quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Psicanálise*Definição:Eros X Tânatos


Eros:Na mitologia grega era referido personificação da vida.Deus do Amor,é o amor apaixonado,com desejo e atração sensual,amor romântico.

Tânatos (Thânatos):Na mitologia grega era referido personificação da morte.Era conhecido por ter o coração de ferro e as entranhas de bronze.

Sigmund Freud usou o termo Eros,para definir libido ou o impulso vital como dois instintos primários principais que determinam o comportamento humano,ao lado da morte (Tânatos).A energia psíquica de Eros é referido como libido.O instinto da vida é de auto-conservação das espécies e para a sobrevivência e reprodução do indivíduo.A palavra Eros inclui tudo que visa o prazer:contato físico,alimentação,movimento,alegria.

Eros pode também ser definido como a atração para perfeição ou integralidade,e é usado para descrever a satisfação entre homem/mulher e o homem/deus.
Eros é constratado frequentemente com termos gregos paralelos:"philia" e "ágape".significando, aproximadamente amizade e afeto (ternura),respectivamente.

Para a Psicanálise,Tânatos é a personificação mítica da pulsão de morte,um impulso institivo e inconsciente que busca a morte e/ou a destruição.
Esse conceito aparece desenvolvido nos livros:Mais Além do Princípio do Prazer e Mal Estar Na Civilização,de Sigmund Freud

Amorosamente,
Fernanda Tomaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços