O Açafrão possui propriedades aperitivas, ansiolíticas (reduzem a ansiedade e tensão), antiespasmódicas, carminativas, emenagogas, dentre outras.
Pode auxiliar no tratamento de cálculos renais e vesiculares (vesícula biliar), distúrbios e infeções urinárias, diarreias crônicas, doenças circulatórias, dores gástricas, gases intestinais e problemas respiratórios, sendo útil para o aliviar crises de tosse causadas por bronquites.
Quando consumido como condimento, apresenta bons resultados em casos de amenorreia, dores de dente, gengivite, inchaço e perda de apetite.
Os estigmas da Crocus sativus possuem crocina, substância com características hipolipemiantes (reduzem o nível de colesterol ruim no sangue). Outra substância (crocetina), aumenta o oxigênio no sangue, o que pode contribuir para a prevenção de formação de placa nas artérias.
Além disso, possuem ótimas propriedades contra diversos problemas que atinge a região estomacal. Apesar de todos as propriedades medicinais, o Açafrão é usado tradicionalmente como aperiente e tônico estomacal.
Recentemente, diversos estudos apontaram que o extrato de Açafrão foi capaz de inibir o crescimento de células cancerígenas tumorais humanas. A crocetina, crocina, picrocrocin e o safranal foram isolados.
A crocina foi considerada o composto mais promissor para ser usado como agente terapêutico contra o câncer. Como age de forma eficaz para regular a circulação sanguínea, é bom para evitar dores menstruais.
É aplicado em forma de compressas para contusões, neuralgias e reumatismo. Dentre seus principais constituintes químicos, se destacam a presença de aldeídos terpenos, alfa e beta-caroteno, carotenoides, crocetina, crocina, gentiobiose (incorporada na estrutura química da crocina), licopina, mucilagem, zeaxanteno e outras substâncias em quantidades menos significantes.
Fraternos Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços