quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Acupuntura


Técnica da Medicina Tradicional Chinesa que estimula os nervos na pele e músculos pela penetração de agulhas finas e metálicas.


A Acupuntura é uma medicina milenar com vasta experiência clínica com origem no Oriente e que de alguns anos para cá foi implantada no ocidente com resultados muito positivos nas mais diversas patologias.

A acupuntura é uma medicina energética, onde normalmente se utiliza agulhas colocadas em diferentes pontos, com a intenção de Restabelecer o Equilíbrio Energético, corrigindo a patologia do cliente. As agulhas são inseridas em pontos anatômicos produzindo uma grande variedade de efeitos, tais como a libertação de analgésicos naturais. 


Os “"Acupontos” (Pontos de Acupuntura) estão distribuídos principalmente sobre linhas chamadas de “"Meridianos” para obter diferentes efeitos Terapêuticos conforme o caso.

Os tratamentos são baseados 
em conceitos orientais 
como os cinco elementos:
- O Tão, equilíbrio entre Yin e Yang
- O fluxo do Chi, a energia Vital
- O Xué, sangue
- O Zang, órgão
- O Fu, víscera.

A OMS * Organização Mundial de Saúde, identificou os benefícios da Acupunctura numa grande variedade de problemas onde se incluem: 

- Artrite reumatóide e espondilite anquilosante;
- Asma, sinusite, bronquite e outros problemas respiratórios;
- Dependências do tabaco, do álcool e de algumas drogas;
- Diminuição e alívio dos efeitos negativos da quimioterapia e da radioterapia;
- Doenças degenerativas do sistema nervoso central - a acupuntura, complementarmente ao tratamento da medicina convencional, contribui muito significativamente para o abrandamento da evolução negativa em patologias degenerativas do sistema nervoso central, tais como: esclerose múltipla, parkinson, miastenia gravis, etc;
- Hipertensão arterial, palpitações cardíacas;
- Infecções crônicas de repetição: otites, amigdalites, infecções urinárias;
- Insônia, stress e depressão;
- Perturbações digestivas: gastrite, hiperacidez, hepatite, prisão de ventre e diarreia;
- Problemas menstruais;
- Problemas neurológicos e musculares tais como: dores de cabeça, cervicais e lombares, periartrite escapulo-humeral, dor ciática, tendinites e nevralgias, nomeadamente na nevralgia do trigêmio;
- Problemas urinários, menstruais e de fertilidade;
- Sequelas de acidentes vasculares cerebrais: a acupuntura em geral e a craneo-acupuntura em especial podem apressar e auxiliar muito na recuperação das vítimas de acidentes vasculares cerebrais.

Tratamento Com Agulhas

Durante o tratamento de Acupuntura o cliente sente a impressão de quando se coloca a agulha, que não chega a ser uma sensação de dor, porque é muito rápida e em nada semelhante a uma injeção. E nalguns casos sente depois um formigueiro ou calor, que são o efeito do tratamento. Estas sensações são naturais e, mesmo que possam causar algum desconforto em pessoas que sejam muito sensíveis, são sentidas apenas muito brevemente.

A Acupuntura é, no Ocidente, o ramo mais conhecido da Medicina Chinesa, pois a colocação de agulhas no corpo humano transmite uma imagem de exotismo que fica registada na mente com facilidade. Todavia, é frequente as agulhas serem alvo de fobias, pelo que muitas pessoas optam por não recorrer à Medicina Chinesa com medo das agulhas de Acupuntura.

O que é desconhecido para a maioria destas pessoas é que a Acupuntura não causa dor. O ato, feito por um profissional, de inserir a agulha através da nossa pele é indolor. O que se sente é uma ligeira sensação, que varia de pessoa para pessoa e que está também associada à sensibilidade de cada pessoa e ao efeito que a agulha vai ter no próprio tratamento.

A Acupuntura no desporto:


A acupuntura alivia o stress e a ansiedade

Através da Acupuntura, os níveis de stresse e de ansiedade são reduzidos de forma a que todo o organismo esteja em equilíbrio. Uma mente sã, focada e relaxada vai ajudá-lo a alcançar as suas metas.



A Acupunctura melhora o sono

Se o corpo não recupera durante a noite como poderá corresponder às expectativas durante a prova ou exercício físico? A Acupuntura é uma forma segura de acabar com os problemas de sono, como insônias e vigília durante a noite. Tratamentos de acupunctura regulares podem ajudar a começar o dia descansado e pronto para uma maratona.



A Acupuntura fortalece o sistema imunitário

Vários estudos têm mostrado que a Acupuntura melhora a função imunitária do organismo. Especificamente, ajuda a aumentar o nível das células na corrente sanguínea e desta forma conseguimos destruir as bactérias e os vírus prejudiciais no corpo. Salvaguardando o seu organismo contra a doença alcançará um melhor desempenho e não será obrigado a fazer pausas na competição/treinos.



A Acupuntura acelera o tempo de recuperação

Além de acelerar o processo de cicatrização, a acupunctura ajuda o corpo a recuperar do exercício intenso e extremo. Num estudo de 2008, publicado no jornal de medicina alternativa e complementar, demonstrou-se que os participantes que recorreram à Acupuntura para aliviar as dores musculares, 24 e 48 horas após fazerem exercício até à exaustão, relataram significativamente menos dor do que aqueles que não receberam o tratamento. Também está demonstrado que a acupuntura acelera o processo de recuperação de lesões musculares.



A Acupuntura aumenta a consciência de si mesmo

Muitas pessoas relatam que a Acupuntura ajuda a entrar em sintonia com os seus corpos, mentes e emoções. Estar consciente de si mesmo e do que o rodeia é uma ferramenta vencedora, benéfica antes e após qualquer competição.
Não há dúvida: a Acupuntura é uma técnica preventiva e pró-performance poderosa que beneficia todos os aspectos da sua Saúde,Bem Estar e Melhor Qualidade de Vida.



Tem 3 métodos de Acupuntura:
Acupuntura Sistêmica (agulhas pelo corpo)
Acupuntura Auricular (aurículo / orelha)
Acupuntura Koryo (mãos)

















Vamos Juntos Caminhar Com Conhecimento!

Namastê / Namaskar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.