu estávamos em perfeita sintonia, o rapport era total; eles mal terminavam de falar e eu lhe perguntava: "E se você soubesse, o que você faria?"

A face dos clientes se iluminam de repente; o meu Aconselhamento e minha experiência, repentinamente lhes trazem uma excelente solução para seus problemas pessoais, factível e ao alcance de suas capacidades!

O autoconhecimento é um desafio, um mergulho em nosso interior. Me aprofundo no assunto sobre a mudança interior e como ela afeta nossa vida e as pessoas com quem convivemos.





Fernanda Tomaz
psicoterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.