domingo, 23 de julho de 2017

Psicoterapia Holística * Anamnese


Os estados emocionais negativos, os bloqueios energéticos e a falta de consciência corporal e interior, eliciam uma série de processos que, apesar de muitas vezes não serem diagnosticados como doença – na concepção técnica do termo – representam indivíduos que não estão usufruindo plenamente de sua saúde e potencial. Nossos corpos são instrumentos de morada neste planeta e precisamos aprender a cuidá-los integralmente, com intervenções que visem não apenas a cura, mas também a prevenção.

A Terapia Holística por si só busca predominantemente o equilíbrio corpóreo, psíquico e social por meio de intervenções e estímulos naturais, que preconizem a homeostase, o equilíbrio. A Psicoterapia Uno, foi desenvolvida por Ailla Pacheco, com o objetivo de integrar diferentes abordagens terapêuticas no mesmo tratamento. Nela, são utilizadas práticas tradicionais e integrativas de saúde – ambas comprovadas e pautadas na ciência – visando efetivamente tratar o indivíduo como um todo, promovendo autocura, autoconhecimento e o despertar da consciência do indivíduo sobre si mesmo e seu papel em seu meio, promovendo a otimização da qualidade de vida e o despertar espiritual.


O método UNO, baseia-se no princípio holístico, que enxerga o paciente de forma multidimensional – ou seja, em seus aspectos físico, psíquico, energético e ambiental – e para tanto, faz-se uso de uma somatória de vivências, técnicas e intervenções que serão utilizadas diferentemente em cada dia (sessão), de acordo com as necessidades do paciente, priorizando a intervenção mais eficaz para o determinado momento. Os processos psíquicos são constantemente valorizados, despertando uma fonte de informações riquíssimas e possibilitando ao paciente se conhecer e se cuidar como um todo, facilitando o enfrentamento de “problemas” e desenvolvendo a capacidade de lidar com demandas do passado, presente ou futuro, já que, pautados na visão quântica, estamos constantemente atraindo o que transmitimos. É importante frisar que, o terapeuta é apenas um instrumento facilitador, pois o agente de sua cura é sempre o próprio paciente, por isso, o processo terapêutico é individual, subjetivo e não possui um tempo pré-estabelecido.

Anamnese é uma entrevista completa feita pelo profissional de saúde ao seu paciente, realizando um levantamento da história de vida, dos objetivos, memórias, sentimentos, fatos e comportamentos, objetivando efetivar um diagnóstico ou plano de tratamento específico com abordagens terapêuticas adaptadas às suas necessidades.

Fraternos Abraços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.