terça-feira, 3 de outubro de 2017

Teste do Filtro Triplo * Reflexão



Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse:

- Sócrates, sabe o que eu acabei de ouvir acerca daquele teu amigo?

- Espera um minuto – respondeu Sócrates – Antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste. Chama-se o “Teste do Filtro Triplo”.

- Filtro Triplo?

- Sim – continuou Sócrates – Antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa ideia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo.

E continuou:

- O primeiro filtro é VERDADE. Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?

- Não – disse o homem – o que acontece é que eu ouvi dizer que…

- Então – diz Sócrates – não sabes se é verdade.

- Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE… O que me vais dizer sobre o meu amigo é BOM?

- Não, muito pelo contrário…

- Então – continuou Sócrates – Queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro. Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro.

- O último filtro é UTILIDADE

- O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?

- Não, acho que não…

- Bem – concluiu Sócrates – se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos verdadeiro, para quê dizer-me?


Use o Triplo Filtro na vida diária, 
cada vez que pensar em falar sobre alguém.

Abraços Fraternos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.