sábado, 4 de março de 2017

Trofoterapia


Há centenas de anos um homem chamado Hipócrates, que mais tarde recebeu o título honorífico de “pai da medicina” disse: 
“Que o teu alimento seja o teu remédio e, 
o teu remédio o alimento”.
 
 Ficava fundamentada através deste conselho didático, uma das mais importantes Ciências Terapêuticas conhecidas, a Trofoterapia.

O que é Trofoterapia?
 
A palavra Trofoterapia é formada etimologicamente: 
 
TROFO: prefixo grego; que significa alimentação ou nutrição; 
 
TERAPIA: sufixo latino; que significa tratamento. 
 
Fica então definido o termo: 
Tratamentos pela Alimentação.

Os alimentos que ingerimos são digeridos e, até o intestino, absorvidos pela corrente sanguínea. Os elementos nutritivos essenciais são conduzidos às células de todo o corpo, onde o trabalho de manutenção é feito pelo metabolismo.
A célula tem a capacidade de regenerar-se, desde que receba os ingredientes adequados através de uma nutrição adequada; caso contrário, ela se atrofia e escapa ao controle. Unidade básica da vida, onde o metabolismo se processa, a célula necessita de aminoácidos, vitaminas naturais, minerais orgânicos, ácidos graxos ou gordos, carboidratos não refinados e vários outros fatores ainda desconhecidos, mas supostamente naturais.
Os minerais orgânicos e as vitaminas são encontrados em proporções equilibradas nos alimentos naturais. Ainda que em si mesmas não sejam nutrientes, as vitaminas são substâncias das quais o corpo depende para fazer uso dos alimentos que ingere. Elas são parte de um todo inter-relacionado e extremamente complexo.
Ao se falar de “proporções equilibradas”, fica implícito que todos os nutrientes usados pelos tecidos devem ser simultaneamente fornecidos às células. Além disso, as vitaminas essenciais a boa nutrição e à saúde devem ser naturais. Há uma grande diferença entre vitaminas naturais e sintéticas – não uma diferença química, mas sim biológica – e, justamente por isso, há algo ausente e inoperante nos produtos artificiais.
Ainda que não inteiramente aceito, esse fato foi demonstrado de modo evidente pelo trabalho do Dr.Ehrenfried Pfeiffer, um bioquímico e seguidor do grande naturalista Rudolf Steiner.
Outro estudioso do assunto, o Dr.Nichols, acha que as técnicas de Pfeiffer podem revelar exatamente porque os alimentos naturais contendo vitaminas, minerais e enzimas – substâncias de origem vegetal ou animal que também ativam reações químicas -, são superiores aos cultivados e preservados com agentes artificiais.
Exemplo de alguns problemas de saúde 
e os respectivos alimentos indicados para prevenir e combater 
 
Prisão de ventre: 
Clorofila liquida (veja matéria completa e 15 fórmulas de clorofila líquida, como preparar e ingerir, no livro “Os Vegetais” – autor Hilton Claudino).
Fortalecer a visão, combater alergias e inflamações: 
Semente de linhaça 

Limpeza do organismo: 
Maçã vermelha ou verde. 
Vinagre Natural de fruta Maçã, 
que tenha sido fermentado com o açúcar da própria fruta 
e com baixo teor alcoólico e de acidez.
Pele macia e sedosa, sem manchas e rugas: 
Mamão.
Colesterol alto: 
Abóbora de pescoço (comprida).
 
Fraternos Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.