terça-feira, 17 de outubro de 2017

Motivação



Motivação: 
continuar lutando é essencial para superar os obstáculos.

A motivação é uma condição indispensável, 
para alcançar nossos objetivos 
e seguir em frente diante de frustrações.

Se existisse um lugar, uma espécie de posto, no qual você pudesse fazer uma parada e simplesmente reabastecer, coletar mais daquilo capaz de gerar Energia para o seu cotidiano, quais seriam os itens que atenderiam a essa necessidade? 

Refletindo a respeito da sua rotina, considere: 
o que te dá forças para acordar todos os dias, 
ir trabalhar e estudar, o que desperta o seu sorriso 
e faz você ultrapassar seus limites? 
Ter a consciência dessas respostas, 
pode ser um ponto crucial 
para o que as pessoas chamam de superação.

Motivos Para Reagir:


no caminho de cada indivíduo, dores, perdas, frustrações, tristezas e decepções são aspectos integrantes. Por isso, a motivação é primordial: diante dos problemas, é necessária uma razão para superá-los. 


Motivação é um conjunto de fatores que, junto com o desejo e a necessidade, mobiliza nosso comportamento e nos direciona a um alvo. Sem dúvida, move a vida das pessoas, pois é preciso que haja esse estímulo interno, que nos levará a buscar algo externo. É um impulso que leva a atingir os objetivos.

Se esse impulso é tão importante para o dia a dia, imagine em momentos nos quais as dificuldades parecem tomar conta. Há períodos em que nos perguntamos como teremos força e motivação pra continuar a viver. Como iremos prosseguir na vida apesar de uma dor profunda e dilacerante? Será que haverá motivação suficiente para acreditarmos que essa tristeza pode ser modificada? Encontraremos motivo pra viver após um sofrimento intenso de perder quem se ama, depois de sermos golpeados com a dor de uma traição, após ver nossos planos serem escoados ralo abaixo? Estas questões ruminam em nossa mente.

Situações traumáticas podem ser causadoras de quadros psicológicos graves, como a depressão. Quando um acontecimento, seja a morte de uma pessoa querida ou uma frustração profissional, altera o comportamento de um indivíduo a ponto de haver uma tristeza permanente, deve-se procurar ajuda. 


Partindo do pressuposto que uma pessoa desmotivada pode se tornar patologicamente triste, melancólica, depressiva ou agressiva, a motivação é o caminho básico para o desenvolvimento da saúde da mente e do corpo. Assim, entender a si mesmo e descobrir aquilo que o estimula e serve como um combustível, é um dos passos para superar situações delicadas, desafiadoras e até aquelas que envolvem a saúde mental.

Tendo em vista a importância da compreensão dos fatores motivacionais, estudiosos se dedicaram a investigá-los. De acordo com a teoria desenvolvida em 2009 por Thomas W. Malone, professor formado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, existem três pilares que estimulam as pessoas: dinheiro, amor e glória. Nessa corrente de pensamento, as ações são movidas pelo ganho financeiro, pela questão emocional – o desenvolvimento da paixão, do prazer – e pelo reconhecimento.

Já para a pesquisadora e professora Mary Lou Maher, existem outros cinco pontos a serem levados em consideração: desafio, carreira, interação social, diversão e obrigação. De uma visão mais básica e fundamental, passamos para uma análise mais minuciosa, na qual se deve ir mais a fundo em questões profissionais e pessoais.

Para superar desafios, ultrapassar barreiras e deixar para trás aquilo que faz mal e não desperta interesse, é imperativo olhar para si mesmo e buscar o que te move. As possibilidades apontadas pela ciência são caminhos para orientar essa procura, que pode ser despertada por pessoas, objetivos relativos à carreira, existenciais e muitos outros. 


"O ser humano precisa de metas e desafios que justifiquem viver. A palavra motivação sintetiza isso: movimento para a ação, o que potencializa o desejo que temos de conseguir ir além. Seja por algo ou por alguém. É disso que sobrevive a superação."

Amor, Luz e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços