domingo, 15 de junho de 2014

Porque ser menos crítico?


Nós estamos constantemente julgando outras pessoas,a nós e nossas situações.
Parece que a vida é um constante show da realidade com um painel de juízes sempre em evidência.Mas,a natureza de julgamento da mente,não vai dar-nos paz ou felicidade.
Para alcançar uma verdadeira paz interior,nós temos que ir muito além do jogo de julgamento de inferioridade e superioridade.


PORQUE SER MENOS CRÍTICO?
Nós Sofremos


Quando julgamos os outros,é difícil não ter um sentimento (consciente ou inconscientemente) de superioridade/orgulho.
Quando julgamos os outros,nós baixamos nossa própria consciência.
"Se nós julgamos os outros com a nossa mente humana apagada,com a mente intelectual,com a mente sofisticada,as pessoas que julgamos não perdem um pingo de sua realização,de sua realidade.Mas nós perdemos.
Como é que perdemos?Quando começamos a duvidar de outros,oferecemos algo de nossa própria existência para o mundo exterior,algo de nossa própria realidade e,eventualmente,nos tornarmos muito fracos. " - Sri Chinmoy


PODEMOS ESTAR ERRADOS
Ao julgar os outros estamos sempre a julgar apenas uma pequena parte da sua natureza.Pode até ser uma informação de segunda mão.Podemos ouvir a opinião de alguém e levá-la como uma fofoca.Mas,quem pode dizer que eles não colocaram a sua própria inclinação e perspectiva sobre a outra pessoa?
Mesmo quando parece que conhecemos em primeira mão a alguém,pode ser que interpretemos mal as suas motivações e atitude interior.
Nunca podemos saber o que está acontecendo dentro de uma pessoa.Cada um está lutando suas próprias batalhas e tentando ser uma pessoa melhor em sua própria maneira.Não podemos esperar que todos estejam na fase de santidade nesta encarnação.


COMO NÓS GOSTARÍAMOS DE SER JULGADOS?
Quando fazemos algo de bom,naturalmente,queremos que o mundo inteiro saiba sobre aquilo.Mas,quando fazemos algo ruim ou infeliz,nós preferimos que aquilo seja mantido em segredo.
Se tomamos prazer nas desgraças das pessoas,então é um grande erro,e é provável que aconteça conosco.


COMO SER MENOS CRÍTICO
Seja simpático


Quando vemos alguém fazendo algo errado,nós podemos sentir que aquilo é algo que nós poderíamos estar fazendo de errado também.
Ironicamente,quando nós criticamos as falhas nos outros,muitas vezes temos os mesmos erros em nós mesmos.
Se nos lembrarmos que estamos tão propensos a julgar e fazer a coisa errada,então isso nos dá mais compaixão e compreensão.


SEJA SOLIDÁRIO,NÃO CRITIQUE!
Julgar os outros raramente ajuda a mudar o comportamento do outro para melhor.Ser solidário pode mudar.

CONCENTRE-SE EM SER FELIZ
Quando ficamos atolados em julgar os outros,nós não vamos ganhar muita felicidade.
A felicidade vem de apreciar as coisas boas da vida,não para dar sermões sobre as falhas do mundo.


OLHE PARA AS PESSOAS COMO UMA GRANDE FAMÍLIA
Se um relativo próximo de nós faz algo errado,estamos mais dispostos a perdoar e ver as suas melhores qualidades.Ao julgar colegas de trabalho ou amigos,tente vê-los como uma extensão de sua família,de você, isto nos dará uma abordagem mais compreensiva.


ESTAR CERTO NÃO É COISA MAIS IMPORTANTE
Ao julgar os outros,há um forte desejo de estar certo e apontar os outros como errados.Mas a vida não é sobre estar certo.É sobre silenciosamente dar uma contribuição positiva.


JULGUE SOMENTE A SI MESMO
"Por que você olha para mancha de serragem no olho do teu irmão e não presta atenção à madeira no seu próprio olho" Mateus 7:03
Se tivermos de julgar,porque não julgar a si mesmo e ver como você pode melhorar a si mesmo como pessoa?
Não cometa o erro de culpar as suas dificuldades em outros.As dificuldades vêm de algum defeito no nosso próprio caráter.


LIDANDO COM PESSOAS CRÍTICAS
Algumas pessoas são muito críticas.
Eles têm o hábito de fazer-nos sentir pequenos/culpados.Além disso, incentiva-nos a ser críticos de volta; nós começamos a nos defender ou começamos a julgar os outros - unindo em seu jogo de julgar as pessoas.
Também pode ser difícil discordar de pessoas críticas,já que muitas vezes eles podem ter profunda convicção em suas crenças.
A melhor maneira de lidar com as pessoas críticas é em não desafiá-las diretamente,mas,permitir-lhes seguir o seu caminho,enquanto mantemos a nossa abordagem tranquila.
Não se preocupe em ter a última palavra ou defender-se.Se eles estão realmente fazendo críticas injustas de amigos ou sobre você,você sempre pode apontar para as boas qualidades.Mas,é improvável que você mude a natureza da pessoa,por isso não espere muito.

(fonte:ignutus.com.br)

Fraternos Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.