quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Acupuntura


A acupuntura tradicional envolve a introdução de agulhas em pontos de pressão específicos distribuídos pelo corpo. No entanto, existem diferentes variações dessa mesma técnica.
Alguns terapeutas adicionam calor ou estímulos elétricos para ampliar os efeitos do tratamento, enquanto outros substituem a pressão das agulhas por outras coisas.

A eletroacupuntura envia uma corrente elétrica através das agulhas para estimular os pontos de pressão durante a sessão.




A moxabustão utiliza o calor para estimular os pontos da acupuntura. O calor é gerado pela queima de uma erva chamada moxa, que vem da artemísia. Há dois tipos de moxibustão: direta e indireta. Na moxibustão direta, um pedaço da erva, do tamanho de um grão de arroz, é colocado diretamente sobre a pele e queimado sobre um ponto da acupuntura. Como isso pode ser doloroso e deixar cicatrizes, vários praticantes preferem a moxibustão indireta, na qual o pedaço de moxa é embalado em um papel, aceso e mantido próximo à pele. Algumas vezes, a moxa é usada para embalar agulhas de acupuntura e acesa para adicionar estímulos extras ao tratamento de acupuntura.

Pontos de Acupuntura:


A acupuntura, assim como qualquer outro tipo de tratamento, começa com uma consulta. O acupunturista irá lhe perguntar sobre seu histórico médico e quaisquer problemas que tiver naquele momento. Depois, ele irá lhe examinar e identificar o órgão relacionado ao seu problema. A seguir, ocorre o mapeamento dos pontos de pressão no meridiano apropriado, de acordo com o seu problema.
Há doze meridianos principais que passam pelo corpo. Cada meridiano contém vários pontos de pressão. Para representar cada ponto, as iniciais do meridiano são seguidas por um número, por exemplo, LI 19 ou GB 1.


Bexiga (UB)
Vesícula biliar (GB)
Coração (HT)
Rim (KD)
Fígado (LV)
Pulmão (LU)
Intestino grosso (LI)
Pericárdio (PC)
Intestino delgado (SI)
Baço (SP)
Estômago (ST)
Triplo aquecedor (TH)


As agulhas precisam ser colocadas na área do problema imediato ou em pontos distantes, em outras partes do corpo. Por exemplo, dores lombares são tratadas através do estímulo do ponto UB 54, no meridiano da bexiga. Normalmente, os pontos em diferentes áreas do corpo (frente ou costas, lado direito ou esquerdo, ou acima e abaixo da cintura) são tratados simultaneamente para aumentar a eficácia do tratamento.


Proceder da consulta:
Quando a/o acupunturista iniciar o  tratamento, ele/ela irá fazer assepsia (limpeza com álcool gel ou outro de sua preferência), e então inserir de três a 15 agulhas na sua pele. A profundidade com que as agulhas entram varia de menos de 6 mm a 7,6 cm.



As agulhas têm a espessura de um fio de cabelo e são feitas de aço inoxidável sólido. Pode ser que você sinta uma leve dor no momento em que as agulhas forem inseridas, mas após terem entrado, o desconforto deve passar. Algumas pessoas dizem que se sentem relaxadas durante a sessão de acupuntura.As agulhas permanecerão no seu corpo de 5 a 20 minutos. Enquanto as agulhas permanecem na sua pele, o acupunturista pode girar, aquecer ou aplicar estímulos elétricos nelas.

Tipos de Acupuntura:
Sistêmica (agulhas pelo corpo);
 Auricular (agulhas (sistêmica ou esferas)) ou sementes de mostarda ou cristais na orelha );
Koryo (agulhas nas mãos).

Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.