segunda-feira, 25 de junho de 2012

Saúde Integral


A palavra grega HOLOS significa ‘total ou tudo’. É a origem da palavra inglesa HEALTH, que significa ‘saúde’. A medicina e os tratamentos chamados holísticos consideram o ser humano na sua totalidade: corpo físico e energético; mente racional e cósmica, emoções e sentimentos, espírito e a vida em sociedade (relacionamentos).

TERAPIA HOLÍSTICA – Terapia, do grego = harmonizar, equilibrar.

Holos=todo=o ser humano visto como um todo, ou seja, um ser integrado no sistema maior da vida e do universo.

ÍNDICE
1-A Aura ou o Campo Energético do Ser Humano
2-A Saúde Integral
3-A Energia Vital
4-Os Chacras

1-A AURA OU O CAMPO ENERGÉTICO DO SER HUMANO

A AURA é a manifestação da energia universal intimamente ligada à vida. Várias tradições como a hindu, tibetana, budista, zen japonesa, rosacruz, teosófica etc, sempre ensinaram sobre os vários corpos energéticos do ser humano. O corpo físico, o corpo etérico, o astral, o mental, o espiritual, o cósmico e o nirvânico. Também conhecidos como: elétrico, magnético, fluídico, vital, pneumático, sutil, luminoso, brilhante, radiante, de luz, sideral, celeste.
Na década de 1940, Semyon Davidovich Kirlian e sua esposa Valentina desenvolveram a técnica da fotografia da aura ou foto kirlian, com a qual pode-se verificar estados gerais de nossa saúde integral, ou seja, dos nossos corpos: físico, mental, emocional e espiritual.

2 – A SAÚDE INTEGRAL

Estar saudável é estar se sentindo feliz, integrado a si mesmo – como um ser individual, e integrado aos outros – como um ser social.
A saúde é o equilíbrio do sistema energético, proveniente do respeito ao corpo físico (alimentação e bebidas adequadas, exercício físico diário, repouso e lazer necessário…); e do respeito aos corpos sutis. Por exemplo: tensões provocadas por problemas mentais (‘pré’-ocupações, ‘pré’-conceitos, repressões de ordem sexual, afetiva, etc, julgamentos, críticas, perfeccionismos, baixa-estima…); emocionais (raivas, mágoas, decepções, tristezas, apegos, falta de meta ou ideal de vida…) e espirituais (falta de fé e entrega ao Plano Maior do Ser Interno…) impedem nossa saúde.
Emoções reprimidas, por exemplo, provocam traumas que se transformam em nódulos, bloqueando o fluxo da energia vital em nosso corpo. Também sabemos que toda tensão física e mental bloqueia os canais energéticos chamados meridianos por onde circulam as energias. Porém, quando estamos alegres, felizes, as energias fluem com facilidade permitindo o funcionamento harmonioso dos órgãos, como numa orquestra em que todos os instrumentos estão em sintonia.
Todos os desequilíbrios se manifestam em nosso campo áurico, como se pode comprovar pela fotografia kirlain.
A saúde é imprescindível ao nosso processo eterno de crescimento, evolução e de aprendizagem neste planeta. Quando reconhecemos que a desarmonia tem origem nos corpos sutis para depois se manifestar no corpo físico em forma também de doenças, não dissociamos a saúde do processo de transformação interior do ser, como também da melhoria urgente de todos os sistemas planetários cujas vibrações constantemente nos influenciam.

3 – A ENERGIA VITAL

Quando nos perguntamos o que nos dá vida, o que nos permite sentir, pensar, querer, agir; o que dá vida ao nosso corpo físico, sendo que após a morte ele se decompõe, fica clara a resposta:- é a energia chamada de energia cósmica ou REI em contato com a energia vital em nosso ser ou KI.
A Energia Vital é também conhecida como: prana, ki, chi, pneuma, mâna, ruah, sopro de vida, luz, fogo sagrado, energia bioplasmática, fluido da vida, força ódica, etc.
A energia ki resulta da combinação de duas forças opostas: YIN (feminina, passiva, intuitiva) e YANG (masculina: agressiva, dinâmica, racional), que se dividem entre as partes frias e quentes do corpo. A saúde é o resultado do equilíbrio dessas duas energias em nós.
Fontes da energia vital: solo, ar, árvores, água, astros (sol) e estrelas. A falta da energia vital pode provocar doenças físicas, mentais, emocionais e espirituais, como também suicídio, morte.
Entendemos perfeitamente o processo de se estar vivo, quando conhecemos o funcionamento dessa energia cósmica universal através dos chacras.

4 – OS CHACRAS

São centros giratórios de energia através dos quais nossos corpos recebem toda a energia cósmica universal e vital que necessita, como um carro que precisa do combustível para funcionar. Um combustível bem distribuído e limpo.

São sete, os chacras principais:

1º. Chacra: – Raiz – base da coluna
. cor predominante: vermelha – som: LAM
. vontade de viver, fortaleza, ânimo, entusiasmo, resistência, constância

2º. Chacra – Sacro-Sexual – nível dos órgãos genitais
. cor: laranja – som: VAM
. impulsos sexuais, prazer, tesão pela vida, criatividade, relacionamentos

3º. Chacra – Plexo Solar – pouco acima do umbigo
. cor: amarela (sol com 12 raios) – som: RAM
. impulsos de poder, identificação social, auto-estima
. proteção contra vibrações negativas

4º. Chacra – Cardíaco – acima do coração
. cores: verde e rosa – som: YAM
. amor, compaixão, auto-expressão amorosa, união, perdão, aceitação

5º. Chacra – Laríngeo – frente da garganta
. cor: azul celeste – som: HAM
. comunicação, linguagem, expressão facial e gestos, auto-expressão,
. clariaudiência

6º. Chacra – Frontal – entre as sobrancelhas
. cor: azul anil – som: OM
. visão, intuição, 3º. olho, discernimento, missão da alma, poderes da mente, raciocínio lógico, autopercepção intensificada – clarividência

7º. Chacra – Coronário – alto da cabeça
. cores: de violeta a branca
. mente elevada, sabedoria, integração da natureza humana com a divina.
. autocompreensão, esclarecimento do propósito e significado espiritual da Vida e do Amor, plenitude, espiritualidade
. é a ENERGIA CRÍSTICA como resultado do funcionamento harmonioso de todos os chacras.

(fontes:Bosco Carvalho Jr.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.