terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Gengibre



O Gengibre é uma planta herbácea com muitos benefícios à saúde. Como planta medicinal, o Gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades Terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial, que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.


Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces. Pode ser usado em diversas formas: fresco, seco, em conserva, em capsulas (em pó) ou cristalizado.

É bastante indicado para programas de Desintoxicação do Organismo, além de ser considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida.

É utilizado para tratamento de náuseas, vômito, dor de cabeça, congestão do peito, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. 

Essa planta é um excelente remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite, além de ser excelente no combate ao câncer.

Pode ser utilizado como antibiótico, além de possuir componentes que tratam a depressão. Os extratos de Gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório.

No Japão, Massagens com óleo de Gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na Fitoterapia, a raiz do Gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como “medicamento universal”.



Chá de Gengibre?


Aqueça ½ litro de água; 

não precisa ferver. 

(O gengibre perde as propriedades em água muito quente).

Despeje o líquido sobre 2 colheres sopa do gengibre cru, 

ralado ou esmagado.


Tampe e deixe em repouso por dez minutos.


Suco de Gengibre

Ingredientes:

1 abacaxi bem maduro;
5g hortelã;
5g de gengibre;
1 colher sopa de raspas de casca de limão

Modo de preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador com água.

Dica:

Está bebida é desintoxicante. O abacaxi é diurético, tem ação antiinflamatória e é digestivo.

A casca do Limão e o Gengibre possuem substâncias antioxidantes, tendo assim, ação antiinflamatória. Tudo isto favorece a eliminação de toxinas do organismo, gerando mais disposição, melhora da pele e do funcionamento do intestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.