quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Alimentos prebióticos e probióticos


Hoje em dia já encontramos à venda diversos alimentos denominados prebióticos e probióticos.
Este tipo de alimentos são benéficos para diversas funções do nosso organismo, para além de ajudarem a melhorar também diversos asp etos da nossa saúde e a reduzir o risco de doenças. Alimentos como iogurtes, bolachas, pães e leites são alguns exemplos que possuem ingredientes pré e probióticos, mas sabe exatamente o que estes são e quais os seus benefícios? Aqui ficam algumas orientações.

Alimentos prebióticos:
Os prebióticos são ingredientes não digeríveis (fibra) dos alimentos que afetam beneficamente o organismo através de um estímulo seletivo do crescimento e/ou atividade de uma ou de um grupo limitado de batérias no cólon. Os prebióticos são, normalmente, adicionados a cereais, bolachas, sumos e latícinios, mas também estão presentes naturalmente em vegetais como a chicória, o alho, a cebola, o alho-francês, os espargos, as alcachofras, o tomate, as bananas, entre outros.

Principais vantagens:
Estimulam a produção da flora bacteriana e ajudam a favorecer a saúde intestinal e o seu bom funcionamento;Ajudam a regular a flora intestinal e a combater a prisão de ventre, que pode criar inchaço abdominal e excesso de gases;Reduzem o risco de doenças cardiovasculares e diabéticas, pois são muito eficazes a regular os níveis de colesterol e triglicéridos no sangue.Acidificam o pH intestinal que impede a proliferação de microorganismos patogénicos;Protegem o organismo de infeções, pois estimulam o sistema imunitário intestinal.

Alimentos probióticos
:
Este tipo de alimentos contém microorganismos vivos que são benéficos para a nossa saúde, quando ingeridos em quantidades suficientes. Podem estar presentes em iogurtes e leites fermentados, assim como também podem ser adicionados a alimentos como comida para bebés, sumos ou até suplementos.

Principais vantagens:
Ajudam na absorção de vitaminas K e do grupo B, assim como de nutrientes e minerais com cálcio, magnésio, zinco e ferro;Segundo pesquisas ajudam também a reduzir o risco de algumas doenças, como é o caso do cancro do cólon, doença de Chron e a colite ulcerosa;Beneficiam as defesas naturais do nosso organismo. Estimulam a atividade dos macrófagos (células do sistema imunitário) e favorecem a produção de anticorpos.Melhoram os sintomas da síndrome do intestino irritável;Atenuam a intolerância à lactose;Têm efeitos preventivos e terapêuticos contra a diarreia;Ajudam a prevenir a prisão de ventre e a regular a flora intestinal;São benéficos para o desenvolvimento imunitário dos bebés;Produzem substâncias antimicrobianas e impedem o desenvolvimento de patogénios alimentares.
(fontes:Vida de Qualidade)

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.