sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Terapia Bioenergética*Lowen



A compreensão do gesto:

Respirar,sentir,movimentar-se. 


Assim,cada um de nós intensifica o contato com o corpo e o ajuda a liberar emoções reprimidas e dores físicas. 


Essa foi a conclusão de Alexander Lowen,Pai da Bioenergética,uma corrente de Terapia Corporal para a qual o corpo sempre fala a verdade.




Preste atenção em sua respiração.
Você inspira pelo peito ou pelo abdômen?
Como solta o ar?
Rápida ou lentamente? 


As pessoas não observam como inspiram e expiram.
Essa Análise do Corpo Humano é um dos pilares da Bioenergética,uma linha de Psicoterapia criada pelo médico americano Alexander Lowen entre as décadas de 1940/50.Para ele,ter o Corpo Vibrante e Saudável é a chave de uma Vida Feliz.
O que Lowen descobriu é que toda musculatura contraída tem uma emoção guardada.E por isso,quando o corpo é exercitado e relaxado,ele consegue liberar Emoções Reprimidas,minimizando também os medos,as inseguranças e a dor física. 

 



ENERGIA VIBRANTE:
Lowen partiu do princípio de que a boa relação entre Corpo, Mente e Energia é a base para uma vida plena.Na prática,se a pessoa está triste devido a uma perda, ela se sente enfraquecida para reagir porque o organismo não produz a Energia de que ela precisa para se animar.


Por isso,o Terapeuta acredita ser difícil alguém deprimido ficar bem e pensar positivamente se seu nível de energia estiver baixo.


Análise Bioenergética:é para resolver o descompasso.


A fórmula conta com um equilíbrio na equação Mente/Corpo/Energia,com base no estudo dos estados Emocionais e Energéticos do Corpo.


Numa sessão de Bioenergética,além de conversar como em qualquer outro tipo de Psicoterapia,o Terapeuta pede que o cliente faça alguns exercícios físicos.


O objetivo é destravar tensões musculares - geradas por estresse,tristeza, ansiedade e problemas psicológicos - e levar a pessoa a respirar livremente,já que a emoção interfere no fluxo respiratório.


Por conta dos seus problemas emocionais,o cliente pode aprisionar a respiração, isto é,entrar num padrão de inspirações e expirações curtas e apressadas,que tensionam os músculos e distanciam o indivíduo do contato com o seu corpo.
 
Amor,Luz e Paz


 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços