quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Sofrendo pelo passado



Como todo mundo, eu sei que você já ficou revendo situações e emoções ruins do passado. Isso se chama ruminação e é muito danoso para o bem-estar. 

Um dos problemas de ter a mente fugindo, é a tendência da mente viajar para o passado, normalmente com o sentimento de lamentação.

Muito frequente é a recordação de coisas ruins. Revivemos momentos, conversas, perdas, traições e erros cometidos. Fazemos isso para nos sentir vítimas, para justificar a pobre qualidade de bem-estar que estamos sentindo hoje. É um erro para justificar outro erro, ambos nos levando para um estado de mente negativo e infeliz que mina a nossa capacidade de agir.

É importante entender que nosso cérebro não diferencia a realidade externa de seus pensamentos. Quando você relembra algo ruim, você vive novamente aquela experiência. Por isso é tão perigoso. 

E dessas viagens para o passado, a mais aflitiva é descrita na Psicoterapia como ruminação. Ruminação é quando você fica voltando para um assunto, revivendo num ciclo doentio. Fica vendo e revendo a cena, a conversa, a mensagem que tão profundamente lhe incomodou. 

Você fica lá criando respostas, imaginando cenários, sentindo raiva, tristeza, tendo conversas imaginárias, rodando e rodando. É algo inútil e danoso.

Pesquisas mostram que podemos quebrar o ciclo de ruminação distraindo a mente por apenas 2 minutos. Então entra na importância de treino da mente. Quanto mais treinamos, mais força e habilidade temos de direcionar a mente de volta para a vida. De volta para o aqui e agora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.