O azeite de oliva é um óleo que pode ser usado na cozinha no lugar de outros tipos de óleos, como o óleo de soja, o óleo de milho, etc. Além de ser muito gostoso, o azeite traz benefícios para a saúde.
Em sua versão extra virgem, o azeite diminui o mal colesterol, que é causador de doenças cardiovasculares. Ele possui também funções antioxidantes e antiinflamatórias, devido a altas concentrações de vitamina E, beta caroteno e polifenóis. No intestino ele atua como um lubrificante, regulando as funções intestinais. Além disso, o azeite ainda previne o envelhecimento precoce, pois uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, indicou que alimentos ricos em antioxidantes – como o azeite – são capazes de estimular e auxiliar o cérebro contra sua degeneração.
Por isso, o tipo de azeite mais indicado é o extra virgem, pois tem um nível de acidez mais baixo, ou seja, teve menos contato com o oxigênio, mantendo suas propriedades naturais. O uso regular do azeite é recomendado por especialistas no assunto.
Dicas sobre o azeite
- Prefira sempre o produto mais novo na hora da compra, fabricado mais recentemente, pois quanto mais novo, melhor é o azeite. Muitas de suas propriedades são termo e fotossensíveis, ou seja, oxidam-se na presença de calor e luz.
- Outra dica é não deixar que o azeite chegue em temperaturas muito elevadas ao fazer um refogado, por exemplo. Com o calor, o azeite perde suas propriedades. O ideal é aquecer pouco o azeite, juntando rapidamente os outros ingredientes, para que seja feita uma troca de calor entre eles, assim o azeite mantém seus benefícios. O mais aconselhável é que o azeite seja usado no preparo de saladas, assim ele é consumido em temperatura ambiente.
(fonte:Receita Natural)
Namastê
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços