sábado, 7 de julho de 2012

Aromaterapia*Bergamota

A Poderosa Bergamota

......Entre tantos óleos especiais, um se destaca tanto por sua gentileza quanto por seu poder de ação. É o óleo de bergamota, que muitos nem conhecem como sendo de um fruto cítrico, ou melhor, uma variedade da laranja amarga. A bergamota possui muitas curiosidades e escrever sobre ela é realmente um privilégio e apenas uma pequena homenagem diante de tantos benefícios que ela proporciona há séculos.

Seu nome é motivo de muita discussão, para não falar confusão! Pode ser do turco "beg armúdi" que significa pera do rei ou pera do príncipe ou também pode ser em referência ao lugar onde se acredita que seu óleo foi primeiramente produzido e comercializado - Bergamo, na Itália, onde era bastante utilizado para reduzir febres, lá pelo século XV. Curiosa era a superstição ...que ...tinha ...Cristovão ...Colombo, ...que costumava carregar bergamota seca no bolso para protegê-lo em viagens longas. É também atribuída a ele a lenda de ter levado a bergamoteira para o Caribe, onde usam no vodu contra o azar.

......Tão aromático é seu óleo essencial que fazia parte da Água de Colônia, que revolucionou a indústria perfumista do século XVIII, juntamente com óleos de alecrim, néroli e limão, usada no banho, em bebidas e para limpeza bucal, entre outros usos. Quem já tomou o chá Earl Grey prontamente reconhece seu aroma sofisticado, diferenciando a bergamota de outros cítricos e não só por seu alto preço. Continua altamente apreciada e utilizada em inúmeros perfumes, tais como L' Instant de Guerlain, 212 de Carolina Herrera, Allure de Channel, Black da Ferrari, Ô de Lâncome, CK One Unissex da Calvin Klein, entre muitos outros.

......Costumo dizer que o aroma da bergamota é tão nobre que raramente indico seu uso a nível físico e também por conta de seu efeito fotossensibilizante, ou seja, aplicado sobre a pele, deve-se evitar o sol ou raios ultravioletas por doze horas sob o risco de ocorrerem queimaduras mais fortes do que o óleo de limão provocaria. Pode-se usá-lo como antisséptico das vias urinárias e para regular o apetite, muito indicado para quem está ou em depressão, e ,por isto come menos/mais ou para quem está sob muita ansiedade, ocorrendo o contrário, descontando na comida excessivamente. Coisa que a maioria das mulheres conhece bem.

......Como antidepressivo seu valor é incalculável. Refrescante e calmante, com seu aroma suave, consegue dissolver tensões, raiva e frustração, não digeridas, que podem resultar em depressão, principalmente quando não conseguimos expressá-las. Inalar bergamota ajuda a trazer de volta a espontaneidade e o otimismo. A bergamota consegue trazer a vontade de viver (e de comer) com tranquilidade e acalma a ansiedade, trazendo o equilíbrio emocional tão necessário a todos. Bergamota não tem contraindicação, ou melhor, é altamente democrático tanto em seu aroma quanto em suas ações.
......Outra particularidade deste tão apreciado óleo é que, além de ajudar em casos de insônia, tem sido observado um outro efeito no sono. Pessoas têm relatado que ao usar bergamota para dormir, tem lembrado dos sonhos de forma muito mais intensa. Muitos lembram deles entusiasmados e relatando grande riqueza de detalhes, já outros com total assombro, talvez pelo forte contato com o subconsciente. Poucos não percebem alteração no padrão de sono. Use e observe!
......De qualquer forma, ter um frasco de bergamota perto é sempre útil para nos trazer leveza e não só de espírito. É por si só um fino perfume que pode ser usado sozinho ou acompanhado de outros óleos tais como ylang-ylang, lavanda, gerânio, rosa, jasmim, néroli, cipreste, sálvia-esclaréia e junípero. Vale lembrar que, sendo o aroma da bergamota extremamente suave, ao ser misturada com outros aromas, deve estar em maior proporção para se criar um perfume harmônico. É também de nota de cabeça ou de saída, exigindo notas de corpo como a lavanda, junípero, manjerona ou cedro e notas de base como o patchouly e o sândalo. A perfumaria sem bergamota, definitivamente, jamais seria a mesma!
(fontes:Beatriz Yoshimura)

Consulte uma Terapeuta Holística para indicações/dosagens corretas.
Fraternos Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.